There's no use in talking to people who have home (I've got a war in my mind).



Fucking crazy but free. Encontro tantas vezes o teu rosto em canções mas nesta tens de facto o corpo todo, és tu.

Quando formos velhos, se um dia formos velhos, quem irá querer saber quem tinha razão.

Dizia que queria ir fazer investigação no Butão, o País mais feliz do mundo, para descobrir se, caso lhes fosse proporcionado acesso a serviços financeiros baratos, continuariam com o mesmo índice de felicidade. Há que desconfiar sempre de pessoas demasiado felizes.

A que horas começa hoje a liberdade?

Querem aproveitar bem a vida até ao fim da universidade, momento em que se tornarão pessoas sérias e respeitáveis. Cada coisa no seu tempo, todas as coisas ao mesmo tempo ou todo o tempo para todas as coisas?

Se eu pudesse, apaixonava-me ou The music will never end.

daqui.

E se for tarde demais a gente aproveita a madrugada.

Diz-me que tenho muita sorte e eu sei disso. Tanto, que às vezes não sei se é caso para me orgulhar ou para lamentar a sorte que tenho.

Quando me armo ao pingarelho, digo, poeta.

A poesia é a filha pródiga que não volta a casa.

The big issue (como na música? como na vida real)

Vemo-nos todas as semanas, embora não todos os dias. Sempre que nos vemos cumprimentamo-nos com um sorriso cheio de vizinhança e talvez compaixão uma pela outra. Está sempre com o seu colete vermelho de pedinte perto do Starbucks  e a mim nunca me pediu dinheiro, o que me leva a crer que o meu sorriso é valioso.

O amor dá-me tesão.



Foi no teu.

Reparaste como o Outono este ano veio por outro lado, como se fosse pelo lado de dentro?

Morreu António Ramos Rosa. O mesmo dia em que morreu Pablo Neruda, o favorito. Vamos agora todos em fila a esgotar edições.

The elegant art of falling apart ou Parece que sou previsível.

Não posso adiar o amor para outro século
não posso
ainda que o grito sufoque na garganta
ainda que o ódio estale e crepite e arda
sob montanhas cinzentas
e montanhas cinzentas

Não posso adiar este abraço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio

Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação

Não posso adiar o coração


(António Ramos Rosa)

As crianças atiram pedras a brincar mas as rãs morrem a sério.

God is within our soul: baps shri swaminarayan mandir I

Importam-se em destacar que foram pioneiros e disso até têm provas: antes de Newton, antes de Copérnico, antes de Pitágoras, existem os registos históricos que confirmam o avanço daquele povo. Como sempre, a história é de quem a conta.

(o que interessa, ser o primeiro?)

God is within our soul: baps shri swaminarayan mandir

O facto de pregarem o alheamento face aos bens materiais, ao dinheiro, não implica que não sejam cautelosos: nos mandamentos da ética está claro que não devem realizar transacções comerciais de boca, ainda que seja com um irmão ou com o melhor amigo, sem que exista um documento formal e na presença de testemunhas.

George the dog, John the artist.




Há pessoas que vêem melhor do que outras embora a maior parte tenha os olhos abertos.

(sou mais sensível a um artista de rua que desenha o seu cão do que ao arquitecto que desenhou o Banco de Inglaterra. estive a 20£, ou 3 dias, de comprar uma obra de arte.)

Do you have a lion in your garden?

Depois de ter nomeado um bar gay masculino como o melhor sítio para começar a noite e de ter sido a única branca numa festa de adolescentes naquele que já foi um dos piores guetos da Europa, acho que estou em condições de afirmar com razoabilidade que a vida agora só pode melhorar.

Wish the best for you, wish the best for me.


É tão longe voltar atrás.

Não procures quem sabe dos teus dias diferentes mas quem faz os teus dias diferentes.

Honey, sou melhor do que a Mila Kunis.

Soubesse eu que éramos namoradas e tinha aproveitado bem melhor o meu tempo.

(não resisto.)

Toda a gente sabe que crescimento e desenvolvimento económico são coisas distintas.

Perguntando se sentia que tinha melhor qualidade de vida aqui, respondeu, para minha surpresa, que não. Mas também não queria sair daqui.

If you could keep only one memory what would it be?


You'll say, we've got nothing in common.


Saber que nunca hei-de esquecê-la; desejar vir a esquecê-la; recear vir a esquecê-la; ter a certeza de que a esquecerei e de que não a esquecerei I

Depois de muito tempo, eis que desapareceste da lista de contactos frequentes. Só mais tarde saberei se é um sinal, uma coincidência ou um facto. Para já, uma surpresa.

Saber que nunca hei-de esquecê-la; desejar vir a esquecê-la; recear vir a esquecê-la; ter a certeza de que a esquecerei e de que não a esquecerei.

Talvez demasiado tarde, apercebo-me de que não escrevi um livro de poesia mas um livro de memórias. Considerando que ainda não cheguei aos 30, não sei o que pensar disto.

(talvez Novembro)

Open carry: just in case.

Não conseguiu pedir o abandono das armas sem, no final, dizer que tem orgulho no País.

Saramago conheceu Pilar aos 63.

Quando perguntei, respondeu várias vezes que não se podia queixar de como a vida lhe tinha corrido até aqui. Depois, quase envergonhada, disse que não tinha com quem ir ao cinema.

Chegou o tempo da felicidade.

A felicidade é uma escolha. Provavelmente a única que importa. Provavelmente a única que vale a pena tomar.

(felizmente, mesmo não sendo publicável, a felicidade é visível e faz covinhas. tão bonita, tão bonita...)

Some saw the sun, some saw the smoke.

Heaven we hope is just up the road (I'll carry your world).


Contra-fogo, 7:04

Não percebendo nada de incêndios, tenho porém a certeza e a preocupação de que este fogo só se acaba com um contra-fogo. Deixa arder.

My favorite daytime drama is life itself.

Dois irmãos, irmã e irmão, traídos pelos respectivos cônjuges com os respectivos cunhados.

(será forte e quando crescer terá uma história comovente para levar miúdas para a cama.)

Algures numa associação de estudantes na zona de Lisboa.

"Ela é toda esotérica: está sempre a falar de coaching e assim".

Nenhum caminho será longo.

Estou distraída a ler a contra-capa de um livro e aborda-me uma mulher, como se me visse todos os dias. Pergunta-me se acho que vale a pena comprar uma enciclopédia para saber como fazer para os olhos secos, para que os olhos não sequem, se não encontrará no computador sobre isso também. Já leu que é preciso cuidado com a luz do sol, que é de evitar o vento, que são recomendáveis os óculos escuros, mas a ela estão-lhe sempre os olhos secos e quer agora saber se acho que vale a pena comprar uma enciclopédia só para isso. Respondo-lhe que não, que hoje em dia está tudo na Internet e que com facilidade encontrará sobre isso por lá. Agradece-me.

Depois retorna e pergunta se já vi algum livro que goste pela feira. Mostro-lhe ainda o livro de que lia a contra-capa e digo-lhe que é de um padre poeta, que é muito bom. Pergunta-me então se já li O segredo e quando respondo que já mas que não faz o meu estilo, pergunta-me se já li outro com um qualquer nome a puxar à religião ou ao esoterismo. Quando respondo que não, devolve-me um "pensava que sim, pensava que já tivesse lido", e sou obrigada a rir-me com o comentário. Agradece-me e desaparece por mais uns segundos.

Retorna ainda: "e quando está triste, que livro é que lê? que livro é que tem na mesa-de-cabeceira?". Conto-lhe que nenhum, que saio de casa, olho para o mundo e para as pessoas e isso basta, ajuda a relativizar e a lembrar que estamos vivos. Depois levanta mais a cabeça e fixa o olhar num qualquer ponto invisível, como se pensativa, e "também é verdade, obrigadinha". 

Haja loucos no mundo para nos entendermos.

Then you learn from it: explicações.


ou a jogar GTA, provavelmente.

De que serve ter coração e não ter o amor de ninguém.



Simone.

(no fim lembramo-nos sempre do princípio)
(parece que hoje começa a telenovela com a quinta que um dia será minha.)

Vir, do verbo vir-se.

"Vir-se" é provavelmente dos vocábulos mais interessantes da língua Portuguesa, como se expressasse algo que é da mais profunda metafísica, alguém que se vira do avesso e que se encontra finalmente com quem é. Gostava muito de saber quando foi a primeira vez que alguém conjugou este verbo.

(é ainda com estranheza que encontro a palavra num livro de Manuel Alegre, a memória respeitável e conhecida. depois habituo-me, afinal fodemos(-nos) todos (uns aos outros)).

CCM ou Não posso ir à sobremesa que a conversa agora está interessante.

A idade, ou talvez apenas a nudez cada vez mais consciente, o desperdiçar do tempo, levam-me a ser petulante. Dou por mim a perguntar a desconhecidos se são felizes, se gostam de bardajonas, o que lhes interessa numa mulher, a importância do tamanho, se há genuinidade no sexo oral ou somente a expectativa de reciprocidade, essas perguntas importantes para a felicidade. Pelo meio concluímos que o primeiro C também inclui a cintura afinal. As mulheres responderam coisas tão díspares como as mãos ou a largura dos ombros. Alguém anda a ler literatura erótica francesa do século XVIII. Falar de sexo é quase tão interessante quanto falar do tempo ou das viagens, sobretudo se estivermos no Verão.

(tento.)

A gaiola dourada I

Passava a semana a trabalhar. Quando chegava o fim-de-semana, uma pausa maior entre chegar do trabalho e jantar, jantar e dormir, os feriados, não sabia o que fazer com o tempo.

(por vezes temo-lhe a velhice.)

A gaiola dourada

Um filme por ano para nos devolver o orgulho, o Benfica campeão, o Cristiano Ronaldo acima do Messi, e poderemos sair da crise brevemente.

Esperar que um dia eu não espere mais um dia.


Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome ou O limite não é o céu.

Se faltarem outras vaidades insuperáveis para o futuro, que se saiba agora inconfundível desta que me vem acontecendo e que pede palavras tão belas que já só se poderiam encontrar nos livros: um dia fui amada por aquela mulher. Basta.

E fico parvo a olhar para ela e ela é minha.

Cada vez tenho mais certeza de que a maior graça que uma mulher pode dar a um homem é um filho. Talvez também o contrário.

Não faço perguntas, aguardo que todos os trilhos que mais tarde saberei encontrem a seu tempo o caminho até mim I

Pede-me que não o leve a mal, que isto pode ser um elogio ou uma crítica, mas que eu tenho perfil de artista. Depois recorda-me que há quem passe a vida toda a procurar um caminho, muitos os artistas que se perdem por aí, e adverte-me, com a sinceridade genuína, para que não me perca.

Não faço perguntas, aguardo que todos os trilhos que mais tarde saberei encontrem a seu tempo o caminho até mim.

Não esperes que a mudança aconteça só por leres livros sobre a mudança.

What's left (11.IX)


And I hope it's not too late 'cause you're so attractive.


If you can't live longer live deeper.

É provável que a minha vida mude nos próximos dias: comprei "o shampoo maravilhoso".

("O óleo maravilhoso" era mais de 8€, pelo que concluí que posso contentar-me bem com maravilhas pequeninas.)

Esta é a minha vida.

Encontramo-nos finalmente sós e naquele aperto firme de mão, o sorriso grande, reconheço a genuína alegria no regresso, fosse eu uma filha pródiga. Falamos então das coisas sérias com a normalidade de outras palavras quaisquer e nessa facilidade, sem hesitações ou nervosismos, está o sinal da cumplicidade mas essencialmente do respeito. Para que crescesse fez-me crescer, para crescer cresci com ele. Digo-lhe as palavras das últimas noites - propósito, sentido, fraude -, os artigos que se lêem à 1h da manhã, as pessoas que esperam as sextas-feiras e agosto, as epifanias que surgem em circunstâncias banais, as coisas que não me interessam para nada. Pergunta-me pelo livro, aponta-me caminhos e abre a porta de casa.

O passar do tempo, quem importa, vão confirmando com mais ou menos desilusão a minha falta de bom senso, o que me leva a crer que será verdade. E, porém, temo cada vez menos. Aonde for, o que vier, serei inteira.

(felizes aqueles que têm um mentor.)

O Mordomo

Subserviência pode significar também subversão, a semente frágil e demorada a furar a terra.

Assumir barulho

Sou melhor a escolher as minhas ex-namoradas do que as minhas namoradas.

Já não dói não.

Os rituais são ainda os mesmos: as manobras para estacionar o carro, fechar todos os estores um por um, o pequeno-almoço preparado. Daquele quarto, que era o outro, vi a mobília a chegar, o quadro, os cortinados, o candeeiro. Agora tudo é distante e inconcebível, olho para trás e juntam-se os pontos e as conclusões. Ali vai uma pessoa.

Quando eu amo é sempre devagar.



Só quis tocar o céu. Não quero mal a ninguém.

Deve ser do período

Comovo-me no metro com velhinhas que falam ao telemóvel as palavras mais banais com um sorriso permanente nos lábios, felizes pelo simples facto de terem alguém que lhes ligue para matarem a solidão, o tempo ou as saudades.

(a minha avó marca-me os sábados a chá de limão.)

Gold star: my precious ou If you see one, grab her and run.

Há a imediata tentação do equivalente, um pensamento tacanho: pode um padre falar de sexo ou de amor na sua forma completa sem ter conhecido mulher?

(há um propósito obscuro que só se revela aos curiosos: nenhuma destas palavras tem a ver com religião.)

João dos Santos ou Uma casa na praia

As raízes são tão fundas na terra que só vemos quase sempre os ramos, os frutos. Mas não esqueçamos que os frutos mais doces e cheios provêm das melhores raízes, sólidas e vivas.

(obrigada)

On-off boyfriend

A língua Inglesa é provavelmente a que melhor serve ao sentido prático da vida: ao umbigo chamam "belly button", a um homem pequeno designavam no jornal por "pint-sized", ao namorado que ora é, ora não é, "on-off boyfriend". Simples.

You didn't want to be a banker anyway. You wanted to read books and write poetry and kiss girls.

Há dias em que entendo melhor o risco azul. "The Escape Manifesto: Quit your corporate job, do something different" é um livro incendiário. Leio-o devagar, a medir o tempo de todas as decisões.

Dá mais cartas, baixa a luz e vem esquecer o amor.




Tudo o que eu não sei largar. 

(agradecer-te tantas vezes por me teres feito passar a prestar atenção.)

Ver-te como se vê a luz, a treva, o tempo, ou se veria a paz, quando viesse.

O truque era este: nenhum possível nos bastava,
mansão de poesia ou tenda de desertos;
amor era o lugar onde habitávamos.
Agora vai ser assim: nunca mais te verei.
Do outro lado do universo, ou naquela estreita rua
por onde escolherei, ao acaso, não ir,
ou talvez junto ao rio, no improvável jardim
onde barcos pintados se misturam às folhas
do vento neste outono distraído,
estarás ardendo, todo feito de água?
Se me vês, perguntas
notícias de frança, coisas dos jornais? como vai
o mundo? e eu que queria
ser vasto e profundo
fico assobiando
rimas triviais; já não sei o nome
que me trouxe aqui. O vento, fora, agita
as folhas de árvores na alameda, são as sombras
que vemos, na parede atravessada pela noite;
compreendes agora? nenhuma literatura,
nenhum chiar da roda inexorável, inoxidável mesmo,
mito, frase, romance, ou fantasia,
nem o extenso fogo que simula, na linha de horizonte,
perfeitamente a aurora borealis,
e nem o mundo, nem o saber do mundo,
te bastarão. Deves partir, para encontrar
o que aqui deixas próximo e invisível,
simples surpresa que se esquece e cessa. Enquanto
viajas, cai-me o cabelo, os dentes, um por dia,
fica cinzenta a pele, e as penas com que cubro
a cisão primitiva natural; no surdo espelho
há um gesto de horror quando o vampiro
irreflectido me promete um beijo.
Tivesse, nesse dia, a bomba rebentado
à passagem da víbora; tivesse o general
mais pontaria, ao ver o chanceler;
tivesse o vão sorriso da princesa
durado até ao chá estar sobre a mesa;
tivesses tu pousado a mão sem medo
nos meus lábios gretados de palavras
e amado em mim o amor que nos confunde,
um mínimo detalhe diferente
traria a cada coisa um outro eco.
Mas minto, certamente? agora entendes? ouves talvez
os tão tranquilos passos nas escadas, e estremece
um deus adormecido no teu peito. Tivesse
eu só feito cessar o tempo, e a terra
como era meu dever e meu direito,
e declarado, ali no chão de estrelas,
que és tu a voz e o incêndio deste campo,
já quem me ouvisse nunca mais podia
ter outro tecto que a manhã celeste,
e assim seria agora: ver-te
como se vê a luz, a treva, o tempo,
ou se veria a paz, quando viesse.



António Franco Alexandre

O truque era este: nenhum possível nos bastava.

A ideia da liberdade pode ser um gesto simples como comprar uma viagem apenas de ida.

Oświęcim

Não queiras realizar todos os sonhos de uma só vez para que os possas saborear melhor. Mas não esperes demasiado tempo para que ainda continuem a ser sonhos.

Persil brought me here and something else will take me there.


Assim referido, aguarda deferimento ou Os carimbos de Gent

A palmada nas costas pode servir a dois propósitos: o encorajamento ou a compaixão. Na maioria das vezes, os dois.

(depois vou a ler Miguel-Manso e tudo volta a ser ridículo. quantas luzes podem caber debaixo do sol?)

Nolle timere.

A quem te peça opções responde com decisões.

(vice-versa.)

FOMO I


True story.

FOMO

Um saloio que se tornou traficante de bacalhau, jornalistas que se tornam analistas funcionais, programadores que desistem de Portugal e decidem ir para a Noruega ordenhar vacas. As pessoas que esperam que o destino lhes aconteça e as que fazem o destino acontecer.

Um propósito marginal.

Triste a solidariedade que se reserva para o Natal.

Instructions for dancing.


 
Mary Celeste.

1250 Kg: Here's to you, you miserable fuck.

Vai-se colocando desafios cada vez mais difíceis para mostrar que ainda é ela quem está no controlo. Conheço a palavra "resiliência" pelo exemplo.

Cause if you let me, here's what i'll do.


10



Heath Ledger
(consigo odiar mais de 10 coisas em ti.)

I will let you down, I will make you hurt.

Acabou-se o Caramulo, acabou-se Agosto, já podemos todos voltar à normalidade absurda e tranquila dos dias. Estão aí quase as eleições, o Benfica empatou e parece que a Manuela Moura Guedes vai apresentar o Quem quer ser milionário, coisas importantes.

(um dia o professor Fausto, de Filosofia, chamou-me impertinente e deve ter sido esse o meu primeiro real trunfo académico.)

The Escape Manifesto

O modo como as pessoas expressam a sua felicidade pela chegada de Sexta-feira, ou a ansiedade por quinze dias em Agosto, não é mais do que um triste sinal da sua escravidão. Alguém disse que a felicidade exige sacrifícios.

And that, boys and girls, is how it's done.

Escrever um artigo "científico" num único dia.

(é assim tão estranho que pessoas que não pertencem ao mundo académico façam research?)