Música do Dia

Wham!, "Wake me up before you go go"

Só para animar isto um pouco, afinal...hoje é Sextaaaa! :)

Part-Time

Analisando bem a minha situação neste momento posso afirmar com toda a veracidade: o meu part-time é dormir durante a noite.

Orientador de atestados

O meu orientador daria um "bom" médico: passou-me a declaração de como o meu trabalho estava pronto a entregar ainda antes de o ter visto! E a verdade é que ainda só está a 98,5%. :p

Bons velhos tempos

Ontem estive em Santarém e não pude deixar de me sentir nostálgica, enquanto ouvia as "galinhas" e os caloiros da gestão em competição e insultos simpáticos. Lembrei das aulas de Matemática, do Prof. de História, do Ricardo, da Sílvia, da Cadyna, Sara, Débora e Marisa, tantos outros.
Sou do tempo do Patolas e do pré-Bolonha, quando as praxes eram levadas a sério e não havia riasadas, a não ser depois pela noite de copos. Quando chorámos todos abraços debaixo do telheiro no dia do desfile, a cantar o nosso hino. Do tempo em que a rua O era só aquela subida a pique, horrível para os meus primeiros dias de carta, a fazer mal o ponto de embraiagem. Lembro-me quando não havia o shopping e, no lugar da rotunda, havia uma árvore e umas bombas da Galp. Quando o FRA ainda era a Bravíssima e havia o Doutores e Engenheiros e o Mercado do Álcool. Quando ainda havia cinema no Feira Nova e lá ia quase todas as semanas. Quando os fantasmas ainda eram reais.
Hoje tudo está diferente. Melhor. E eu estou mais velha.

Será que o Bill Gates é rico?

Se procurarem no dicionário de sinónimos do Word 2003 pelo sinónimo da palavra "rica" aparecem os seguintes resultados:

* abastada
* abundante
* esplêndida
* produtiva
* boa
* preciosa
* bonita
* feliz
* querida.

Confesso que fiquei surpresa mas...aí está a razão da minha vontade em ganhar o Euromilhões. :p

Desequilíbrio

Quanto mais eu vivo, mais este blogue morre...

Exposição Solene do Sanctorissimo

Depois de, no Diário Ateísta, terem recebido esta reacção...Deus queira e o Diabo contribua para que nenhum fanático se aperceba que o Sanctorum também já esteve neste estaminé! :p

Se não tens pais ricos...

Depois desta notícia..dir-se-ia que este anúncio encaixa melhor na publicidade do BCP. :p

via Arrastão

Música do Dia

"I'll Find a Way", Rachel Yamagata

A música é triste mas...eu gosto e quero partilhar.Enjoy.

I used to think that anything I'd do

Wouldn't matter at all anyway

But now I find that when it comes to you

I'm the winner of cards I can't play

Wait for me, wait for me

Darling, I need you desperately, desperately here

And I'll find a way to see you again

And I'll find a way to see you again

Tempo de (te) Amar

Aperta a tua mão na minha. Com força, mais força. Sentes o bater do meu coração quando se perde no teu olhar, perdido já o meu corpo no teu. Sentes? Ouves? Quantas pulsações? Quantas batidas? Quantos suspiros? Quantos momentos e horas e dias e anos entre o teu peito? Quanta vida, que muitos não têm, consigo eu encontrar quando me tocas? Os teus dedos na minha boca. Quanta felicidade e loucura e tudo e nada quando a tua boca se cola à minha? Por isso, não meças o tempo, não meças os minutos, não meças o amor. O tempo é o que tu fazes dele e, simplesmente, há coisas que não se quantificam. Estão. Como eu estou. Tu estás. E nós estamos.

Recado

O tempo, o hábito, a vida, retiram aquela embriaguez às paixões, tornam a pessoa amada mais nítida e decifrável. Hoje vejo com maior clareza os teus defeitos, é verdade. Mas, queres saber uma coisa? Surpreendentemente, cada dia te amo mais.

Sair do ninho

No dia do seu primeiro vôo, o pequeno pássaro, do canto do seu ninho, olha amedrontado para o infinito, sob o olhar atento dos progenitores. E, então, naquele acto de coragem que pode decidir entre a sua vida e a sua morte, ergue o peito, abre as asas e num voto de confiança e de esperança, impulsiona o corpo e toda a vontade para o céu. Bate as asas desesperado, com pouca habilidade, e depois toma-lhe o jeito, enche os pulmões de ar e vai desbravar o azul.

Irmão Lúcia

A fé não é a consciência de uma existência superior, nem é sequer a consequência de uma existência superior; é uma evidência maior do que qualquer existência superior. A fé é que é a vida, o resto é filosofia. Nota para os esclarecidos: Fátima não é pior do que uma telenovela, antes pelo contrário.

Melhor mesmo é lerem todos os relatos da grande gala "azinheira spoken word"... :) Enjoy.

Música do Dia

"Far Away", Nickelback

That I love you

I have loved you all along

And I miss you

Been far away for far too long

I keep dreaming you'll be with me

and you'll never go

Stop breathing if

I don't see you anymore

Fantasias Eternas

Quero tornar-me real.

Pensamentos da aldeã com raiva da morte

Hoje, a meio da missa, a sra Teresa da loja sentiu-se mal e teve de vir a ambulância. A missa prosseguiu com normalidade. As beatas a criticarem as crianças por desviarem a sua atenção lá para trás, indiferentes à palavra do sr. prior. Parece que é uma coisa normal por estes lados! (revolta. nojo. cuspo.)
E não consegui deixar de pensar na quantidade de pessoas da aldeia de quem eu gostava e já morreram - a Sra Alice e o Sr Rafael, a Sra Arlete, vulgo ya-ya, e até mesmo aqueles de quem eu gostava menos, como o Baptista, que se matou. A aldeia envelhece. Lembro-me do Everyman de Roth...
Depois o meu pensamento recua 7 meses atrás. E vem-me à memória as recentes palavras do Lobo Antunes: "A morte é uma puta". E é verdade.

A Ler

Dois textos bem diferentes mas...excelentes!

Se

Por Amor de Deus

Dalai Lama não apareceu aos pastorinhos

Suas Excelências, o presidente da República, Cavaco Silva, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, estiveram na inauguração da nova igreja em Fátima. Mais palavras para quê?

(Fé no) Capitalismo



Nova Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada ontem em Fátima:

80 milhões de Euros.

Música do Dia

"Every Breath You Take", The Police

Palavra da Salvação - Opinião de Câncio

"via womenage, cheguei a estaspreciosidades. mulheres de todo o mundo, ouvide a palavra do (mon)senhor: se eles vos dão porrada mas não é todos os dias, é porque vos amam profundamente. resignai-vos, pois, e em caso de grande necessidade, dai porradas nas crianças, que não é por isso que o vosso amor por elas será menos profundo, e em caso de desgraça e julgamento podeis chamar o sábio prelado para vos defender — ou para vos encomendar a alma. palavra da salvação"

Indivíduos que merecem um soco de 3 em 3 anos

"Havia vidas desgraçadas quando não existiam divórcios...
Havia e hoje também há. E agora até há mais. No tempo em que não havia divórcios, havia situações bastante dolorosas, mas a pessoa resignava-se. A mulher dizia: calhou-me este homem, não tenho outra possibilidade, vou fazer o que posso. Ao passo que hoje as pessoas querem safar-se de uma situação e caem noutras piores.
Na sua opinião, uma mulher que é agredida pelo marido deve manter o casamento ou divorciar-se?
Depende do grau de agressão.
0 que é isso do grau de agressão?
Há o indivíduo que bate na mulher todas as semanas e há o indivíduo que dá um soco na mulher de três em três anos.
Então reformulo a questão: agressões pontuais justificam um divórcio?
Eu, pelo menos, se estivesse na parte da mulher que tives­se um marido que a amava verdadeiramente no resto do tempo, achava que não. Evidentemente que era um abuso, mas não era um abuso de gravidade suficiente para deixar um homem que a amava."

Monsenhor Luciano Guerra, NS de ontem

Be your love

Notícias boas de receber. :)

"Be be your love", Rachel Yamagata



Everybody's talking how I, can't, can't be your love
But I want, want, want to be your love
Want to be your love, for real
Everybody's talking how I, can't, can't be your love
But I want, want, want to be your love
Want to be your love for real
Want to be your everything

A Internet...essa coisa do demo!

“Um romance extra-conjugal com…a própria mulher


Afinal, a Internet pode ser um mundo bem pequeno. Sana e Adnan Klaric, um casal bósnio, decidiram divorciar-se após terem descoberto que estavam ambos a ter um romance online… um com o outro.


Sana e Adnan, respectivamante com 27 e 32 anos, imersos num casamento infeliz, pensaram ter encontrado um novo amor num site de chat online, sob os nomes de ‘Sweetie’ e ‘Prince of Joy’. ” Ele estava no trabalho e ela num ciber-café. Ao longo de várias conversas foram-se conhecendo melhor, desabafando sobre as agruras daquilo que pensavam ser o típico caso de dois casamentos falhados. ‘Pensei que tinha encontrado o amor da minha vida. A maneira como este ‘Prince of Joy’ falava comigo, as palavras que escrevia, a ternura em cada expressão era algo que eu nunca tinha tido no meu casamento’, afirmou Sana. Já Adnan estava feliz por ter finalmente ‘encontrado alguém que o compreendia’.


A empatia e a cumplicidade criadas foram tantas que decidiram conhecer-se e marcaram um encontro à porta de um centro comercial. Para se reconhecerem um ao outro, combinaram estar com uma rosa. Qual não foi o espanto de Sana, ou ‘Sweetie’, quando viu o seu próprio marido com a flor. ‘Quando vi o meu marido com a rosa e me apercebi do que tinha acontecido fiquei desfeita. Senti-me tão traída, e zangada!’.
Agora, ‘Sweetie’ e ‘Prince of Joy’, os amantes online, mas casados na vida real, vão divorciar-se, acusando-se um ao outro de traição.”

Publicado no Público de 6 de Outubro
via 5 dias

Amar-te Dentro do Tempo

"O meu projecto de morrer é o meu ofício
Esperar é um modo de chegares
Um modo de te amar dentro do tempo."

Daniel Faria
de Explicação das Árvores e de Outros Animais(1998)

Limite da Loucura

Três da manhã. (Algures no mundo, na Nigéria, alguém estaria a morrer de fome. Ou com um tiro na cabeça, no Brasil, por um assaltante cobarde. Àquela hora, uma italiana iria descobrir que ia ser mãe solteira. Uma chinesa estaria a ter sexo pela primeira vez, sem saber que aquele ainda não era o rapaz certo. Dois quarteirões acima, aquele que era o certo estaria a masturbar-se enquanto vê vídeos pornográficos na internet. Numa tribo africana, uma rapariga estava a casar com um homem bem mais velho que ela. Na Holanda, um grupo de estudantes Erasmus estava a fumar uma valente ganza e uma das raparigas acabou por fazer amor com outra. No Texas, um negro estaria a escrever a sua última carta antes da execução do dia seguinte. Uma mulher estaria a enganar o marido àquela hora e a ter o primeiro grande orgasmo desde que casou. Em São Paulo, um casal descobre o amor pela primeira e derradeira vez, quando se encontra no aeroporto. No Canadá alguém estaria a fazer um desfalque. No Algarve, estaria mais uma festa de tias e tios a meio, onde todos dormem com todos. A Lili estaria a dormir àquela hora? E o Mourinho, a mandar uma? E o Bush? E aquele mendigo dos semáforos, será que se safou por mais um dia?).

Ela gostava de ter aqueles pensamentos. Imaginar-se numa vida que não lhe pertencia e deixar-se dominar por ela. Viver mil histórias num único momento e não caber em nenhuma. Dava-lhe uma sensação excepcional de relatividade. Hoje és. Amanhã não sabes. Era nisso que pensava às três da manhã. Deixou-se cair com força sobre a cama, como quem, sem forças, desiste. Sentia-se viva por dentro, com a alma agitada, o diabo no corpo a querer tentá-la. Por fora, naquilo que era palpável e só às vezes vísivel (quando ela deixa e alguém se esforça e persiste) era só uma sombra fugidía do mundo, encurralada naquele tempo e naquele espaço. Abandonou os pensamentos inúteis, onde se inundava como em lodo, e tentou esvaziar-se de tudo.

Mas foi impossível. Restou aquela voz suave, que lhe canta ao ouvido em noites tristes, lhe geme ao ouvido em noites quentes e lhe sussurra "amo-te" ao ouvido por todas as vezes. Não se conseguia libertar da voz. Estava entranhada nela, como cicatriz profunda, que não sara e que a marca e distingue. E, como a cicatriz, a voz dizia: pertences-me. A voz brotava de dentro de si, qual cristão possuído, e ela não podia fazer nada senão calar a voz com a sua própria boca, beijando a voz ou misturando-se com ela, desfazendo-a num grito surdo. Sim, é possível. Ela sabe.

Quando a voz adormeceu, de mansinho, ela fechou os olhos como quem espera a vida. Sem que a voz se apercebesse, a razão forçou a entrada para perguntar onde acaba a coragem e começa a loucura. Imersa em dúvida, ela abriu os olhos e olhou demoradamente para a voz que dormia ao seu lado, respirando devagar e parecendo um anjo. Sorriu. Adormeceu então de vez e sem hesitação. Dentro de si guardava uma certeza, como quem guarda o mais precioso tesouro do mundo. Era a voz.

E o seu qual é?

Irrita-me a publicidade da Worten. Todos os dias ao fim da tarde, quando venho do trabalho, sou confrontada com aquela mesma pergunta: qual é o meu forte? Não sei. Talvez não tenha. Acho que sou naturalmente fraca. Só isso.

Brit vs US Movies

Só mais este...Porque está excelente e só para não vos chatear mais hoje! :p


PopeMan

Provavelmente o único homem de saltos altos que me faz rir assim (e anda de saltos melhor que eu!)!
O peculiar e inigualável (e british) Eddie Izard. Enjoy...

via Diário Ateísta



Eu gosto de você

"Velha Infância", Tribalistas

Você é assim um sonho pra mim

e quando eu não te vejo

Eu penso em você

desde o amanhecer

até quando eu me deito.

Eu gosto de você

E gosto de ficar com você

Meu riso é tão feliz contigo

O meu melhor amigo é o meu amor.

(...)

Você é assim

um sonho pra mim

quero-te encher de beijos...

Sermões Valiosos

Pena e Psicoterapia

"Há umas semanas, escrevi aqui sobre uma amiga que está apaixonada por uma mulher e que é correspondida. Falei das dificuldades dessa relação, da forma como tanta coisa que é considerada normal e desejável e, sobretudo, espontânea é dificultada ou mesmo impossibilitada por um contexto social e cultural que trata o amor entre pessoas do mesmo sexo como uma aberração e uma ameaça.


Ver uma relação de amor consentânea entre adultos como uma ameaça social é algo que, confesso, ultrapassa a minha capacidade de entendimento. Não creio, aliás, que haja alguma forma de explicar esse tipo de atitude que a do mais puro e tenebroso preconceito, aquilo a que se chama fobia. Um sentimento que nada tem de razoável ou racional, e que retira a sua virulência de uma caldeirada de temores, atracções e recalcamentos que são decerto muito interessantes para especialistas mas que só servem para fazer o mundo um lugar mais perigoso.


Vem isto a propósito da carta de um leitor que, em reacção ao meu texto, começava por dizer que tinha “pena” da minha amiga. E que lhe aconselhava, para fazer face à situação em que se encontra, o recurso a psicoterapia. Para este leitor, a minha amiga, uma mulher de 30 e tal anos que se apaixonou por outra mulher da mesma idade e que tem de, diariamente, medir os gestos e as palavras para não ter de lidar com a incompreensão e a agressividade das pessoas que acham isso impensável e inaceitável, é que tem de, digamos, se emendar.


Para este leitor, não são as pessoas que, conhecendo a minha amiga, mudam de opinião e de atitude por saberem que ela, em vez de gostar de um homem gosta de uma mulher, que têm um problema. Não são as pessoas que se a virem na rua de mão dada com a namorada a insultarão e os colegas ou patrões capazes de a ostracizar e de a conduzir ao despedimento ou os que acham que a paixão dela é uma espécie de vírus da perdição que precisam de tratamento. Não são os legisladores e sacerdotes que em tantos países do mundo, incluindo vários estados dos EUA, criminalizam o amor dela, chegando a castigá-lo com a pena de morte, que estão doidos. Ela é que tem de ir à consulta.


Estou certa que o leitor que enviou esta carta se considera boa pessoa. Que não se vê como capaz de condenar alguém à infelicidade e a uma vida clandestina, quanto mais à prisão e à morte. Que acredita mesmo que está a lutar pelo bem ainda que, quando escreveu a carta que enviou à NM, não foi decerto capaz de, nem por um instante, imaginar-se no lugar da minha amiga, ou de pensar que pode haver, ao seu lado, na sua família, entre os seus amigos, pessoas que as suas palavras iriam magoar profundamente.


Não: o leitor acha-se um justo. Quando escreve que sente pena, o que está a dizer é que se considera melhor e mais correcto que a minha amiga, capaz de lhe dizer o que está certo e errado. Que ela deve, se insistir em amar uma mulher, viver esse amor escondida e temerosa e envergonhada, sem jamais se arrogar o direito de o proclamar e consagrar publicamente. O que o leitor diz é que o amor que ela sente a torna menos digna. A faz menos que ele.


É porque há tanta gente como o leitor da NM que se fazem festas do orgulho gay e festivais de cinema queer como o que esta semana decorreu em Lisboa. É, digamos, uma forma pública de terapia. Para toda a gente. Um dia virá – e desenganem-se os que o temem, porque é inevitável – em que estas festas e festivais vão deixar de fazer sentido. O dia em que a pena que o leitor impõe à minha amiga seja vista por todos como a aberração e a ameaça que é."


(publicado na coluna ’sermões impossíveis’ da notícias magazine de 23 de Setembro)

pela fantástica Fernanda Câncio

acompanhar o debate aqui.