If it doesn't come bursting out of you in spite of everything, don't do it.



Unless being still would drive you to madness don't do it.

Los colores de cuando amanece (que no es poco).

Tentarei de novo. Penso nesta insistência e descubro o esquecimento. A escrita haverá de ser sempre uma luta contra o esquecimento. Sou egoísta: não quero que te esqueças de mim.

Serei o Sol (na despedida).

Corri quatro livrarias diferentes para conseguir entender todo o significado de um verso.

(o Silver Linings Playbook pode facilmente corroborar que estou louca.)

Alta definição

Não gosto de pessoas que fazem uma piada, riem de si próprias, e depois olham muito em redor só para atestar que os outros também estão a rir.

A ignorância ou má interpretação

Os meus dois segundos de fama na televisão pública vão ser a confirmação de um erro: parece que "pé-de-atleta" perdeu o hífen no novo acordo ortográfico. Naturalmente continuarei a escrever "pé-de-atleta".
 
(a ignorância ou má interpretação da lei não justifica a falta do seu cumprimento nem isenta as pessoas das sanções nela estabelecidas.)

Hold on and take a breath. I’ll be here every step walking between the raindrops with you.


É tão difícil guardar um rio quando ele corre dentro de nós.


Let me explain. I have a chance for a grim but tolerable life, but only if I give up hope.

Ela dizia "avança, anda para a frente", e eu feita parva a olhar para ela, sem entender por que é que ela queria que eu andasse para a frente com o carro. Foi só quando elas ficaram as duas a olharem para mim feitas parvas que eu percebi que ela não estava a falar do carro.

(talvez os melhores conselhos sejam aqueles que insistimos recusar ou que não conseguimos seguir, quase a mesma coisa.)

Look at the stars. Look how they shine for you.

104 chamadas não atendidas.

O substituto

Passei os últimos dias a analisar perto de 500 currículos e, sem prejuízo da crise e outras justificações mais ou menos plausíveis, começo agora a perceber porque é que algumas pessoas têm dificuldade em encontrar emprego: pessoas que enviam respostas só com anexo, sem corpo de texto; emails com erros ortográficos como "candidatura expontânea"; formatações diferentes no mesmo texto; pessoas que usam abreviaturas como "mt" em vez de "muito"; tipo de letra comic sans; pessoas que não se sabem vender e dizem que "a minha única experiência é"; pessoas que dizem que têm "carta de condução de carros e motas"; e, o melhor, pessoas que escrevem "começo pela apresentação: tenho 42 anos e três mulheres que vivem comigo. (...) O toque humano pode ser atestado pelo meu sportinguismo, que revela uma capacidade de saber trabalhar, sofrer, inerente à devoção. Team player é o meu middle name". Really?

Some things are made from better stuff



This gift will last forever
This gift will never let you down
Some things are made from better stuff
This gift is ready to be found
Just you believe it now.

I know it's hard to keep an open heart

O que pensarás enquanto sobrevoas as nuvens e o tempo? Não digas que é tarde, que não vale a pena, que já foi o tempo. Há tanto para te dizer, há tantos dias a ganhar, a neve para derreter e o calor para chegar. Quero ouvir-te as histórias do temporal e sorrir no teu jeito. Não tem de ser um absurdo. Podes ser só tu a contar-me como foi. Baixa as defesas e recebe o que vier. Abre o coração e vê o que acontece. Não tem de ser um absurdo. Podemos ser só nós a sobrevoar as nuvens e o tempo. Olha-me nos olhos. Não tem de doer.

La foule



Quantas variantes tem um único silêncio?

Busyness: o dia em que fui, única, contra a corrente

Acredito que a paixão é mais importante do que uma média. Acredito que no meio está a virtude mas que o interessante está nos extremos. Acredito que pessoas são mais importantes do que números. Acredito que a estabilidade está no padrão mas que a beleza está em quem sai dele. Acredito em planos mas prefiro acasos. Acredito em tendências mas prefiro o risco dos desvios. Acredito em procedimentos mas acredito ainda mais em culturas. Acredito que é importante filosofar mas que é mais importante viver.  Acredito que os valores são mais importantes do que as qualificações. Acredito que é mais importante sabermos quem queremos ser do que sabermos quem somos. Acredito que as perguntas são mais importantes do que as respostas. Acredito que importa pensar o que se diz mas que importa ainda mais dizer-se o que se pensa, como hoje. Acredito em bêbados. Acredito que usar sapatos clássicos não diz nada de uma pessoa a não ser que é chata. Isto é aquilo em que acredito. 

(há dias em que vacilo.)

Quando finalmente adormeci

Fui dormir e sonhei a minha própria loucura.

Sabe(rá) bem voltar-te a ver




Sabe bem voltar-te a ver

Sabe bem quando estás ao meu lado
Quando o tempo me esvazia
Sabe bem o teu abraço fechado

E tudo o que me dás quando és
Guarida junto à tempestade
Os rumos para caminhar
No lado quente da saudade.

Os rumos para caminhar no lado quente da saudade

O amor é um comboio, disseste, pessoas que entram, pessoas que partem, pessoas que fazem a viagem até ao fim, outras que adormecem pelo caminho. Não sei que comboio é este que vai passando a estas horas, faz agora a última chamada antes de partir. Dá-me a mão, sobe comigo. Senta-te do meu lado e aprecia a vista. Há um sítio que te quero mostrar.

(que a nossa solidão não faça de nós pessoas sozinhas.)

And I'm watching you now I see you building the castle with one hand while tearing down another with the other.


There's a little bit of me inside you gathering what you've lost.

Ainda não são cinco da manhã e não consigo dormir. Não há nenhuma razão particular para isto, pensamentos que se sucedem sem nenhuma ordem determinada, sem sequer que sejam relevantes para me manter acordada. Um dia alguém ainda me haverá de explicar por que é que há vezes em que bocejamos mas não conseguimos dormir e outras em que sentimos mas não conseguimos prosseguir. Estarás a dormir a esta hora. Ou poderás estar agora a acordar e a apanhar o voo, será hoje? Há demasiados dias que não sei de ti. Talvez nem sequer te tenhas deitado. Mas, na imaginação como nos blogues, pode-se tudo, e por isso faço desta cama maior e mais confortável, volto a apagar a luz e trago-te para o meu lado, aqui e agora. Ficarei só a ver-te dormir, sabendo por experiência que não há imagem mais tranquila do que ficar a ver-te dormir. Todos as tempestades seriam mares de calmaria se te vissem dormir. Meu anjo. Talvez não me baste, porém. Talvez tenha de me aproximar mais de ti só para te aspirar o perfume do cabelo e nisso me sentir mais cheia, invencível. Talvez não resista e te acaricie o rosto com ternura e com cuidado para que não despertes. És tão bonita. Sei que o coração é maior do que o resto do corpo e por isso é possível que a minha vontade me leve a beijar-te a bochecha ou o pescoço. Sim, é provável que te beije. Não me importo já se acordares porque, na imaginação como no blogue, descobrimo-nos no mesmo abraço e sorris, e o teu sorriso, meu amor. Passará então das cinco da manhã e não quererei dormir só para aproveitar o tudo e o todo desse abraço. O teu abraço é o melhor lugar, o sono mais belo que vem.

Aporta em mim, fica neste abraço que não se perde. Descansa agora, princesa.

It's not where you go, it's how you feel for a moment in your life.


What comes after poems and sex?

O corpo é um caminho para a alma. É preciso ter cuidado com o sexo, raramente é apenas sexo, há sempre a alma à espreita. As memórias não ficam apenas no cérebro, há memórias que ficam com o corpo e que se acordam inesperadas. Na tela do cinema, ela ensinava-o a conhecer o seu corpo, tocou-lhe na orelha, como tu gostas de fazer, e houve uma memória que se acordou. É preciso ter cuidado com os filmes que se vê. Assaltou-me então uma urgência gritante de tocar o teu corpo, tocar-te a alma. A tua boca, meu deus, a tua boca. Nunca ninguém me falou assim. Nunca ninguém me beijou assim. Quando ele perguntou o que vem depois dos poemas e do sexo, ela respondeu que depois da poesia e do sexo pode vir nada ou pode vir tudo. Felizmente, quando cheguei a casa, estava a dar a casa dos segredos.

(acho que hoje dá uma reportagem sobre estudantes de medicina Portugueses na República Checa.)

If only songs were sung to guide the doubtful ones beyond the rough.

I want to stay another season, see summer upon this sorry land.

O amor não ocupa espaço, leu. Depois lembrou-se que aquilo era um livro.

Nothing quite beats the first shot of Jameson on a Friday night.

Passaram anos, estações, vidas e, surpreendentemente até para a minha memória, ainda consegui reconhecer aquele número no visor do telemóvel. Um dia alguém ainda me haverá de explicar como guardamos nós as memórias. Os mortos nunca morrem de uma só vez, como li hoje algures. Os fantasmas ainda menos. Amanhã vai fazer um tempo estranho, está explicado.

(Jameson fica melhor do que moscatel e night fica melhor do que 6h da tarde.)

Dos incentivos, a pedido.

"A Lua de Joana", porque foi o primeiro que me mudou. 

(que a literatura nos incentive, mesmo que não nos salve.)


We said yes to hope which has to be vague, we said yes to love which is always blind, we smiled and said yes without blinking I

É possível que a vida se esgote entre um dia e outro. Bom, não a vida, mas algo muito perto dela. Quando dermos por isso já não magoa. Tenho pensado menos em ti, embora pense todos os dias em ti. É assim que sei que ainda tenho coração. És crónica em mim. Se me perguntarem o que aconteceu não saberei responder. Direi que não me apetece falar disso, como aprendi contigo. It happens, direi. Felizmente não perguntam.

Ainda que procure todas as razões nunca há uma razão, não vale por isso a pena procurar mais. O caminho é em frente mesmo que agora tudo seja pousado, foste tu quem mo disse um dia. Voltamos ao ponto do início. Oiço apenas músicas alegres ou, quando as há tristes, oiço apenas aquelas que sei aguentar, já não me tento. Quando não escreves pergunto-me por ti e se estarás bem, o que andarás a fazer. É importante que estejas bem, é o mais importante.

Vejo as temperaturas aí e apetece-me caminhar contigo sobre o rio como se tudo pudéssemos ainda e os nossos olhos fossem novos. Quero ser eu dentro de ti. Dá-me a mão como quem não espera nada e por isso sente tudo. Não vamos falar do passado que nos dói nem pensar no futuro que é sempre incerto. Sabe apenas que é possível, o futuro. Dá-me a mão e vamos caminhar sem nenhum destino que nos chame, caminharemos sem medo que o gelo se quebre sob os nossos pés, caminharemos até que o dia seja dia. Vem.

We said yes to hope which has to be vague, we said yes to love which is always blind, we smiled and said yes without blinking.

E, alto e determinada, como se tivesse pressa ou fosse a única coisa que lhe importasse, ergueu a voz entre o silêncio e, para espanto ou gozo de todos os presentes na formação, perguntou: what about love?

You can’t connect the dots looking forward

Alguém que não me conhece disse que me admirava pelo meu futuro, por aquilo que serei com certeza. No melhor e no pior, surpreendo-me sempre. Comovo-me mais com o LinkedIn do que com o Facebook.

This is what I believe to be true: you have to do everything you can and if you stay positive you have a shot at a silver lining.



When the kids are old enough we're gonna teach them to fly.



(tenho tantas saudades tuas.)

Falling to pieces ou breve explicação dos corações partidos à minha avó

Avó - Então como é que é um coração partido? Não é assim, dividido em dois?
Eu - Não, avó. Quando um coração está partido é em todo o lado, é todo.


Só vais embora quando chegarmos ao castelo do mau, 'tá bem?

- Agora faço eu, que esta parte é muito difícil para ti.

(Mauro, 4 anos, enquanto jogávamos Shrek na playstation)

´tá bem, Mauro, 'tá bem. Mas promete-me que me vais sempre abraçar assim com aquela força, promete-me que vais continuar a tentar repetir as palavras em inglês que ouves no jogo com esse entusiasmo, promete-me que quando eu te disser que vou para outro País tu vais ainda perguntar-me se vou para aquela aldeia onde tu vais à escola, promete-me que cada palavra dará uma canção e que quando disseres Francesco Bernoulli será sempre com esse sotaque tão italiano. Às vezes apetece-me pedir-te para não cresceres mais, meu amor.

Desafio final

A Casa dos Segredos está cada vez melhor. No sofá, não sei se me divirto mais com eles ou convosco. Tu a suspirares pelo Carlos, as três a repreendermos a atitude da Susana, ela a dizer que a Alexandra é uma vaca e tu a dizeres que não, ela é uma verdadeira coitadinha, eu a dizer que até gosto dela. É bom estar em casa.

Eu sei que o espelho te disse que pássaros feridos não fazem ninho.

Eu sei que o espelho te disse que pássaros feridos não fazem ninho mas o espelho distrai-se muito com a encruzilhada ignorando muitas vezes o caminho. 

Never test the depth of the river with both feet.



Take your time, hurry up
Choice is yours, don't be late
Take a rest, as a friend

As an old memory.

A segunda mão

Eis que ao arrumar os livros na nova estante, descubro numa das folhas finais do "Eles eram muitos cavalos", a caneta azul e caligrafia cuidada, o email, a morada e o número de telefone de Luiz Ruffato, o autor. Gosto cada vez mais de comprar livros em segunda mão. Nunca se sabe.

As pessoas mentem muito, como os mercados.

Ninguém lê. Quando me dizem que estão a ler Joyce, não acredito. Nem sequer acredito quando dizem que estão a ler Gonçalo M. Tavares, ou valter hugo mãe, embora acredite quando dizem que leram a biografia de Maria Filomena Mónica. As pessoas mentem muito, como os mercados.

Like I knew I would

Lost in translation

Um dia alguém me haverá ainda de explicar como funciona isso da memória visual e por que raio insisto em recordar apenas da letra inicial. Cantarolam uma música e sei que começa por E (Emoções). Mostram uma actriz e sei que começa com N (Natalie Portman). O cérebro é um lugar estranho.

Extravasa praí

No sítio que sempre foi a nossa mesa está agora um espaço vazio e um ecrã na parede. As pessoas não são já as mesmas, as cores não são já as mesmas, o nome é outro. Porém, a sangria melhorou, o copo de moscatel vem mais cheio, alguma coisa boa há-de vir daqui ao mundo. Ri alto e com vontade, respondi com a determinação de quem sempre percebeu daquilo e depois, a resposta errada, perguntei quem lhes mandou levarem-me a sério. Naturalmente aquela bandeira não seria do Uganda, naturalmente o mar não seria o Vermelho nem o Morto, naturalmente orangotango e gotcha seriam aberturas de xadrez e não tipos de golas. Ali, fomos ainda nós como antes, o sorriso na boca tão perto como uma qualquer resposta sem sentido. Felizmente só ficámos em penúltimo.  

(podias ser tu a enviar-me uma fotografia de uma garrafa de água ou ela a dizer-me que para a semana vamos ao teatro.)

Eu queria tanto parar aqui

Sentimos no ar a melodia etérea. É a nossa música.
Cantamos e dançamos como se fosse a última vez, o último olhar, o último toque, o último beijo.
Estás linda.
O teu vestido, da cor do vinho que enche os copos, aquece o chão que pisas e relembra a razão. Todas as razões.
Diz-lhe para parar aqui. Eu queria tanto parar aqui.
Os olhos param em ti e em mim, enquanto preenchemos o espaço vazio, impossível de preencher por alguém que não nós. Não pedimos o fim, mas não nos importamos se acabar assim.
Diz-lhe para parar aqui. Eu queria tanto parar aqui. O mundo é grande e em todo o lado se vive. Diz-lhe para parar aqui, vivemos em caixas de fósforos. Não sopres.
Se as mãos pudessem dizer por mim.
Eu queria tanto parar aqui.

Pára.

O amor é não haver polícia, Linda Martini

Quem ama na tempestade, não esquece na bonança*


Tendo a desconfiar cada vez mais dos provérbios populares: estás longe da vista.

(*daqui)

Shelter


There was a time, i met a girl of a different kind.

As pessoas felizes não têm história

As pessoas felizes não têm história, leu. E não conseguiu entender se se deveria congratular ou entristecer naquela verdade.

Duas gotas de água, verdes, límpidas, translúcidas, serenas I


Duas gotas de água, verdes, límpidas, translúcidas, serenas.

"(...)
- É mais um filho dos homens? - pergunta uma, estendendo o braço como uma grinalda de açucenas.
Mas a de cabeleira mais fulva, onde o oiro foi mais pródigo e se aninhou mais vezes, responde num sussurro:
- Não. Não vês que tem asas?
- É então um filho dos deuses? - pergunta outra.
- Não. Não vês que sorri?
(...)
- Que tem dentro? - pergunta Melusina.
- Estrelas? - diz uma filha de rei.
- Não; duas gotas de água, verdes, límpidas, translúcidas, serenas. Venham ver..."

O Aviador,
in as máscaras do destino, Florbela Espanca

A vivenda arrendada

Que a noite não seja inimiga e que os dias não sejam longos. Que os saibas cheios como uma mão que se encontra cheia.  Que o coração bata e o silêncio seja paz. Que saibas quando é o momento de partir e quando é o momento de ficar. Que escolhas um caminho mas não te furtes à paisagem. Que conheças as regras mas as ouses quebrar com a mesma facilidade com que questionas as frases feitas. Que o teu riso seja sempre alto e profundo e que a música seja sempre o teu idioma. Que não te percas mas, se te perderes, que haja quem te saiba trazer de volta. Que um olhar seja suficiente e que o aconchego da amizade seja sempre esse porto seguro onde vais descansar a cabeça. Que voes alto e livre como um pássaro louco mas que o cheiro da terra molhada te mostre sempre o caminho de regresso a casa. Que as memórias ou a saudade não te façam chorar mas, se chorares, que te saibam beber as lágrimas com beijos nos olhos. Que ames, que ames muito, porque nenhum amor é em vão. Que nunca te doa um abraço ou uma palavra. Que nunca te falte a certeza. Que há mais. Que te surpreendas ainda. Que não te enganes e que não te permitas ser enganada. Que consigas, sei que vais conseguir. Que confies no tempo e que o gozes todo. Que consigas viver tudo de todas as maneiras e que sejas sempre inteira, como no poema. Que ao acordares vejas o mundo e saibas que podes tudo e que quando adormeças sintas que és amada e desejada e que deste tudo. Que a vontade seja sempre o melhor incentivo e que não te corrompa a besta da dependência. Que corras todos os riscos, que repitas a coragem e persistas. Que cantes e a tua voz acalme tempestades. Que consigas olhar para trás e sorrir no teu sorriso mais bonito. Que descubras que somos o sítio que nos faz falta mas que há viagens que são melhores partilhadas. Que queiras ser feliz. Que te comovas nas coisas simples e não tenhas medo das complicadas. Que saibas quando é o tempo de aceitar e o tempo de recomeçar e que nem o orgulho nem a vergonha te inibam. Que entendas da relatividade da vida e do valor da chuva quando cai. Que todas as acções sejam reflexo e que o mundo não chegue. Que a esperança nunca se perca e seja sempre maior do que a dor. Que dances até o mundo acabar. Só quero que estejas bem. Pousa a mão sobre a minha bochecha e não digas nada. Fecha os olhos. Só quero que estejas bem.

(um dia arrendaram-me uma vivenda grande, com piscina e carros todos xpto. a minha vivenda tem a melhor vista de todas. é por isso que, seja como proprietária, arrendatária ou mera visita, haverei de a querer ter sempre na minha vida.)

And we'll walk from this dark room for the last time

Nada de eterno se pode gravar nas ondas

Vários grãos de incenso, destinados a ser queimados, espalharam-se sobre o mesmo altar. Um caiu mais cedo, outro mais tarde; que lhes importa? (Marco Aurélio)

(comprei o livro de um morto, o livro do querido morto de Florbela Espanca, por 5 euros. hoje estou mais viva.)

Disfarces de uma memória triste

A realidade não existe, disse peremptoriamente. Só existe a nossa percepção, disse.

Close your eyes

Nada esperes e serás eterno. Nada esperes e não serás humano.

(até as aves migratórias voltam a casa.)

A intimidade duma história esgota o seu pretexto.

A noite espera o sono como eu te espero a ti. Nessa espera haverias de ter gostado de ver aquele documentário que passava, da formação dos bébés, que já apanhei a meio. Consigo ouvir-te a comentar, a beleza toda nos olhos. Sabias que nascem por dia mais de 333 mil bébés no mundo? Acho que foi isso que disseram, sabes que os meus olhos já não andam muito bem. Mostravam a formação das células e o milagre que é aquela combinação tão perfeita capaz de formar um rosto. Mostraram muitos rostos a sorrir. Depois mostraram a pressa da natureza em se fazer acontecer e os resultados dali, como o lábio leporino, muito comum na Índia. Mostravam um nascimento na Índia, na América e no Ruanda, e é provável que tivessem mostrado mais. No Ruanda, já em trabalho de parto, a mulher do documentário ia fazer duas horas a pé até chegar à maternidade, imagina. Teve um parto normal, as pernas escancaradas a sangrarem de vida. Na América, a epidural, cesariana, trigémeos. E ocorreu-me então que não te terei perguntado se preferirias cesariana ou parto normal.


O processo

Se lhes falassem de mim negar-me-iam três vezes até que o galo cantasse. Mancharam-me aquela folha e chamaram-lhe mácula, pecadora sem perdão e sem rasto, cão escorraçado que não é digno de nenhuma palavra, não se fale em contrição a quem tanto dano fez ali. Hoje voltam-se e falam-me, como se tudo tivesse sido necessário e as injustiças se esbatessem com o tempo, tempo para esquecer e para agradecer. A vida é, de facto, aquela caixa de chocolates.

If you ever see this, don't answer that



In a bullet proof vest,
With the windows all closed,
I'll be doing my best,
I'll see you soon,
In a telescope lens,
And when all you want is friends,
I'll see you soon.

The proposal


The heart in a box


O que nos espera não espera por nós.

Só tem valor o que não se pode comprar. Podem-se comprar pêssegos mas não podemos comprar o pessegueiro em flor no campo em que floresce. Isto não tem a ver com o dinheiro. Pode-se dar dinheiro por coisas que têm valor. Uma fotografia, por exemplo, tem um custo, mas o seu valor está onde ela não está, de mistura com o sonho que nos agarra quando a vemos. É também assim o amor.

É sempre preciso voltar à banalidade das coisas. O espírito é só o contraste que revela. Somos pesados como a água e leves como o vento. Não paramos de passar. E o mistério das coisas não está nelas, nem em nós. O mistério existe e é tudo. E se quisermos saber tudo ficamos logo cegos. A bondade é o que há de mais belo, Leonor, e não se sabe o que é. É urgente que aprendas a viajar.

E não voltamos nunca. E vamos acabar. O que nos espera não espera por nós. Ficaremos cansados de qualquer maneira, e não há nada a fazer e isso já o sabíamos no começo e no fim não nos podemos queixar.
E no entanto vale a pena este lugar, este tempo, esta vida que é um erro. Vale a pena esperar, não esquecer o que nunca está presente. Vamos indo, aos poucos, a um encontro secreto. Leonor, não tenhas medo.

A maldade turva o olhar, não o dos outros, mas o nosso. Não é preciso ter em conta as consequências, é no próprio fazer que a culpa se mede. Olha para os teus olhos antes de olhares para os dos outros. O que os teus olhos vêem vem da luz que tens em ti.
Foge do escuro, foge. Foge sobretudo das sombras do teu olhar. O mais precioso, por mais ténue, vale mais do que tudo o resto, mesmo sem existir. Todo o tempo é precioso. Dorme menos.
Não vale a pena dormir com um homem com quem se dorme. O prazer vem só com o que o acompanha da melhor maneira. De resto está só em passar e não há caixa em que se guarde que depois se possa oferecer.

Só o longo trabalho salva. E o amor precisa de mais cuidados do que um jardim. Todos os dias é preciso regar o nosso amor. E podar os ramos mortos. Trabalhemos pois, Leonor, que o amor requer trabalho e o trabalho precisa de amor.

Nunca saberemos o que nos une. Nem o que nos separa. Foi sempre assim. É essa a pequena grandeza que nos distingue. Só nisso somos todos iguais. O homem do lixo vale mais do que eu. A ideia que temos do que somos ou seremos é uma luz incerta e vaga. O mais das vezes enganamo-nos. Mais ainda quando julgamos acertar, felizmente. Temos sempre de recomeçar e é nisso que somos eternos. Louvemos pois o que nos separa e nos une, isso mesmo a que é preciso não desagradar.
E quando o corpo cansa e a alma entristece não faças caso. De vez em quando o mundo também precisa de descansar. Admira as árvores e as nuvens e a sua indiferença por ti. Não queiras ser o centro de nada. À tua volta descobre o que não és. A frivolidade gasta a alma numa inútil correria.
Sê humilde e sensata. Se for preciso torna-te pesada como uma pedra que, embora pesada, não se levanta contra ninguém. E se for preciso sê como o chicote que corta, doce e alegre Leonor.

Carta para Leonor no dia em que fez 22 anos, Pedro Paixão

But when I do I wonder why and think of all the stories that we could have told I

Poderemos não ser todos irmãos mas somos seguramente as histórias uns dos outros.

Das estrelas

As notícias importantes, quase sempre as tristes, são velozes. Foram poucas as vezes em que nos abraçámos e nessas, seguramente, havia álcool misturado. Os abraços nunca foram para nós. Se me notarem os poucos gestos de afecto com quem simpatizo, notar-me-ão ainda menos para aqueles de quem preciso sempre, estranha relação esta. E ainda assim basta, porque sabes. Enquanto te enviava a mensagem recebia a tua. Tudo muda, tudo parte, tudo tem o seu avesso, a música que sempre foi, como agora. E hoje abraçar-te-ia. Quando te vir não falaremos disto. Tu dirás que estás bem ou a verdade, eu direi que estou bem ou a verdade. E ainda assim basta, porque sabes. Disseram-me que hoje há uma chuva de estrelas.

I did it again

Primeira coisa, trocar os Diários de Al Berto pelo Cisne Negro de Taleb, perder o foco para o recuperar depois, esta depressão não anima. O bilhete comprado como quem escolhe um destino. Os dentes desalinhados de Karenina. A história preferida com o tigre de Pi. Hoje continua igual a ontem, ainda que seja o primeiro dos que vêm depois. No fogo de artifício a mesma certeza de ser o teu nome ali. Naquele abraço a verdade do que ela disse, somos tão diferentes e somos tão iguais porque nos une o amor. Paciência e persistência serão as palavras de 2013, disse, e ri como se pode rir a um desconhecido. Falha, falha mais, falha melhor. Esgota-te mas vai inteira, ama até não poderes mais. Faz-se o que se pode. Faz, se podes. Acordou-me às 3h da manhã e não poderia imaginar que dormia, disse escritora e li a tua mão. Nenhum texto leva a vida toda, podes tentar e nunca conseguirás, a vida é sempre algo maior. A vida é mais do que isto. Quanta dor cabe no mesmo coração? Quantas estrelas cabem no céu? Nada disto faz sentido. Hoje, só hoje, leva-me para onde vais, canta ao fundo.