This medicine you want.


Habita-me.

Caí no silêncio há vários dias. Quero falar-te das horas incandescentes que antecedem a noite e não sei como fazê-lo. Às vezes penso que vou encontrar-te na rua mais improvável, que nos sentamos diante do rio e ficamos a trocar pedaços de coisas subitamente importantes: a tua solidão, por exemplo. Mas depois, virando a esquina, todas as esquinas de todos os dias, esperam-me apenas as aves que ninguém sabe de onde partiram.

Vasco Gato

Eu quero estar lá quando tu tiveres de olhar para trás.

(...) proponho-me a contar todos os mundos a que fui perdendo o rasto. concluo: as vidas contam-se pelos dedos de duas mãos. depois há outras contas demasiado complexas. como nunca sabermos de quantas mortes nos salvou a vida. ou de quantas vidas já nos salvou a morte.

Somethingdifferentfromthis

As noites são de dia.

A morte do cão do Family Guy recebe mais atenção do que a de qualquer outro ser humano. Escrevo sobre isso.

A minha pátria é a língua portuguesa.

Uma música é suficiente para levar-te a casa.

(hoje ouvi isto num dos canais da televisão Inglesa).

Alta definição ou Esta música não me acende

Homens que gostam de ópera e ballet. Eles andam aí.

You will become a song.


She's mad but she's magic. There is no lie in her fire.

A purificação dá-se pelo fogo: as queimadas para a terra, a faca para o corte esterilizado.

I should have known better.

You may not be her first, her last, or her only. She loved before, she may love again. But if she loves you now, what else matters? She's not perfect - you aren't either, and the two of you may never be perfect together but if she can make you laugh, cause you to think twice, and admit to being human and making mistakes, hold onto her and give her the most you can. She may not be thinking about you every second of the day, but she will give you a part of her that she knows you can break - her heart. So don't hurt her, don't change her, don't analyze and don't expect more than she can give. Smile when she makes you happy, let her know when she makes you mad, and miss her when she's not there. 

Bob Marley

Devil may care.

Os escritores não usam outra ferramenta além da palavra. Também os experts não são convidados para programas de televisão e mudam até de canal, cansados da ignorância do mundo.

Coffee Inn: let's never come here again because it would never be as much fun.

No dia em que te tornaste um livro palpável entre as minhas mãos, decidi que vou retomar a leitura dos Diários de Al Berto sem medo de me lembrar onde foi que o parei. Porque quem parte nunca é quem regressa.

If I get a little prettier can I be your baby?

A voz da Lana del Rey parece-me igual em todas as canções mas isso importa-me pouco se todas as letras são magníficas e plenas de sentido.

What can I do, life is beautiful but you don't have a clue.

Há muito tempo que não vestia aquele casaco dos Invernos frios. Quando levou as mãos aos bolsos, encontrou entre os dedos a melhor parte da sua vida.

Are we tough enough for ordinary love?


Your heart is on my sleeve.

Pas besoin de comprendre.

La trompe de l'éléphant,
c'est pour ramasser les pistaches:
pas besoin de se baisser.
Le cou de la girafe,
c'est pour brouter les astres:
pas besoin de voler.
La peau du caméléon,
verte, bleue, mauve, blanche,
selon sa volonté,
c'est pour se cacher des animaux voraces:
pas besoin de fuir.
La carapace de la tortue,
c'est pour dormir à l'intérieur,
même l'hiver:
pas besoin de maison.
Le poème du poète,
c'est pour dire tout cela
et mille et mille et mille autres choses:
pas besoin de comprendre.


Alain Bosquet

Orgasm precedes essence I


Adèle Exarchopoulos.
(a boca. o cabelo. a boca.)

Orgasm precedes essence.

Sobre "Blue is the Warmest Color" aka "La vie d'Adèle – Chapitres 1 et 2", acredito que existam três tipos de público: os que vão para saber como é que duas mulheres têm sexo, os que vão para saber por que é que o filme está a ser tão falado, e os que gostam realmente de bom cinema.

If you give me a smile I'll give you this for free, disse ele.

Heróis podem ser carrancudos e violadores podem ostentar o ar mais amigável. As aparências, diz-se, iludem e, porém, é presente que uma das coisas com que mais nos importamos é em conseguirmos exprimir bem os sentimentos, que seja visível a coerência entre o rosto e o resto. Somos, é um facto, limitados: precisamos da manifestação e da expressão para sermos credíveis e não conseguimos viver sem provas.

Sasha e a dating coach.

Era a auto-confiança em pessoa e fazia dessa qualidade profissão, dando aulas de sensualidade e actuando como dating coach para homens. Parava mulheres no meio da rua ou à saída do metro só para lhes dizer, desinibida, o quanto eram atraentes e convidá-las para um copo com o fim de dormir com elas, não tem de ser complicado. Explicava que não queria uma vida sexual mais ou menos mas que a queria excitante, preenchida e urgente, sem tempo a perder. Raramente ia para casa sozinha. Depois o documentário foi conhecer o passado desta mulher e, quando se falou de Sasha, o ex-namorado, ela baixou os olhos, não quis falar muito do assunto. Era, afinal, uma mulher como tantas e foi ela quem acabou com ele.

Também Charles, jovem em crescimento, gostava de Camila. Pouco ligado à família, cresceu com a esbelta Camila e, no fogo da juventude e dando-se a tantos trabalhos para estar perto dela, era evidente que estava apaixonado. Todavia, quando tentou já sem mais controlo o acasalamento, este não foi bem-sucedido. Charles e Camila, um antílope e uma girafa, eram de espécies diferentes. Assim Sasha e a dating coach.

Fuck this, I'll be a stripper.

O problema não é que corra mal, o problema é se corre bem. E agora, José?

Jagten: onde há fumo nem sempre há fogo.

Anda o homem desde o Renascimento à procura da verdade e, porém, hoje em dia, não são ainda raros os casos em que se vê pessoas a preferirem a mentira enquanto escolha consciente.

Eyes. Those damn eyes fucked me forever.



Grandes, para que visses melhor. Límpidos, para que te vissem melhor.

If I stay here I'll never leave.

Bom, não sou o gajo mais feliz do mundo mas estou dentro da média. A nossa música tem tanto de humor, de luz e de boa disposição como de escuridão. Mas gosto de aprofundar o lado mais doloroso, é verdade. Porque canto o que não me deixa dormir, mesmo que seja apenas porque quero descobrir de que se trata. Sou saudável e isso envolve muita coisa, tenho uma família, acho que isso quer dizer alguma coisa.

The National, em entrevista ao i

Alta definição ou Esta música acende-me

Gosto muito do Ashton Kutcher.

Ter apenas isto: um banco de jardim onde te esperar.

A maioria das pessoas que diz gostar de conversar mente; gostam é que alguém as oiça.

Princípio da Irreversibilidade I




I don't know your thoughts these days
We're strangers in an empty space
I don't understand your heart
It's easier to be apart.

Princípio da Irreversibilidade

A general limitation of the human mind is its imperfect ability to reconstruct past states of knowledge, or beliefs that have changed. Once you adopt a new view of the world (or of any part of it), you immediately lose much of your ability to recall what you used to believe before your mind changed.

Daniel Kahnerman, Thinking, Fast and Slow

Hindsight: if you choose to delude yourself by accepting extreme predictions, however, you will do well to remain aware of your self-indulgence.

Poucas coisas devem ser tão pouco óbvias do que aquilo de que se diz ser óbvio. Fosse algo realmente óbvio não haveria necessidade de o sentenciar como óbvio perante outro. Por definição, dizê-lo é repetir-se como pleonasmo e é já assumir o contrário.

Her eyes kill me.


Her hair was long, her foot was light, and her eyes were wild.

Quando estava normal e serena, as pessoas perguntavam-lhe se estava triste.

Não está frio nem orvalho.

"I waited for you last night", disse-me o sapateiro hoje de manhã.

De vez em quando, a Pepsi.

Este país preocupa-me, este país dói-me. E aflige-me a apatia, aflige-me a indiferença, aflige-me o egoísmo profundo em que esta sociedade vive. De vez em quando, como somos um povo de fogos de palha, ardemos muito, mas queimamos depressa.

José Saramago

Fiz o meu trabalho e fi-lo bem.

Não obstante o talento e a técnica, inquestionáveis, o que me dá mesmo gosto ver é a forma como festeja os golos. Atitude, puto. E sorrio.

Quem quer, dá um jeito. Quem não quer, dá uma desculpa (quando decidi voltar a ver o Prós e Contras).

Que se fale de mecanismos de viabilidade económica, autorizações especiais, atrasos administrativos ou critérios de excepção para discutir o acesso a medicamentos inovadores por parte de doentes oncológicos é de uma frieza cruel. Falar-se de forma economicista, como se fosse um carro que é melhor mandar para a sucata porque o arranjo sai mais caro, é argumento para mecânicos e gestores. Não percebo nada das ciências ditas da vida, é certo, mas vou percebendo umas coisas da gestão da realização de benefícios. Para a vida não se fazem business cases.

Cricova ou A minha kosovara que é moldava.

Ela diz que foi há 15 anos e eu fico incrédula a pensar como passou já tanto tempo desde que a conheci. Lembro as cartas que me escreveu de Itália a falar da modéstia dos doutores, os quadros mais bonitos que agora já só pinta por encomenda mas que durante tanto tempo tive no meu quarto adolescente, a excentricidade vaidosa que era beber vodka com uma moldava ali mesmo, na minha aldeia, enquanto sonhávamos o futuro. A vida é este retalho de histórias que vamos juntando umas às outras, quando ela diz que é preciso olharmos de longe para vermos a imagem completa.

Já não sou quem era, já não fico à espera.


Não falei contigo com medo que os montes e vales que me achas caíssem a teus pés.

Desculpa se te fiz fogo e noite.

Space is only noise if you can see.

Pressupostos que seriam desnecessários de esclarecer não fossem um dia ter chegado a ser engano: oiço música além daquela que coloco aqui mas, ressalve-se, também oiço a que coloco aqui. As percepções estão sempre com o sujeito, não com o objecto, e não quero enganar ninguém.

God is a DJ ou Variações da jeropiga

No espaço de duas horas consigo começar em Temporal de Amor e Taras e Manias, passar por Icona Pop e One Republic, Anselmo Ralph e Touch and Go, para acabar em Soko e Daughter. Gosto de pensar que sou uma pessoa eclética.

Mas sabes que só há repouso para o sofrimento quando se entra no primeiro dia dos dias sem ninguém.

Por comparação, irritavam-lhe as dores pequeninas, da unha do pé, e de imediato, reflexo humano, senti a unha encravada no pé esquerdo a doer. Sendo pequenas, podem estas ser daquela persistência que mói, das que se fazem sentir a cada passo e, por isso, impedem de andar (para a frente). Tal como no amor, das nossas dores a gente é quem sabe.

Alta definição ou Esta música não me acende

Pessoas que, no alto de supostas sabedoria e experiência de vida, acreditam que a idade é um posto. Isso e cabelos brancos.

(etiquetas são âncoras que prendem.)

Com um bocado de sorte, vai-se a ver e ainda te conhece, que aquilo é ali ao lado e o mundo tão pequeno.

Quando os interpelei, chamando-lhes "juventude" num tom que poderia parecer jocoso, não era de troça o meu tom mas de inveja. Ainda que ela dissesse, convicta e serena, que os 30 eram uma idade mesmo fixe e parecesse realmente ansiosa de lá chegar, o que eu queria era os seus 23 e aquela ideia de que ainda há tanto a fazer e tudo ser possível.

(os óculos, a boca, e uma lembrança insistente do tacto).

Como se fosse um animal que aprendeu os hábitos do dono.

O telemóvel deixou de se fazer avisar, agora desliga-se quando bem lhe apetece e, com tanto espaço na memória, queixa-se frequentemente de ter a memória cheia, mentiroso.

'Cause she loves the classics and they're pretty dirty.


Uma espécie de retrocesso.

Quando não consigo dormir já não penso em versos para poemas mas em posts para o blog.

I would have made a good farmer, and so on. I became a writer because of frustration.

Alguns falam de Doris Lessing, outros, mais próximos, do Pina dos gatos. Cada um sabe das suas efemérides, umas mais universais que outras. A mim, interessa-me pouco a Doris Lessing.

Era preciso mais do que silêncio,
era preciso pelo menos uma grande gritaria,
uma crise de nervos, um incêndio,
portas a bater, correrias.
Mas ficaste calada,
apetecia-te chorar mas primeiro tinhas que arranjar o cabelo,
perguntaste-me as horas, eram 3 da tarde,
já não me lembro de que dia, talvez de um dia
em que era eu quem morria,
um dia que começara mal, tinha deixado
as chaves na fechadura do lado de dentro da porta,
e agora ali estavas tu, morta (morta como se
estivesses morta!), olhando-me em silêncio estendida no asfalto,
e ninguém perguntava nada e ninguém falava alto! 

Atropelamento e Fuga, Manuel António Pina

Alta definição ou Esta música não me acende

Pessoas que defendem o Novo Acordo Ortográfico.

All I want is the best for our lives my dear (and you know my wishes are sincere, I hope).


E nunca caminharás sozinha.

Um dia deixarei de regressar a ti. Que não se volte a usar agora tão facilmente a palavra "facilmente".

Oh we'll never know no matter how we try why we're born and we grow and we live and we die.

Inconscientemente, haveremos de substituir sempre questões que não sabemos ou não queremos responder por outras, mais fáceis e suportáveis.

The uncomfortable conclusion that teaching psychology is mostly a waste of time ou The Bystander effect.

Dizem os estudos que, na presença de um pedido de ajuda, os indivíduos sentem-se libertos de responsabilidade quando sabem que outros também ouviram aquele mesmo pedido de ajuda. Faria sentido referir neste momento o tufão Haiyan mas fazê-lo seria para mim de uma hipocrisia atroz - que ainda não ajudei - e é sempre preferível ser hipócrita em segredo.

(será que, com isto, alguém vai ajudar?)

Da regressão à média

Quanto mais baixas as expectativas, maior será a surpresa, vejam-se as pessoas introvertidas. Do mesmo modo, quanto maiores as expectativas, maior será a queda, vejam-se as pessoas extrovertidas. Num ou noutro caso, não é a queda ou a ascensão em si mas a publicidade que vai da expectativa à realidade aquilo que a evidencia ou encobre e, mesmo que eu não goste de estatística e inclusivamente desdenhe dela, a verdade é que no final de contas, seja mais tarde ou mais cedo, encontramo-nos todos na média.

Seduce me with your music references.




But this is not America.

Vem e refuta-me.

Não é por conseguires dar uma explicação que conseguiste encontrar a causa.

Onde não puderes amar, não te demores.

Ela diz que pareço mais bonita e feliz e eu percebo que sim, o skype fez muito a nosso favor durante uns tempos.

Tenho bué saudades do teu carro.

Não me diz que tem saudades minhas mas antes que tem muitas saudades do meu carro. Fala-me quase de trimestre a trimestre, é a pessoa que menos likes me dá, tão pouco me lê ou se lembra sequer do nome deste blogue. Da vida, há muito tempo que partilhamos apenas o essencial, os pormenores apenas quando são precisas intervenções mais determinadas, se está bem, basta isso. Nunca chegou a conhecer a minha pessoa e, a dela, raras vezes nos cruzámos. Com o tempo, conhecemos pessoas novas, mudaram-nos cidades e pessoas mas se está bem, basta isso. Dizemos que temos uma relação aberta. É em muito a antítese daquilo que eu gosto, demasiado cor-de-rosa para o meu trato rude e anti-social e com quem me perco em discussões imbecis sobre a ortografia da palavra "xoxa" (que é com "x"). E, porém é esta permanência discreta que a faz omnipresente além do tempo que possa passar sem nos falarmos, porque os nossos laços não nos prendem mas antes seguram o que existe.

Sou de business: Poker Face

Tenho cada vez mais a certeza de que uma parte da minha vida seria mais fácil se eu soubesse jogar poker ou xadrez.

(nunca digas nunca.)

Sluts ou Ah, a Natureza.

Parece que os chimpanzés fêmeas usam o sexo para ganhar estatuto social e gabam-se de ter sexo com o macho dominante sendo que, se outras fêmeas estiverem presentes, farão questão de realizar a cópula especialmente sonora para garantir que as outras sabem o que está a acontecer. Capas de revistas semanais serão suficientes para confirmar que descendemos de chimpanzés, escusava o Darwin de se ter dado ao trabalho.

E indaha quem faça propaganda d’isto: a patria onde Camões morreu de fome e onde todos enchem a barriga de Camões!

É revelador o número de vezes que aparece a palavra "pátria" quando se dá o caso de Portugal ganhar, os meios sociais que se enchem com os patriotas repentinos e de conveniência. Houvesse mais jogos vencedores da selecção e, quem sabe, pudéssemos reconquistar o mundo inteiro.  

Esclareça-se que eu não entendo nada de futebol

Mesmo quando se tratavam de remates falhados, um a seguir ao outro, o comentador referia que eram importantes para a Equipa ganhar confiança. Ao contrário das pessoas comuns, que se focam no resultado e por isso desistem à menor dificuldade, as pessoas extraordinárias focam-se na atitude e por isso sucedem ainda que com mais tentativas.

I'd rather dance with you than talk with you.




Don’t make me sad, don’t make me cry
Sometimes love is not enough
And the road gets tough, I don’t know why
Keep making me laugh
Let’s go get high
The road is long, we carry on
Try to have fun in the meantime.

Not everything that can be counted counts and not everything that counts can be counted.

Uma boa intenção não equivale a um bom resultado.

What you see is all there is ou The emotional tail wags the rational dog.

Todas as falácias são atractivas, como a esperança. Preferimos a plausabilidade à probabilidade porque somos contadores de histórias. Acreditamos mais facilmente no que é plausível mesmo que improvável do que no que é provável mesmo que implausível. A mente é preguiçosa e por isso basta que faça sentido, como a esperança.

Her favorite position is beside herself and her favorite sport is jumping to conclusions.

No livro confirmam que, quando bem-dispostas e felizes, as pessoas tendem a ser mais intuitivas e criativas mas também menos vigilantes e por isso mais propensas a cometer erros lógicos que de outra forma não cometeriam.

MCR: tram.

Cidades históricas têm bairros judaicos; cidades modernas têm bairros gays, outras vezes, chineses.

Ai, esta gente.

Se é para estarem sempre a sair para ir buscar bebidas ou atender o telemóvel ou ir à casa-de-banho fiquem-se pelo YouTube, não vão a concertos.

I wish everybody knew what's so great about you.



Tough times don't last, tough people do.

És da mesma raça de que são feitas as matriarcas.

You deserve notes left on your dashboard and ice cream sundaes at 3 a.m.

A primeira coisa que despertou a memória, bicho incendiário e tão imprevisível, foi o sotaque (ou seria o tom de voz?) e tive, naturalmente, de lhe perguntar se era mesma dali ou de uma aldeia perto dali, como antes. Depois dizia-me "desculpa", várias vezes, num jeito meio apressado meio envergonhado, e sem que houvesse a menor razão para se desculpar e, por essa altura, a memória já tinha outra juventude, outra voz, outro rosto e aquela pele da barriga. Se houver alguma casa para voltar, será sempre essa a minha.

Tu és muito sensível, não és?

Falava da minha pele mas bem que podia estar a falar da forma como encaro o que os outros dizem de mim.

Que amor.

O sarcasmo é um fina arte cujo domínio se comprova quando deixamos de perceber se a pessoa está, ou não, a ser sarcástica.

Less is more: Ella

The Hunger Games: Catching Fire



Será a primeira vez que vou ver um filme só por causa da banda sonora, que está fantástica, daquilo que já se conhece. O facto de ter a Jennifer Lawrence é pura coincidência, obviamente.

BFI IMAX: watch a movie or be part of one.

Segui a sugestão do meu pai - que, por vezes, surpreende-me só pelo simples facto de saber da existência destas coisas - e fui ao IMAX. Foi a primeira vez que fui ao cinema como se estivesse num avião: havia um assistente a indicar as saídas de emergência e tudo.

(vale a pena ver Gravity num sítio assim.)

Se tudo passa, talvez tu também passes por aqui.


Gostar muito de uma pessoa não significa que ela fique connosco para sempre.

Reparo pela primeira vez na curiosa, quase irónica, coincidência que é eu ter palavras daquela canção, desde sempre ali expostas à direita, por cima do perfil. Vemos sempre os sinais que queremos e por isso na label clould vejo uma frase que é óbvia e que traz o sorriso, de tão verdade. Não sei a quem marquei mas sei quem me marcou. Parece que o seu avô sabia o que dizia. De mim, só me posso sentir feliz por ouvir ainda agora falar do seu avô.

It's not you. It's everything you are not.

É uma pura definição matemática: o que eu sou é também, em parte igual, aquilo que não sou.

Do vernáculo

Acredito que seria muito proveitoso às gerações futuras se, tal como é apresentado o Auto da Barca do Inferno ou os Lusíadas na escola, lhes fosse também apresentado o estudo de Oppenheimer, designado "Consequences of Erudite Vernacular Utilized Irrespective of Necessity: Problems with using long words needlessly" e que diz, nada mais nada menos, que a inteligência não se revela no uso de palavras eruditas, que antes denunciam a sua pobreza.

Estás cá tu para lembrar tudo o que me esqueço.


Declaração de Interesses

Já li Margarida Rebelo Pinto e Paulo Coelho. Nunca li Proust e, provavelmente, nunca vou ler. Talvez venha a ler Ana Karenina mas duvido que chegue a ler Guerra e Paz ou Crime e Castigo, embora tenha feito a minha primeira aproximação a Dostoievski há umas semanas. Nunca li Agustina ou Castelo Branco. D' Os Maias li apenas o resumo, embora essa seja uma falha que quero emendar o quanto antes. Romeu e Julieta, bem como a Joaninha dos olhos verdes, li-os no 6º ou 7º ano, para compensar, emprestados da biblioteca da mãe de uma amiga. Li Lolita e o Trópico de Câncer, estes, cedo, naturalmente. Também leio a Maria.

Crise: está reservado o direito de admissão.

Parece que, segundo o povo - essa figura mitológica por vezes ressuscitada em comícios, greves e afins -, a legitimidade para comentar a crise não é aplicável aos ricos. Contudo, tenho para mim que os que agora se revoltam com os comentários da Margarida Rebelo Pinto são os mesmos que lhes compram os livros, sem distinguirem a coexistência da escritora e da cidadã na mesma pessoa.

Circumstance


Sarah Kazemy.

Elle s'appelait Sarah: Vel d' Hiv.

A surpresa não é que tenha acontecido, mas que tenham sido os próprios Franceses e não os Alemães. Também a conivência pode ser (pró)activa ou passiva, assim o esquecimento.

(às vezes escrevo coisas simplesmente para não me esquecer.)

Não tenho habilidade para couro manhoso (I noticed you around, I find you very attractive).

Sobre o online dating, ainda não decidi se é coisa moderna ou decadente. Vistas as coisas, ainda que de maneira mais subtil ou menos sincera, há pessoas que usam outros fóruns sociais com os mesmos propósitos. É tudo uma questão de paciência, persistência ou do tempo e esforço que estão dispostas a usar e não menos vezes do (auto-)engano que admitam perseguir.

Domingo, dia da família

O Domingo é o dia da família sair à rua e, sobre este ponto, tenho reparado num fenómeno curioso que é o de ser quase instintivo sorrir quando se passa junto de uma mãe com a sua cria pequena e do sorriso ser sempre retribuído, como se fosse um cumprimento ou uma felicitação entre mulheres. Influenciados como somos pelo ambiento externo, mesmo que o não notemos, aos Domingos dá-me uma especial vontade de fazer família.

Existir ao pé de ti é bem melhor.




E ninguém te vai prometer que é para sempre a paixão
E ninguém te vai jurar que é o fim da solidão
Mas eu não te sei apagar sem que possas entender:
o que o acaso nos mostrou a razão fez esquecer.

He couldn't stop himself from carrying on further. But, it also seems to us that we could stop here.

Do intraduzível.

Há, sobre ti, uma palavra que ocupa o teu nome inteiro.

Palavras com memória: Cachopa.

Tal como canções e cheiros, existem palavras que nos trazem memórias e que, por sua vez, são memórias de canções e cheiros e gestos e gostos. Para mim, "jazz" há de ser sempre o meu avô a mandar vir com a minha avó e a sua mão pousada lentamente e com afecto nas nossas cabeças como quem dá festas. "Cachopa" guardo-a para o meu outro avô, de quem lembro poucos pormenores. "Cachopa" será sempre um cheiro a cenouras a lavar no tanque, os repolhos em sacas, o hálito de cerveja e de suor junto à barba de fim de dia, quando chegava à garagem e beijava-me com um "então, cachopa". A mesma palavra que guardo para os meus seis ou sete anos, quando o tampo da mesa da cozinha ainda era de vidro. Eu brincava debaixo dela quando a campainha tocou e foi nesse dia que a palavra tornou-se memória.

Declaração de Interesses

Prefiro o valter hugo mãe ao José Luís Peixoto, mesmo quando ele diz "cachopa".

Kiss me hard before you go.

Preferimos confundir cobardia com prudência e insensatez com coragem. Assim sou eu.

Nice is good.

Toda a gente procura um sítio ou alguém com quem possa sentir-se confortável e, todavia, toda a gente diz que é bom sair da zona de conforto. Quem abandonaria, consciente e voluntariamente, aquilo que lhe é confortável?

(deixo de saber se foi algo que eu pensei, se foi algo que li, ou se foi algo que um dia me disseste tu.)
(novamente, "fui algo que li" em vez de "foi algo que li".)

É só inquietação.



Há sempre qualquer coisa que está para acontecer.

Serões, Interesses ou I had everything I ever wanted, but nothing I really needed.

Nunca ouvi tanta música ou fui a tantos concertos como este ano, nunca vi tantos filmes, li tantos livros, nunca viajei tanto, nunca bebi tanto, nem nunca sequer socializei tanto com pessoas como este ano. E, porém.

Não queiras subestimar o Freud.

Primeiro troco "a minha essência" por "a minha ausência", agora " avoid losses" por "avoid lessons". Freud explica.

We are born prepared to perceive the world around us, recognize objects, orient attention, avoid losses, and fear spiders.

"(...) anything that occupies your working memory reduces your ability to think."
Daniel Kahneman, Thinking, Fast and Slow

Esta poderia ser também uma definição de amor. Aquela disponibilidade, é o que penso, e espero ser  cruel apenas para comigo.

Ensaios sobre a cegueira: the Müller-Lyer illusion.

E o autor do livro repetia insistentemente a cada parágrafo que é mais fácil reconhecermos os erros dos outros do que os nossos, como quem repete a razão a alguém que não a consegue aceitar como possível.

Secrets I keep from the Internet.

As vizinhas haverão de dizer que as caladas são as piores.

Fantasizing about you was the best fuck I never had.

O tumblr é mais receptivo às coisas do corpo do que o facebook. Que pessoas conhecidas conheçam o que realmente pensas, que te conheçam como és? Credo.

How many summers will it take?


Study the historian before you begin to study the facts ('cause you really had me).

No último instante, alterou a estrutura basilar. Recordada do fundamental, deitou crenças ao lixo e escolheu o lado menos egoísta, embora tal seja difícil de acreditar, as provas tão evidentes. Por um triz ia chegando à razão. Felizmente, resistiu.

(de alguma coisa terá valido ler as cartas de D.H.Lawrence. às vezes sou muito melodramática.)

Médico, cura-te a ti mesmo ou We're caught up in the crossfire of heaven and hell.

Poder-se-ia dizer desta situação que se tratam das estranhas mecânicas da vida: é preciso que te afastes dos outros para que lhes possas ser mais prestável, já próxima de ti.

Granta II ou Is someone getting the best of you?

Os melhores elogios, dos que ficam agarrados ao ego, são aqueles que vêm de desconhecidos ou das pessoas que mais respeitamos.

Granta I

Enigmas: diz que anda a escrever "à Marisa".

Granta

Enigmas: diz que uma folha branca captaria melhor a minha essência.

(o momento inquietante e inconsciente em que apercebo-me de que escrevi "ausência" em vez de "essência". é isto.)

Gold digger, do verbo fuçar.

Sinto-me mais confortável com visitas que surgem do outro lado do mundo, Castelnaudary ou Kista, do que com aquelas do meu próprio distrito.

Tenho um voucher de £60 para gastar em vinho.

Quem começa a noite cedo, acaba a noite cedo.

Please don't turn me on.



(é fundamental que oiças menos músicas tristes.)

We will always have Paris ou Beauty is on the eye of the beholder.

Não existem cidades românticas. Existem pessoas românticas que têm, ou buscam, gestos românticos em cidades.

B-side I

Está no lado menos tocado do disco, o lado das raridades e apenas acessível aos olhos dos atentos. Está no lado mais inesperado, o que rema em direcção oposta ou que vê o outro ângulo e nem por isso perde o poder de argumentação, lógica e olhar humano. Seria por isso que a haveriam de convidar para programas de televisão, debates políticos, concursos com júris e jurados e espectáculos de semelhante ordem e eu assistiria a todos com o mesmo interesse com que a leio.

Existem tantos caminhos e existem tantas formas do mesmo sujeito ver o objecto, não vás por isso pelo caminho mais simples a menos que seja esse o teu.

Don't forget the nights when it all felt right.


"So you're gonna be 30. Fuck."

"Fuck" deve ser a palavra mais polivalente e omnipresente que existe na língua Inglesa, encaixa-se em qualquer lado com uma simplicidade absurda. Já a palavra homónima para Português, "foder" e derivadas, parece continuar a carregar para a literatura um misto de escândalo e disrupção e por isso facilmente aplaudida por aqueles que querem ser subversivos ou somente diferentes. Note-se, a título de exemplo, que os textos do Pedro Chagas Freitas em que é utilizada a palavra "foder" são os que têm maior número de likes. Outra possibilidade igualmente plausível a este facto é a agradável sonoridade da palavra, pois é sabido que as palavras são som e tacto. Naturalmente, tem de haver uma explicação.

They really do come in all shapes and sizes.

Um dos canais Ingleses passa uma série documental chamada "Embarrasing Bodies", sendo que o de hoje é sobre um homem com apenas metade da cara. O embaraço são os outros.


Shine on, you crazy diamond (fear or revere me, but please, think I'm special).

A credibilidade, nomeadamente falta dela, dos cartões Prestige é facilmente demonstrada pelo facto do meu banco decidir agora querer dar-me um. O argumento principal do gestor de conta era o de tratar-se de um cartão dourado porque, pelos vistos, isto das cores importa muito na forma como te levam a sério - note-se que já o apito também é dourado. Deveria ter-lhe dito que, no que diz respeito a cores, a minha cena é mais preto, azul ou mesmo roxo, não dourado.

Sweet­heart, I am so sorry that they can read this blog.



I cannot help but resenting your young heart for your foolish mistakes..but there's nothing I can do except give it time to grow and hope it will get bigger & stronger & selfless next time.

With ash in your mouth you'll ask it to burn again.


I heard from someone you're still pretty.

Nada como explicar uma situação em voz alta, os olhos outros, para entender o ridículo do nosso ponto de vista.

A Separation: e deixarás pai e mãe ou Propriedade da existência do elemento absorvente.

Ainda que a dor se propague, não queiras fazer da ferida que ficou mais funda a causa de todos os males. Atenta: a cada causa está um propósito e a cada ferida um unguento. O mesmo ungento pode servir a várias feridas mas nenhuma ferida é elemento absorvente.

A Separation: Farsi I.

Já ninguém trava duelos. Já ninguém luta para defender a dignidade da família. Já não se usa a palavra de honra. Já não há homens de palavra, só poetas.

A Separation: Farsi.

O mais importante é preservar a dignidade. Acima de tudo, não perder o respeito de quem mais amamos. Acima de tudo, que nos respeitem os nossos inimigos.

Sons are like birds, flying upward over the mountain.



Mother don't worry, I've got a coat and some friends on the corner
Mother don't worry, she's got a garden we're planting together.

Nunca li nada de Mia Couto, eu sei.

Vacas selvagens com rum.

Confio mais facilmente numa pessoa que diga asneiras a torto e a direito do que noutras que só as dizem quando se enervam. Toda a gente sabe do perigo que é recalcar as vontades.

Lapin cretin

Dá a ti mesma a confiança das primeiras impressões mas dá também aos outros a oportunidade de a confirmarem ou desmentirem.

Make no mistake: no one looks back on their life and remembers the nights they had plenty of sleep.


B-side.

Ela, tão bonita e pequena - How do you make cars?
Ela, tão jovem e bonita - With metal.
Ela, tão bonita e pequena - Hmm and how do you make the sky?
Ela, tão jovem e bonita - With air and clouds.
Ela, tão bonita e pequena - And how do you make people?
Ela, tão jovem e bonita - With other people.

Poderia ter acrescentado que somos todos feitos das pessoas que passam na nossa vida e seria essa outra importante verdade para revelar à filha, mas todas as verdades têm um tempo próprio e essa aprenderá ela com outra pessoa. Muito provavelmente, nem eu nem a mãe estaremos ao mesmo tempo naquela paragem de autocarro quando tal suceder. Acredito que nem ela.

Little White Lies (Baby, talk to me).


Too much happiness ou A bottle of wine contains more philosophy than all the books in the world.

Ao contrário da saúde, que só se reconhece na ausência, a felicidade só se reconhece na presença. É óbvia, é abundante, é o que se acrescentou em ti.

Sou Ivone, Ivone Costa.

Mandam-me sentar, perguntam-me quando cheguei, o nome do hostel, quantas vezes estive aqui antes, quantas vezes já saí do País. Ainda antes disso, pedem-me que soletre o meu nome e que repita a primeira linha da minha morada, para confirmar se bate certo com o que está nos papéis do banco. Esperam que me engane a dizer a minha data de nascimento, que vão confirmar no cartão do cidadão, ou que vacile numa qualquer questão que me denuncie e, lembrada daquele filme com a Maria de Medeiros, quase temo uma deportação. Hoje senti-me, pela primeira vez, emigrante. São os outros quem nos faz estrangeiros.