Sabes que el simple perfume de una flor puede venir y ser un grande amor para tu vida (No gastes palabras para vivir)


Temos pena de o não poder tranquillisar por completo, por mais optimistas que pareçam as hypoteses dos sabios ou A solidão faz acontecer coisas

Pelo meio reafirmei as minhas conclusões, na esperança de que as minhas leituras, reforçadas nos últimos tempos, me permitam trazer à tona alguma suspeita de criação que me apareça pelo trabalho maduro e não já na ingenuidade antiga do talento: vou tentar a poesia publicável, sem pressas, e até ao final do ano faço outra tatuagem. Deu-me para isto.

El cariño que te tengo yo no lo puedo negar I

Aos amigos mais importantes reservam-se as leituras no dia do casamento, parece.

El cariño que te tengo yo no lo puedo negar

Marcou-a mais o facto de eu não fazer questão da sua presença enquanto estou na depilação do que um abraço ou cumprimento que habitualmente não (lhe) dou, aspecto curioso mas cheio de sentido. Quem me conhece bem, sabe que reservo àqueles que me são queridos um pousar de mão na cabeça, gesto que me ficou do meu avô em jantares mais entornados; aos outros, reservo beijos. A noção de intimidade é pessoal e reside nos pormenores.

Que o luar te amanheça e o meu corpo te guarde (era tarde de mais para haver outra noite, para haver outro dia)

Encontrei a situação noutro poema: não é tempo o que me falta, é lugar.

Queria, por uma vez, desalinhar-me do destino.

"Ela não faz jogadas muito lógicas mas também já se percebeu que não é o tipo de pessoa de fazer renúncias". Falavam da minha habilidade para a sueca mas poderiam bem estar a falar da minha vida.

Estou a convidar-te para um naufrágio

Encontrei a situação num poema: é possível que a coisa que nos falta seja a mesma que nos sustenta, como um sem-abrigo sem-braço a pedir pelas ruas. A saudade é o que me sustenta.

Today is the same as yesterday, but yesterday is not today.

Sou capaz de já ter escrito por aqui que desistir é mais um acto de coragem do que um acto de cansaço ou mesmo de fracasso. Não voltem agora a acordar-me perguntando se desisti. Um (sor)riso só engana os tolos ou os românticos. Todos os outros sabem que é coisa muito bonita mas que não serve para evidência se não carregar um eco para dentro do peito, esse que só o próprio conhece, vê e sente.

Há um espaço no corpo que pode ser um lugar (e posso beber dele morrendo nele como quem entra de tanto o desejar).

Digo-lhe que o problema e, deliciosa contradição, a solução, estão na carne. Digo-lhe que a chave está no meio das pernas e ela ri-se, pensando que o digo a brincar.

Sei que estou em viagem na palavra que se move.

Qualquer pretensão que possa alimentar de um dia vir a criar palavras como quem cria galinhas, esvai-se sem tristeza e sem ilusão quando me deleito a descobrir a poesia de Daniel Faria, Manuel António Pina ou Nuno Júdice, quem se tem deitado comigo para as noites. Quando a grandeza é de um reconhecimento evidente, o pobre aprendiz não se combale na sua insuficiência mas antes regozija-se na descoberta e redobra a escuta, ávido de aprender mais.

(muitos dos meus títulos variam entre citações de livros e partes de músicas. saiam a procurar quem é quem.)

Your eyes, they shine so bright I want to save their light.


Há um grande conforto no encontrar o que se espera e uma coisa deve ser sempre aquilo que é.

A rádio Foia pelo caminho, o pão para colocar o atum com piri-piri, o cheiro a protector e bronzeador e pós-solar e essas coisas, a pele tão descoberta e tão apetecível, a areia que não sai dos pés, as raquetes junto à água, o sabor do sal, o sol tão determinado, o regresso sempre mais demorado, os carros encostados nas bermas das auto-estradas para que as crianças façam o seu xixi. A vida, só mais um bocadinho.

O problema da indução de Popper

Diz-me a minha tão vasta experiência de convívio e salutar aprendizagem com os dois sexos que, pese embora as naturais diferenças, no fundo e ainda que em momentos díspares na vida, buscamos todos, homens e mulheres, a mesma coisa. "É homem..." é um argumento preguiçoso e que só se permite numa sociedade de contentamento manso.

Existe um tumblr chamado Cavaco Silva a olhar pra cenas I

Irrita-me que se apressem a afirmar que são todos iguais, que andam todos a comer à minha conta, que só sabem é roubar, momento em que, ingénua e sem perceber nada disto, me remeto ao meu silêncio de sempre. A democracia é o que fica depois da política e sempre acreditei que o que fica é o mais importante.

Existe um tumblr chamado Cavaco Silva a olhar pra cenas

Só quem percebe de política deveria poder comentar da política em público. Para palpites há outros jogos, com mais ou menos diversão e mais ou menos regras. Das religiões aprecio os ferrenhos praticantes que se encontram aos Domingos e que pregam no canto do Hyde Park mas ainda com mais estima quem todas as noites reza ao anjo-da-guarda no silêncio do quarto, sozinho.

Love sucks. Real love swallows.

Talvez o que melhor defina o espaço que forma a nossa personalidade não seja quanto amamos mas o quanto somos/fomos amados, quem nos ama/amou. Dizem os manuais da economia, marketing e outras ciências tão cheias de utilidade para o mundo que o valor dita-o o cliente, resulta da percepção de valor, pelo que, quanto mais (bem) amada a marca, mais valiosa. Porém, que te amem um dia com a vida toda, pode ser um peso tolerável, cálice que se afasta, ou até o pilar bastante para a leveza alegre dos dias. O amante revela o amado mas é o amado quem sempre faz o amante.

Sem outra cabeça onde encostar o coração

Auto-estima é uma falácia, somente o amor é próprio. A auto-estima é um produto do amor que sentimos encontrar nos outros. Nunca é por isso um espelho mas uma janela que nos moldam e por onde vamos espreitando com cuidado.

Repetir até que não seja necessário lembrar a mais ninguém

A vida é uma coisa súbita que não nos podemos dar ao luxo de deixar para amanhã.

Cum to me


O que é feito de nós senão as palavras?

O lugar possível para a franqueza é necessariamente entre a insensibilidade e a incredulidade que lhe segue. Todos pedem a verdade mas ninguém se atreve a tirar as mãos dos ouvidos quando ela chega. O medo é maior do que a verdade, o resto é livros. Não existem verdades puras se a verdade é só a soma de todas as consequências.

Eu 'tou na minha terra

Ontem foi o melhor dia de praia de sempre e nem sequer fez sol. Eles, sejam eles quem forem, enganam-se sempre.

Fica 'mor


Interpretações do mundo (ou "bazá top of the wold ué") II

O facto de eu o ver a jogar importava-lhe mais do que o jogo em si, porquanto se eu não o visse a jogar aborrecia-se depressa. Do mesmo modo, percebendo que a família ri com dada palavra ou expressão, insiste em repeti-la até à exaustão, até que perca a piada. É possível aprender-se muito da vida adulta e das relações em geral pela simples observação do comportamento infantil.

Interpretações do mundo (ou "bazá top of the wold ué") I


Nas costas do desenho, na letra da educadora, as palavras dele: "fico triste como se as portas estivessem fechadas e as luzes se apagassem". Já lhe falei de Fernando Pessoa embora ele teime em confundir com o Fernando Mendes.

Interpretações do mundo (ou "bazá top of the wold ué")

a) 

Ele - E como é que vamos chamar a esta menina?
Eu - Hmmm, deixa ver. Pode ser Bárbara.
Ele - Não, Bárbara não pode ser. Tem de ser Natascha.
(um nome bastante vulgar, portanto. Nem sei para que é que perguntou.)

b) 

Eu - Por que é que não fazes um cão?
Ele - Eu não sei fazer um cão. Faz tu, madrinha.
(eu desenho um cão)
Ele - Agora desenha um lobo.
(sim, porque se eu já sou boa a desenhar cães, então a desenhar lobos, de forma a que se distingam de cães, sou ainda melhor.)

c) 

Eu - Agora faz um gato.
Ele desenha um gato e, a meio do desenho, triste - Oh, parece um ladrão, não parece?
Ele - Vou antes desenhar uma tartaruga ninja.

Assim teus olhos

Precisava de falar-te ao ouvido
De manter sobre a rodilha do silêncio
A escrita.
Precisava dos teus joelhos. Da tua porta aberta.
Da indigência. E da fadiga.
Da tua sombra sobre a minha sombra
E da tua casa.
E do chão.

Daniel Faria, inédito

(a melhor prenda de aniversário que dei a mim mesma)

Ainda não há lugar no mundo onde possa sossegar de tu não seres o vazio que persiste à minha beira

Casa é um estado de espírito maior do que qualquer lugar existente.

Deixa para amanhã o que se pode fazer ainda hoje

Nada é tão perigoso como teres cumprido todos os teus deveres do dia e ainda ser manhã, teres cumprido todos os teus deveres na vida e ainda não estares morto.

O perigo, Gonçalo M. Tavares,
in Breves Notas sobre o Medo

Trabalhei, dancei, cantei

"Even if you know how something's gonna end, it doesn't mean you can't enjoy the ride."

Ted, How I met your mother

Só o fisco e as bilheteiras é que me apelidam de adulta

O cabeleireiro, homem, perguntou-me se eu gostava dele comprido, o cabelo, e tive de conter-me para não me rir quando lhe disse que sim.

I need to know now


Darko, o surfista

As coisas da psicologia levaram um desconhecido a concluir que sou uma pessoa serena e focada, que não se deixa conhecer facilmente, com uma auto-estima nem alta nem baixa, com alguns amigos próximos e semelhantes entre si, que gosta de um companheiro dócil, bonito e sociável, que tem ambições que são realizáveis e apenas as suficientes para se sentir completa, e que tem uma tempestade de problemas, daqueles sérios e barulhentos, a aproximar-se.

Pelo sim pelo não, contei-lhe umas coisas sobre Portugal e disse-lhe que a minha praia era melhor que aquela para onde ele ia.

Só pássaros a voar, pois

Já se disse que são andorinhas, outros que são pombas. Quando me perguntam do significado da tatuagem, respondo que depende dos dias. Quando me perguntam que tipo de pássaros são, respondo que são só pássaros a voar. Não lhes quero falar da sua raridade, poderiam julgar que sou uma louca que acredita em coisas que não existem, como unicórnios.

Letargia do hábito ou falta de imaginação

Não existem casais perfeitos, só existem casais que fingem melhor do que outros.

Com papas e bolos

Dizem, quase surpreendidas, que pareço feliz e sou eu quem mais se surpreende. O facebook é, de facto, uma invenção maravilhosa.

We were born to die

Ao apresentar a obra de Ruy Belo a uma amiga, folheando um dos seus livros numa livraria, eis que descubro que o prefácio a "O problema da habitação - alguns aspectos", por Fernando Pinto do Amaral, cita Rimbaud e Lana del Rey. 

É certo que algumas letras da Lana del Rey têm inspiração em Nabokov, Whitman e Wilde, mas ainda estou impressionada com isto.

Intimamente correlacionados

Numa banca de livros na estação de autocarros de Sete Rios, estavam ao lado uns dos outros "A moral sexual e a felicidade na vida", "Doutor Jivago" e a "A Vaca Borralheira". É um daqueles casos em que os temas estão intimamente correlacionados.

Coisas realmente importantes: tenho de actualizar o meu CV

Sou simples,
Mas eu te garanto
Eu sei fazer o Lê Lê Lê

Noções da imprevisibilidade

Diz que fui imprevisível porque experimentei uns sapatos antes de os comprar.

M de madrinha I

Eu - Nomes de pessoas a começar por I.
Ele - Eduardo.

Eu - Agora nomes de pessoas a começar por M.
Ele - Mauro. 
Eu - E eu?
Ele - Madrinha!

Eu - Como é que se chama um conjunto de peixes?
Ele - Peixaria.

M de madrinha

O humor do meu afilhado, 5 anos, está a atingir um nível interessante de negrura que me deixa orgulhosa. Quando crescer é bem capaz de se safar na vida.

Ele - Eu vou ter um irmão.
Eu - Vais? Quando?
Ele - Nunca.


They went out and happened to things.

O meu amadorismo revela-se no uso inapropriado de pontuação.