I don't care about those silly things 'cause all I need is five minutes of everything.



No one knows the right place to go.
(mas eu sei, dá-me 5 minutos.)

Those boobs of yours are ubiquitous - like God.

Eroticism is not only a desire for the body, but to an equal extent a desire for honor. The partner, whom you've won, who cares about you and loves you, is your mirror, the measure of what you are and what you stand for. In eroticism we seek the image of our own significance and importance.

Milan Kundera, Laughable Loves

Good morning heartache (love is the bread, love is the wine).

Gaiolas penduradas no alto das paredes e junto à janela, o ferro trabalhado de uma beleza tão simples, gaiolas tão bonitas e que nunca tiveram pássaros dentro. Talvez as tenha comprado apenas para lembrar a liberdade, ela que se libertou de tudo, até da morte, como nos poemas. 

(don't clip my wings)

I dreamt about you nearly every night this week.


A vida é bem mais perigosa do que a morte.

Deixa arder.

My mother does not belong to prison for doing what she thought was right.

O problema dela não era que existisse mutilação genital no mundo. O problema dela é que os jornais apresentassem todas aqueles mulheres como vítimas, porque ela não tinha sido uma vítima.

You are so far away.

Poderia ser uma rapariga como qualquer outra: as fotografias de família, fotografias sem poses de revista, fotografias com caretas, fotografias com ar despreocupado, fotografias com barriga e braços cheios, o rosto ainda tão jovem e tão bonito. Grande fã de Dostoievski e Bukowski, tinha uma certa vergonha de parecer demasiado inteligente, e por isso escondia da vista estes livros e deixava espalhados pela casa romances de Jackie Collins. Tinha um sonho de criança de ser famosa. Conseguiu.

(mi Amy).

98288


Kindertransport

É uma pergunta que sempre volta: se só pudesses levar contigo um número demasiado reduzido de coisas, o que levarias?

Eu pensei que era tão bom.




P'ra me entreter, p'ra te esquecer.

It will roll in ecstasy at your feet.

You don’t need to leave your room.
Remain sitting at your table and listen.
Don’t even listen, simply wait.
Don’t even wait.
Be quite still and solitary.
The world will freely offer itself to you.
To be unmasked, it has no choice.
It will roll in ecstasy at your feet.

Kafka, dizem

How's it been for you, does it feel like a lifetime too?

Sei que não vais voltar e já não me importo. Vou fazendo dessa certeza um hábito diário ou talvez uma dor habitual e mal-habituada, como uma casa que é mal frequentada mas cujas portas não se fecham a ninguém. Ligo cada vez menos ao futuro e talvez só por isso não me importe que não voltes. Sei que estás bem e que vives, já não preciso do beijo com sabor do fumo. É hoje presente, conheço-te a exaustão, e quero descansar-te sem perguntar como foi ou que parte de ti lá ficou. Adormecer-te no colo e nada mais, quando sou eu quem sonha uma ideia de felicidade, os meus dedos pousados entre os teus caracóis.

Sky is mute with the memory of birds.

No Verão, em Portugal e de acordo com o tempo que se faça sentir, morrem duas espécies de homens: bombeiros e automobilistas. Alguns conseguem ter um nome e ser lembrados.

To call on when life is crowded.


Rather the rain on the window of the castle than the castle itself, rather the flight of the bird, rather burned than captured.

Não se importou de mentir sobre o relacionamento, a morada, a profissão, mas não poderia escrever aquela crítica científica porque, isso sim, seria uma mentira. A verdade é geral, abstracta e difícil, e por isso tão ambicionada, enquanto a mentira é particular, concreta e fácil, tão abundante. Só o que se trai no próprio coração chega para ser mentira, o resto é ruído com propósito.

You have breath for no more than 99 words. What would they be?



Respeito muito uma livraria religiosa que, entre missais, orações e interpretações dos evangelhos, tem livros sobre como fazer o coming out perante os pais ou sobre “rainbow theology”. O facto de terem colocado a secção de relacionamentos ao lado da secção de auto-ajuda só comprova a inteligência do local.

Quando se é bom, é-se bom ou Overtakings and roundabouts

Fiz o teste: consigo conduzir ((tam)bem) pelo lado esquerdo da vida.

Scotland is a country ou He is taking the piss

Qualquer pessoa obstinada numa determinada ideia, vendo-se sozinha nessa cruzada, nunca admitirá que possa estar errada; são os outros que são ingénuos, não têm inteligência ou sensibilidade suficiente, para perceber o que só ela conseguiu perceber.

(ainda não percebi se ando mais paciente ou simplesmente a alcançar a capacidade de ignorar o que não interessa para nada)

You might have missed a thing or two I

Ela: tu equilibras-me porque és racional.

You might have missed a thing or two

Ela: estava cheia de saudades tuas e até pensei em ligar-te mas depois lembrei-me que não posso porque tu não és assim.

Friend request

Não reconheceria parte dos meus primos se passasse por eles na rua e de alguns não sei o nome sequer. Sabendo que nunca diremos mais do que um par de palavras, aceito que descubram como é que eu pareço, por onde ando ou que músicas oiço. Talvez acertemos no nome uns dos outros no próximo funeral e sejamos então desconhecidos com um nome.

Tier 1 Visa

Pediam que lhes mostrasse um talento excepcional e bastaria que tivessem jantando connosco naquela noite: todos garantiram que era uma pessoa interessantíssima e que ficariam noite adentro a ouvi-la falar. Infelizmente o talento ainda se mede mais com médias, exames e prémios do que com a dedicação e amor à causa.

Algo estranho acontece (eu vivia tudo novamente).


Nenhum hectare nem qualquer árvore.

É nas noites mais acordadas que sei que tudo se mantém, as mesmas onde sigo contigo. Se eu não escrever, saberás?

(o peito que não se acalma, mas és a melhor.)

Your eyes are more attractive than the truth.


O meu reino por uma onomatopeia.

O problema é ter a certeza que não encontro quem gema poesia como tu.

Uma roda cimeira ou É como o mar, pode ir e voltar.

Podes escrever o que quiseres e nunca será assim tão bom. As palavras estão todas noutro sítio e nem precisou de guardá-las quando dormimos porque sempre lhe pertenceram. Mas de ti nunca quis palavras.

I joke at how big he is. He laughs.


Noções de clarividência

Eu – O que fazias?
Ela – Se?

Perguntava-lhe o que fazia naquele momento e ela pensou que eu me referia a outro tempo. Talvez nos esteja nos genes pensar sempre para o futuro, condicional, e negligenciar o agora, sem condições outras que ser hoje dia.

Value your assets

Vi uma daquelas mulheres de burka a escolher rímel para os olhos e pensei que a liberdade não é um conceito universal mas uma definição exclusiva e própria a cada um.

(a Superdrug devia fazer um anúncio com isto)

Maslow ou Aposta na tua vida.

A melhor forma de saciar um problema é arranjar outro.

(fala de mim à esteticista e eu não tenho noção. talvez seja melhor assim, na verdade.)

A árvore de decisão ou Já devias saber que não sou muito diferente de ti em algumas coisas.

A prova de que até acreditas um bocadinho no que fazes é quando usas uma ferramenta do trabalho para analisar uma decisão pessoal. E, porém, todos sabem que nenhuma decisão é racional.

(talvez a dificuldade seja essa, a de proximidade.)

Death Valley ou There are designations, like "economist", "prostitute" or "consultant", for which additional characterisation doesn't add information.

Trabalha apenas q.b.

If I stay here trouble will find me, If I stay here I'll never leave.

Ninguém vem para Londres sem um propósito. Ninguém vem para Londres para ficar, é uma cidade de transição. Ninguém é de cá mas alguns pertencem aqui.

Nothing is more permanent than “temporary” arrangements, deficits, truces, and relationships; and nothing is more temporary than “permanent” ones.



As pessoas incoerentes são as mais interessantes.

Don't go to fires.

Poucas metáforas servem tão bem à poesia como o fogo. Isto não é simplesmente uma metáfora.

Isto está muito alto.

Uma lista de blogues como um álbum de fotografias: estão inactivos mas não consegui apagar a Lei Seca, o Atlântico Online ou o SushiLeblon.

Posicionamento estratégico: estás antes de qualquer mulher e depois dos livros.

Que fez algum poeta por este senhor? I

Dependendo do interesse, somos os mais exigentes connosco próprios e também os mais tolerantes, como um juíz que não consegue ser imparcial.

Que fez algum poeta por este senhor?

Estão impressos e toda a gente sabe o perigo que é algo ter uma forma, a maneira mais rápida de levar a uma conclusão, o determinado a fechar o cerco ao abstracto e tudo o que perdura para a memória. De um lado os terminados (poucos), um conjunto (extenso) dos que precisam afinações no título ou no conteúdo, outros (alguns) os que servem para o lixo e têm de ser refeitos. Deste-me palavras, a outra ponta que une este círculo, o fim como o início.

Lifeless stranger

Na maioria das vezes, pureza não tem a ver com ingenuidade, é outra coisa onde te vejo. Em ti, a verdade, a mentira, qualquer conselho, qualquer sarcasmo, são puros, limpos, directos como o álcool no sangue, não precisam de estratagemas ou pretextos porque são livres. E sempre vemos o que queremos ver.

Mache al fondo: Mis sentimientos se pondrán a arder, y así el dolor no se te queda tan dentro.


Os Excertos Absolutos e Outras Mentiras

Pode dar-se o caso de sucesso de encontrar-se quem tenha jeito para títulos e para conteúdos. Escrever é uma oração muda, adverte, e eu só lamento por quem não o possa assim ouvir.

(talvez possa dedicar-me à edição, se tudo falhar.)

But burn, burn, burn.


Marylou


A mais livre.

The only people for me are the mad ones, the ones who are mad to live, mad to talk, mad to be saved, desirous of everything at the same time, the ones who never yawn or say a commonplace thing, but burn, burn, burn like fabulous yellow roman candles exploding like spiders across the stars. 

The three most harmful addictions are heroin, carbohydrates, and a monthly salary.

Demoramos a entender aquilo que é mais óbvio: como uma revelação, apercebi-me que se resume facilmente a ter o controlo das decisões na minha vida ou deixar que outros a controlem.

Color my life with the chaos of trouble ou I'd take care of you if you'd ask me to, in a year or two.



Não venham a mim as coisas simples. 

(tenho a certeza de que já escrevi esta frase aqui, algures, antes. A vida toda é repetição.)

Pictures are for entertainment, messages should be delivered by Western Union ou Cada dia é mais evidente que partimos.

Estamos no precipitar daquele mal-entendido, onde nenhuma ponte alcança. Não está escrito, não importa já, mas eu sei. Pelo meio, tentaram-se alguns conceitos mal situados, as ideias tão próximas mas as palavras que ficam sempre tão distantes. Estamos do mesmo lado e não nos vemos, embora o toque fosse tão possível, tenho a certeza. Falaremos então do particular como quem fala do geral, ou de histórias secretas e erroneamente descodificadas, e nenhuma linguagem nos responderá. Talvez só o silêncio nos coloque frente a frente e tudo possa, enfim, ser claro como no princípio dos tempos. Até lá, preciso com urgência de tudo o que ainda não me disseste, as reflexões mais imediatas e as outras feitas axiomas, consumir-te uma ideia do corpo e outra do coração, e que estão tantas vezes desencontradas no mesmo sentimento. Dá-me uma palavra que venha a acordar súbita a realidade. Xiu, pode ser essa.

If you could lean across this table and kiss me and there were no rules, would you do it?

O sexo é altruísta. O amor é egoísta. Dizem que se exclui daqui "o verdadeiro", esse ser mitológico. Talvez o eterno problema seja aquele de eu não encontrar aqui um problema. Foram felizes enquanto durou.

(advertência: ver The Oranges e Two Mothers no mesmo dia pode conduzir a discussões sem destino.)

Gastar o dinheiro de sincero ou Você tem noção que não vale a pena ver estas entrevistas?

Fui ver a razão de tanto alarido. Acho que merece mais comentários louvar a atitude do tal Lorenzo Carvalho do que julgar a da Judite de Sousa. A humildade não é exclusiva aos pobres, tal como a futilidade não é exclusiva aos ricos. Somos tão impressionáveis.

Though you hardly know her (still wanna stay)


Como quem embala um remorso, com algum grau de abstracção e sem um plano rigoroso.

A intimidade não se revela na suficiência do que se partilha, se comum e geral, mas antes na insuficiência do que não se partilha, por ser único e particular. O que se oculta é sempre mais importante do que o que se apresenta e o que sabe não é tão relevante como o que não se sabe.

Senhoras e senhores, trago boas novas: eu vi a cara da morte e ela estava viva.

Entre o espaço de acreditar numa mentira e o tempo de a viver vai o peso de uma escolha.
Ainda que a verdade seja sempre outra coisa imperceptível, é palpável, e sei por isso que esse engano não me pertence. Mas se é teu.

(não preciso saber do que falo, não é preciso que nada se diga agora. partilho-te o peso nos ombros e, mais aliviada, prosseguimos no mesmo caminho sem nos cruzarmos)

Don't go where I can't follow ou Se forem lá fora, tragam-me mel

A doença é um teste à solidão.

A cama de Procrustes ou I'll get money, I'll get funny again.

Somos pessoas preguiçosas ou porventura demasiado egocêntricas: na sequência de uma circunstância que não nos é favorável, tentamos muitas vezes mudar primeiro quem somos (acreditamos rapidamente que o problema estará connosco) em vez de tentarmos mudar ou entender a circunstância em si. Se não coubermos naquela cama, encolhemo-nos ou dormimos com os pés de fora, mesmo que passemos a noite em claro.

An idea starts to be interesting when you get scared of taking it to its logical conclusion.

Sempre que leio um livro de Nassim Taleb tenho a certeza de que não vou colocar os meus filhos na escola e que vou deixar o meu emprego no médio prazo. É um perigo ler autores inteligentes.

Do conhecimento de causa ou If your anger decreases with time, you did injustice; if it increases, you suffered injustice.

das Crónicas das Horas Perdidas

A mão esquerda e a mão direita

Convencem-nos de que o voluntariado, a generosidade em geral, são recompensadores e logo aí está a contradição. Do verdadeiro altruísmo nenhuma recompensa de qualquer espécie se deveria esperar e, porém, são esses os mesmos que, se não forem retribuídos em agradecimentos de sorriso no rosto, se apressam a falar de ingratidão.

Aqui jaz a minha casa ou Este traste


É possível a beleza nas coisas mais tristes.

The Pilgrim's Progress ou I hope you're not flying Ryanair

Há livros que compro como quem prepara um legado que se possa herdar. Não tenho jóias e tenho por convicção que conselhos é coisa que não se deve deixar a ninguém.

(comprado a 15 de Agosto de 2013 no mercado de Cambridge, por 5£)

Micro-saudades: os meus Portugueses

Gosto de homens que não têm problemas em afirmar sentimentos sem, contudo, serem piegas.

Lições deste lado da província: noções simples do geo-espaço ou O meu lugar no mundo

Chelsea está para as tias como Essex está para os azeiteiros.

Lições deste lado da província: tall mocha

Uma pessoa percebe que anda a passar demasiado tempo no café quando a empregada, que já não via há umas três semanas, me pergunta se fui de férias, porque estou mais bronzeada.

Um homem de barba, por assim dizer.

Mas no preciso momento em que acabava de me aborrecer com isto, o que não dissera e o que dissera a mais reuniram-se num estranho círculo de lava e de sangue: agora sei que a lava representava o irrevelado, a dor potencial e a omissão; o sangue, as solenes vitórias e as consagradíssimas derrotas. O meu juízo isolado levara-me a crer que se tratava também de uma aliança de funestos arrependimentos de estirpes perdidas nos sulcos do tempo, rasgando pretéritos no predicado da vida, forçando sentido nas palavras que aqui deixo cair, sim, largo-as aqui, que escrever também é esquecer as coisas no papel, digo que a vida tem predicado, digo que arrependimentos formam alianças, do imperfeito ao mais-que-perfeito, sem ponto final, digo uns símbolos estranhos, um vigor de gerúndio, trocando os atributos às coisas, fugindo ao assunto.

Um idiota, quem escreveu isto.

Let's both reclaim our superpowers



(coisas que se perderam entre blogs e que é urgente recuperar)

A caminho de Viseu

As notícias que vou sabendo são escassas e pontuais, interessam-me pouco as notícias. O que sei é sobretudo aquela lista que ficou e que vou consultando regularmente, não tentes saber porquê. Sem saber, às vezes sem querer, imagino-te em sítios que não conheço, o som e a fúria, a terra cansada, o corpo que aguenta e segue, chama-lhe trabalho, vontade, coragem, o que quiseres. E vi aquela notícia, as palmas como quem abençoa e agradece ao mesmo tempo, o alívio tão sentido e que vou sentindo eu também quando tudo está finalmente dominado, dominada também a minha impaciência egoísta e cada vez mais despropositada. No peito levo um incêndio que não se extingue.

You could be a published author.

Escreveu-me para agradecer a discussão, sugerindo que, se eu quisesse, havia ali material suficiente para um livro. Acho que também me conhece da vida pessoal.

Can you lead without authority?

Chamou-me à atenção por ter lançado uma discussão para cima da mesa e depois ter abandonado a sala, ficando a ver os outros a degladiarem-se nas suas opiniões. Acho que me conhece da vida pessoal.

Frases para guardar para poemas, entrevistas ou o lixo.

Escrevo como quem lambe feridas. A língua a salivar profunda na carne para melhor cicatrizar.

Não abras a porta, se for o sublime diz que não estou, já temos palavras de mais, sentimentos de mais.

Pese embora a discussão sobre o conteúdo e a forma, negar, ou não consentir, pode ser uma forma de bondade, sei disso. Porém, animais estranhos, o dilema sempre está entre o que se sabe e o que se sente.

Está tão linda, gostosa, sublime, charmosa

Acho que vou actualizar o meu perfil nas redes sociais para esclarecer que sou o tipo de pessoa capaz de ouvir Némanus e citar Manuel António Pina num intervalo de cinco minutos, uma questão de coerência. Tenho a certeza que isso diz mais sobre mim do que a minha profissão, por exemplo.

O passado não está ainda pronto para nós, nem o futuro.

1. Um pequeno depósito de incredulidade
no fundo dos teus olhos.

2. Um breve estremecimento no movimento
do coração (do meu coração).

3. A impressão de alguém olhando
-te atrás de ti.

4. Uma voz familiar
num sítio cheio de gente.
(que só tu ouves dentro de ti)

5. Um súbito silêncio entre as
sílabas de certas palavras
que fica depois a pairar perto dos lábios.

6. A ignorância de alguma coisa
que ainda não sabes que não sabes.

7. Uma palavra só, aguardando,
uma palavra que basta dizer ou não dizer,
abrindo caminho entre ser e possibilidade.

8. O que não sou capaz de dizer dizendo-me.

9. Eu (um lugar vazio) para sempre; tu para sempre.

10. Outras duas pessoas
de que outras duas pessoas se lembram.

11. Esse país estrangeiro, o tempo.


Escrito de memória, Manuel António Pina

Não faças aos outros o que gostarias que te fizessem a ti. O gosto deles pode não ser o mesmo.

A ética da reciprocidade na sua forma mais comum, cristã e na negativa, sustenta um princípio capaz de explicar muita coisa: não somos suficientes para a generosidade pura de fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem a nós, mas antes somos levados a produzir regras e leis que evitem que nos matemos uns aos outros.

Não sou o melhor do mundo, mas não há ninguem melhor do que eu.

Envaideço-me só o suficiente quando me diz por duas vezes que foi uma experiência bastante satisfatória e bem melhor do que outras que teve até aqui, mesmo que o tenhamos feito por skype.

Orgulho-me de tratar os candidatos como gostaria de ser tratada, como pessoas. Disse-lhe que não tenho emprego para ele agora e, ainda assim, agradeceu-me. Às vezes, raras, acho que poderia fazer o que quisesse com a minha vida com um relativo grau de sucesso.

Se prepare que eu vou lhe usar ou Eu não sou fácil, sou garantida.

Digo-lhes com transparência que vão ser usados e são poucos os que me respondem com "confidencialidade" ou "conduta". A moeda é ainda quem mais ordena e esta que lhes aponta a facilidade é a mesma que trabalha como uma caçadora de recompensas.

Coisas acontecem no mundo só para que se reconheça o teu brilho nos olhos.












 
We live on the flat, on the level, and yet - and so - we aspire. Groundlings, we can sometimes reach as far as the gods. Some soar with art, others with religion; most with love. But when we soar, we can also crash. There are few soft landings. We may find ourselves bouncing across the ground with leg-fracting force, dragged towards some foreign railway line. Every love story is a potential grief story. If not at first, then later. If not for one, then for the other. Sometimes, for both.

Julian Barnes, Levels of Life

Hoop Lane

A par do fascínio por bancos memoriais, ganhei um especial interesse pelos cemitérios Ingleses, onde não há campas com flores mas flores com campas e não se assinala a morte mas honra-se a vida. Onde é possível descansar em paz.

Os meus convites estão cada vez melhores

Convidei-a para irmos passar a tarde ao cemitério.

Em Fátima rezei por ti

Como se fosse um desejo de aniversário que se pedisse, havia junto a um altar na catedral um cesto com folhas em branco para que os devotos deixassem a sua prece. Todas seriam lidas e orações seriam rezadas pelas beatas diária e gratuitamente, intermediárias generosas a prestar tão altruísta serviço à comunidade ou a desconhecidos. Sem garantia de sucesso, para que se dissesse um nome na extensa lista dos fiéis defuntos durante a missa, pagava-se em Portugal 10€ ou 12€ à Sra. Virgínia, na minha altura, é o que penso.

Quando deixo a minha prece em Inglês, sabe-se lá que língua ele ouvirá melhor, ela diz-me que não esperava que eu escrevesse aquilo. E eu penso que é por ela ainda não me conhecer bem que não entende que eu não poderia escrever outra coisa senão aquela, concreta e presente, as pequenas lutas que não são minhas mas que também me doem a mim.

The Last Bookshop


Encontrei uma livraria em que todos os livros são a 2 libras. Todos. Novos. E até tem postais engraçados. O único problema é ficar a 3h daqui.

Ladies, (eyes) up

Pela primeira vez, fui chamada à atenção pelo meu voyeurismo, por olhar de forma insistente e demasiado evidente para um casal que "dançava" à minha frente. Não sei se me deva preocupar ou rir.

Do you think that is going somewhere?

Confia com atenção redobrada em pessoas que usam o pretexto (exagerado) do álcool para desresponsabilizar as suas decisões. A um bêbado deve exigir-se que seja o único responsável pelos seus actos, tal como a um sóbrio.

Lessons Learned: Londoners

Existe Londres e depois existem todos os outros sítios no Reino Unido, com um sentido de identidade e onde as pessoas são simpáticas.

(sempre que saio de Londres pondero fixar-me fora de Londres.)

¡Fea!




Siempre hay un momento en que el camino se bifurca, cada uno toma una dirección pensando que al final los caminos se volverán a unir. Desde tu camino ves a la otra persona cada vez más pequeña. No pasa nada, estamos hechos el uno para el otro, al final estará ella, pero al final solo ocurre una cosa, llega el puto invierno.

With "there's no tomorrow" echo in my mind.



Just one last time.

So-so ou Andamos exigentes

Nunca ninguém se queixou da força da minha password e agora vem a Dropbox dizer que é "assim-assim". Ou estou a perder os meus super-poderes ou não sou a única a andar esquisita.

Ah, a beleza da psique feminina

Reparo, consistentemente, que não tenho paciência para mulheres que demoram mais de um minuto a tomar uma decisão ou que dizem repetidamente mas de formas diferentes a mesma coisa numa mesma conversa. Agora ando esquisita.

Acho que, sem querer, tomei uma decisão importante

Ao fim de quase 6 meses em Londres decidi-me hoje a comprar um chapéu-de-chuva.

Gosto de me mentir um bocadinho

Não preciso de ir ao ginásio: vou ao supermercado uma vez por semana.

How do you know? Maybe you are.


How do you know?

Se perguntarem, direi que é adormecer em alguém com o coração acordado.

Maybe you are.

Em toda a poesia reunida, os poucos poemas datados são sobretudo aqueles dos cuidados intensivos, na cama de hospital e com o cheiro da morte tão presente a rondar os corpos, como se o poeta soubesse que faltava pouco e por isso a todos os dias levou a esperança de terem um nome. 

É noite em todo um hemisfério agora e tu existes.

Serei capaz de não ter medo de nada, nem de algumas palavras juntas? I

Entre um chegar e um partir não há nenhuma testemunha que dure tanto e tão nada quanto meia dúzia de palavras para nos lembrar do que aconteceu. Às vezes uma música se o tempo permitir.

Serei capaz de não ter medo de nada, nem de algumas palavras juntas?

A emenda é pior do que o soneto e eu sei que tem sido assim, esta é só mais uma. Nessas vezes, faço A à espera de B ou digo tudo sem pensar a nada e entre um extremo e outro não sei onde estarei mais, porventura em nenhum, pois que não devemos tomar o gesto pelo todo. A minha insistência em prolongar o tempo que se esgotou em alguma das tantas noites claras fez da minha antiga imanência de célula uma reacção alérgica irritante, metáfora tacanha. Sei que isto já não vai lá com recursos estilísticos, menos com canções ou com outras palavras de qualquer espécie. Era preciso que se parasse a tempo de todos os desastres e vai sendo tarde, só reconheço destroços.

Como sempre, foi um acto distraído e assaz imprudente da minha parte. Estava a arrumar uns bilhetes na minha caixa das coisas importantes como quem guarda pistas para o futuro, talvez para os filhos, e estavam as poucas polaróides com os caracóis e a luz toda dos teus olhos ainda ali tão ao meu alcance. A fraca qualidade da máquina, com tantos anos sem uso, é ainda visível com facilidade nas manchas das fotografias, mesmo que tenha mandado vir um rolo da América ou de Inglaterra e que se conservava no frigorífico, já não sei. Parecem histórias antigas de outros Verões e foi ontem. Por debaixo de tudo estavam as palavras e é por isso que nenhuma chave serve a esta fechadura mesmo que eu tente, é o que só eu sei e por isso ninguém me entende. Vale tudo menos deixá-lo morrer, e ninguém entende.

Haverias de dizer que o José Luís Peixoto não escreve nada de especial e eu ter-me-ei rido para descobrir só depois que escreveras aquelas palavras apressada e ainda na estação dos correios, uma fila atrás de ti e o senhor da caixa a mandar vir, e que, em todos os livros que lhe li, o José Luís Peixoto nunca escreveu palavras assim. E venho eu agora brincar aos poetas se és tu quem leva todas as palavras em ti, as que já eram tuas e as que eram minhas. Tens contigo todas as palavras de vida eterna, por isso, se eu pudesse, não escreveria sobre ti. Escreveria sobre coisas tão importantes como a crise de identidade da Europa e o novo paradigma geopolítico mundial, a valoração e aproveitamento estratégico dos recursos marítimos costeiros Portugueses ou o verdadeiro significado das boas práticas de gestão de projectos em face de contextos customizados. Acredita que se pudesse não escreveria sobre ti. Se pudesse, esquecia-te.

O gesto deve acompanhar a palavra

Confirma-me a experiência que a confiança com que se fala de um dado tema tem mais efeito no receptor do que o conhecimento efectivo que se tem sobre o mesmo. Hoje falei sobre as diferentes práticas de trabalho entre a cultura asiática e a cultura da América Latina e sobre o estágio de maturidade do empreendedorismo em Portugal com a mesma confiança com que anunciei que a impressão em 3D vai revolucionar o mundo mais depressa do que se imagina. No final, consegui um negócio. Um cura é também um comercial embora ambos falem diferentes religiões.

LinkedIn ou Quem beber desta fonte

I: Bem-aventurados aqueles que entendem que para arranjar emprego é mais útil uma boa rede de contactos do que uma boa formação.

II: Bem-aventuradas as empresas que entendem que quando um colaborador parte não leva só conhecimento, leva contactos.

A verdade é que isto não vai com poemas.


Isto vai devagar, isto agora demora.

Agora é diferente
Tenho o teu nome o teu cheiro
A minha roupa de repente
ficou com o teu cheiro

Agora estamos misturados
No meio de nós já não cabe o amor
Já não arranjamos
lugar para o amor

Já não arranjamos vagar
para o amor agora
isto vai devagar
isto agora demora


Manuel António Pina

To arrive where we started and know the place for the first time.

O valor da presença, ao contrário do que se diz por aí, não se testa na ausência, que pode ser cansada ou distraída, mas sente-se no regresso, que é sempre certeza sem mais dúvida.

("Não te esquesas de sentir!", li quando passava de autocarro em Leiria.)

Being a lawyer is a lot like being a doctor: you keep pressing until it hurts, then you know where to look.



Oiçam o que vos digo: Suits é uma série muito boa que, resumidamente, fala sobre a importância de vestir um bom fato.

Hysteria


Maggie.
(sempre que vejo filmes de final feliz apetece-me falar-te, a psicologia deve explicar isto.)

Porto Cruz Pink

Já não sei onde é que li que os amigos se vão renovando a cada sete anos, um pouco sem que o notemos. Pelo sim pelo não, vou-me dedicando a estes, alegre nos acasos que nos trouxeram e nas partilhas que nos mantêm.

O mundo, senhor Fernando, é para ser visto e entendido, não inventado.

Gosto da livraria aqui da rua. Local e independente, o livreiro sossegado e jovem de barba e a livreira mais velha e mais expedita, fazem a montra da livraria como lhes aprouver. No outro dia todos os livros da montra falavam da cor azul, depois da cor verde, recentemente de aves, e esta semana sobre o mar e o sol. Embrulham os livros em sacos de papel e colocam sempre um marcador da livraria dentro dos livros. Nos dias em que penso seriamente na minha vida, chego a invejá-los.

Razões para a minha pouca vergonha, gestos ridículos e decisões em geral

Remembering that I’ll be dead soon is the most important tool I’ve ever encountered to help me make the big choices in life. Because almost everything – all external expectations, all pride, all fear of embarrassment or failure – these things just fall away in the face of death, leaving only what is truly important. Remembering that you are going to die is the best way I know to avoid the trap of thinking you have something to lose. You are already naked. There is no reason not to follow your heart.

Steve Jobs

Asseguro-te que nunca estarei preparada II

Asseguro-te que nunca estarei preparada I

São horas de voltar. Tu já não vens, e a espera
gastou a luz de mais um dia. Agora, quem passar
trará um corpo incerto dentro do nevoeiro,
mas terá outro nome e outro perfume. Eu volto

à casa onde contigo se demorou o verão e arrumo
os livros, escondo as cartas, viro os retratos
para a mesa. Sei que o tempo se magoou de nós,
sei que não voltas, e ouço dizer que as aves
partem sempre assim, subitamente. Outras virão

em março, apago as luzes do quarto, nunca as mesmas.

Maria do Rosário Pedreira

Asseguro-te que nunca estarei preparada.

A ideia de serenidade está no equilíbrio entre aquilo que conseguimos lembrar e aquilo que conseguimos esquecer. Ela diria que a felicidade, como a crise, está dentro da cabeça das pessoas e estas haveriam de rir-se da ingenuidade daquela sentença.

Onde se assenta que tudo o que aconteceu serve ao que há-de acontecer.

Tenho a minha crença velha que afasta a ideia do reencontro e um abismo no peito que vai explicando o destino pela memória. Somos seres explicativos: explicamos racionalmente os destinos de que não gostamos e inventamos explicações menos racionais para os que nos agradam e a que alguns chamam sinais. É para preservar a memória que vou tirando cada vez menos fotografias.

Mi estrategia es que un día cualquiera, no sé cómo ni con qué pretexto, por fin, me necesites.


Expofacic 2013 ou Noções da Imprevisibilidade

Começa a tornar-se demasiado previsível o facto de eu ficar incontactável a partir de dada hora da madrugada, sozinha e em sítios desconhecidos. O sabor do perigo não é tão doce quanto o sabor da liberdade.

Expofacic 2013 ou Há muita coisa misturada dentro de mim

Deixei de fumar e aprendi a gostar de cerveja. Já tive oportunidade de descobrir que o meu limite começa em 7 imperiais.

Expofacic 2013 ou This is the last time.



Don't turn your back on me, don't walk away
I'm a better man now than I was that day.

(fiquei feliz: só não conheci 3 músicas dos Keane.)

Expofacic 2013 ou Uma febre assim não se combate, só se sofre.

Qualquer sítio, em espaço ou distância, será sempre imenso para quem não faz questão de se achar.

Expofacic 2013 ou She's up all night for good fun, I'm up all night to get lucky.

As minhas excentricidades estão cada vez mais rebuscadas, logo arriscadas, logo melhores.
Só precisa do Euromilhões quem tem fraca imaginação (e, no meu caso, quem não tem 2.750.000 Euros).

A quem possa interessar ou Esta música acende-me II

Não me acendem pessoas que escrevem com erros ortográficos (exceptuando os que são também meus) ou que dizem "memo" em vez de "mesmo".

A quem possa interessar ou Esta música acende-me I

Não me acendem mulheres que usam unhas de gel e derivados.

A quem possa interessar ou Esta música acende-me

Não me acendem homens que bebem refrigerante por palhinha, seja na lata ou no copo.

Vou fazer deste o meu argumento

"Com o álcool, o trabalhador pode esquecer as agruras da vida e empenhar-se muito mais a lançar frigoríficos sobre camiões, e por isso, na alegria da imensa diversidade da vida, o público servido até pode achar que aquele trabalhador alegre é muito produtivo e um excelente e rápido removedor de eletrodomésticos."

Acórdão do Tribunal da Relação do Porto, 2013

Na importância de saber escovar o cabelo correctamente

"Glowing", "shining", "younger", "happy", dizem, e os amigos corroboram. Ah, fosse sempre Verão e não apenas o tempo de todos os souvenirs.