Thinking so hard on her soft eyes

Como um hino

(...)
todos os motivos são bons apenas para
uma coisa, enganar o coração, pô-lo nas
mãos de alguém, mandá-lo sofrer continuamente
como se o amor eterno não fosse uma ilusão

e até à morte, até à morte, sem hesitar

(in a capa do meu último livro, Contabilidade, valter hugo mãe)

Contabilidade: contas soltas

ou esquecer-te rapidamente até que o mundo seja ao contrário, porque o amor ao contrário é um ódio grande que cura os meus males.

porque o amor também se prostitui a todo o desejo e eu já perdi os encantos e o que me sobra é ser bicho e usar a paixão.

quem deixa sobre o coração um feixe de luz não cega nunca.

(...) corações férteis e desavergonhados no exercício do amor.

é assim o que queremos, uma entrega sem hesitação perante o acentuado do abismo.

a candura redentora do desconhecimento.

deixei de escrever poesia para melhor ver o lado não metafísico do céu.

devíamos estar num lugar diferente do amor, talvez já depois do sexo, mas antes ainda do desprezo. devíamos estar na rotina segura dos compromissos, essa coisa de todos os dias que ajuda a trabalhar e a ter juízo.

a vida, por detrás das aparências, é aterradora.

há uma pornografia erudita feita para gente como nós.

nada do que é eterno tem pressa.

Os títulos que me apaixonam

O inimigo cá dentro. A natureza revolucionária da felicidade. Pornografia erudita. Pessoas mais bíblicas do que nunca. Coisinhas preciosas para meter no cu. Para vos engordar de alma. Os olhos encaracolados de sonho.

(Contabilidade, valter hugo mãe)

A vida dos outros

Não tenho vida própria senão a vida dos outros, as suas vidas e a minha por intermédio das suas.

Hell is the others

Avisam-me, querem cuidar de mim, sabem como sou. Eu também sei. Estou por minha conta e risco, consciente da minha conta e do meu risco.

A razão do meu entusiasmo: a shot


Há sempre uma cena que consegue responder. A cena, uma parecença de cena.

Sweet Pink Swan

Mr Darcy

As mulheres dividem-se entre aquelas que ouvindo "Mr Darcy" recordam Colin Firth, aquelas que recordam Matthew Macfadyen, e aquelas que não sabem quem é Mr Darcy.

Winter's Bone



O cinema independente baseado numa personagem e nos seus dramas pessoais e familiares percorre sempre a ténue linha entre o filme banal e condescendente, e o filme brilhante e revolucionário.  (José Pedro Lopes)

Deficit of Wonder

Biutiful



Iñárritu, o Nu. Ou a vida como ela é.

Tenho um amigo que me ama

Informa-me que me usou na catequese, a propósito do "tenho um amigo que me ama".

(Tem um refinado sentido de humor.)

Se parece estranho é porque provavelmente é.

De Pernas Pro Ar

Prioridades, Excentricidades I

Não é nada disso. Não é investimento, é agradecimento. Viver sem pensar demais. Don't get me wrong. E é família também.

Just Friends

Prioridades, Excentricidades

Deveria preocupar-me, ser cautelosa, pensar no futuro. Como em tudo na vida, é uma questão de prioridades.
Esta é daquelas únicas, perigosas, que assustam e excitam, e são por isso as melhores. 
Don't let me down. Don't get me wrong.

Ser tudo o que podemos ser

Quero ser A Mulher do Livreiro.

Mais pobre e mais feliz

- Escrever enquanto todos dormem (trilogia), de joão do-Nascimento;
- Filhas de Safo - Uma História da Homossexualidade Feminina em Portugal, de Paulo Drumon Braga
- O Livro dos Amores Risíveis, Milan Kundera

Cada um a 5 Euros.

A palavra era

Ciúme.

Tabu

Mais uma vez: precisas afirmá-lo para que seja real, falar para existir. Tu não vais insistir, não mais invasão. Ela não vai ceder, falar será concordar-me mesmo que já tenha reparado que eu tenho razão. Nada de mal. Mas secretamente gosta, genuinamente é assim, mas concordar-me será obrigar-se a outra atitude e anuir que há algo de mal. Por isso vais fingir que não mais vês, mesmo que esteja à frente de todos, quem tiver olhos que veja. Por isso vais não mais falar sobre isso. Tu não vais insistir, ela não vai ceder. Assim se cria um tabu entre duas pessoas.

Lamechices que eu amo demais

CAP: Estilos

Gosto quase tanto de fazer testes auto-diagnósticos cujo único resultado é mostrar-me que não sou quem gostaria de ser como de arrumar tudo em generalizações.

But I know it's not gonna be easy

This woman is crazy
Comes around now and then
And shouts some words at me.

I can't remember where we met
Up north near the border
Or down south by the sea.

She's wrong most of the times
But it's times when she's right
She really gets to me.

So I pray
Not to see her again
Everytime she comes around

But I know it's not gonna be easy

I don't know where she is
I don't know where she is now.

She always finds a way to find me
I can't run away, there's no way out
No way I'm gonna stay, another day.

Moleskine

Fazer de um blog um diário pode ser muito perigoso. Nada é literal. Nem a vida.

Da noite para o dia

De lucky bastard a fucking idiot.

Se os olhares matassem

No fundo acreditas que bem poderias ser esse tipo de pessoa que falam, uma bomba-relógio em vias de um crime passional. A distância é tão curta que chega a assustar. Um telemóvel por um caderno, risos que tu não entendes, disfarces vãos porque toda a gente está a ver, e não és tu, justificação bastante. Tenho um amigo que me ama. Substituta. Controlo. Por que não consegues evitar? Foi aquela pergunta. O seu nome a ocupar todo o espaço e então ela, sabedora de ti, fez a pergunta e tu não respondeste (ou foi claro que não?) mas não mais pudeste esquecer. This woman.

E então lembrar tarefas e telefonemas, as palavras para calar o vazio, as estratégias para evitar o olhar. Porque então deixas de conseguir olhar nos olhos, quase uma sensação de desconforto físico e dizes o que não pensas e pensas o que não dizes, por isso melhor não olhar. Ele, ela maior, ela por causa dele, ela mesma tempos atrás. Quanta gente não conseguiste já tu olhar nos olhos ao longo da tua vida? Comportamento gera comportamento. Comportamento pode magoar, enraivecer, ferir. Gira o seu comportamento. Escolha o seu comportamento. E tu não queres magoar ninguém. Respira, ignora. Porque te incomoda tanto, que tens tu que ver com aquilo? Por que é um roubo resignadamente aceite porque formalmente reconhecido e o outro roubo descarado e por isso censurável? Não te pertence. Don't call me baby.

Estás a voltar atrás, avança. Que raio de ingénuo sonho sonhaste tu? Por que falas ainda em ilusões e desilusões? Se construíste à sua revelia, agora desconstrói. Culpa tua.  Mas por favor não vás, eu aguento, eu supero, passa-me. Queixas-te demais. Porque aquilo não são sinais, mas souvenirs. Não é seres única, mas estares única. Não és tu, mas.

Blue Valentine: You always hurt



You always hurt the one you love
The one you shouldn't hurt at all
You always take the sweetest rose
And crush it till the petals fall
You always break the kindest heart
With a hasty word you can't recall
So If I broke your heart last night
It's because I love you most of all

Blue Valentine: Insana Kainever








Blue Valentine: Men are more romantic

Dean: I feel like men are more romantic than women. When we get married we marry, like, one girl, 'cause we're resistant the whole way until we meet one girl and we think I'd be an idiot if I didn't marry this girl she's so great. But it seems like girls get to a place where they just kinda pick the best option... 'Oh he's got a good job.' I mean they spend their whole life looking for Prince Charming and then they marry the guy who's got a good job and is gonna stick around.

So won't you, please?

Woo-perv-mode

Ela - Estás melhor?
Eu - 95%. Os outros 5% só recupero quando te ver.
(...)
Eu - Depois beija uma desconhecida por mim no "I Kissed a Girl".
Ela - Só se for uma Lilly.

(+- assim. Adoro como conseguimos conspurcar uma qualquer conversa de circunstância. Never are.)

Houston, we've got a problem










Encontrar-te, desprevenida.

Maturidade ou TPM

Quase me comovo a ouvir Cinderela de Carlos Paião. Quero aquela simplicidade para mim.

Forget u

I love Woody: X

Ex com ex de sua ex que, disse-me, tem a voz como a minha (eu sabia que não me conseguias esquecer, gozo-te).
Prevejo um círculo perfeito ou uma família feliz.

I love Woody

Se não fosse tão a sério poderia ser uma piada de mau gosto ser-me destacado este mês como ponto forte "compreensão e paciência" por, entre outros, ainda não ter sido possível o meu aumento.

Way before



Katy Perry actua hoje no Campo Pequeno.

Relationship matter(s): A resposta pode não ser óbvia

São necessárias justificações para com os nossos amigos?

Prolongas o momento



É certo que sempre ouvi dizer
Que do querer ao fazer
Vai um enorme esticão
Mas haverá quem possa negar
Que querer é poder
E o nunca é uma invenção
Bem sei que este nosso cruzar
Pode até nem passar
De um capricho sem valor
Mas porque raio hei-de evitar
Se esse teu ar
Me trouxe ao sangue calor

127














Impressionante.

*SPOILER*It took 13 men, a winch, and a hydraulic jack to lift the boulder high enough to retrieve Aron's arm from the canyon.

(PS: avisar sempre onde vou)

Everybody does

Não são o cinema ou os jantares, é estares doente e teres (ou não) quem cuide de ti.

Maggie: I don't need you...
Jamie: Yes you do... someone to take care of you. Everybody does.
(Love and Other Drugs)

But i'll love your troubles and i'm gone, you still feel so damn warm

Di,

Tenho tantas saudades tuas. Contigo não precisaria de metáforas idiotas sobre livros, bibliotecas ou bibliotecárias. Ou talvez agora precisasses de uma explicação, não sei. Quando me perguntam por ti digo sempre que estás melhor que eu, com esse distanciamento que tu sabes, só um velho defeito de quem não admite certos sentimentos, ainda estou para entender como o é possível a quem os tem tantos. Estive para te ligar no dia dos namorados mas depois achei que seria estranho demais, não para nós mas para ele. I hope my (your) boyfriend don't mind it. Não é verdade que me lembre só em dias desses, quando me apercebo da imensidão de um sofá, mas tenho medo de nunca mais poder ter um mar ou uma sala de cinema só para nós e é por isso que preciso muito que te lembres. Nunca me esqueci de ti, cantava ele e nós, eu como sempre embevecida de to dizer, eu como sempre vaidosa de os deixar inquietos na certeza de ti. Eles querem mas tu podes, quase como ela disse, mas cheia de espaço entre os gestos e as palavras, um livro que eu não sei ou não devo ler, adiante.

Liguei-te e não atendeste, ligaste e não ouvi, liguei-te e não atendeste, os hábitos que não perdeste e um desgraçado e desconcertado encanto nisso, como quem aí descobre alguém querido que não via há muito. Mente quem fala da distância, devo já ter-te dito antes, não lembro, mas é provável, já que eu e a distância temos algo que nos aproxima, passo o paradoxo ou qualquer outro nome esdrúxulo ou ortodoxo que leve um x pelo meio. A distância distancia e quando entro em noites melancólicas sem fumos e moscatel à vista penso sempre que é muito triste precisar do blogue para que ainda vás sabendo de mim, mesmo que aqui esteja tudo, quem tem olhos que veja e quem não entende que se perca. Bem sei, a culpa também é minha no preguiçoso, ou simplesmente cansado, acto de quem espera e não age, já deveria ter aprendido, já perdi para aprender, podes gritar-mo e eu deixo, mas que queres. Mas tu não tens um blogue e eu queria tanto saber de ti.

E quando te pergunto "quando voltas?" com a mesma pouca vergonha de "quando te volto a ver?" quando te deixava em casa, tu ris porque sabes que gosto de frases com sentido duplo e que não sei ser simples o suficiente ou justa o bastante para não dar a minha facadinha sem contrição ou talvez porque sou ingénua o suficiente ou egoísta o bastante para ainda esperançar que voltes e possamos ir beber martinis, comer magnuns de amêndoas e ouvir a Lara Santos na sua voz sensual a fazer o Posto de Escuta, no largo, como antes. Mas já não há Posto de Escuta e estou certa que terás encontrado outro largo. E devo ficar feliz porque estarás feliz e porque é o mundo a pular e saltar entre as tuas mãos, era a tua vez e não hesitaste e encheste-me de orgulho na tua determinação de quem ainda acredita. O tempo passa e a vida evolui, sempre terá sido e sempre será.

Mas quando voltas? É que tenho muitas saudades tuas e quando falo de ti acabo sempre a ser demasiado sincera e eu não gosto da vulnerabilidade exposta a seco, bem sabes, como quando te abraço tão poucas vezes e sempre te abracei ou como quando gozo dos diminutivos bajuladores e te penso todos. Tenho muitas saudades tuas e quando me meto a pensar seriamente em ti e em nós, minha adorável professora de j's e minha mais que estimada caixinha dos segredos, acabo por escrever demais e por ser lamechas demais e tu sabes que eu não gosto cá dessas mariquices a não ser que sejam muito bem escritas e algo muito bem escrito consegue encher uma única frase e não precisa de tanta escrita. Por isso não tardes que tenho muitas saudades tuas mas agora tenho mesmo de ir dormir e liga-me por favor amanhã.

Mi.

Her hair falls perfectly without her trying

Não gosto de pessoas que não conseguem chamar as coisas pelos nomes. Incluindo eu.

Bibliotecas e bibliotecárias

Vais ter de mudar. A bem de todos, por favor, muda. Não prolongues o imaginário da tua vontade e o desalento da tua irrealidade. Se não consegues evitar, se não consegues simular, então desiste.  Não penses o que não dizes e que te surge em chicotadas imediatas de ironia, prontas a marcar. E não digas o que não pensas, quando o imediatismo do momento ou a queimadura grave da desilusão não ter permitem o silêncio. Não firas e não te magoes. Tiveste tanto cuidado e tanto caminho. Não recomeces, não arruínes. Ignora tu os pronomes possessivos e faz verbo futuro. Não insistas, não esperes e não planeies. Não desesperes à procura do que não está lá. Ponderada, contraditória, como lhe quiseres chamar, mas é tempo. Muda de biblioteca. Não vais conseguir ler esse livro até ao fim. A bem de todos, não insistas.

Rebound Relationship

Aos amigos também se dão justificações. Sobretudo se amigos.

CAP: Estilos de Aprendizagem

Os resultados concluem que sou do estilo Ponderado, mas acho que poderia ser simplesmente Contraditório.

Quando se é bom, é-se bom

E isso não tem nada a ver com disponibilidade. Mas sim, é provável que eu não saiba nada disto. 

(o trabalho pode ser um escape de quem não quer ver o resto que não há, é uma triste verdade. aguentas?)

My phone is off for you*

Um cenário é só um cenário, mesmo que encantador como a Casa do Alentejo.

* ou como o telemóvel é um sinal sempre presente da realidade, e além de qualquer cenário.

(não recomeces. esforça-te. cala, por que não te calas? não despertes ou a emenda será pior que o soneto e tu ainda gostas de sonetos mesmo que)

Okupas

Linda: So... I have to go.
Gia Carangi: I have to go... I have to go... where the fuck does everybody go when they have to go?
(Gia)

Palavras para calar o silêncio, ocupar espaço, preencher intervalos ou dizer qualquer coisa.
Como "temos de marcar um cafézinho", "depois diz-me qualquer coisa", "até já".

Purpose

Feliz dia dos namorados ou da disfunção sexual ou lá o que é*


* título e música descaradamente roubados à Menina Limão. Deliciosamente perfeito.

No Strings Attached I



A Natalie Portman é tão mas tão linda. Inha.

No Strings Attached ou o momento alto do meu dia

Eu - Sexo sem compromisso, por favor.
A rapariga da bilheteira do cinema -  Está a falar do bilhete, certo?

All by myself

A ironia não é agressão. É sobretudo protecção. Infantil, mas protecção.

Gestão de Expectativas

Nos projectos, como na vida em geral, é tudo uma questão de saber gerir expectativas, leia-se, saber fazer as perguntas certas.

I love Valentine's Day: isso é falta de I

Gosto das pessoas que dizem que não comemoram o Dia dos Namorados porque se gostam todos os dias, quase tanto como daquelas que dizem que Natal é quando um Homem quiser. Ambos recebem e compram prendas e, espante-mo-nos, comemoram.

I love Valentine's Day: isso é falta de

Seguem no metro, um em frente do outro. Quando entro e me sento ao seu lado, ele segurava já a mão dela. O gesto repetitivo, o polegar a arrastar-se, ele a olhar para o movimento do seu dedo, quase entediado, quase distraído. Ela não se mexe, nas quatro estações que atravessámos juntos nunca olhou para ele ou para a mão dele na mão dela. Ela está ali, simplesmente. Um frete necessário. Mas hoje é dia dos namorados.

I keep on falling

Dilema do Prisioneiro

Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para condená-los, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros  testemunhar para contra o outro e o outro permanecer em silêncio, o que colaborar sai livre o cúmplice silencioso cumpre 5 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 1 ano de cadeia cada um. Se ambos se acusarem um ao outro, cada um será condenado a 2 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber o que o outro vai decidir. Nenhum tem certeza de como o outro vai reagir e que decisão irá tomar.

O dilema prova que quando cada um de nós, individualmente, escolhe aquilo que é do seu interesse próprio, pode ficar pior do que ficaria se tivesse sido feita uma escolha que fosse do interesse colectivo.

Onde estão a amizade e a confiança neste dilema?

Maria Lisboa: a importância dos professores

Perceber que as poucas loiras por quem me sinto fisicamente atraída são resquícios da lembrança da professora de Português ressuscitados no desejo da memória.

Maria Lisboa: da caça

Para ser um bom caçador não basta estar no terreno, é preciso saber caçar, ou o hábito não faz o monge.

Unicidade: You never know where you're gonna go

Tentar ir de Linda-a-Velha a Alcântara e acabar a meter gasolina na Caparica.

Secretariat: the impossible true story













This is about life being ahead of you and you run at it! Because you never know how far you can run unless you run. 

Resistir a tudo excepto à tentação

"Quanto Fui, Quanto Não Fui, Tudo Isso Sou", Norberto Nunes Pinta Poemas de Fernando Pessoa (20 Euros);
"Húmus", Raul Brandão (5 Euros)
"Último Volume", Miguel Esteves Cardoso (5 Euros)

Black Swan: Lily, according to D.














Versões de um mesmo mito.

Love Happens: Words

 







Quidnunc,
Poppysmic,
Sesquipedalian.

Let go and Let love

Love is about letting go and letting others be. It's about appreciating and accepting without dependency and expectation.

(she knows.)

Black Swan: Perfect II
















Nina: But we.
Lily
: But we what, Nina?
[
pauses]
Lily
: Wait, did you have some sort of lezzy wet dream about me?
Nina
: [whispers] Stop it.
Lily
: Oh my God? Oh my God! You did! You fantasized about me!
Nina
: Shut up!
Lily
: [gasps] Was I good?

Black Swan: Perfect



We all know the story. Virginal girl, pure and sweet, trapped in the body of a swan. She desires freedom but only true love can break the spell. Her wish is nearly granted in the form of a prince, but before he can declare his love her lustful twin, the black swan, tricks and seduces him. Devastated the white swan leaps of a cliff killing herself and, in death, finds freedom.

The heart asks pleasure first

Não teria como saber, é certo. Poderia talvez pela linguagem, a não-verbal, presente e à espera de uma resposta ou quiçá pelo cansaço no consentimento. Não poderia saber o quanto a irrita, diminui ou afasta. Não conseguiria adivinhar que já antes, assim, ao meu lado e não para mim, lembrança e tão presente, desejo inconsciente. A culpa não é sua, não teria como saber. Mas, apesar disso, a cabeça baixa em revoltada resignação, as palavras vagas para calar o silêncio dos nossos passos lentos naquela avenida apressada. Onde estavas tu, que te não via?

Vai. Mata as vontades e as saudades, enche-te de vida e de amor e só então regressa. Uma presença ausente dói mais do que uma ausência presente.

(não comeces. não sejas egoísta. não despertes o que não podes calar, cisne negro.)

CAP III

Ser pacifista não é querer a paz apenas para mim, mas antes levá-la também aos outros. Ser pacifista não é fugir da confusão. Isso é apenas ser cobarde.

CAP II

"Como perder uma audiência em apenas 10 slides": acho que deu resultado.

Note to self: banquetes e barulhetes

Há sacrifícios que devem ser feitos em prol de coisas maiores. Lembra-te que podes ser bicho do mato, mas deverás sê-lo q.b. e nos momentos certos, para que não te tornes nele.

Oh the unspeakable things



Oh if you knew what it meant to me.

(ando a gostar da Vodafone fm.)

Os Medos Certos ou Explicação breve para o meu saldo bancário

Gastar 7 Euros só porque não consegui esquecer estas palavras: "É preciso preservar os medos certos".

* à venda na Trama

It needs a bit of editing

Há o risco despreocupado da exposição se me deixam a mim fotografar. Claro como água. E há o absurdo fantástico de to revelar de peito cheio. Estarás em cada uma. O orgulho de poder, ainda que não saiba bem o quê. Já não a self-preservation thing mas antes o excitante perigo da cumplicidade nossa e da franqueza danosa.


You are the only exception: menina dos sorrisos




Her eyes. Her hair. Her lips. Her laugh.
Em nenhum momento ele fala da sua determinação, inteligência, coragem, humor. 
Sei que te gostaria, já antes.
Única. Excepção. Toda. Tu.

Conversas de Circunstância

As nossas conversas de circunstância são as melhores.



Wild thing
You make my heart sing
You make everything

E não precisas de fazer nada.

CAP I

À excepção do seu afilhado de 2,5 anos, a quem acha adorável, a Marisa não gosta de pessoas que se tratam na terceira pessoa.

CAP

O meu brasão não tem nada de fascinante. Sou bem mais normal do que julgo.

Gato Sapato

Em cada regresso um perdão, uma remissão, uma rendição, uma perdição.

Vendo bem

Dizer "tu és o tipo de mulher a quem eu pagaria para ver dançar" não foi dos melhores elogios que já fiz.