Meanings

Ligas demasiado ao significado das palavras. Precisas de viver muito ainda para um dia poderes enfim perceber que não importam.


Carinho

Não sei dar abraços, de tão imperceptíveis (confirmam-mo). A alma está lá, o corpo envergonha-se. (do que tens medo ainda?) Talvez por isso o significado daquele abraço apertado, numa sala escura, em que éramos só nós. Damos sempre valor àquilo que não temos.

Fica-me porém a alegria autêntica dos pequenos gestos, de sempre, e nem por isso menores. Como brindar ao carinho entre dois copos de espumante ou de moscatel, tocar a ponta do teu nariz quando pensativa te quedas, a minha festa demorada no teu cabelo, perdermo-nos e rirmos da lógica do mundo, brincar com a tua mão como se minha fosse, ou comer bolinhas e magnuns de amêndoas no Largo que é nosso.

No nosso olhar cabem todos os abraços do mundo, sempre sentidos ainda que reservados para quando o resto não basta . Assim somos nós: sensíveis na medida do nosso tamanho. Temos uma palavra só nossa, que o resume e que todos os conceitos extrapola - a isso nós chamamos soldi.

(hoje o carinho vive nesta casa mas queria-te também aqui, para me chamares Mikas, ouvires os meus medos e rirmos de tudo o que não tem sentido).

Do it once, do it right


E, surpreendidas, exclamaram: "Que espectáculo de ovo!".
Hoje habita-me uma Deusa do Ovo Frito.

Há coisas fantásticas, não há?

Coisas estranhas que se encontram por aí:

- curso de Gestão da Casa para Domésticas, no Cais do Sodré;
- palmilhas "emagrecedoras" à venda no Colombo;
- anúncio de emprego para "call center esotérico".

Anúncio de Emprego II

junior programmer - estágio sério e possível matrimónio

"Empresa sem-vergonha, no Porto, com casa própria e trabalho q.b., procura ovelha tresmalhada que queira abandonar a pastagem e vir ferrar os dentes num estágio sério, passível de estreitamento sentimental e celebração nupcial em perspectiva.

REFERÊNCIA: “UAU! FINALMENTE SOU UM GEEK”

Sabes programar. Queres programar. Tens aversão a websites totós. Adormeces amiúde defronte ao ecrã. Não ressonas, a não ser quando constipado. Vacinaste-te contra o tétano intelectual. Tens vontade de ferro. Estás em brasa para criar bombas-relógio na Internet. Pum! só no WC. Queres tornar-te estupidamente rico nos próximos 2 anos. E ter sucexo. O teu ídolo é o Bill enGates. E o Zezé Camarinha.

Não temos dinheiro para te pagar. Ainda não. Queremos ganhá-lo à tua custa. Temos ideias e projectos para implementar rapidamente. A nossa inteligência e os teus músculos podem ser o par ideal.

Identificando a referência no título, envia um email com o teu currículo, bem filtrado no descomplicador, para cria@textosentido.pt e continua atenta/o ao euromilhões."

no carga de trabalhos.

Anúncio de Emprego I

júnior marketeer - estágio sério e possível matrimónio

"Empresa sem-vergonha, no Porto, com casa própria e trabalho q.b., procura ovelha tresmalhada que queira abandonar a pastagem e vir ferrar os dentes num estágio nutritivo, sério, passível de estreitamento sentimental e celebração nupcial em perspectiva.

REFERÊNCIA: “SOU NATURAL DE VENDAS NOVAS”

Sabes vender. Queres vender. Já vendeste a totós. Fidelizaste-os. Nos jantares de faculdade, pouco antes de sucumbires ao álcool, ouviste alguém asseverar à mesa que a Net é o futuro. Sabes ler os astros. Mas não tens paciência. És perspicaz. Percebes quando fizeste asneira. Tomas iniciativas. Tomas uma cerveja se o dia corre mal. Quando fores grande vais continuar a olhar para o alto. Usas pomada para o torcicolo.

Não temos dinheiro para te pagar. Ainda não. Queremos ganhá-lo à tua custa. Temos ideias e projectos para implementar rapidamente. A nossa inteligência e os teus músculos podem ser o par ideal.

Identificando a referência no título, envia um email com o teu currículo, bem filtrado no descomplicador, para cria@textosentido.pt e continua atenta/o ao euromilhões."

Estes gajos vão longe! :)

Anúncio de Emprego

junior copywriter - estágio sério e possível matrimónio

"Empresa sem-vergonha, no Porto, com casa própria e trabalho q.b., procura ovelha tresmalhada que queira abandonar a pastagem e vir ferrar os dentes num estágio nutritivo, sério, passível de estreitamento sentimental e celebração nupcial em perspectiva.

REFERÊNCIA: “MAMÃ, HOJE NÃO VOU JANTAR”

Sabes escrever. Queres escrever. Já escreveste textos totós. Pagaram-te para isso. Inscreveste-te num workshop de escrita criativa. A inscrição foi o acto mais criativo do curso. Queres ser famoso para ganhar guito a organizar workshops de escrita criativa. Já foste para a cama com a Net. Queres fecundá-la e dar-lhe filhos com a tua cara linda. Não tens opinião formada acerca do aborto ortográfico. Conheces Badajoz.

Não temos dinheiro para te pagar. Ainda não. Queremos ganhá-lo à tua custa. Temos ideias e projectos para implementar rapidamente. A nossa inteligência e os teus músculos podem ser o par ideal.

Identificando a referência no título, envia um email com o teu currículo, bem filtrado no descomplicador, para cria@textosentido.pt e continua atenta/o ao euromilhões."

no carga de trabalhos

Carpe I

Era grande o suficiente para ter a humildade de ser igual.
(estou a gostar do que tenho recebido da vida...)

Voyeur

Hoje o dia veio carregado de carinho. Soube-me bem. Amizade é sobretudo congratularmo-nos na felicidade do Outro. Vejo-vos e sou também eu feliz.

True Colors



If this world makes you crazy
And you've taken all you can bear
You call me up
Because you know I'll be there

A importância de ser um nome

Existem todas as razões para este blogue ter um nome tão sugestivo quanto "This is not simply a methaphore". Gosto de metáforas, sobretudo as que não o são, simplesmente. Demasiado óbvio, mesmo para quem não sabe o que é uma figura de estilo.

Além disso, gosto obviamente da pintura, com o mesmo nome.

Encontros imediatos de terceiro grau

Encontrar no sítio mais improvável, à hora mais estranha, alguém (uma amiga) da nossa perdida e ínfima aldeia, prova-nos que Lisboa é, de facto, uma cidade demasiado pequena.

Brincar com o fogo (optimismo)

Quando a vela descobriu o secreto medo da criança, sentiu uma primeira preocupação mas somente isso pois sabia que não iria nunca permitir que a criança se queimasse, ainda que por distracção. Não a queria magoar.

Por isso, como quem se despede com um beijo, passou a sussurrar-lhe todas as noites ao ouvido, quando a criança habitava já por terras de fantasia, cavaleiros e princesas: "não temas, não te vais queimar". E, mesmo dormindo, a criança entendia. Sabe-se lá porquê as palavras que importam acabam sempre por chegar ao seu destino, mesmo quando alguém está já a dormir.

Assim, a vela continuou a emanar a sua luz límpida, bela e intensa, como sempre fazia, noite após noite. Passadas muitas noites, a criança e a vela perceberam com alegria que a criança não tinha já medo do escuro e riram juntas por isso.

Aquela criança perdera o medo da noite, cresceu, mas continuava a manter a vela acesa. Gostaria sempre da luz daquela vela, que a iluminava por dentro. E acabou por nunca se queimar.

Brincar com o fogo (pessimismo)

Quando a vela descobriu o secreto medo da criança, continuou a emanar uma luz límpida mas progressivamente menos intensa, para criar uma habituação cada dia mais necessária a quem , mesmo sendo criança, não deveria já ter medo dos papões da noite.

A criança acabou assim por se habituar a uma noite cada dia mais escura e a vela sentiu enfim que tinha cumprido o seu dever mas que não poderia viver eternamente em terras de Peter Pan. E um dia simplesmente apagou a sua luz, para não mais viver com o medo de um dia queimar a criança que se recusava a crescer.

Nesse dia aquela criança ganhou a alegria de não mais ter medo do escuro e cresceu. Mas perdeu a melhor companhia das suas noites e ganhou medo da solidão.

Brincar com o fogo I

Um dia a almofada, fiel depositária dos medos e anseios da criança, contou sem malévola à vela que a criança tinha o secreto medo de um dia se queimar. Nada voltaria a ser igual a partir de então. Agora todos tinham medo.

O incrível da tua ficção

"E se não consegues abstrair da existência dos que ficam ou hão-de vir, vê se és capaz de imaginar a espécie humana extinta. E os biliões das eras de silêncio que se seguem. Porque só então saberás o incrível da tua ficção."

"Ama a vida, ouve as aves, olha as flores, vive intensamente o incrível milagre de existires. E terás atingido o máximo da tua ridícula e infinita acidentalidade. Nunca mais - vale a pena pensá-lo? Sê ao máximo e serás aí eterno."

Vergílio Ferreira, Escrever

Carpe

Ela era tão grande que não cabia nela. Infinita, precisava ainda de se encontrar no âmago de si. Era por isso que tinha de escrever, para se expandir. Era por isso que tinha de amar, para não perder o rumo.

Brincar com o fogo

Com sensatez os adultos preocupados irrompem pelo quarto e perguntam à criança se tem noção de que está a brincar com o fogo, advertindo-a para aquele perigo que espreita entre as suas mãos. A criança, qual bicho ingénuo e despreocupado, ri espontâneamente, quase um tom de troça pelo exagero desmesurado dos adultos, e responde que não se trata disso, que são os adultos que estão a ver mal, que não há qualquer risco ali.

- Isto só uma luz, uma vela para iluminar a escuridão do quarto. Não vêem como é intensa e bela a luz que dela irradia?

Mas, secretamente, quando os adultos fecham a porta, a criança inquieta-se e demora a dormir - na realidade tem medo de um dia acabar por se queimar enquanto olha encantada aquela vela (é tão bonita, a sua chama é tão límpida!). Mas ninguém precisa saber. O que importa é a luz daquela vela e a serenidade que causa naquela criança - a noite não mais abrigará papões maus, lobisomens, bruxas ou fantasmas. Porque existe aquela luz.

Get Lost

Amavam o amor proibido





Amaram o amor urgente

As bocas salgadas pela maresia
As costas lanhadas pela tempestade
Naquela cidade
Distante do mar
Amaram o amor serenado
Das noturnas praias
Levantavam as saias
E se enluaravam de felicidade
Naquela cidade
Que não tem luar
Amavam o amor proibido
Pois hoje é sabido
Todo mundo conta
Que uma andava tonta
Grávida de lua
E outra andava nua
Ávida de mar

E foram ficando marcadas
Ouvindo risadas, sentindo arrepios
Olhando pro rio tão cheio de lua
E que continua
Correndo pro mar
E foram correnteza abaixo
Rolando no leito
Engolindo água
Boiando com as algas
Arrastando folhas
Carregando flores
E a se desmanchar
E foram virando peixes
Virando conchas
Virando seixos
Virando areia
Prateada areia
Com lua cheia
E à beira-mar

Mar e Lua,
Chico Buarque

De tanto bater o meu coração parou...

...entre um dedilhado que me não sai da memória.

HSM

Nunca antes alguém havia apertado a minha mão com tanta certeza. E bastou isso para entender que não me enganei - vês-me.

Day after

Sabemos que não somos normais quando alguém pesquisa no blogue pelo "dia mais estranho de sempre".

Dizer-te ainda

Não sei agora se ainda andas por aí. Não interessa já como antes. Mas haverá algo que preciso dizer-te ainda a fim de evitar erradas interpretações: não te guardo rancores, mágoas ou desilusões. És e sempre serás o meu sonho mais doce, a saudade que gosto de ter. De ti, guardo apenas o melhor, tudo o que me deste. Mas não como um desespero de desejo, não, antes como serenidade de quem sabe que existimos e em nós estivemos desde o início. Fomos.

Encantamento

Convites Irresistíveis (boémia)

"Moscatel, tabaco e muita conversa noite adentro?" - amizade também é isto.

Sinais dos Tempos

Via Aspirina B

Melhor título de ficção nacional

Paroxismo

"Não há nada mais ridículo nesta vida do que o paroxismo derivado das relações que nunca chegaram a existir"

n'O Regabofe

(need a) Fast Car



And I had a feeling that I belonged
And I had a feeling I could be someone, be someone, be someone

Sorrisos de Domingo de Manhã

"Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.


Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.


Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive."


Texto habitualmente atribuído ao grande Vinicius de Moraes,
porém fonte não confirmada

Sitemeter 1

"O abandono. O vazio. A indiferença. Tudo está feito, o que tinhas a dizer já o disseste, os que dialogavam contigo para estarem de acordo ou te insultarem foram recolhendo ao silêncio definitivo. É a hora de te ires calando também, recolheres à aposentação de falares e de ouvires. Porque nenhuma palavra é já para ti e assim nenhuma tua é para os outros. Mas a tua língua move-se ainda, entre ela e palavra, mesmo que seja só um nome, há uma ligação que nada pode cortar. Fala para dentro. Chama para dentro. E poderás circular entre os homens sem que te metam num manicómio".

Vergílio Ferreira, Escrever

Porque, como bem me dizem, quem importa consegue sempre chegar até nós seja de que maneira for, resolvi deixar de me preocupar. Às vezes é bom perder o controlo.

Matter

Gia

«Life and death, energy and peace. If I stop today it was still worth it. Even the terrible mistakes that I made and would have unmade if I could. The pains that have burned me and scarred my soul, it was worth it, for having been allowed to walk where I've walked, which was to hell on earth, heaven on earth, back again, into, under, far in between, through it, in it, and above.»



«"I have to go," "I have to go," where the fuck does everybody go when they have to go?»

Sensatez

Se tem solução, porque te queixas? Se não tem solução, porque te queixas?

(ouvido na previsão astrológica da Tvi)

Avô

"cala a boca!" e "já começa o jazz!" - as minhas palavras para um 25 de Abril que será sempre só seu. Tenho saudades suas. Dizem que o avô morreu. Mas acho que estão todos enganados. O avô nunca saía de casa quando sabia que nós aí íamos aos Sábados, por isso eu acho que foi só isso: foi à Atouguia e já vem.

Sitemeter

Can you be even more predictable?


Abraço

"Life sent to me signs to know how simple things matter."
Para Elisa, The Gift
(um gift da Elisa)

"mikas mikas, kek eu faço ctg???"
(Di)





You feel what I feel, know what I know
...
Obrigado por estarem, por me darem na cabeça, pelos crepes e pelos abraços. Por me lembrarem o que importa.

Artista de Circo I (Breve Tratado da Importância)


As meninas, inocentes, passeavam na rua de mão dada como todas as grandes amigas daquela idade, e paravam em frente à jaula do leão, rindo da sua pintura de palhaço.

Mas à noite, sozinhas, cada uma nos seus cobertores, as meninas, inocentes, que sempre passeavam na rua de mão dada como todas as grandes amigas daquela idade, fechavam as janelas, com medo que o leão escapasse e lhes invadisse a escuridão do quarto. Mesmo palhaço, todos os leões são animais selvagens.

Intrusão

"As pessoas têm todas uma costela alfandegária - querem sempre saber o que trazemos dentro de nós. Põem o nariz entre a roupa suja, à procura de diamantes ou de droga, como se estivéssemos a esconder qualquer coisa. De preferência, espectacular. Como, por exemplo, a nossa razão de ser"

MEC

Artista de Circo (Breve Tratado da Importância)

Escrevo? Não escrevo? (escreves para quem, afinal? para ti porque tens de, ou para outro alguém porque queres que?? - não limites o que é ilimitado em ti, aprende de uma vez!)

"As coisas só têm a importância que lhes dermos", dizes tantas vezes a outros, em jeito de conselho. Mas não segues. Finges que se trata de um desvio calculado, um erro previsto. Tu terás sempre de ser diferente e especial. Contigo tem de ser diferente, não é? (e a humilhante descoberta de que não o és, de que és tão igual quanto os outros e de que também te pode acontecer a ti.)

Depois de muito tempo...regressaste. Mas não sozinha. Incomodou-me a sintonia das horas, não tenho medo de o dizer. Mostrar o quê? Riram e comentaram? O que procuram? (Esperava tão mais de ti.)

Demoraste-te (encontraste-me em algum momento?). Detiveste-te no "gostava de te ter amado mais", sei. E eu detenho-me porque não consigo entender. Detenho-me porque não quero dar importância ao que já não a tem.

It's Official

Oficialmente sem trabalho.

Say it gently



Música já simpaticamente dedicada pela cantora ao Mr Bush. :p

Começou a época da caça


Manuela Moura Guedes vai processar José Sócrates.
O jornal das Sextas à noite vai agora ser ainda mais animado, parece-me.


Inglês Técnico (Grande Entrevista a José Sócrates)


Sócrates diz "Fripór".

Louca, tótó, tontinha, palhaça, vai tudo dar ao mesmo

"com os meus amigos mais queridos que gostam de me apelidar de louca, em noites fumadas e bebidas que são as melhores porque paira no ar aquela esperança de nos compreendermos uns aos outros."
(in Sushi Leblon)

27 de Abril

Retaliação (Grande Entrevista a José Sócrates)

Sócrates acabou de fazer "belos" comentários sobre o jornalismo da TVI. Parece-me que agora sim vai começar a "caça ao homem"...

Fama

Não sei o que é mais ridículo: a proposta em si ou o facto do Público ter feito disso notícia...

Corrupção (Grande Entrevista a José Sócrates)

Parece-me que a Judite de Sousa vai ser processada.

Ficção

Para ela tudo tem de ser real. Nunca haveria por isso de ser capaz de escrever ficção.

Publicidade

FÁBRICA A FÁBRICA, A LER DEVAGAR CHEGA À LX FACTORY E INSTALA-SE NA CASA DA MÁQUINA


Inauguração no Dia Mundial do Livro 23 de Abril

com 4 dias e 4 noites: 23, 24, 25 e 26 de Abril (das 12 às 2h), de
livros, lançamentos, instalações, performances, debates, conferências, poesia, teatro, dança, música.

Feira do Livro com 100.000 livros de ficção, ensaio, dicionários, livro prático, BD, poesia (a 1, 2, 3, 5 e 10€).

Mais info em www.lerdevagar.com

Tu és pó e ao pó tornarás


Ashes to ashes, dust to dust.
Requiem For A Dream ("A Vida não é um Sonho", em Português): Perturbador.
Sensorial. Nó na garganta. Desconfortável. Uma peça de arte. Excelente.



(theme song)

Curiosidade:
a maioria dos filmes contém entre 600 a 700 cortes. Requiem for a Dream contém mais de 2,000.

Agora é procurar o "The Fountain" e o "Pi" (o símbolo matemático), do mesmo realizador. :)

Everybody


Lies


Abraxas



i'm sitting in the chair, writhing in agony

A demon,

A minor demon,

is pinning me there,

fucking with my head.

Abraxas, he says,

i'm Abraxas.

the demon of lies and deceit.

So. What do you want to know about lies, my dear?

i'm not a liar...

i try to get up.

this time i'm frayed, splayed...

i feel myself screaming.

I'll tell you about lies. There are white lies and black lies... and many shades of grey lies. But some lies are justified. Lies told out of kindness.

Lies that preserve dignity.

Lies that spare pain.

Everybody's a liar dear, look at that.

Look at their gestures. See how they touch each other too intimately.

How they avert their eyes and cover their mouths

They lick their teeth

And hold their chins

They embellish their stories with far too much detail.

everybody's a liar dear

Mais vale ser mentiroso

"No fundo, há que reconhecer que a história não é apenas selectiva, é também discriminatória, só colhe da vida o que lhe interessa como material socialmente tido por histórico e despreza todo o resto, precisamente onde talvez poderia ser encontrada a verdadeira explicação dos factos, das coisas, da puta realidade. Em verdade vos direi, em verdade vos digo que vale mais ser romancista, ficcionista, mentiroso."

in A Viagem do Elefante, José Saramago

A Viagem do Elefante I


Subhro/fritz e salomão/solimão mereciam um desfecho mais feliz. "Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam" (O Livro dos Itinerários).


Patada de Elefante

"Razões afins levarão um dia a que, no algarve, como alguém terá o cuidado de escrever, toda a praia que se preze, não é praia mas é beach, qualquer pescador fisherman, tanto faz prezar-se como não, e se de aldeamentos turísticos, em vez de aldeias, se trata, fiquemos sabendo que é mais aceite dizer-se holiday's village, ou village de vacances, ou ferienorte. Chega-se ao cúmulo de não haver nome para loja de modas, porque ela é, numa espécie de português por adopção, boutique, e, necessariamente, fashion shop em inglês, menos necessariamente modes em francês, e francamente modegeschäft em alemão. Uma sapataria apresenta-se como shoes, e não se fala mais nisso. E se o viajante pudesse catar, como quem cata piolhos, nomes de bares e buates, quando chegasse a sines ainda iria nas primeiras letras do alfabeto. Tão desprezado este na lusitana arrumação que do algarve se pode dizer, nestas épocas em que descem os civilizados à barbárie, ser ele a terra do português tal qual se cala."

in A Viagem do Elefante, José Saramago

A Viagem do Elefante

Algumas das muitas razões para eu adorar o Saramago-escritor:

A dura experiência da vida tem-nos mostrado que não é aconselhável confiar demasiado na natureza humana, em geral.

O destino, quando lhe dá para aí, é capaz de escrever por linhas tortas e torcidas tão bem como deus, ou melhor ainda.

Basta que recordemos a peremptória afirmação daquele famoso jesus de galileia que, nos seus melhores tempos, se gabou de ser capaz de destruir e reconstruir o templo entre a manhã e a noite de um único dia. Ignora-se se foi por falta de mão-de-obra ou de cimento que não o fez, ou se foi por ter chegado à sensata conclusão de que o trabalho não merecia a pena, considerando que se algo se vai destruir para contruí-lo outra vez, melhor será deixar tudo como estava antes.

Porque tudo isto são palavras, e só palavras, fora das palavras não há nada.

Era o tempo em que a andante cavalaria se havia proposto terminar a obra de deus, isto é, eliminar o mal do planeta.

Somos, cada vez mais, os defeitos que temos, não as qualidades.

A voz pública que, como sabemos, é capaz de jurar o que não viu e afirmar o que não sabe.

À igreja não se pede, dá-se.

Ah lutero, lutero, quanta razão tinhas.

Como já deveríamos saber, a representação mais exacta, mais precisa, da alma humana é o labirinto. Com ela tudo é possível.

Os pinheiros bem acenam, mas o céu não lhes responde. Também não responde aos homens, apesar de estes, em sua maioria, saberem desde pequenos as orações precisas, o problema está em acertar com uma língua que deus seja capaz de entender.

Têm razão os cépticos quando afirmam que a história da humanidade é uma interminável sucessão de ocasiões perdidas. Felizmente, graças à inesgotável generosidade da imaginação, cá vamos suprindo as faltas, preenchendo as lacunas o melhor que se pode, rompendo passagens em becos sem saída e que sem saída irão continuar, inventando chaves para abrir portas orfãs de fechadura ou que nunca a tiveram.

Descobertas Impressionantes

Slumdog for sale


"Je est un autre"*

Tratava-se na terceira pessoa porque não queria enganar ninguém: nela habita outra mulher, uma estrangeira. Ela é (a) outra. Quem nunca conseguirá conhecer.


* Rimbaud

Prisma

Quando está apaixonada só afloram textos vermelhos, todos para ti.
Quando não está apaixonada só afloram textos negros, todos para si.

Ignorante, ela não sabe viver em meio termo, nos quases, nos mais ou menos. O seu ambiente natural é a água quente. Começa agora, a passo, a (re)descobrir o arco-íris.

Naufrágios


Quando foi a última vez que te sentiste assim, sem nada dentro, despojada de tudo, alheada de ti? Inconsciente à deriva, a corrente arrasta-te para terra. Tens agora um chão onde pousar a cabeça. Quando acordares, descobrirás que é(s) uma ilha deserta.


A Queda

Partilhar uma música, sem intenção outra senão aquela de partilhar, é já cair?
(não fizeste nada de mal, mas nada devias ter feito. na tua mente grita-se em tom de gozo: "Fraquinhaaaa!")

Presente

Absolutamente incrível!

Domingo de Sol



Vídeoclip acompanha muito bem a letra. Mean girl, beautiful smile. :)

Die Welle

Die Welle (aka The Wave) é um daqueles filmes necessários, com uma mensagem poderosa e inquietante, que todos deveriam ver.

Quando um professor decide orientar o curso de "Autocracia" numa escola Alemã, o tema acaba inevitavelmente por resvelar para Hitler e o seu Terceiro Reich, porém, os alunos logo se desmotivam, prontificando-se a dizer que a Alemanha não pode sentir culpa eternamente, que já não existem nazis e que é impossível que um cenário daqueles se volte a repetir na Alemanha, sabendo o que sabem agora.

Criando todos os elementos presentes em qualquer ditadura, aquele professor vai acabar por demonstrar, da forma mais negra, o quanto estão enganados. Depressa, o que era uma simples experiência em sala de aula cresce para uma entidade/ unidade social com vida própria. A situação degrada-se quando foge ao controlo de todos, conduzindo a um desfecho trágico e imprevisível, mas também infelizmente realista. De resto, o modo como o final foi filmado - inesperado, rápido, nú e cruel - acentua isso mesmo, invocando ainda o terror dos tiroteios em escolas.

Inspirado por uma experiência social real ocorrida na Califórnia em 1960, este filme levanta questões importantes, não apenas por recriar psicologicamente um passado histórico em condições actuais mas sobretudo por demonstrar a importância do grupo no comportamento do individual. De facto, a princípio, o espectador arrisca-se até a nutrir alguma simpatia por aquele conceito, atendendo ao espírito de equipa que ali nasce. Verifica-se assim o quanto as pessoas são facilmente impressionáveis e manipuláveis (Hitler era um Génio, convenhamos).

O facto do filme ser Alemão (vi com as legendas em Inglês) obviamente engrandece o estatuto do filme por razões de responsabilidade histórica, já que pretende demonstrar que mesmo um País que se identifica a si mesmo como culpado não pode escapar à possibilidade de uma outra ditadura (recorde-se a propósito que uma das causas da II GM foi a humilhação da derrota da Alemanha na I GM).

É assim um filme inteligente e cativante (sempre me interessei por temas do género) que merece atenção por conseguir abordar um tema "pesado" de uma forma entendível e porque alerta para o quão facilmente uma sociedade pode cair no fascismo se correctamente manipulada.

Vale muito a pena ver.

For what it's worth

For what it's worth: it's never too late or, in my case, too early to be whoever you want to be. There's no time limit, stop whenever you want. You can change or stay the same, there are no rules to this thing. We can make the best or the worst of it. I hope you make the best of it. And I hope you see things that startle you. I hope you feel things you never felt before. I hope you meet people with a different point of view. I hope you live a life you're proud of. If you find that you're not, I hope you have the strength to start all over again.

in The Curious Case of Benjamim Button

Com fulano e com fulana, béu béu e pardais ao ninho

Humor ao mais alto nível (via Jugular).


Perv Moment






Faltam-lhe uns BigMacs no segundo vídeo... :(

Encontrar-te











Regressaste ontem, sem pedir licença. Enchias o ecrã e via-te toda. Estavas ali, eras tu. Não se tratou sequer de procurar as parecenças mas sim de descobrir qualquer diferença. Faltava-lhe as tuas covinhas à Diana Chaves quando sorris, e a cor do teu olhar que não há igual, o riso despreocupado de quem sempre tem um plano.

E ninguém na sala o poderia saber mas um dia houve, contra todas as probabilidades, em que a Jennifer Connelly se apaixonou por mim. Hei-de ser sempre absurdamente vaidosa por isso.

Números e Letras

Hoje parece bastar um pouco de céu



Só hoje senti
Que o rumo a seguir
Levava pra longe
Senti que este chão
Já não tinha espaço
Pra tudo o que foge
Não sei o motivo pra ir
Só sei que não posso ficar
Não sei o que vem a seguir
Mas quero procurar

E hoje deixei
De tentar erguer
Os planos de sempre
Aqueles que são
Pra outro amanhã
Que há-de ser diferente
Não quero levar o que dei
Talvez nem sequer o que é meu
É que hoje parece bastar
Um pouco de céu
Um pouco de céu

Só hoje esperei
Já sem desespero
Que a noite caísse
Nenhuma palavra
Foi hoje diferente
Do que já se disse
E há qualquer coisa a nascer
Bem dentro no fundo de mim
E há uma força a vencer
Qualquer outro fim

Não quero levar o que dei
Talvez nem sequer o que é meu
É que hoje parece bastar
Um pouco de céu
Um pouco de céu

Mafalda Veiga

I did not look away

Via Azinhaga da Cidade, chego a esta curta - Mankind is no Island. Foi filmada em NY e Sidney, inteiramente por telemóvel e venceu o Tropfest NY 2008. Vale a pena partilhar...



Artistas nas Horas Vagas

Depois de muita espera, o famoso desenho do Party & Co.: isto sim, Arte!
(ou a inteligência da Marisa ao decifrar a palavra "mel", também confundida com "Arca de Noé". Note-se que as asas da suposta abelha só foram desenhadas à posteriori.)




Produção: Coração
Fotografia: Meu bem



Big Fish I - Memorable Quotes

There's a time when a man needs to fight and a time when he needs to accept that his destiny's lost, the ship has sailed and that only a fool will continue. The truth is I've always been a fool.

You don't know me, but my name's Edward Bloom... And I love you.


They say when you meet the love of your life, time stops, and that's true. What they don't tell you is that when it starts again, it moves extra fast to catch up.

There comes a point when any reasonable man will swallow his pride and admit he made a mistake. The truth is... I was never a reasonable man.

Sometimes, the only way to catch an uncatchable woman is to offer her a wedding ring.

You're like Santa Claus and the Easter Bunny combined - just as charming, and just as fake.



There are some fish that cannot be caught. It's not that they are faster or stronger than other fish, they're just touched by something extra.

- You don't even know me.
- I have the rest of my life to find out.



That was my father's final joke, I guess. A man tells his stories so many times that he becomes the stories. They live on after him. And in that way he becomes immortal.

Big Fish








Todas as histórias acabam por se tornar reais. Basta que se lhes dê tempo. Basta acreditar.
(como foi possível não ter visto este filme antes? Directamente para a lista de favoritos.)

Pretty when you're faithful



A minha música preferida de Bush.

The Last of the Uria Aalge

Porque importa divulgar e sensibilizar: os airos estão a desaparecer da face da Terra.

Poster idealizado e produzido pelo artista e amigo JAM. :)

Queres partilhar um ovo de chocolate Kinder?

Pequena e envergonhada, hoje ela cresceu mais um pouco.

"Não caminhes à minha frente,
Posso não saber seguir-te.
Não caminhes atrás de mim,
Posso não saber guiar-te.
Caminha a meu lado,
E sê apenas meu amigo."

(A. Camus)

Sem vergonha

Road to the Doghouse

The Daily Show With Jon StewartM - Th 11p / 10c
Road to the Doghouse - Bo Obama
thedailyshow.com
Daily Show
Full Episodes
Economic CrisisPolitical Humor

More progressive than California

The Daily Show With Jon StewartM - Th 11p / 10c
Queer Eye for the Hawkeye
thedailyshow.com
Daily Show
Full Episodes
Economic CrisisPolitical Humor

Fim de tarde



Chuva. Lareira. Chá. Aconchego. Norah Jones.

Still


Leitores da Vanity Fair elegem Angelina Jolie como The Most Beautiful Woman in the World.
(via Terapia do Pêlo)

Stay

Resolvido

De vez em quando, (ainda) aparece por aqui. Quiçá gostou, quiçá quer saber. Não resisto e, em contra-argumento, faço o mesmo. Mas leio e reparo com surpresa que não me importa mais, não me incomoda mais. E isso faz-me sentir feliz. Quando dou por mim, estou já esquecida de vós. Agora é a minha vez.

Conceitos II

Ou talvez não adiante já procurar palavras que não há. Não agora, que já não tens escapatória. E porque às vezes isto é só isto, logo, nada mais podes dizer que o mude. Isto. Resta-te o bater descompassado no peito enquanto esperas uma resposta à pergunta que não fizeste. Isto.

Amar a amizade

"Amavas a amizade, com uma devoção de segurança. A amizade resolvia a efémera arbitrariedade do amor"

in Fazes-me Falta

Obrigado por mo lembrares. :)

Conceitos I

Simbiose: "Na relação simbiótica, os organismos agem activamente em conjunto para proveito mútuo." Porventura, será isto. Talvez seja então apenas a tua imaginação fértil, a de sempre.

Conceitos



Dizem que os esquimós têm várias palavras para dizer "neve", em função da sua espessura, intensidade, cor, etc. Precisava de encontrar um palavra que não permitisse interpretações várias. Uma palavra objectiva e clara o suficiente só para dizer: quando disseste aquilo, lembrei disto.

E parar o pensamento aí. Não calcular consequências, não procurar razões, não haver demais significados. Não pensar se isso é bom ou mau, se é certo ou errado, se é verdade ou engano, o que significa afinal. Uma palavra capaz de viver sem fazer nascer outros conceitos incorrectos e irreais, por arrasto. Existir por si só, sem antes de e depois de. Uma palavra sábia o suficiente, que se torne real sem magoar, sem danificar. Porque é apenas isso: quando disseste aquilo, lembrei disto.

Qual a palavra, que a não acho?

Vontades

Desabotoar-te lentamente a camisa branca, entre beijos e carícias ao som desta música...


Starbucks I

Ele sempre sofreu os estilhaços do amor. Está carregado de cicatrizes e chagas que custam a passar. Amou quem nunca se importou. Agora que querem cuidar dele sem a exigência do receber, ele não consegue acreditar. Agora que encontrou quem se importa, ele não sabe como reagir. Perdido de si, terá de se salvar a si mesmo antes de poder ser finalmente salvo por aquela mulher.

Starbucks

Ela dizia "não pode, não pode" como se isso ainda fosse uma hipótese, um futuro no conjuntivo, cheio de conjunções. Mas já estava a viver a possibilidade.

What if? (again)

Hoje o acaso resolveu brincar comigo. Haverá coincidências?

Deep blue



Find a way and clear my soul

Cativar

Tu conheces-te. Tu sabes que não controlas por isso tem cuidado. Tem juízo. Distrai-te. Vive. Procura melhor. Segue este conselho de um coração magoado de um dia tanto se ter apegado...


Tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.

God is wearing black

Não esconderás a verdade.





Wondering when Savior comes...

A dor como caminho para a intimidade amorosa



"uma alma qualquer, que nem precisará ser santa, das vulgares, terá dificuldade em entender como poderá Deus sentir-se feliz em meio de tal carnificina, sendo, como diz que é, pai comum dos homens e das bestas."

in O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Pointless

Enquanto lhe contas que te estás a curar (a descoberta e as flores que te distraem nas horas), que estás a progredir, que já percorreste este e aquele outro passo, que já não é ironia e obsessão (aquele texto foi para mim? - apagaste, riscaste, enterraste no mais profundo baú do teu miserável coração), que afinal bastava tentar para conseguir (fazes aquele sorriso idiota de quem achou ter-se convencido a si mesmo com tão manifestas provas de sucesso. Parabéns para ti.).

E logo repetes que só lamentas o desfecho que te deram (os teus comportamentos despropositados, dão-te a mão e queres roubar o braço para ti, o sabor da indiferença) pois uma coisa não impede a outra (a insegurança e o medo e a fragilidade dos primeiros meses) e porque sempre havíamos dito que não perderíamos a nossa amizade e afinal (a voz treme-te, a denunciar-te) e que te revolta a ideia de que uma vida, sonhos, histórias, esforços e sorrisos se percam assim no tempo como se nunca tivessem existido (para onde vai a nossa intimidade depois de nós?).

Aceleras o carro (sempre notam quando estás nervosa - as tuas mãos, o teu olhar, a tua pressa em terminar) e ela só te diz:


Para quê? Para quê? Diz-me.
(como minha melhor amiga tem obrigação de saber onde tocar e de tocar onde vai doer.)

E aquele para quê traz-te para a realidade. Mesmo que só olás e tudo bem e jóia e beleza e o tempo e a vida impessoal e a conversa de circunstância (Para quê?).