Incentivo à leitura

Desde que me conheceu nunca mais conseguiu retomar o livro. Namora uma rapariga que lê, diz o texto. Agora a história é outra.

As escadas do sucesso




















I've reached my goal.
Não subo escadas: só ando de elevador.

(isto é uma ironia.)
(acho uma inegável piada às pessoas que não sabem do que falam.)

Prospectiva

Vou voltar à escola!

Com um caderno Prosytem e uma caneta Roller Ball Uniball!

(há que ter requisitos mínimos, sempre.)

A Xu thing

(Mais) razões para gostar de ti

Como me acompanhas na minha posição de sono, até notares que me rendi. Como levantas todos os estores, um por um na sua sequência, e só depois voltas. Como dás conversa a quem a pede, desde a Daniela Ruah da Lourinhã até ao senhor do stand-up comedy, sempre com um sorriso paciente. Como te entusiasmas a falar do trabalho ou da política. Como nem sempre entendes as minhas indirectas à primeira e, só depois, quando relês. Como me baptizaste paixão, nome que só conheço na tua boca. Como gozas com o meu ólhólhó, qual criança achinesada. Como ris quando eu choro nos filmes, mesmo que eu te tenha avisado desde o início que choro sempre. Como, a entrar no sono, te apressas a tranquilizar os meus espasmos, apertando-me com força para ti e me fazes sentir tão segura e tão pertença. Como calças primeiro os sapatos e só depois puxas as calças. Como controlas com uma precisão perfeita os minutos até saíres para o trabalho. Como, quando te convences a levantar, e caminhas então com uma energia e determinação que me encantam. Como segues os três P, mesmo antes de os saberes. Como me dizes sempre "estás tão linda" e me enterneço toda, sabendo que és tu quem me faz sentir linda. Como me olhas sempre, muito atenta, muito séria, apreendendo cada detalhe e só depois os olhos, como se fosse a primeira e única vez. Como tu e as nossas pequenas coisas, valiosas de tão nossas.

Dia de folga

As pessoas tendem a dizer coisas precipitadas, umas vezes mais disparatadas do que outras. Costuma acontecer muito quando se está sob uma tremenda alegria ou uma profunda tristeza, quando algo as desperta. Hoje tive novamente essa consciência do nada que é tudo, ou do tudo que é nada, como preferires. Folhas ao vento, desconhecidas de destino. E precisei muito de te dizer, preciso ainda: o teu sorriso enche a eternidade, e isto nada tem de disparate.

Um dia admiram-se


Borges


Tu, a dos números



"eu queria ser o lado pragmático do casal. mas eu era o dos poemas, o lado mais burro e incompetente dos afectos, ainda que aqui e acolá dotado de tanta fantasia e beleza."

Por omissão

Por omissão, questiono o sentido desta frase, impreterivelmente.

Habitat Natural da Espécie

Podia dizer-se um fim-de-semana incomum: acordar nos teus braços no Sábado, adormecer nos teus braços no Domingo e, no intervalo, tu no meu habitat, com as minhas gentes, as minhas músicas, entre o jogo do prego e matraquilhos com o meu irmão e namorada. A espantosa naturalidade de tudo, entre risos e sorrisos, que o teu piscar de olho cúmplice vem confirmar. Enganaram-se no registo: o teu nome é felicidade.

Pirocise

O grau de pirocise de um blogue é directamente proporcional ao estado de paixão do seu autor.
Diz-me o que vês.

Nobody: só tu











(i do not know what it is about you that closes and opens; only something in me understands the voice of your eyes is deeper than all roses) nobody, not even the rain, has such small hands.

A Rapariga Errada, Pedro Paixão

Sleepover

Sexo não basta para a intimidade: a condição essencial é o sono.
Por isso o melhor momento é quando amanheço nos teus braços. Meu fôlego.










Anna Scott: Rita Hayworth used to say, "They go to bed with Gilda; they wake up with me."
William: Who's Gilda?
Anna Scott: Her most famous part. Men went to bed with the dream; they didn't like it when they would wake up with the reality. Do you feel that way?
William: You are lovelier this morning than you have ever been.

Coisas que se descobrem em Évora

Há uma Daniela Ruah na Lourinhã.

(likes, likes.)

Trade-off: como perder amigos e alienar outros

Antes ela queria almoçar com os Directores. Agora o que ela queria era almoçar com os outros.
Todas as promoções têm um trade-off.

Princesa

Uma menina acorda em cima de uma cama muito grande forrada a seda azul. Ainda não sabe que é uma princesa. Nem sequer sabe o que quer dizer ser uma princesa. Ela só sabe que tem quarenta vestidos lindos de todas as cores bordados a fio de ouro desenhando rosas e tulipas e crisântemos. E espelhos maiores do que ela no seu quarto de dormir. A quem ela pergunta: quem sou eu? E os espelhos respondem todos a uma só voz: tu és uma princesa com um coração de prata.

A princesa não gosta de ter quarenta vestidos por não conseguir vestir mais de um de uma vez. Nem dos enormes do seu quarto que não a deixam ficar sozinha consigo. Nem das aias e criados que não lhe permitem fazer nada com as suas mãos de princesa. A princesa farta-se do castelo onde vive. A princesa foge do seu castelo à procura do amor. O mundo não pode acabar.

A Rapariga Errada, Pedro Paixão
(ler e lembrar-me de ti. boas férias, querida)

Deixaste ficar as saudades

Nenhum texto pode carregar os nossos risos adolescentes de quem vai dormir a casa de uma amiga. A cama parece agora maior e, quando saíste de manhã, esqueci-me de te dizer que o cheiro quente do teu perfume ficou na almofada. Acho que deixaste ficar também as saudades, espero que não precises delas. Se te fizerem muita falta, o melhor é que as venhas buscar quanto antes. Alimentam-se de pouca coisa, quase nada, mas crescem a uma velocidade surpreendente! Portanto, se as queres ainda crianças, não tardes, por favor. Até lá, cuidarei delas, conto-lhes das tuas histórias de realidade e de sonho e elas pasmam-se entretidas. Aproveita enquanto ainda as consigo distrair, bem sabes que se não dormem começam a berrar o teu nome como se não houvesse amor maior. E sabes bem que não tenho jeito para isso. Por isso não demores, ok?

Dedicatória

"Da flor da paixão tombou uma lágrima junto do portão.
Ela vem aí, a minha pomba, a minha querida.
Ela vem aí, o meu destino, a minha vida."

Um quarto que seja seu, V. Woolf


(Um Quarto que seja seu, Virginia Woolf,
Como a água que corre, Marguerite Yourcenar,
ambos a 1 Euro num alfarrabista em Évora)

Do cabaret para o convento VII


















Cada segundo.

Do cabaret para o convento VI




Obrigada, meu amor.

A melhor tarte de maçã

Uma tarte de maçã nota 10! O vosso riso e o vosso sorriso. Obrigada, minhas muito queridas.

Do cabaret para o convento V

Todos os vinhos da Ervideira são excelentes. O facto é que toda a acção tem um efeito: se conduzir (alguém para o quarto) não beba.

Do cabaret para o convento IV

Afinal uma cama king size não é assim tão grande: é possível cair à mesma.

(valha-me o facto dela dizer que eu tive uma queda graciosa.)

Do cabaret para o convento III

Aparentemente, segundo ela, 6h da manhã poderá não ser a melhor hora para se ter conversas sérias sobre relacionamentos.

Do cabaret para o convento II

A energia com que salta da cama de almofada em riste, e num único gesto certeiro, consegue matar o mosquito. Hora do crime: 5h46 da manhã. 

Do cabaret para o convento I

Ela diz: "isto é um sinal".
Eu penso que se refere ao destino. Ela referia-se unicamente a uma proeminência não identificada que tenho junto ao pulso.
Uma espécie de romantismo. 

Do cabaret para o convento
















A vida são três dias. Até já.
(o nosso teste de stress)

Where the heart is

Hoje estás mesmo bonita. Vamos à rua de pijama. Repara no céu.

(não sei do pai natal mas as princesas existem.)

Razões para gostar de ti

O teu riso secreto, aquele que tu nunca notas, e que eu não esqueço, aquele que guardo só para mim (terei já falado dele?). Quando regressas para corrigir um erro distraído, como se fosse uma falta maior. O teu rigor e dedicação, que me aquecem o peito em admiração. O teu momento de sono, xuninho xunecas, e todas os doces absurdos do mundo que lá cabem, quase naturais. A embriaguez de ternura a que me submetes e que me faz escrever coisas lamechas de tão absurdas, como "doces absurdos". O teu corpo esguio e tão certo, tão necessário ao meu desejo, tão essencial à minha pele. As tuas mãos frias que me arrepiam e o teu corpo quente que me incendeia, num equilíbrio impossível. A tua sensatez de privacidade e o inesperado de um carinho, que me descobre desprevenida e em prevaricação. As tuas contradições e excepções, que me divertem em surpresa e atenção, porque ninguém. Só tu. Una, única, uma. Tu. Soube-me a pouco. Soube-me a tanto. A verdade cabe em dois extremos com a mesma facilidade com que o meu coração cabe na tua mão.

(sem razões. com razão.)

Toda Sexta-feira



Todos os meus dias teus.

Os h perseguem-me

Não existem coisas senão a nossa percepção das coisas. Nunca nos conseguimos distanciar para absorver toda a dimensão e significância das coisas. Existem poucos problemas. Existem muitas percepções. Afasta-te. Estás certa de que existe o problema?

Ainda encontras por lá o amor da tua vida

Quando não suportamos uma realidade, tendemos a inventar outras.

Quando o abrigo é seguro, a tempestade é boa*

O silêncio pode dizer mais. Quase sempre é assim, e por isso a gravidade e o perigo do silêncio, por isso tantas vezes a necessidade de fuga e o embaraço, por isso o barulho ausente de sentido. Não disseram nada, pelo menos nada que chegasse a ser digno daqui ficar registado mas, pelo contrário, calaram, e aí o cerne desta questão. Teria sido melhor se falassem.

Sei que não fazem por mal, cumprem com zelo e diligência a sua função, abrem caminho, destapam a ferida porque uma ferida exposta cicatriza melhor. São boas amigas, as melhores. Faria o mesmo no meu jeito desajeitado e bruto de ser que não espanta porém quem conhece. Não disseram nada mas olharam-me com aquele olhar de incredulidade, tão pouco tempo e duas vezes já, de quem não encontra as pernas para andar, de quem, perdida a esperança, condena à partida, pois que estarão os resultados à vista.

Perdoo-lhes a incredulidade como se fosse uma ignorância de nós, que nos sabemos e nos bastamos nessa certeza reconciliadora. Quando o abrigo é seguro, a tempestade é boa.

* Gonçalo M. Tavares

The Opera Scene


In case I forget to tell you later, I had a really good time tonight.

Gosto

Quando dizes "ninguém!", troçando de algo que eu digo ou faço, e eu te respondo "só tu". Sou lamechas (e quero ir ver Bryan Adams).

Serviço Público



Quero te provar.




Vamos fugir?




Ainda espero resposta.

And then the sun can shine

Acordar com o seu bom-dia. Maravilhar-me todas as vezes com a silhueta do seu corpo, fino recorte a espraiar-se contra a luz do sol. E só então o dia pode começar.

Tudo para dar certo

Fala-me que um dos últimos concertos que viu foi de Skunk. Eu penso que ela se refere a Skank. Ela não conhece Skank. Referia-se a Skunk Anansie. Tudo para dar certo.

Painted on my heart



You are.

Política de Privacidade

Poderia dizer-se uma relação moderna, que acompanha os tempos: temos uma política de privacidade.

Ocupação dos dias

É um bloqueio que me é invulgar. Sempre sucedeu o contrário, escrever como única forma possível de realizar, escrever para trazer à vida. Contigo, escrevê-lo parece-me verdadeiramente pouco, redundante, quase artificial. Não sei explicar, o melhor nunca se sabe e raras vezes nos aproximamos da sua significância imensa, imersos que estamos a tentar desvendar tudo porque tememos a indefinição embora as certezas sejam só certezas. A questão é, aquela, a fundamental, talvez a única, é que eu te quero dizer tudo. Tudo. Mas temo que os olhos não sejam bastante, que a minha boca se cerre na ilusão do desinteresse do mundo, que, muda, as minhas palavras não saibam traduzir o que levo dentro. Por isso preciso tanto de te abraçar com força, todo o teu corpo no encontro do meu, os teus ossos nos meus ossos, a tua boca na minha boca, os meus olhos nos teus olhos, nós. Fundirem-se os medos, as histórias, as canções, as memórias, troçando em vivo riso sobre o princípio da impenetrabilidade da matéria. Por isso a demora no beijo e a insistência no toque, a urgência no corpo e a serenidade dos momentos. Tudo para que eu te consiga dizer tudo. Por isso deves por favor desculpar-me o não conseguir escrever-te. É que prefiro respirar-te, prefiro viver-te, prefiro amar-te.

Quebrar a rotina

Não gostamos de rotina: nuns dias pedimos pipocas doces, noutros salgadas.

The Printed Blog




















Tão bonita. Já a tenho!

Don't play the result. Act as if.

"You know, there's a rule in acting called 'Don't play the result.' If you have a character who's going to end up in a certain place, don't play that until you get there. Play each scene and each beat as it comes. And that's what you do in your life: You don't play the result. So you get diagnosed with Parkinson's, and you can play the result. You can go right to, 'Oh, I'm sick.' It took me seven years to figure out that I'm not at the result. I'm not at the result till the end. So let's not play it. It's not written yet. And so that's the attitude I take in life. Another expression is 'Act as if. Act as if it's the way you want it to be, and it'll eventually morph into that."

Michael J. Fox

The Hidden Spark

And then she came II

O método do sono pode ter efeitos mais positivos do que a maiêutica socrática. Para ouvires a resposta deves saber fazer a pergunta.

And then she came I

A TPM poderia ser uma derivação da bipolaridade. 

(As pessoas tendem a procurar sempre uma justificação.)

And then she came

É um facto: não compreendo as mulheres. One life letf.