Morder-te...;P

Adoro livros. O seu cheiro quando novos. A sua cor quando velhos. Poder simplesmente olhar para eles. Poder sonhá-los. Acabar a chorar. Acabar a pensar. Love it! Mesmo assim tenho pena de não (poder) ler mais...
Se não me calhar o Euromilhões para poder dar aso à minha sede de livros, não me importava mesmo nada de ir trabalhar para uma livraria ou, quem sabe, abrir uma! :)
Anyway, só para informar que hoje (sim, só hoje) descobri mais um livro sobre Salazar que me pareceu extremamente interessante: "Máscaras de Salazar" de Fernando Dacosta. Ok, agora é que parece mesmo que estou a fazer campanha para a vitória de Salazar n' "Os Grandes Portugueses" da RTP (mas não estou!) ! :P
Deixo de seguida uma sinopse:
"Máscaras de Salazar é a recriação de uma crónica pessoal a partir de testemunhos, de diálogos, de declarações, de confidências, de segredos que Fernando Dacosta teve com vários protagonistas (e opositores) do Estado Novo, inclusive Salazar. Para julgar é preciso compreender. Daí o contributo deste livro, memória de gerações de pessoas convictas de um desígnio que foi morrendo com elas. É urgente reter a palavra, o testemunho com que influenciaram para sempre o nosso presente e o nosso futuro.
Através de dezenas de depoimentos inéditos, incluindo os do próprio Salazar e de D. Maria, a governanta-virgem, a revelação de dados até agora completamente desconhecidos:
*O ex-presidente do Conselho não caiu de nenhuma cadeira.
*Conservou, escondidas, duas cápsulas de cianeto fornecidas por Hitler.
*A Pide matou Delgado sem o seu conhecimento.
*Foi ele que sugeriu a fuga de Cunhal da prisão de Caxias.
*As razões que levaram a Santa Sé a considerá-lo a «encarnação viva do demónio»."
Saliento daqui uma mensagem importante que resume tanto esta esta fixação por Salazar como uma lição de vida e, que às vezes ainda teimo (como tanta gente, infelizmente) em esquecer:
Para julgar é preciso compreender.
Infelizmente não o comprei (o que será de uma gestora se não souber sequer gerir o seu dinheiro? :) ) mas, já que não recebi nada no Dia dos Namorados (ou dos Encalhados, depende da perspectiva :D ), resolvi mimar-me a mim mesma, trazendo um livro que me despertou a atenção pelo título e que, espero, se venha a afigurar uma boa escolha: "Morder-te o Coração", de Patrícia Reis.
Que todos se deixem morder...

4 comentários:

JAM disse...

"Conservou, escondidas, duas cápsulas de cianeto fornecidas por Hitler."
Não sei porquê, mas soa-me a treta daquelas mesmo grandes...

"Foi ele que sugeriu a fuga de Cunhal da prisão de Caxias."

hum... esta nem a treta cheira......cheira a mentira mesmo...
ou então entendi mal o significado da frase...
A seguir dizem que foi ele que fez o plano de fuga de cunhal na célebre fuga do forte da minha terra cidade não?!

Há coisas em que não devemos acreditar...não sem provas fisicas.

Marisa disse...

Como disse, não comprei o livro, logo, ainda não posso comentar. É provável que aconteça como na imprensa cor-de-rosa e, o que vem na capa não seja, afinal, nada parecido com o que vem lá dentro, mas sim uma frase tirada do contexto. Não me surpreenderia. Mas, não deixo de lhe descobrir algum interesse, até mesmo por esse carácter controverso das afirmações...E só por isso merece algum mérito! :)
bj

Alice disse...

Então, se entretanto ainda não o tiver comprado, um dia ofereço-lhe o livro ;)

Artur Santos Silva disse...

Afinal Salazar era maçon, de acordo com o livro «Salazar, o maçon» da Bertrand Editora, publicitado neste site http://nao-ficcaoportuguesa.blogspot.com/2009/03/novidade-em-abril.html e também à venda aqui: http://www.leiloes.net/SALAZAR-O-MAON-,name,2659342,auction_id,auction_details