A Burra e o Totó

"Faz tudo como se alguém te contemplasse"
Epicuro


Todos os dias deparo-me com esta frase, porque todos os dias tenho de passar por ela a caminho da escola e, invariavelmente, acabo por a seguir.
Surpreendo-me com a nossa obsessão por contemplar a vida dos outros. Big Brother, Big Brother 1, Big Brother Famosos, Quinta das Celebridades, Primeira Companhia, Pedro o Milionário e, agora, A Bela e o Mestre (sim, parece pornográfico mas não deve ser, digo eu!) :p
Ainda não tive oportunidade de ver devidamente como é afinal o programa, mas, ao que parece trata-se de uma espécie de encenação levada ao extremo do "Pigmalião" de George Bernard Shaw, em que rapazitos inteligentes tentarão fazer milagres nas belas cabecinhas ocas das suas companheiras de programa. Uma verdadeira experiência social mas tudo cheio de clichés e estereotipos!
Elas, loiras, boazudas e mais burras que verdadeiros burros (e diga-se que até os burros têm o seu quê de inteligentes!), rindo-se sempre muito, mesmo quando não conseguiam reconhecer Woodie Allen, Fidel Castro ou Camões (por amor de Deus!), do estilo "não sei nada disto, mas olha que engraçada que eu sou, aqui nesta mesa com a minha mini-saia".
Eles, todos retratados como verdadeiros totós, que só sabem marrar e, em consequência disso, devem ser uns tarados sexuais, ávidos de sexo.
Do pouco que vi, achei um completo absurdo. Primeiro, como é que alguém supostamente inteligente (os mestres) se mete num programa daqueles? Segundo, como é que alguém, no seu pleno juízo, se pode sentir quase orgulhosa por ser uma verdadeira acéfala (mais parecia uma competição para ver qual era a mais burra!). É preciso ser-se mesmo muito burra para se ficar contente em participar num programa onde o pré-requisito para ser seleccionada é mesmo ser muito burra.Há coisas que, realmente, me fazem uma certa confusão. Neste caso, o preço do dinheiro...
Não há dúvida de que a TVI insiste em chamar-nos, constantemente e sem rodeios, estúpidos. Só me espanta é como é que o programa tem tanta audiência...Seremos todos uns parvinhos que riem da burrice dos outros?
PS: Agora que o erro já está cometido não adianta de muito a correcção e devido pedido de desculpas, mas, a bem da verdade, devo dizer que muito deste texto foi copy-paste daqui. Alguma preguiça mental e pouca ética da minha parte. Mea culpa, mea maxima culpa...

11 comentários:

A. disse...

Cara Marisa, quando se plagia um texto deve-se ao menos citar a fonte.

MissM disse...

Ia jurar que já li isto em algum blog.... e olha que não foi aqui... ups!

Marisa disse...

Se tivesse citado a fonte não seria um verdadeiro plágio.
Mas, sim, todos os créditos são teus e nada mais posso fazer do que pedir desculpa e envergonhar-me pelo meu gesto...

A. disse...

Tudo bem, nem irei alardear mais isto. Como vês nem sequer divulguei o endereço no meu blogue, para te dar tempo de remendar o feito. Visto que o fizeste, ficam as desculpas aceites.

Marisa disse...

Agradeço o gesto, mas se o quiseres divulgar...fá-lo. É merecido. De resto, já eu própria deixei lá um comentário. Não devemos ignorar ou fugir às consequências dos nossos actos...
E embora a altura não seja a melhor, devo dizer que gostei muito do teu blog (vê-se!) e que também por isso o tenho na minha lista de "estrelas cadentes". Mas, não penses que se trata agora de uma operação de pura e óbvia graxa! :)
Uma vez mais, as minhas desculpas.

Anónimo disse...

Ainda que plágio, qualquer texto referente a um programa tão inútil, é sem dúvida tão inútil como este!
Além de que não está assim tão bem escrito e tu, Marisa, tens mais jeito não precisavas de plagiar!
Chama-se a isto desperdiçar a lingua portuguesa!
Marisa.....onde chegaste tu?......tsc, tsc.....
LOL

A. disse...

Tudo bem, assunto arrumado, sem problemas.

Marisa disse...

Obrigado pelo teu comment, Kurotenshi, lisonjeias-me mas receio que não seja verdade...
E sim, o programa não merecia que me sujeitasse a isto mas..enfim.
Gostei daquele "Marisa...onde chegaste tu?" :P Acredita que, às vezes, tb me pergunto o mm! :)
Bj*

Anónimo disse...

Uma pessoa que tira o curso de Licenciatura em Enfermagem será considerada burra? não terá ela tantos conhecimentos como alguns homens lá? enfim, a TVI desiludiu-me

Marisa disse...

Obviamente que aquele que tirar um curso de enfermagem não pode, à partida, ser considerado burro. Mas, certamente, não negarás o quanto te...surpreenderam algumas das respostas/dúvidas daquelas beldades! :)
**

Anónimo disse...

A ignorancia, a burrice e a estupidez

vem isto a proposito daquela coisa chamada 'a bela e o mestre'
Não que eu goste deste tipo de programas mas sim pela opurtunidade que me dá de analisar e meditar sobre as pessoas na sua postura perante a vida e as outras pessoas.

declaro desde já que não tenho quaisquer tipo de fobias contra a ignorancia (há alguem que saiba tudo?) pois de ignorante todos temos um pouco.
Por exemplo o meu vizinho que é um engenheiro competentissimo e pessoa extremamente inteligente é completamente ignorante no que toca a culinária.

Da burrice não gosto. Mas cada um é livre de tomar as suas opções...

Ja a estupidez é insuportavel.

1º A ignorancia é um estado
2º A burrice é uma atitude
3º A estupidez é a militancia na 2ª, para alem de ser uma agressão às outras pessoas.

Alguem viu as justificações da Sofia para a sua burrice?
Ela passou a ela mesma o famoso diploma.

Então elas não são burras porque eles tambem não sabem tudo.
portanto elas não são burras porque eles são ignorantes.(qual é a ligação?)

Agora ela não vai ler mais, nem revistas nem jornais, está farta, está cansada. Coitadinho do neurónio marreco da Sofia ficou cansadinho por andar duas ou tres semanas a ler.