Hello like Before


Your smile. Like before.

Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.

(Eugénio de Andrade)

Greve geral até ao Carnaval

"Deve ser doloroso ser cidadão desses países que nos dão subsídios e ter de ir trabalhar a ver que os países que ajudam se dão ao luxo de brincar às greves gerais em vez de contribuírem para a sua própria economia."
Sofia Bragança Buchholz, 31 da Armada 



"faz greve quem pode. os restantes trabalhadores têm o rendimento indexado à sua produtividade."
Rodrigo Moita de Deus, 31 da Armada 


 
"O que é uma greve geral? É quando o país se afunda e alguns decidem parar de nadar."
Rodrigo Moita de Deus, 31 da Armada 

Slow Down

Via Crónica das Horas Perdidas

Prison Break: rever a maiúscula em Humanidade

Ver Cela 211 e Carandiru na mesma tarde.

É a sorte, é a sina, uma mão cheia de nada

Tu não sabes o que é uma "marizada" e eu não sei de que cor são as paredes da tua casa. A distância não se mede em quilómetros.

A palavra é a minha quarta dimensão

"A harmonia secreta da desarmonia: quero não o que está feito mas o que tortuosamente ainda se faz. Minhas desequilibradas palavras são o luxo de meu silêncio. Escrevo por acrobáticas e aéreas piruetas - escrevo por profundamente querer falar. Embora escrever só esteja me dando a grande medida do silêncio."

Clarice Lispector, Água Viva

Este não é um blog

"Sei que são primárias as minhas frases, escrevo com amor demais por elas e esse amor supre as faltas, mas amor demais prejudica os trabalhos. Este não é um livro porque não é assim que se escreve. O que escrevo é um só clímax? Meus dias são um só clímax: vivo à beira."

Clarice Lispector, Água Viva

Possibilidades: amigas poetisas

"Eventualmente, conversar sobre assuntos aleatórios, aleatoriamente."

You can't win if you don't play

Para quê o vestido curto, os brincos, o cabelo, o rímel? Jantas e não queres continuar. Porquê? Para quê? Sábado à noite. Depois admiras-te.

Faz parte

Como te incomodou aquele "faz parte; faz parte? do quê?; da vida". Como te incomodou as contrapartidas, as provas e as lições aprendidas. Não diz em lado nenhum que tem de fazer parte. Não pode. Não há nada a aprender, nada de bom a retirar. Não se pode tornar natural, compreensível, absurdo, o que pela sua natureza não o é. Não tornes justificável o que não tem justificação. Ele, num mês, do nada. Ela, tão nova, desde sempre. Não digas que faz parte. Cancros, doenças, mortes, fomes, pobrezas, maldade. O mal não pode fazer parte. deus é um grandessíssimo cabrão. 

Inspiração, Arrepio, Intensidade

The Kids Are All Right: Sardas

The Kids Are All Right: Russian Novels












Your mom and I are in hell right now and the bottom line is marriage is hard. It’s really fuckin’ hard. It’s just two people slogging through the shit, year after year, getting older, changing — fucking marathon, okay? So sometimes, you know, you’re together so long you stop seeing the other person, you just see weird projections of your own junk. Instead of talking to each other, you go off the rails, and act grubby, and make stupid choices, which is what I did. And I feel sick about it because I love you guys, and your mom, and that’s the truth. And sometimes you hurt the ones you love the most, and I don’t know why. You know, if I read more Russian novels… Anyway… I just wanted to say how sorry I am for what I did. I hope you’ll forgive me eventually. Thank you.


Uma Família Muito Moderna



Act as if.

Da Posse

Diz-se que não existe Nobel para a Matemática porque a companheira de Alfred Nobel tinha um mui particular interesse num matemático.

Woman in Red

A beleza de uma palavra

Enviou-me "beijos alados". Tanta poesia em duas simples palavras. E o dia sorriu.

Oração de Sapiência

E do alto da sabedoria da sua infância, a pequena menina loira ao sair do metro perguntava à mãe: "porque é que está tudo cheio de pressa?"

Toastmaster I

BB (big boss) - Marisa, já sabes o que aconteceu à Drª L.? Foi demitida.
Eu - Ia, que cena!
BB - Ya.

(diga-se todavia que, sem brincadeiras, nunca vi ninguém com o dom da comunicação como o meu BB)

Toastmaster

Frases curtas. Demasiado curtas. A escrita e a oratória. Nem as palavras.

Insert coin. Restart. New game.

O engano das palavras

Escrever sobre ti e ela a pensar que sobre ela, com direitos de autor. As palavras enganam, tem razão. As palavras são esses labirintos traiçoeiros, vais onde conseguires ir sem te perderes. Avança se não tens medo. O grito é meu. A posse a morder-te os calcanhares. A posse a sussurrar-te ao ouvido. Lidar com ela, com a falta dela, com a sua insistente presença. Animais em stand-by. As palavras que te desviam e te confundem. O Inverno e a lembrança de uma piscina. Um cheiro como mirtilho e jasmim junto ao cabelo e aquele jeito. Assustar-te-ei. Eu sei e você não sabe. Mas o conforto do seu pijama e o nariz frio a tocar-me o rosto. Mas o seu pulso imaculado e o meu pecado tão ansioso. As palavras são seres misteriosos que não se deixam tocar. Metade sonho, metade ficção. Onde cabe a tua realidade nesse intervalo? Ela tem razão, os números, esses, não enganam. Mas tu nunca gostaste de números. Foi por isso que tiraste Gestão. É por isso que tens de continuamente te lembrar das palavras. Do seu engano. Ou do teu engano.

Ainda assim: Cifka Duarte



Adorar aeroportos. Adorar ainda mais este filme.

Da produtividade (ou falta dela)*

Escolher entre a manifestação barulhenta ou as dezenas de pessoas que ficaram uns 15 minutos à janela a ver a evolução da manifestação.

*Ou o problema de ter uma visão tendencialmente de direita.

O maior da minha aldeia

Há um Porsche Panamera na minha aldeia.

Mandamentos

"Escreve o que vês." 

Ruy Belo

One more time

"Mar Adentro", de Alejandro Amenábar
14-11, Domingo, 19h, São Jorge
Ciclo de cinema Espanhol
Entrada gratuita mas limitada à lotação (bilhetes disponíveis a partir das 13h do próprio dia)

Job Description

Siglas, LinkedIn e powerpoint's.

Dos lugares e das pertenças

Estar aqui e faltar-me lá. Estar lá e faltar-me aqui. Não estar em parte alguma e teres finalmente tudo.

Este é o meu corpo. Este é o meu sangue.

A transparente e tão física relatividade de tudo. É crónico, tem aquela penosa continuidade no matter what, mas ainda assim não é uma sentença. Há probabilidades reais, há o histórico, há as histórias, mas há a esperança. Os pulmões, o coração, o cérebro, mas há essa esperança. O passo cada vez mais demorado, o olhar cada vez mais cansado, cada vez menos sorrisos. Cada vez, de cada vez. Pensar insuportavelmente nisso todos os dias. Ninguém precisa de saber. As veias a não aguentarem, veias a rebentarem, os braços negros, marcados, picados, a falta de espaço e agora a mão. Agora também a mão profanada, violada, enrolada em ligaduras e tempo lento. Este é o meu sangue. Meu. A consciência de mal necessário, mas como pode, qualquer que seja o mal, ser necessário. Mas a relatividade e não deixar de caminhar. Figuradamente, literalmente. Não se tem um corpo. É-se um corpo. Aquele é o meu corpo.

O melhor de mim: Bellinis

"Quem não está confuso corre o risco de estar enganado, pior, de se estar a enganar. A ignorância é preferível à crença porque mais profícua. Até certo ponto é o medo e só depois a coragem que produz o juízo, a determinação. Há em mim alguém que persiste numa essencial confusão, que vive uma fatal ignorância. O melhor de mim."


Pedro Paixão, Saudades de Nova Iorque

Aquela palavra: sinais

O corrector ortográfico assinala erro se eu escrever "deus" com minúscula.

Procura-te na distância. A intransponível

"Não esqueças que entre ti e tu mesmo vai uma infinita distância, a intransponível distância. Não precisas de usar a palavra deus. Não a uses. Não esqueças que, se bem que haja quem te ajude a viver e quem te ajude a morrer, ninguém igual a ti te pode salvar, porque cada um é a intransponível distância. Nem tu próprio te podes salvar a ti mesmo. Não esqueças que estás todo nessa distância. Que tu és essa distância. Que só te podes encontrar nela e no momento seguinte voltar a perder-te para que te possas de novo procurar, que é a única maneira de continuar a valer a pena continuar. Que os outros só podem fazer com que a distância se torne um abismo de repente ou com que o abismo se transforme numa serena distância. É nessa distância que te encontras, te procuras, por vezes tão só, por vezes numa multidão ruidosa. Não esqueças a palavra, embora não a digas, porque é a palavra com que nada dizes, tudo dizendo ao mesmo tempo, mesmo a intransponível distância. Diz para dentro de ti a palavra, em silêncio, se quiseres, procura-te na distância. Não tens escolha. Se te procurares nos outros perdes-te. Eles são como tu. Não precisas de usar a palavra."

Pedro Paixão, Saudades de Nova Iorque

Eu quero sempre mais



A minha vida,
Eu preciso mudar todo dia
Pra escapar da rotina
Dos meus desejos por seus beijos.

Ambições: quando for grande I

Olivier, Rolex, Breitling: afinal quero continuar a ser consultora.

Ambições: quando for grande

Escritora de títulos. Não de livros mas capítulos.

Entendo mas não compreendo, como dizia o alentejano bebâdo às 5h da manhã junto ao Forte, num Verão que já não volta

Eu - A culpa é da parábola. Não entendo a parábola do filho pródigo.
Ela - A culpa é tua. Não te entendo a ti.

E tudo poderia ficar enfim esclarecido.

Divisões do Mundo I

O mundo divide-se entre quem conhece Clarice Lispector e quem não conhece Clarice Lispector.

Divisões do Mundo

O mundo divide-se entre quem tira a pastilha de Trident por cima e quem tira por baixo.

So fucking special



I don't care if it hurts
I wanna have control
I wanna a perfect body
I wanna a perfect soul
I want you to notice
When I'm not around
You're so fucking special
I wish I was special
But I'm a creep
I'm a weirdo
What the hell am I doing here?
I don't belong here.

Ellen Page












Hard Candy. Juno.

Behold

Há uma curiosa sensação de vaidade pelas tuas amigas: bonitas, inteligentes, confiantes. Quase uma espécie de osmose.
Escolher e ser escolhida. A posse primitiva. Ver e ser visto. Contemplai.

Choose me.

Stop searching. Start finding.

A parte anterior do seu pulso. Fino. Feminino. Suave. Branco. Cálido. Imaculado.
Beijar-lhe vampírica e sofregamente a parte anterior do seu pulso.

There's something about her. Choose me.

I don't see what anyone can see in anyone else but you

E no final da noite a mesma sensação de sempre, apesar da diversão, do cansaço ou do sono. No final, apenas nós, somente nós, ninguém mais que tu e eu. Os braços, muito os braços, os ombros, as mãos em todo o lado, eles não sabem, elas sim. O teu abraço quente, os teus pés frios, a tua boca, o cheiro do teu cabelo e a tua respiração no meu pescoço. Todas as noites.

Just wanted to say

Macho reprodutor decente

Quando lhe perguntaste dos projectos para o próximo ano, ficaste paralisada de surpresa. Tu tão distante daquilo tudo. Tu que ainda não sabes, uns dias achas que é uma escolha possível e tão válida quanto qualquer outra, outras quando ele te olha como a única pessoa à face da terra, tu tens toda a certeza no seu sorriso pequenino, inocente e perfeito. Inato ou adquirido. Chamamento inquestionável, imemorável ou decisão racional, ponderação calculada em deves e haveres. E o relógio em contagem decrescente, o tempo a perguntar ao tempo quanto tempo o tempo ainda tem. A natureza intransigente, indiferente ao que possas pensar. Mesmo sem as questões de sempre, mais tarde ou mais cedo, o momento virá. A tua mãe com a tua idade.

Ainda assim, se resposta houvesse, há os requisitos, as dependências lógicas. A evolução da espécie e o "macho reprodutor decente", como ela num humor cru disse. Era esse, o nome?

Keep the door open



Tenho o teu abraço cheio
com a solidão no meio que não deixa abraçar.
Tenho o teu olhar presente e o desenhar do movimento
do teu corpo a chegar.
Tenho o teu riso sentado e o mistério do teu lado
que preciso desprender.
Tenho o corpo a correr, tenho a noite a trespassar,
tenho medo de te ver.
É perigoso este perfume e a memória do teu nome,
é de fogo o que nos une.
Tenho espaço indeciso, dá-me mais porque preciso,
mais um sopro do que tens.

Deixa andar
Deixa ser
Quando queres entender o que não podes disfarçar
Escolhes não sentir mas não é teu para decidir


Se faz bem ao coração
Largar o que há em vão
Faz bem ao coração

Mesmo longe caem rosas como pedras preciosas
que confundem a razão.
O mistério do teu lado entre o certo e o errado,
bem e mal: discussão.
Volta o teu abraço cheio com o coração no meio,
volto eu a disparar.
Não percebo o que é que queres, diz-me tu o que preferes:
ir embora ou ficar?
Este espaço intermédio entre a paz e o assédio
não nos deixa evoluir.
Não é amor nem fogo posto, é amar sem ser suposto,
é difícil resistir.

Meu amor esta vontade, meu amor se é verdade,
meu amor se queres saber
Abre espaço no que é teu, vou-te dar o que é meu
Deixa andar, deixa ser.

Hans-Peter Feldmann: Es amor


Hans-Peter Feldmann, no Museo Reina Sofia, Madrid.

Todo o Nada: Beauty


Mario Testino, no Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid.

When is photography art?
Always.

What is misfortune?
Not being able to tap into who you are. 
(...)
What is your favourite mistake?
Having become a photographer.
(...)
How is picture a possiibility?
It opens doors.
(...)
What's the secret of your independence?
The moment you close your door you are becoming dependent. Keep the door open.
(...)
What couldn't you live without?
Beauty.