If she comes back, she’s yours. If she doesn’t, she never was II

O poder ainda puro das tuas mãos
é mesmo agora o que mais me comove
descobrem devagar um destino que passa
e não passa por aqui

à mesa do café trocamos palavras
que trazem harmonias
tantas vezes negadas:
aquilo que nem ao vento sequer segredamos

mas se hoje me puderes ouvir
recomeça, medita numa viagem longa
ou num amor
talvez o mais belo.

José Tolentino de Mendonça

É este o poema. 
Não basta poder.

If she comes back, she’s yours. If she doesn’t, she never was I



Amanhã é (ainda) o dia. Respiro, por isso a vida é bela.

(obrigada.)

If she comes back, she’s yours. If she doesn’t, she never was

Ajuda-me a amar mais do que a ser amada, a compreender mais do que a ser compreendida, a aceitar mais do que a ser aceite, a perdoar mais do que a ser perdoada.

Pedro Paixão, a rapariga errada

A oração mais simples.

What would you do if you weren't afraid?

A tristeza é propícia à escrita, como exorcismo. A alegria é propícia à vida, como chamamento. Quem está feliz está mais preocupado em viver a sua felicidade do que em escrevê-la. O seu tempo é para viver.

You really love her, don't you? II



Tell me what we're gonna do now.

You don't have to make your mind up
I just wanna take my time with you
If that's all right
(That's all right, it's all right)
Ooh, forgive me if I get too shy
But maybe you're the reason why
I'm feeling butterflies
There's something 'bout the look in your eyes
Ooh, it just makes me feel so right

You really love her, don't you? I

You really love her, don't you?

Não me deixas em paz até que te responda e insistes que não foi isso que perguntaste. Conheces-me. Dizes que tu és capaz de me enganar mas que eu não sou capaz de te enganar a ti, por isso insistes. Vigias-me as mensagens com a heróica missão de zelares por mim e obrigas-me a ter juízo. Foi para ti que eu mandei mensagem à 1 da manhã, argumentas. E, quando dizendo que me doía os pés, retorquíste que não era só isso que me doía, confirmei que me conheces do avesso e isso é bem capaz de me incomodar, por vezes. Obrigada. Este não é ainda o post que vou escrever a falar mal de ti, aquele que mereces.

Go find the good in goodbye V



All that I'm missing is you my love
Come find me whenever you can
I'll be the one looking up at the sun
with a picture of you in my hand

Oooh, I want you to know I'm okay
I just need to know that you're waiting
you're waiting
for me

Como o início de um ciclo confirma o final de outro, só a distância te pode dar sentido à dimensão. Só a perda te pode dar sentido à importância. Noto-as a ambas e só posso aguardar ou partir.

Go find the good in goodbye IV

O bom de ter amigos é poder falar-lhes, é que se importem e me queiram mimar. Estarem. Obrigada.

Go find the good in goodbye III

I'm not Rachel.

Toda a gente compara.

Go find the good in goodbye II
















Minuta.

Go find the good in goodbye I

Return policy: Há quem venha com instruções, mas nunca com garantia.

Pedro Jordão,
The Heart is a Lonely Hunter

Go find the good in goodbye

A memória selectiva é a doença infantil do romantismo.

Bruno Sena Martins,
avatares de um desejo

What about her heart IV

Tão depressa e inesperado como começou. In a blink of an eye. Olho em retrospectiva para o dia de ontem, emails, sms, palavras e gestos, e não consigo entender. Um sonho de uma noite de Verão. E eu achei que estava a correr bem, que podia acabar bem. Que era isto. Continuo ingénua no que mais importa.

(isto está tão giro que até irrita.)

O cúmulo que me faltava

Depois de meses (anos?), sem ganhar nada no Euromilhões, parece que ontem ganhei 7,90 €. Sorte ao jogo.

What about her heart III

Ter um blogue e uma escrita impulsiva pode não acabar bem. Explode-me a cabeça e amanhã há Joss Stone. Gosto muito de ti, não menos que ontem. Agora, descansar.

(o empregado nunca faltava ou tirava férias para que o patrão não pudesse um dia perceber que ele não era indispensável. No dia seguinte àquele em que o empregado resolveu gozar folga, o patrão despediu-o. Há verdade nas histórias, mesmo quando se chamam histórias.)

What about her heart II













Dar tempo ao tempo é talvez das expressões mais inadmissíveis que existem. O tempo já tem em si mais do que o tempo de que necessita, logo, não lhe darei mais nenhum. Que saiba aproveitar bem aquele que tem, aquele que é o seu.

What about her heart I

A justiça, o respeito, a sinceridade. O engano é condição necessária para a felicidade. Poupaste-me ao engano, nobre samaritana, mas não me sinto feliz. Prezo o meu egoísmo, aquele que te exige presente.

 

What about her heart

Quando alguém nos avisa que não nos quer magoar é, quase sempre, porque nos vai magoar. Como um louco que se apressa a dizer que não é louco.

A minha vida é uma estranha ironia VI

Começou num engano, quase deturpação, e terminou numa incerteza, quase certeza.
Disseste que não receasse, continuaste a usar o plural e o futuro, mas não havia amanhã. Como se não houvesse amanhã.

A minha vida é uma estranha ironia V

Pela primeira vez errei o piso, dir-se-ia que não encontrei o meu lugar. E o livro, "a rapariga errada", tem agora a capa dobrada, num aspecto magoado, marcado, errado.

A minha vida é uma estranha ironia IV

Meses, anos talvez, e nunca me tinhas conseguido enviar sms a partir daí. Hoje, que finalmente conseguiste, foi para me dizer que estavas a ficar com ciúmes porque já não tinha tempo para falar contigo. I've got a thing about ex's, só pode ser isso.

A minha vida é uma estranha ironia III

Tinhas passado a tarde a pensar-lhe um presente, mesmo que tenha sido só uma revista. Ias dizer-lhe em Português a palavra que, confirmava, parecia cada vez mais ganhar sentido. Tinhas usado o novo amaciador. Tinhas investido tempo a escolher a lingerie. Vestis-te-te de preto. Tinhas levado a escova de dentes. Nunca se deve levar a escova de dentes sem para isso ser convidado.

A minha vida é uma estranha ironia II

Somente hoje conseguimos ver o filme. Somente hoje pudeste ouvir a música que me lembrava de ti. Talvez as coisas não aconteçam tarde ou cedo, talvez apenas.

A minha vida é uma estranha ironia I

Ao fundo, na tv, o apresentador exclama "I can't believe this is over".

A minha vida é uma estranha ironia

Parece que, afinal, vamos mesmo falando.

Unusual things always lead to beautiful ones

Já não sabia desta estranha serenidade, da naturalidade do encontro das nossas bocas, por isso te perguntei se te sentias normal. Na realidade, não me sinto muito normal. Ela acredita serem estes os mais seguros, os duradouros, e eu, na precipitação dos dias, tendo a confiar que isto ainda pode acabar bem. Os clichés têm a sua ponta de razão, por isso são clichés, e por isso ri quando disseste parecer que já me conhecias. Rir pode ser uma confirmação, da mesma forma que o Inglês pode ser uma tentativa, embora me sinta tão descoberta em ti que chega a apetecer-me usar o Português para te dizer o que tu já saberás. O sono pesa e eu queria dizer-te tanto. Quando absorvida, sais do teu papel de pessoa grande, crescida e séria, te abandonas ao prazer e consigo ver-me toda dentro dos teus olhos. Quando me abraças com força e me sinto pequena e protegida junto a ti. Quando ris daquela forma que eu mais gosto, you've got a secret smile. Quando sorris, meu amor, o teu sorriso. Então e mais, mas agora o sono pesa.
Amanhã dir-te-ei tudo. Como se não houvesse amanhã.

Isto ainda pode acabar bem I




















Agarro-te a mão em certeza e sei que sim.

Santiago I

A incompreensão dos afortunados, como ele escreveu, a conjugalidade que não conhece tumultos. Valores, hobbies, formas de resolução de problemas. Tudo para dar certo.

Santiago



F*der é perto de te amar...se eu não ficar perto.

Declaração de Interesses I : este blogue não está na lista do pacheco

Ler todos os posts do RMD desde as teia de interesses aos postes à pacheco. Muito bom.

Enquadramento.

(e na tv estão sempre a repetir filmes...)

Declaração de Interesses




















(na Visão desta semana)

Gosto deste Governo.

Não existem duas ondas iguais

Os porcos comem almôndegas de porco e o curandeiro, carregado das energias negativas acabadas de tirar, tropeçou no gato que, de imediato, quedou morto. As flores lá fora murcham de secas, as escadas cada vez mais custosas. É um mundo estranho, mas é aquele a que gosto de ir voltando.

Dos Estatutos

Ao décimo dia, sem saber da dupla João Mineiro e Marciano, ela quis um amor tão seu que chegava a ser clandestino.

Lavre-se e faça-se cumprir.
Por ser verdade, segue abaixo assinada a presente declaração.

Taxa de importação do alho francês

Ninguém teria esse cuidado, o de propositadamente voltar para corrigir o termo, não "proveito" mas sim "prestação" suplementar. Ninguém me prenderia tanto a atenção falando da taxa de importação do alho francês. Terias portanto de ser tu. Tu que agora, finalmente, adquires um nome. Aquele, único que eu sei dizer. O teu.

Amy



I died a hundred times.

As certezas são menos interessantes

Não sei se foste tu que me encontraste ou eu que te encontrei a ti. Não sei se isso pode alterar o que quer que seja. As relações entre as pessoas são labirintos onde é mais fácil entrar do que sair. Uma parte é um jogo. Um jogo muito sério. Pode ser perigoso. É sempre perigoso. Se não o fosse, não valeria a pena. O perigo de nos perdermos: amar e deixar de amar. Uma jogada e depois outra, sem poder voltar atrás, recomeçar pelo começo. Um jogo que não dominamos, cujas regras não conhecemos de antemão e, por vezes, se vão revelando tarde demais. Jogos sem saída, como becos. É aqui que sou perita. Jogos que ficam por acabar. Há também papéis a desempenhar, como no teatro, e não são sempre os mesmos para cada um dos protagonistas. Um faz de ladrão, o outro de fugitivo. Um faz de cicerone, o outro de estrangeiro que visita pela primeira vez a cidade. Um faz de malandro, o outro de inocente. Um quer seduzir a qualquer preço, o outro quer ser seduzido a qualquer custo. O que me parece decisivo neste jogo de animais inteligentes é não se poder conhecer previamente o desfecho. Se já se conhecesse não seria jogar. Seria fazer batota. É isso que incita o jogo, o faz prolongar e crescer de intensidade: a dúvida, a insuperável dúvida. O amante está constantemente a perguntar: ainda gostas de mim um bocadinho? As certezas são menos interessantes. Pelo menos no jogo do amor. Se calhar em tudo.

Pedro Paixão, a rapariga errada

A resposta

The way my name fits in the corners of her mouth

O medo é uma cena que a mim não me assiste.

A pergunta

Perguntei e, quase sem terminar a pergunta, ouvi "quero". Ando feliz e o mundo ainda é possível.

Isto ainda pode acabar bem

É preciso ter sorte, não nos enganemos. Tanta gente no mundo, pessoas que todos os dias se cruzam e, perdidas ou distraídas, não se vêem. Uma sucessão de encontros e acasos, a gota no oceano e, com sorte, talvez. Pode ser qualquer coisa nesse momento, um perfume que se arrasta no ar, mãos que se tocam para apanhar algo do chão como nos filmes, ou ainda mais inesperado e quando olhaste em frente alguém te olhou de volta. Mas é preciso teres a sorte. E, in a blink of an eye, a vida pode mudar. Terá sido o meu nome na tua boca, inesperado, naquele fim de noite. O nome é meu, tão pessoal, e tu quiseste logo ali, desafiante, tomá-lo para ti, aquele que era meu e que agora não me pertence de tão teu.

É por isso inadiável esta urgência de reconquistar o tempo que já existia antes. É urgente que descubras por que gosto tanto de Pedro Paixão e que saibas que choro em quase todas as comédias românticas. É urgente que vejas os meus filmes preferidos e que conheças os sítios a que chamo meus, da mesma forma que há urgência em saberes qual o meu gelado ou a música a que sempre volto. Uma pressa de não perder mais tempo, de recuperar e de conhecer. E a necessidade de te advertir que se me deres espaço, ocupá-lo-ei. Ser moralmente correcta e, em avanço, advertir-te da carência, da dependência, mas também da minha bruta insensibilidade, bicho do mato anti-social e arraçado de labrador. Todos os termos e condições, sem letras miudinhas de contrato de banco. Aqui me tens, faça-se em mim segundo a tua vontade.

É ainda importante que saibas que estou apaixonada por ti, completa e estranhamente apaixonada por ti, e que já não me lembro como me devo comportar nessa situação e acabo por isso a escrever posts longos como quem escreve desesperadas, pirosas, ridículas cartas de amor adolescentes. E uma vontade lasciva de te deixar marca, um vestígio que nos revele como comunicado a que não te possas furtar, e que apenas a decência e a necessidade limitam. Um nome de propriedade e a propriedade de um nome. Esse nome que ainda não sei qual será mas que quero também para mim. Uma ponte, chama-lhe ponte.

Quando me passas a mão cuidada e carinhosamente pelo rosto em demoras de certeza, o dedo suave em todo o seu contorno, devagar e em cada espaço e cerras um pouco os olhos cansados que lhe seguem atentos o percurso, no intervalo, os teus olhos nos meus olhos. E sorris numa calma pacificadora, um sorriso que me parece sempre de alguém muito grato, como se tivesses medo de me esquecer, medo que eu desapareça, e quisesses por isso guardar fundo na memória cada pormenor. Esse sorriso que me faz querer cuidar de ti. Talvez tenha sido assim que me apaixonei, entre o teu sorriso e o teu cheiro, meu amor.

Tudo para dar certo, ou então, vamos falando. Temo que isto ainda possa acabar bem.

O elogio mais sexy de sempre

- Tu és tão...coesa.

(não resisti. não resisto.)

I never thought it would be this clear

Darwinismo

Passei de lagartixas a iguanas.
Há-de haver algures uma explicação lógica e cheia de simbolismos ocultos capaz de o traduzir.

What else could one possibly want?

Uma gótica disfarçada de betinha.

ISO 9001:2008

Diz que escreve direito por linhas tortas, que sabe o que faz. Diz que há sinais onde tu os queiras ver. E agora sou também eu a dos processos, procedimentos e auditorias. Manifesta interessada, que é diferente de interesseira, tenho por isso razões para pensar que chegaste na hora certa.

What do you Want From Me?


Ouriquense

Paraty



Um dia vou à FLIP.

Diz que foi ontem I

Ter Facebook é particularmente agradável ao ego no dia do nosso aniversário.

Diz que foi ontem

Que ela, que se acha importante tal para se tratar na terceira pessoa, fez 27 anos e que vem despudoradamente anunciá-lo para o blogue só para poder receber votos de parabéns e felicidades.

A Rapariga Errada

A estranha coincidência das coisas. Serendipity. Quando finalmente te reconheceu, no teu cabelo arranjado, vestido pipi e óculos escuros, apressou-se a buscar um livro que disse ter guardado para ti. O livro era o recentíssimo novo livro de Pedro Paixão: A Rapariga Errada.

Vemos sinais onde os queremos encontrar (lembro-me sempre de Kundera e do sinal na música de Beethoven). Aquele teve o rosto de uma confirmação.

As minhas Quintas-feiras são melhores que as Vossas*

- 1984, George Orwell
- Letra Só, Caetano Veloso
- A Rapariga Errada, Pedro Paixão

5 Euros cada.


*(a de ontem, particularmente)

Aguardo-lhe o lixo de muitas páginas

Li e aceito os Termos e Condições



I do.

Não autorizo o tratamento dos dados fornecidos para efeitos de marketing por terceiros.

Um toque é bem mais que poesia

"Update de memória visual"  é uma perífrase tão romântica quanto a tua mão sobre a minha na caixa de mudanças como alegoria para a mudança que só vai em frente se conjuntamente.  Aquele arrepio bom. Tendemos a ver as coisas como as queremos ver e um toque é bem mais que poesia.

Então e mais?

Uma espécie de agradável desconforto que tu ainda não entendes mas que já não dispensarias. Será porventura isso, estás fora da tua zona de conforto, num papel que não é o teu, um tipo que não é o teu e, todavia. Não inha, não arrebatamento, mas ela já me teria alertado na minha preocupação - por vezes, inesperadamente, é assim, tão natural como a sua sede, uma construção, e no sítio onde não procuraste. O que importa é encontrar.

O pecado mais cruel

A ligação excedeu o tempo I

Há relações que também excedem o seu tempo de vida. Demoram muito tempo a responder, indisponíveis ou ocupadas.

A ligação excedeu o tempo

Estou bastante certa de que hoje só não vou ganhar o Euromilhões porque o site dos Jogos Santa Casa não está a responder.

A mão (não tão) invisível



A economia submete a política  e instrumentaliza-a, numa correlação de forças assimétrica que, no fundo, reduz os regimes de soberania popular a engrenagens formais hiperatrofiadas.

(em Nas Suas Palavras, José Saramago)

Biopsia: one more time

O hábito não legitima o desinteresse. A normalidade não equivale a estabilidade. É quando vês que te assustas. Perto da vista é perto suficiente do coração, para que doa. O seu pranto confunde-te em egoísmo, mas aprende a compreender sem mágoa. Acredita, reza se precisares, mas confia.

Da Ponderação

A ponderação significa muito pouco: uma resposta imponderada pode ser mais acertada do que uma resposta ponderada. O sentido está então no resultado mais do que no processo. Sorte é  a probabilidade tomada a peito.

Palavra do senhor


Pessoa Pessoas - Miguel Guilherme from Elvis Veiguinha on Vimeo.

A melhor oração.

via Delito de Opinião

Maria José Nogueira Pinto

Um dos mais radicais desafios que nos é proposto, é a entrega de tudo aquilo que - ao limite - não depende de nós. Talvez seja esta a chave para as caminhadas mais duras. Uma entrega que não é derrotista, mas confiante de quem sabe que - at the end of the day - não tem nada a temer.

Maria José Nogueira Pinto,
recordada no 31 da Armada

Este podia ser um post sobre o concerto de Ana Carolina





Ela na verdade são duas. Duas mulheres por inteiro, consonante, consoante e vogal. Frases decompostas, esquartejadas e feridas, enlaçadas pela sabedoria de quem sabe quem é. Se fosse singular diria que era um plural, mas por ser duas vive essa hegemonia da partilha individual. Não se fala da Ana sem trazer por acréscimo a Carolina. É que uma não vive sem a outra e só na sua união é que se vive a instrumentalização musicada que é a vida nesse prisma melódico. A vida é assim mesmo, uma prosa em formato de poesia adocicada por um sotaque meloso de realidade transigente. A vida como ela é, brasileira, de pés assentes na terra, leves que se deixam esvoaçar e embalar nesse balanço gostoso tropical. Ana Carolina como ela é, dupla por inteiro.
(no LeCool)

Eu e Você



É hoje.

Pagar pra ver

Deixo a decisão nas tuas mãos, com a tranquilidade de quem sabe mais do que eu nestas coisas. Terás razão: não estou habituada a esta posição, do lado da espera e do receber. Dizes que será isso. Dizes que penso demais. Dizes que tiveste tu sorte. Não vou pensar.

Either you've got it or you don't I

Tem razão: até podes insistir mas as pessoas não são como o mármore.

Either you've got it or you don't



Meredith: [narrating] Before we were doctors, we were med students, which meant we spend a lot of time of studying chemistry. Organic chemistry, biochemistry, we learned it all. But when you're talking about human chemistry only one thing matters: either you've got it or you don't.

A pessoa errada

Pensando bem...
Em tudo o que a gente vê e vivencia
E ouve e pensa
Não existe uma pessoa certa para nós
Existe uma pessoa
Que se você for parar para pensar
É, na verdade, a pessoa errada.
Porque a pessoa certa
Faz tudo certinho
Chega na hora certa,
Fala as coisas certas,
Faz as coisas certas,
Mas nem sempre a gente tá precisando das coisas certas.
Aí é a hora de procurar a pessoa errada.
A pessoa errada te faz perder a cabeça
Fazer loucuras
Perder a hora
Morrer de amor
A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar
Que é para na hora que vocês se encontrarem
A entrega ser muito mais verdadeira.
A pessoa errada é, na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa
Essa pessoa vai te fazer chorar
Mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas
Essa pessoa vai tirar seu sono
Mas vai te dar em troca uma noite de amor inesquecível
Essa pessoa talvez te magoe
E depois te enche de mimos pedindo seu perdão
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado
Mas vai estar 100% da vida dela esperando você
Vai estar o tempo todo pensando em você.
Pessoa errada tem que aparecer para todo mundo

Até ao último dia das nossas vidas: um livro, coisa tão grave

Do primeiro dia de cada ano até ao último dia das nossas vidas. Do minuto em que um livro começa a arder nas nossas mãos até ao momento em que as coisas do Verão vêm ter connosco e incendeiam tudo o que resta - a tarde, o silêncio, a perturbação, as estantes onde o pó adormece à hora do calor, as redes sob as árvores, os arbustos sob os castanheiros, as conversas sobre a eternidade. Do primeiro dia de cada Verão até ao última dia das nossas vidas. Do primeiro ao último livro, do último livro até ao livro que há-de vir, à sua métrica, às suas histórias, à sua ventania, à sua poeira, à sua travessia dos pântanos, das ravinas submersas, dos pórticos, dos monumentos de argila, das romarias nas aldeias, das procissões antigas, do fogo-de-artifício. Até chegar ao seu coração ambulante, à sua alma de almocreve e peregrino. Um livro, coisa tão grave.

na Ler deste mês
(podem oferecer-me a assinatura de prenda de aniversário)

Tomada de Posse: PMO Manager

With great power comes great responsibility.

Uncle Ben dixit.

Tomada de Posse: busyness

Acredito ser a única pessoa que, estando de férias, vai a reuniões às 13 horas, de calça de ganga, top e sandálias.

Update: e uma amanhã às 8h, de pequeno-almoço.

Este podia ser um post sobre o Delta Tejo II



Todos caminhos trilham pra a gente se ver
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, viu.

Diz-me quem é a tua personagem favorita de Anatomia de Grey

E dir-te-ei quem és.

(Callie Torres)

Este podia ser um post sobre o Delta Tejo I



Uma combinação perfeita de Rachel Shelley com Courteney Cox.

Love will tear us apart (again)

Que seja claro como a água: quem gosta de ti faz-te sentir bem contigo própria; quem gosta de ti, gosta pelo que tu és e não pelo que tu poderias mudar. O amor é burro mas, a ti, tomo-te por inteligente.

Take a chance with me

O cartoon: mas ela diz que, apesar de tudo, ela tem sonhos I

Este podia ser um post sobre o Delta Tejo

Gosto dos dias assim, povoados de acaso e beleza, cheios. Acordar e não sei o que fazes mas estás cada dia mais bonita. São os teus olhos, respondes, e parece-me poesia, são rosas senhor, são rosas. O seu cabelo sujo, que eu sempre gosto mais, her hair, her hair, falls perfectly without her trying. Ter a certeza que, mesmo não sendo a melhor em algumas coisas, confiam-me o futuro, o desafio é nosso, e as decisões certas são também as mais tranquilas. Ela, black swan na sua saia preta qual bailarina, buscando a perfeição como no filme, e os sonhos meus como no cartoon, vítima de tanta tentação. O like, máximo dos máximos, a sorte protege os audazes. A sangria, tão nossa, e o apaziguamento que só a amizade carrega sem esforço, poder ainda contar contigo, presença segura e certa na quietude dos dias que fogem, quando nos queixamos do mundo e apesar de tudo temos sonhos. Voltar ao Delta Tejo, pensar-te. Nós lá na nossa inocência, no nosso amor nervoso, como sábia brincaste. Tu lá nas tuas sandálias altas, calções curtos e justos, sobrevivendo altiva ao terreno, visível e intensa, numa só palavra mulher, e eu tão vaidosa de ti e de mim, lá. O melhor sítio para te preservar é a lembrança. O encanto de Nouvelle Vague, love can be like bondage,  o seu encanto ao som de Nouvelle Vague - ninguém dança como ela -, seduce me once again, e a surpresa de Dalila Carmo ou Inês Castel-Branco. E mesmo com a desilusão de Sean Paul, lembrar aquele tempo muito distante de família feliz, disfarçada de dezasseis anos, tu no Tivoli Marina Vilamoura em cima da cama a dançar we'll be burning, onde estás agora que te não sei e nenhum Martini me soube igual desde que foste. Cages em roda gigante e a vista para o rio iluminado. Segura na coluna. Regresso e vou dormir a casa de uma amiga, como manda o papel com o teste do balão. Há dias felizes.