If you wake up at a different time, in a different place, could you wake up as a different person?



More than anything I want to see you girl take a glorious bite out of the whole world.


Things to do before I die

Vou descobrir onde era a casa de férias de Ruy Belo, na minha praia, e vou comprá-la.

(comprei Homem de Palavra(s), uma excentricidade que só sereno na carteira porque também comprei Mortalidade, do Christopher Hitchens. Na capa, Belo aparece apoiado com o braço no cruzeiro. A igreja não se vê mas está atrás do cruzeiro. O forte não se vê mas está à frente do cruzeiro. O mar não se vê mas está em todo o lado, à volta do cruzeiro. Há dois, três anos, pela passagem de ano, a Nelinha ou o Rogério, encandeados pela lua ou pelo sol, não viram o cruzeiro e deitaram-no abaixo, há quem diga que foi por outra coisa. Hoje é ainda onde os carros vão dar a volta, embora eu prefira só um pouco mais à frente, no largo, onde a polícia diz que é proibido dar a volta embora eu sempre a tivesse dado ali antes da polícia se decidir a essas coisas. Não sei se na minha aldeia alguém sabe quem é Ruy Belo mas todos conhecem aquele cruzeiro.)

Self improvement is masturbation.

You're not your job. You're not how much money you have in the bank. You're not the car you drive. You're not the contents of your wallet. You're not your fucking khakis. You're the all-singing, all-dancing crap of the world. 

The Fight Club

Faz de conta que foi uma anedota que ouvi contar.

Era um telemóvel tão bom mas tão bom, que ela sabia pôr as aplicações todas xpto, só não sabia era atender uma chamada. Conseguiu à terceira.

When I'm counting up my demons saw there was one for every day.


With the good ones on my shoulders I drove the other ones away.

Talvez os hábitos sejam o mais fácil de perder. Quando dei conta, fiz ainda o arroz como antes. Resultou num arroz empapado e sem sabor. Os douradinhos ficaram também queimados. Há momentos em que sinto particularmente a tua falta. Não têm nada a ver com cozinha.

Falava-se da preguiça e tive vontade de lhe falar de ti, dizer que um dia, numa entrevista, disseste que a tua maior qualidade era a preguiça e da vantagem disso porque te obrigava a encontrar maneiras mais rápidas e fáceis de fazer as coisas em comparação com os outros. Uma amiga minha dizia que a principal fonte de amor é a admiração. Hoje não sei se ainda mantém a mesma opinião. Nunca precisei de dizer que te admirava e não sei se alguma vez soubeste. Não é uma coisa que se diga por aí. 

Sei que não é a saudade que te traz. Talvez a curiosidade de me saberes os dias ou apenas uma distracção que aguente os teus. Não sou eu, talvez nem sejas tu. Há mais pessoas assim. Talvez seja só uma amarra que fica e que não se faz notar. Um dia cansas-te e não vens.

Não se pense que me dói. É possível que, sem querer, acabe a pensar em ti. Reprimo cada vez menos as minhas vontades, vai correndo bem. Se nestas linhas vires o teu nome é um propósito que se fez acaso. Mas não dói. É-me natural como começarem e acabarem as pessoas e como haver o ar. És um pensamento embutido e, não o podendo controlar, respiro-o quando me vem, sem pena ou penar. Se te importar, quero dizer-te que não me dói. 

Escrevo como quem fala sozinha. Hoje acordei para isto.

Há coisas que nunca se perdem.

Não reconheci o número nem a voz, estava a pensar noutra coisa. Depois, resumi os meus últimos cinco anos em cinco minutos. Ele resumiu em três palavras: tem uma filha. Perguntou se eu estava a andar de um lado para o outro. Há coisas que nunca se perdem. Há coisas que nunca se perdem, repetiu. Não o desmenti, estava a pensar noutra coisa. Ironicamente, a vida vai-nos acontecendo nos momentos certos.

If you aren't happy alone you wont be happy with someone else.



I think we should run.

Nunca estive mais perto de ninguém.

Estou deitado e o tempo passa sobre mim em crescentes lençóis
e durmo e nem ambiciono a posição da árvore
Aceito tudo e sou mais branco cada vez
que o sol se põe sobre a cansada imensidão do rosto
exposto ao ondular do trigo e à velha nova água
Sou pedra ou esquecimento? Que serei?
Alguém responderá. Mas quem? Ou quando?
Estou assim entretanto. O meu modo de ser
é todo este não ser de perguntar e responder
Sou uma enorme dúvida estendida da cabeça aos pés
Nem sei já se nasci - ou quando - ou se morri
Não sou todo este ser que finalmente de si mesmo se cansou
E abro muitas bocas. Quem à minha volta?
Nunca estive mais perto de ninguém.

Ruy Belo,
o poeta da minha praia

So this is where you fell.



homens de barba.

And I look up to the sky and see the sun is shining.

Enquanto te deitares e acordares com aquela palavra, o sono será sempre uma saída. Enquanto tiveres medo, mesmo que tenhas asas, o céu será sempre pouco azul. Enquanto fizeres da dependência uma condição, serás dependente. Enquanto olhares para o chão não verás o tamanho das árvores. Enquanto tiveres esperança, o que vês será sempre outra coisa. Enquanto procurares a razão, não a vais encontrar. Enquanto fizeres assentar a vida noutra pessoa que não tu, não é a tua vida que vives. Mas é preciso que vás, que vejas, que sintas, porque é preciso que aceites. Ainda que ninguém entenda, vais por necessidade. Vais para saíres cheia e para sorrires toda. Sozinha, vais sorrir. Enquanto sufocares, não esgotas. É preciso que tudo venha ao de cima, que tudo seja raio e labareda, que tudo se consuma como quem incendeia. As queimadas, coisas da minha aldeia, fazem-se para renovar a terra.

Dos pavões: start with why.

No final, tudo se resumia ao show off, ser visto e ser apreciado. Quando perguntou porquê, demorei a responder, arrisquei duas ou três frases diferentes que apaguei de seguida, terminei a resumir num infantil "porque todos têm". Na pirâmide das necessidades de Maslow não sei onde se encaixa um iphone mas não é seguramente na necessidade de realização. Como ele ensinou, start with why. Depois é provável que a vida mude um bocadinho.

Quando o medo for saindo e do mundo eu for sarando, dessa herança eu faço o manto em que ambos cicatrizamos e seguro (o que então nascer não será prematuro).




Quando o tempo for remendo,
Cada passo um poço fundo
E esta cama em que dormimos
For muralha em que acordamos,
Eu seguro
E o meu braço estende a mão que embala o muro.

Quando o espanto for de medo,
O esperado for do mundo
E não for domado o espinho 
Da carne que partilhamos,
Eu seguro.
O sustento é forte quando o intento é puro.

Quando o tempo eu for remindo,
Cada poço eu for tapando
E esta pedra em que dormimos
Já for rocha em que assentamos,
Eu seguro.
Deixo às pedras esse coração tão duro.

Quando o medo for saindo
E do mundo eu for sarando
Dessa herança eu faço o manto 
Em que ambos cicatrizamos 
E seguro.
Não receio o velho agravo que suturo. 

Abraços rotos, lassos,
Por onde escapam nossos votos.
Abraso os ramos secos, 
Afago, a fogo, os embaraços
E seguro,
Alastro essa chama a cada canto escuro.

Quando o tempo for recobro,
Cada passo abraço forte
E o voto que concordámos
É o amor em que acordamos,
Eu seguro:
Finco os dedos e este fruto está maduro.

Quando o espanto for em dobro,
o esperado mais que a morte,
Quando o espinho já sarámos
No corpo que partilhamos,
Eu seguro.
O que então nascer não será prematuro.

Uníssonos no sono,
O mesmo turno e o mesmo dono,
Um leito e nenhum trono.
Mesmo que brote o desabono
Eu seguro,
Que o presente é uma semente do futuro.

Don't be looking at the past (I won't be there).

Conduzi hoje, pela última vez, o meu carro, com esse pronome possessivo. A esta hora já não é o meu carro nem tem o banco aproximado ao volante à minha medida. Daqui a uns dias as estações de rádio memorizadas serão outras. Daqui a umas semanas o meu cheiro desaparecerá dali. O gosto dos dias de verão, uma mão nas mudanças e outra no volante, como sempre gostei, terei de o procurar noutro lado. A sensação de me sentir a maior enquanto passava i'm sexy and i know it ficará para outras luas. Dez anos é tempo suficiente para termos uma boa história, passámos por muito. Vou ter saudades tuas, rapaz.

As pessoas que eu mais admiro são aquelas que nunca se acabam.

É preciso que seja do lado esquerdo, se for do lado direito os olhos não alcançam. É também preciso que seja sentada, para que a habitual multidão de pessoas que circula de manhã não tape a vista. Do Saldanha até São Sebastião é simples mas até lá é preciso ter sorte ou ser habilidoso para conseguir um lugar com vista. Então, se estiveres atenta, quando olhares ao alto, mais alto, consegues ler. Quando lês, queres sempre ser essa pessoa. Agora, enquanto escreves como quem raspa uma ferida para que melhor possa cicatrizar, vais já sendo um pouco dessa pessoa.

Wanna take you for a ride on a big jet plane.



Até aqui eu não tinha entendido que era uma música com uma voz que prende. Deixei para ouvir depois e esqueci. Não a procurei. Até aqui era um título de um email e uma vontade a acontecer. Quando a música passou, remixada, quando o verso do refrão se ouviu, a memória fez o seu trabalho e eu sorri como quem descobre num feliz acaso um afecto. Aumentei o som e quem me visse passar não imaginaria o fundo do meu sorriso. Gosto muito da swtmn, mesmo que agora se chame meosw.

Who being loved


(alguém que nos aqueça os pés durante a noite, concluímos.)

Be so good they can't ignore you I

Seremos fracos porque não admitimos que somos fracos. Hoje em dia ninguém tem defeitos ou pontos fracos, apenas eixos ou oportunidades de melhoria, conforme os gostos ou as eloquências. Sem prejuízo das imperiais ou das caipirinhas pretas à mistura, é por ele me ter dito nos olhos que o meu ponto fraco são as relações interpessoais que o respeito tanto como líder. Mas não preciso de ir ao foro profissional para o saber, parece que sou um pessoa coerente.

Be so good they can't ignore you.

Respeito muito qualquer homem que saia para jantar com seis mulheres.

Do Grand' Elias ao Tachadas


Voltem sempre I

Deu-me os parabéns tratando-me pelo nome. Eu, que nunca o vi, agradeci com a mesma simpatia com que agradeço aos operadores de call center que me tratam insistentemente e a cada frase pelo nome e apelido, e com a mesma secura de quem estabelece uma transacção. O nome só aproxima quem já é próximo. Aos outros, acentua-lhes apenas o cinismo.

Voltem sempre

No alto da sua missão institucional, congratulou-nos e disse-nos que voltássemos sempre. Podíamos ir lá almoçar ou jantar, ampliar a camaradagem e fazer novos contactos, há regulares concertos de piano, exposições de arte e, imagine-se uma escola tão à frente, até vão ao Urban. De vez em quando pode também dar-se o caso de alguém aprender de facto alguma coisa ali, o conhecimento de fronteira. A maravilha da educação superior como uma actividade de comércio! Voltem sempre, que eles passam factura. Voltem sempre, e no final fazem um inquérito de satisfação.

(alguns hotéis também têm actividades de animação que incluem quartetos de sopro.)

Right moments come out of the blue but when there's one it's up to you.


Finito.


Finalmente encontrei a página. Era a última. Cheguei lá. Se estás a ler estas palavras é porque estás vivo.

Life ain't enough for you


Da inveja

Às vezes é preciso saber escolher as palavras certas: vão-se foder.

We read the weird tales in newspapers to crowd out the even weirder stuff inside us.

A vida está estranha. A minha mãe perguntou-me: "acreditas em deus, Marisa?", assim, com o meu nome no fim a sentenciar a importância e a sinceridade daquela pergunta.
Naturalmente, disse-lhe que precisava de mais um copo de vinho do Porto para lhe conseguir responder.

You can't connect the dots looking forward I

Quando brindámos ao meu despedimento, com direito a processo disciplinar e tudo, brindámos ao futuro. Será sempre conhecido como "o dia mais estranho de sempre". Hoje sei-lhe o gosto.

(como diz a música, não há nada no universo que comece sem um sim ou sem um não.)

And I want to be just fine (paz).


Feel the rain in my face, in my hands
With no worries about this game
We use to play

I thank God for my good, good friends.

Ele, que nunca gostou de mim - Ela é antipática.
Ela, a minha melhor amiga, a defender-me - Mas ela é antipática para toda a gente!


Ela - O que tu dizes não se escreve.
Eu - Pior: eu digo, escrevo, e não faço.


(porque me obrigas a olhar-te nos olhos, porque sabes que a realidade enfrenta-se nos olhos.)

A certain darkness is needed to see the stars.



Vou fazer uma tatuagem. Vou postar num tumblr. Vou provar chá com leite. Vou vender o meu carro. Vou comprar um iphone e uma máquina fotográfica. Vou a Auschwitz este ano. Vou escrever o livro. Vou perder-me. Vou enlouquecer ou encontrar a paz, talvez os dois. Vou voar.

(acho que é da alma.)

If you love something, set it free.

A bem da verdade, que se diga que uma estimativa para o futuro não deve ter por base um comportamento passado, as coisas mudam, e por ter sido ontem não significa que será amanhã. Diga-se ainda que uma estimativa não deve assentar sobre um único ponto no tempo mas sobre um intervalo pois uma excepção não faz a regra. A bem da verdade, que se diga que há sempre um poço de palavras entre duas pessoas, o que uma diz pode não ser o que a outra compreende, é preciso treinar muito, passar bem a bola e recebê-la bem para que não seja um passe falhado. A bem da verdade, uma pessoa magoada usa palavras magoadas, não faz por mal. A bem da verdade, sei que todos somos instantes e que tivemos os nossos instantes eternos, sei que foi amor. A bem da verdade, o sol nasce e deita-se todos os dias, pessoas nascem e morrem, outras casam, outras terminam relações, nada de novo aqui. A bem da verdade, o amanhã é sempre uma espera e uma oportunidade. A bem da verdade, pouco mudará pois o que mais quero continua a ser saber-te feliz. Talvez unicamente não insistir, talvez unicamente não temer, talvez caminhar. A vida leva-nos sempre a sítios inesperados. Go with the flow. Este será o tempo de entendermos o que há a guardar e o que há a perder. A bem da verdade, continuo aqui. A vida, o tempo, dirão agora de nós.

Da perspicácia: truques

Ela - Eh lá, andas mesmo feliz, a assobiar e tudo.
Eu - É um truque, é para enganar o cérebro.


Ele - Andas só a comer chocolates. O que é que se passa?
Eu - Nada.

Seems like everybody's got a plan.


When words fail pictures speak




Tristes os amores em que tudo se transforma e tudo se perde, nada que sobre. Tristes os amores rápidos e indolores, que não deixam saudades. Tristes os amores que se concluem um engano, cruamente. Tristes os amores que não o foram. Nunca ninguém me falou assim, nunca ninguém me beijou assim, valha isso. Não retiraria uma palavra, um gesto, um toque, valha isso. Desde o primeiro dia que me falaste até ao momento em que lês estas linhas o meu coração bateu. Tenho um propósito de não te amar mais. Melhor sozinha ou, afinal, acompanhada, não me importa agora. Sem choros, sem lamechices, sem melancolias. É como quiseres. Se alguma vez nos voltarmos a ver que consigamos sorrir sem esforço. Eu sei que o farei assim. Agora vai em paz. Vai ser feliz.

Roses are red, violets are blue.

 
Juliet I'd do the stars with you, anytime.

When you never see the light it's hard to know which one of us is caving.


(hoje acordei com a lembrança do teu beijo, com o artigo e a vontade definida, e soube-me tão bem que te quis pedir para ficares a vida toda.)

É bom sondarmos os abismos que nunca vão cicatrizando.

Quantos em ti lagos e rios 
Quantos em ti os oceanos 

Água vermelha que aos ouvidos
traz o aviso
de nenhuns campos

É bom sondarmos os abismos
que nunca vão cicatrizando

E ao som da água pressentirmos
de onde provimos
aonde vamos

David Mourão-Ferreira

Just take the first step


O meu medo debate-se com a minha vontade como se a minha loucura lutasse com a minha sanidade. Há um passo que me falta e é o primeiro.

Where the heart is

Quero adoptar uma cidade, aquela. De alguma forma a neve, os edifícios, o tamanho, a cor, alguma coisa. De alguma forma levo aquela cidade no peito, uma cidade de contos de fadas, a cidade onde o sol depende do teu sorriso e se reinventa com o teu olhar.

Todo o dia a insónia me convence que o céu faz tudo ficar infinito.

Perguntar-se a alguém se está feliz é o mesmo que perguntar-lhe se acredita em deus: é uma pergunta íntima, reservada, que não se deve fazer sob qualquer uma circunstância e, muito menos, sem uma dose interessante de álcool no sangue que permita chegar a uma resposta simples.

Tutto quello che è interessante accade nell'ombra, davvero. Non si sa nulla della vera storia degli uomini.

Para aqueles que não o poderiam imaginar, espantem-se: o Papa é só um homem.

When words fail music speaks.



(you look so fine that i really wanna make you mine.
mostras-me uma música?)

If you can't fly then run, if you can't run then walk, if you can't walk then crawl, but whatever you do you have to keep moving forward.


In these bodies we will live

Conseguiste antes e vais conseguir agora. Acredita em mim, confia em mim. Temos os nossos momentos de desencontro mas encontramo-nos sempre no essencial. Agora é essencial que acredites e que lutes. Vai tudo ficar bem.

(diz-me que sim.)

O Príncipe Azul

No alto da determinação dos seus quatro anos, disse que era o príncipe azul, como se fosse do conhecimento geral ou do mais rudimentar senso comum existir um príncipe azul, O príncipe azul, e que seria ele. Sou vaidosa por ele, pela memória dele e pelos olhos dele. Se gostas das minhas pestanas haverias de ver as dele, são tão bonitas, meu amor. Fotografei-as sem mérito só para que as vejas melhor. E as bochechas. Aquela pele que me lembra da tua quando lhe pedi um abraço e, distraído, me deu mais um beijo e depois riu-se muito ao perceber que se tinha enganado. Ele é o meu príncipe azul das pestanas bonitas.


Winners are not people who never fail but people who never quit.

No mesmo dia em que deitei uma parte do meu passado para o lixo, assinei um compromisso com uma parte do meu futuro, com direito a fotografia para a posteridade, apertos de mão e brindes com aguardente branca, da terra.

(tenho muito orgulho em pertencer a uma empresa que brinda com aguardente.)

O substituto I

Foi uma escolha difícil: escolhi a candidata mais bonita competente.

O florista

O florista da minha rua é um homem empenhado. Dá gosto ver a forma como dispõe todos os dias os vasos de flores na rua e os recolhe nos finais de tarde. Desta vez colocou três grandes corações de cartolina vermelha no poste cinzento e sisudo em frente à loja. É o poste mais bonito da rua.

Is there any chance you could see me too?



recomendações do Aurea Mediocritas

Dói muito dizer sim, dói menos dizer não.

Disse-me que estou diferente, algo mudou. Já não acelero enquanto falo de ti. Agora, disse-me, digo as palavras sim, mas baixo, quase silenciosas, quase reflectidas. Os sinais mais intensos são quase sempre os mais vezes negados. Depois fez aquela pergunta que eu não esperava, as perguntas retóricas que carregam já a resposta. E o corpo, dono de si, antecipou-se e cedeu. Quando as palavras vieram para confirmar já não eram precisas ali, estava tudo respondido. Sim, é, sim, é ela.

Love kills.


Poster para colar na parede.

É na sola da bota, é na palma da mão.

O Carnaval é aquele período do ano em que nos é dada a possibilidade de confirmar que foi o Brasil que nos colonizou e não o contrário.

De muitas Quintas-feiras se faz uma biblioteca

Os livros que acumulei até aqui serão o meu orgulho, mesmo os que ainda não li. Agora, finalmente, juntos e arrumados. Primo Levi ao lado de Anne Frank e de MAUS, Valter Hugo Mãe ao lado de José Luís Peixoto, Pacheco ao lado de Cesariny e do O'neill. É fácil reconhecer os favoritos, em maior número: José Saramago, Vergílio Ferreira, Pedro Paixão, Philip Roth. Depois, a Playboy ao lado das Egoísta, uma prateleira só para coisas dos deuses, outra, a última, só para as coisas do business, como tu dirias. O que dirão estes livros de mim? 

(há em dias em que sou vaidosa.)

O que fica do que passa

No intervalo do Somos Portugal, em directo da Figueira da Foz, fiz um rápido zapping e vi uma referência a "o que fica do que passa". Achei o nome demasiado poético e apropriado e voltei atrás na programação para confirmar se tinha lido bem. Quando voltei atrás já não encontrei nada, estranhamente, e a minha avó, do meu lado, não sabe ler para que pudesse esclarecer a minha dúvida. Fiquei portanto toda a tarde a julgar que era uma qualquer epifania, o nome certo para um livro que viria um dia, na presunção de comparação com a epifania tida por Saramago quando lhe veio O Evangelho numa ilusão óptica. Entretanto o google já me esclareceu que é de facto um programa de televisão, que passa no canal Q. A maravilha da Internet.


Work-life balance: country manager

Constato que, quase sempre, a minha evolução profissional tem sido inversamente proporcional à minha evolução pessoal. Sou, pode dizer-se, uma pessoa desequilibrada.

Work-life balance: are you married, Mr. Vice-President?

A negociação decorria a nosso favor, a deslocalização seria para avançar. Até que, revoltado com a frieza dos nossos argumentos ou com o pouco humanismo deles, lançou a questão incisiva e certeira, aquela que nos atinge no ponto mais fraco e por isso nos dói mais: are you married, Mr. Vice-President? E a partir daí tudo mudou.

Não gosto de nenhum género de simulações, muito menos as de role-play.

It's a chase for simplicity.


To.get.her.


It’s much easier to not know things sometimes. Things change and friends leave. And life doesn’t stop for anybody. I wanted to laugh. Or maybe get mad. Or maybe shrug at how strange everybody was, especially me. I think the idea is that every person has to live for his or her own life and then make the choice to share it with other people. You can’t just sit there and put everybody’s lives ahead of yours and think that counts as love. You just can’t. You have to do things. I’m going to do what I want to do. I’m going to be who I really am. And I’m going to figure out what that is. And we could all sit around and wonder and feel bad about each other and blame a lot of people for what they did or didn’t do or what they didn’t know. I don’t know. I guess there could always be someone to blame. It’s just different. Maybe it’s good to put things in perspective, but sometimes, I think that the only perspective is to really be there. Because it’s okay to feel things. I was really there. And that was enough to make me feel infinite. I feel infinite. 

The Perks of Being a Wallflower

Everything is gone from me, but the certainty of your goodness.

Houve um tempo em que nos quisemos saber todas, por fora e por dentro e com urgência. Nesse tempo todos os dias eram infinitos e as palavras seriam sempre insuficientes. Hoje os dias são demorados e todas as palavras parecem excessos à deriva. Nada disto é novo e tudo isto é novo, contradições de tudo o que é puro e por isso vivo e por isso mutável. Diferente, sim, diferente. És intransponível, my beautiful mess.

Um dia houve em que eras pessoa e a tua pele, a mais macia, era o conforto de todas as horas. É ainda a essa mulher que amo. Poderá ser difícil fazê-la rir com vontade mas quando ri solta uma gargalhada cheia, alta, livre, que ocupa o céu todo. Os seus olhos poderão não ter o mesmo brilho mas persistem límpidos porque lhes está na essência serem límpidos. Ainda terá aquele berlinde que lhe dei? Hoje sei que atravessou toda a minha infância, brincadeiras e arrumações, só para que pudesse chegar o dia em que eu lho desse e descobrir que não chegava a ser tão límpido quanto os seus olhos. É ainda a mulher dos olhos límpidos que amo. Sim, é ela.

Vejo-a ainda aí, por detrás do que se cala e se faz instante. É ainda essa mulher que puxo para o meu peito quando a noite se aquieta. É ainda essa mulher que embalo como a um bebé, os mesmos que lhe enchem as páginas de ternura e futuro. Se puderes sentir, sente.

Haverá um tempo para falar e um tempo para entender. Este é o tempo do silêncio. Este é ainda o nosso tempo.

Precisava de um dia contigo.

Posso dizer-te que fazes muito barulho a subir as escadas e resmungar-me-ás irritada só para não me mandares a um sítio. Entendemo-nos assim. Troço das tuas saudades antecipadas, precipitadas até. Troço das tuas para não ter de lidar com as minhas. Dizes-me que não mostras metade do que sentes e eu sei disso mas troço ainda assim. Faz parte. 

Conheces os meus altos e os meus baixos, as escolhas que fui fazendo e até as que tive medo de fazer. Nunca me apontaste o dedo e, sobre os certos e os errados, deixaste que fosse eu a descobrir por mim. Nunca caminhaste à minha frente nem atrás de mim e soubeste os dias que eram para mim e os que não podiam ser só meus. Nesses, soubeste levar-me ao cinema, ao teatro ou ao simples sorriso que se faz quando te metes a cantar como quem seduz. Respeito-te muito por isso. O facto de ter demorado seis meses a ir para a cama contigo é só um elemento de graça que gosto de acrescentar. Por isso, quando o telemóvel tocou e a mensagem, inesperada, só dizia "precisava de um dia contigo", foram já saudades que senti. É por isso que tenho de troçar com as tuas. Cada um tem os amigos que merece.

Yo soy la vida que ya tengo, tú eres la vida que me falta.


Talvez a loucura seja uma escolha como quem conhece os caminhos e escolhe aquele que lhe dói menos.

Não gostando desta realidade, invento outra onde possamos ainda existir tu e eu. Talvez os loucos sejam só isso: pessoas que se conhecem demasiado bem a si mesmas e que sabem aquilo de que se devem proteger. Talvez a loucura seja uma escolha como quem conhece os caminhos e escolhe aquele que lhe dói menos. O teu cabelo está tão bonito hoje. Pensei em fazer uma tatuagem.

Meu sol

Os dias têm-se acordado cheios de luz e de vida, um sol agradável que desperta vontades e aquece os corações desiludidos e que me faz lembrar de ti, sol, embora em verdade qualquer coisa seja pretexto suficiente para a lembrança da tua boca. Nesses dias de sol, apareço sem aviso, pego-te pela mão como se fosses minha e voamos.

Foi à vida

Quando algo se quebra, deixa de funcionar, morre, diz-se que foi(-se) à vida. A língua portuguesa é um caso de estudo.

I want to break free

Sejam pessoas de todos os dias, os coreanos, ou os americanos que vão em excursão à Ucrânia em busca de mulheres casadoiras e que passavam ontem à noite no National Geographic, reparo que a maioria das pessoas não está preparada para a liberdade embora toda a gente diga que quer ser livre.

Amour

Parece que um homem, indo-se sujeitar a uma operação cirúrgica com forte probabilidade de ditar a sua morte na mesa de operações, resolveu matar a mulher para que ela não ficasse sozinha depois da sua morte, o que seria dela. Os vizinhos disseram que era um amor muito grande. Matar pode ser uma forma de amar.

A esperança é uma coisa perigosa.

Haveria de chegar o momento em que estes textos acabariam por ir parar à auto-ajuda ou à auto-motivação, se se preferir. A esperança é uma coisa perigosa.

Devagar, o tempo transforma tudo em tempo.


O abismo existe para nos recordar que sabemos voar I

 

O abismo existe para nos recordar que sabemos voar.

A vontade que tenho que não me perguntem de ti é directamente proporcional à vontade que tenho de falar contigo. Ainda assim perguntam-me de ti. Quando não me conseguires falar, toca-me. Talvez eu também não te saiba falar e todos os momentos se adiem. Talvez a linguagem, todas as palavras, seja só um conforto para quem teme. Mas coloca a mão no peito, agora que ninguém está a ver, agora enquanto lês isto, e ouvirei a tua voz como quem canta e sorrirei no sol porque é doce.

(acabei de ler o livro. vou agora descobrir o que há dentro do segredo.)