Exquisite

Pequenas vaidades, a apelar à minha noção de excentricidade, tão parecida com exclusividade: recebi a Taschen em casa.


Insuficiente I


(o que tu me foste mostrar)

Insuficiente

O anonimato protege o reprimido e envergonhado mas também o canalha e o fraco. Quem quer ser premiado precisa de um nome. Pelo contrário, poucas acusações têm um nome.

Serei insuficiente para lidar com pessoas, mas ainda mais para lidar com falta de frontalidade e humildade.

Património



Obviamente que estou a falar do fado.

Devo andar a ver demasiadas séries

Depois de ter encontrado um formando que me fazia lembrar uma personagem do Californication, agora tenho o Dr Chris Taub, do House, a aprender MS Project.


Quero-te aqui (não te quero largar mais)




Meu amor há tempo
Se tu quiseres
Sem assombros sem medo, se te atreveres a ser
Completamente tu
Venha o que vier
Agarra bem o mundo
Acredita o tempo, é sempre agora
Não há mais rodeios, desenganos ou demoras
Vê o teu sentido és tu
Com tudo o que trouxeres
Em ti, ainda
Eu sei que às vezes muito perto desfoca
E querer o mundo inteiro no peito, sufoca
Mas eu quero-te aqui
Eu quero-te em mim
Meu amor há tempo
Se tu quiseres
Sem assombros sem medo, se te atreveres a ser
Completamente tu
Venha o que vier
Agarra bem o mundo
Acredita o tempo, é sempre agora
Não há mais rodeios, desenganos ou demoras
Vê o teu sentido és tu
Com tudo o que trouxeres
Em ti, ainda
Eu sei que às vezes muito perto, desfoca
E querer o mundo inteiro no peito, sufoca
Mas eu quero-te aqui
Eu quero-te em mim
Eu sei que ao longe há sombras, ausentes
Mas eu vejo-te em zoom e o meu plano é diferente
Eu sinto a tua falta
Não te quero largar mais

TVD: don't underestimate the things that I will do

Nunca te disse e nunca te vou dizer mas, sempre que vais, tenho um secreto e assustador receio que não voltes. Que talvez descubras quem eu sou ou quem tu és e que a minha presença se perca nessa descoberta e nunca mais se encontre. Também sei que foi por causa daquela vez, daquele dia bipolar, mas não te vou contar e ninguém precisa de saber. Não é fácil sair, recomeçar, esquecer - não quero que esqueças -, por isso, a minha preocupação que, quase meia-noite, e ainda não tornaste. Não te posso porém dizer nada disto, que a insegurança chama insegurança, e todas as revistas femininas dizem que a auto-confiança é um estímulo e um estimulante e que a insegurança é uma fraqueza do espírito ou a pouca estima da carne. Não te conto nada disto, mas quando chegares hei-de ansiosa procurar-te os olhos para me rever em ti, beijar-te em fúria a boca para lhe sentir o gosto bom, abraçar-te toda até te fazer minha nesse abraço.

Amigos, amigos: you already did

O amor não deve servir para causar medo. Amar é exactamente o contrário.

(voltarei aqui mais tarde e sei, de antemão, que terá ainda um sentido.)

Vitória nossa de cada dia

"Nós ainda somos moços, podemos perder algum tempo sem perder a vida inteira. Mas olhe para todos ao seu redor e veja o que temos feito de nós e a isso considerado vitória nossa de cada dia. Não temos amado, acima de todas as coisas. Não temos aceito o que não se entende porque não queremos passar por tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos um ao outro. Não temos nenhuma alegria que já não tenha sido catalogada. Temos construído catedrais, e ficado do lado de fora pois as catedrais que nós mesmos construímos, tememos que sejam armadilhas. Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e nós a tememos. Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo. Temos organizado associações e clubes sorridentes onde se serve com ou sem soda. Temos procurado nos salvar mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de ser inocentes. Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer sua contextura de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios. Temos mantido em segredo a nossa morte para tornar nossa vida possível. Muitos de nós fazem arte por não saber como é a outra coisa. Temos disfarçado com falso amor a nossa indiferença, sabendo que nossa indiferença é angústia disfarçada. Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa. Falar no que realmente importa é considerado uma gafe. Não temos adorado por termos a sensata mesquinhez de nos lembrarmos a tempo dos falsos deuses. Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos e para que no fim do dia possamos dizer “pelo menos não fui tolo” e assim não ficarmos perplexos antes de apagar a luz. Temos sorrido em público do que não sorriríamos quando ficássemos sozinhos. Temos chamado de fraqueza a nossa candura. E a tudo isso consideramos a vitória nossa de cada dia."

Clarice Lispector,
Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres

Tower Heist

"Sharks are born swimming."

Intimissimi: arrangement

Intimissimi

Não há nada melhor para vermos o absurdo de uma ideia ou a insignificância de um problema quanto dizê-lo em voz alta a outra pessoa.

LinkedIn

Sabemos que o cenário na empresa é realmente negro quando toda a gente, repentinamente, começa a actualizar o seu perfil no LinkedIn.

Paciente

A palavra assenta na perfeição: na doença as pessoas são "pacientes" porque a doença exige paciência.

("a pequenina fechou", e o sorriso não me cabia no rosto.)

50-50

Amigo é aquele que tem a capacidade de te fazer sentir normal.

(não te largo a mão.)

Apimentar a relação

Vivermos na mesma casa e combinarmos encontro no cinema para nos podermos encontrar.

É fácil de montar o aparato da menina que é culta



Eu sei que é fácil de montar o aparato da menina que é culta
Mas também, sorrir sai mais barato que cuspir pensamentos à solta
(...)

Eu sei que é fácil de montar o aparato da menina que é esperta
Mas também, fugir pra ti faz parte de investir na pessoa certa.

Mensagens subtis ou das belezas do existir em que te incluis

"Só não perde amigos quem não se interessa pelas amizades."

(O Ouriquense é cheio de sabedoria.)

A felicidade na estabilidade é a estabilidade da (jn)felicidadde

"O argumento adulto é que a felicidade depende da estabilidade. Percebo essa identificação, reconheço que faz algum sentido. Mas não é a minha experiência. Só fui feliz quando estava instável, e sempre que encontrei a felicidade encontrei-a na vizinhança da infelicidade, entre enigmas e perigos. Longos períodos estáveis, por opção ou cansaço, nunca me trouxeram felicidade alguma. A estabilidade gera estabilidade, que gera tédio. E o tédio não é vida. Só me senti vivo em momentos instáveis, nos quais era me impossível separar a infelicidade e a felicidade, o medo e a glória. O argumento adulto não me serve de nada."

Pedro Mexia, n'A Lei Seca

Did we chase the rabbit into wonderland



If we don't kill ourselves we'll be the leaders of a messed-up generation
If we don't kill ourselves will they believe us if we tell them the reasons why
Do we take it too far, take it too far
Did we chase the rabbit into wonderland
There's a hundred grand, will they understand
It was all to stay awake for the longest

(esta letra. estendermo-nos no tempo, for the longest.)

Entre a capa da Exame e os livros da Fnac

Somos sempre aquele intervalo entre o sonho e a possibilidade, a noção difusa dos extremos mas a certeza de que ainda não estamos lá, faltará muito, falta sempre. Ainda não sabes o quando, o como ou até o se, mas a recorrência do pensamento deixa-te numa inquietação de vontade, a mudança a tentar-te, o amor à arte ou o pão, ainda que nem só de pão viva o homem, ainda que seja loucura e a vida não esteja para tentativas. Toda a escolha exige coragem, aquele tomar nas mãos o teu próprio destino, fazer uma vida-a-vida e não o dia-a-dia de todos. Mas não sabes, uns dias cheios de certeza, outros a utilidade que não é clara, uns capa da Exame, outros vendedora na Fnac, o palco ou a audiência, a visibilidade ou a descrição. Talvez apenas o cansaço, talvez a qualidade do fato. Hoje não sei.

Isto que ela, sempre cheia daquela mestria, escreve: "dizer-lhes que aquele não é o nosso mundo, que estamos ali por necessidade, é o destino truculento e zombeteiro que nos obriga ao cansaço do trabalho e ao aborrecimento da vida amanuense."

This could be paradise

Da intimidade

A intimidade entre duas pessoas poderia medir-se pelo número de embaraços partilhados.

Um brincalhão

Trabalhar ao lado da área SAF, de Serviço de Análise Funcional, e pensar sempre em Síndrome Antifosfolípido.

E o teu corpo tocou num recanto do meu



versão com JP Simões, descoberta aqui

Na vertigem da voz quando enfim se cala

Meu amor,

É tão engraçado chamar-te amor. Tão engraçado traduzir um sentimento numa pessoa, como se dissesse amizade e esse nome fosse suficiente para dizer tudo o que trago e me sobeja, e a mais ninguém servisse o nome amor senão a ti, meu amor. Dar uma voz ao amor e essa voz ser a tua e o seu aspecto ser o teu, o amor inteiro e completo que te assenta em cada curva do corpo, perdes o nome que te deram e és unicamente amor. Já tinhas pensado nisto? Só penso o que não interessa a ninguém, e isso chateia-me e orgulha-me ao mesmo tempo.

Perco-me sempre a pensar em ti, sobretudo a pensar em ti enquanto oiço JP Simões, quando o dia entardeceu e ouve-se ao fundo uma velha canção de paz e amor. Desculpa, nem era disto que te queria falar mas ando p'ra aqui enrolada com aquilo que disseste, num desabafo revoltado que eu não soube acalmar. Disseste que querias praguejar contra deus, e isso é tanto, meu amor, porque tu nunca praguejas. Vence-nos a todos, praguejes ou não. Podes usar os nomes mais feios, aqueles que só dizes no silêncio do quarto, e nem assim. Aperto-te a mão com força e o teu grito será uma ressurreição, acredita. Amor fati.

Há muita coisa no caminho e é sempre preciso tempo, a velha desculpa que resulta sempre, mas o momento virá, tem de vir. Quando se pensa numa coisa recorrentemente está na hora. Ontem saí a pensar nisso e a palavra, aquela que tenho de encontrar, é utilidade. Não sei o propósito mas sei que a vida é aquilo que acontece quando tu estás e isso há-de significar algo.

E já te disse que estou com tantas saudades tuas, ao ponto de o vir derramar à frente de toda a gente? É verdade, meu amor. Tão engraçado chamar-te amor.

O bom saudosismo: que decore os teus planos e que não se esqueça



Eu não quero ser, eu não quero pedir
mas estou a perder, e não sei que fazer, mais...
O que eu era desapareceu
E quando falo parece... Parece que não sou mais eu.

Tento encontrar-me, desenrascar-me
Já faço a cama, ando ocupada
Tentar fugir de ti
Mas mais longe é mais perto
Mais difícil fazer o correcto
Do que estar certo

Refrão:
Por isso...
Cedo o meu lugar, a quem te mereça
Que decore os teus planos, e não se esqueça.
Cedo o meu lugar, a quem te mereça
Que te dê tudo, e que nem pareça.
Cedo o meu lugar, a quem te mereça
Que fique do teu lado, e que não esmoreça.
Cedo o meu lugar...
Mas a seguir, peço para voltar.

Para mim nunca foi um jogo
Foi apenas um retrato
Onde ficávamos bem os dois
Onde as duvidas são para depois.
Gosto mesmo de ti
Mas tu nunca estás... Nunca estás aqui.

Refrão

É que eu gosto mesmo de ti
Eu gosto mesmo de ti
Tento encontrar-me, desenrascar-me
Mas quanto mais longe é mais perto

I wanna make you happy

Oportunidades

"O amor funciona na ignorância ou na esperança; como Plano Poupança Reforma, não recomendo."

Pedro Mexia,
n' A Lei Seca

Lóri e Ulisses

Às vezes tenho a secreta sensação que Clarice era uma louca num hospício e com um grande talento para a escrita.

Programação Cultural I


Amanhã, no Monumental e no Estoril.

Private

Só eu é que consigo agarrar oportunidades à 1h da manhã.

A secretária-geral da ONU

Diz-se que um aniversário é uma celebração da vida e, apesar disso, ninguém celebra. Ontem choravas de felicidade nessa celebração, festejavas o estares viva e pouca gente saberia isso. Ninguém percebeu que aquele momento era o firmar de uma ressurreição, aquela que, só por ser para ti, eu até acredito. Ninguém entendeu que era um renascimento, uma vitória e uma prova de resiliência. Num ano, o pior de todos os que algum dia sonhaste, a vida poderia ser algo muito diferente da vida, em muitos dias desse ano foi assim. Mas agora ali estavas tu, linda como sempre és, a comemorar o futuro que ainda tens para fazer, talvez a aproveitar melhor, sem dúvida a saborear melhor. A nutrir, apesar de tudo, um carinho e um respeito generoso pelo sofrimento sobre o qual construíste a felicidade - ele escreveu isso, que era preciso acarinhar o parto do sofrimento a dar à luz uma felicidade para crescer, e é tão bonito e tão verdade, não é? E nem eu apreendi tudo o que estava lá, bem sei, mas daquele abraço nosso entendi e continuo aqui. O próximo discurso daquele livro é o teu, discursos que mudam o mundo, como a tua vida a mudar a minha. 

(isto é tão piegas.)

New skin for the old ceremony: follow the leader

Na luz do dia a confiança é banal: dizes-me vem, e eu vou mas tenho os olhos atentos. É na noite, escuro de breu, que a confiança se prova: dizes-me vem, mas chegarei eu ao teu encontro nada vendo? Confiar de olhos vendados é outra coisa. Nada tenho mais do que a possibilidade de confiar. É agora que tudo se prova e eu não sei se consigo. O tempo escasseia e o meu medo aumenta.  Escreveu que é normal ter medo nos momentos certos. Talvez agora seja esse momento certo.

And if there's love, just feel it I

Arrancar-te essa dor do peito, que te queima a alma e te faz chorar à noite, baixinho, contra o meu peito. Lembrar-te que não sabemos nunca do início ou do fim, acontece-nos. Dizer-te que estou aqui, mesmo que isso não resolva nada, eu estou aqui. Sou tão má nessas coisas, meu amor e, mesmo que chore em todas as comédias românticas, não sei ainda as palavras certas que te sirvam. Encho-te de beijos na esperança de que te calem os soluços e bebo-te as lágrimas até que se esgotem. O amor afasta o medo. O amor cura. O amor salva. Confia.

And if there's love, just feel it



Say those words like there's nothing else: I won't let you go.

Lucky Me

"A Avenida de Roma é o maior cluster religioso do País", disse, na aula, referindo-se à indústria da fé. Estou a gostar muito desta Pós-graduação.

ICT

Vedar acessos a sites, mais do que uma demonstração de poder, pode ser uma demonstração de interesses: na empresa vedaram o Youtube mas não o Facebook. Pois.

Se no meu lugar: crowdsourcing

Preciso de ajuda: como se chama e quem canta uma música recente que tem no refrão "Se no meu lugar", alguém sabe? Só ouvi ainda na SWTMN e na Comercial mas gostava mesmo muito de saber e não encontro em lugar nenhum. Help.

Escuta Activa

Cabe ao emissor fazer-se entender.

The truth doesn't have versions

Scarlet Letter














Vale a pena confiar no bom gosto do Pedro Mexia.

A elevação do coitadinho

Reparou cheia de perspicácia que o Português tem um qualquer síndrome do coitadinho, elevando-o, tornando-o herói. Os reality shows são a prova: Zé Maria, Henrique, António. Se não nos conseguimos salvar a nós, que se salve um de nós.

Casa dos Segredos

O Duarte Lima também gosta do Oeste.

(eu não sei nada.)

Morada Fiscal

Existe uma linha ténue entre o romantismo incurável e a simples parvoíce. Mesmo que desta vez, achavas, fosse for real.

BFF

Amizade que não se pede, que não se mede, que não se repete. Voltaste e tudo pareceu igual e inalterado. Riste e o teu riso tinha ainda aquela força de luar. Ninguém muda ninguém, foi preciso confirmares a doer. Não te mudaram também e, desculpa, isso deixa-me feliz. Agora deixa o fato de treino de lado, que não és nenhuma dona de casa desesperada, nem a desleixada que se passeia de crocs, e faz-te à vida, isso das depressões não é para ti. Não inventes mais desculpas, é tempo.

Pão-por-deus

Fazem o sinal da cruz à pressa para não perderem mais tempo, ouvindo os raspanetes surdos da velha catequista, ela cada vez mais surda também. Levam sacos do pão, outros de plástico, e seguem em bando, os putos, gritando em viva voz e com o futuro todo a reclamar ainda. A aldeia tornada criança, e eu ali no meio, na varanda a assistir ou nas escadas à espera, distribuindo chocolates, rebuçados e chupa-chupas a quem não sei mais. Ainda assim, há a referência ou o sangue, a ligeira percepção que, de algum modo, serão primos e primas. Ainda assim, aqueles são meus. Aquela é a casa, aldeia nossa.

Mamuska I

Enternece-me a sua vaidade com o bolo, acompanhado de parabéns e flores, presente das enfermeiras e doutoras que quase todos os dias a cuidam. Exibe a foto tirada com o telemóvel e apresenta-mas, uma a uma. Abraço-a e digo-lhe que qualquer dia, se não se cuida, ainda ganha um busto no hospital.

(às vezes acho que deus é um sacana, para não dizer coisas piores.)

Mamuska



No Facebook fez x-2. A própria pensava fazer x-1. Os filhos compraram velas de x+1. E, afinal, fazia x. Para mim será sempre a mais linda mulher de 40.