Final dos Grandes Tugas


Ontem não vi a final d' "Os Grandes Portugueses". Estive mais entretida a ver Os Pequenos Portugueses, que acham que os habitantes da Palestina são os Pastelianos, que não fazem a menor ideia de que há um homem chamado Alberto João Jardim (ou será João Alberto Torres??), e onde ficou provado que a Clara Pinto Correia pode facilmente ser apelidada de Cabra! :) LOL
Sinceramente, não me surpreendeu mesmo nada o resultado. Ganhou António de Oliveira Salazar e, embora o formato do programa seja só por si duvidoso (até me admiro de não ter chegado nenhum futebolista à final!), não deixa de ser, no mínimo, interessante por colocar as pessoas a pensar na História de Portugal e intrigante por ter sido tal figura a reunir a maioria dos votos. Porque, refira-se, não foi o programa que o elegeu, mas sim, portugueses.
Confesso que o meu voto também recaiu nele. Não esperava era que mais pessoas partilhassem da minha orientação de voto! Note-se que não acho Salazar uma personagem simpática e que só beneficiou o País! Não o tenho como herói e não sou fascista. Heróis foram todos aqueles que, anonimamente ou não, se ergueram contra aquela ditadura...Mas sei que ninguém discorda do quanto ele marcou a nossa história.
Tenho plena consciência das inúmeras barbáries que foram cometidas durante o regime, até porque são bem visíveis num dos "teatros" da PIDE e que é um marco no meu concelho - o Forte de Peniche, - mas não posso deixar de lhe reconhecer o devido mérito e genialidade.
Fica a inquietação. Terá sido uma forma de protesto pelo caos deste rectângulo à beira-mar plantado? Queixamo-nos, coitadinhos de nós, mas, afinal, parece que "antes é que era bom"...Será que todos preferimos alguém autoritário para tomar as rédeas de Portugal? Um bom tirano, de brandos costumes? Continuamos todos presos ao "Deus, Pátria e Família"? Saudosistas? Parece que sim. Em Santa Comba, alguém deve estar a dar voltas no túmulo...
E, uma vez que já falei de Salazar em posts anteriores, não quero agora tornar a repetir-me, até porque há quem argumente melhor! :) Ler ainda:
http://womenageatrois.blogspot.com/2007/03/and-winner-is.html

7 comentários:

Anónimo disse...

....ganhou o salazar? Espera ai, não errei a escrever o nome....esse gajo não merece letra maiúscula no inicio do nome...
Salazar nunca estaria à frente de D. Afonso Henriques....só para começar....porque existe uma lista infindável nos largos anos de história portuguesa de Homens muito mais importantes do que esse cromo fascista.
Só neste país....a sério....
agora fizeste-me lembrar de uma jura que fiz há dias...
Jurei que o primeiro gajo que se atrever á minha frente a dizer que o mal de Portugal foi o 25 de Abril e que esse salazar ainda devia ser vivo, levava com murros nos dentes até ficarm sem um para amostra....(e planeio cumprir)
Quanto ás pessoas que votaram no salazar( tu incluída, linda...no hard feelings) devia ter em mente um simples facto: fosse salazar vivo e o fascismo estivesse em forma....nem essa votação teriam feito, nunca vos teria sido pedida qualquer opinião, nem para um programa de televisão....e se a dessem iam presos como foi o meu avô, que, fosse vivo, com certeza morreria ao ver um resultado destes...
compreendes? Nada pessoal,***
Salazar? Só mesmo aquele usado para bater natas e afim...

MC disse...

Confesso que não compreendi as tuas razões (apesar de supor quais serão), mas devo dizer que não concordo de todo com o teu voto.
No entanto, espero que saibas que só votas livremente porque, tenhamos hoje políticos melhores ou piores, já não há nenhum Salazar.

Marisa disse...

Tenho consciência de que só voto livremente pq já não há Salazar. Que se esclareça que, ao contrário do q possa sugerir, não sou nenhuma defensora de Salazar, de ditaduras e afins. Não digo que "antes é que era bom", até pq dada a minha idade nem o poderia dizer, nem que ele foi o salvador da pátria. Nada disso!
Não o escolhi por ser o melhor português ou o mais simpático. Aliás, se a categoria em jogo fosse só a bondade, escolheria Aristides. Escolhi-o, simplemente (e tenha-se em conta todas as limitações do programa, que mistura alhos e bugalhos!), pq, na minha opinião, ele foi sem dúvida o português que mais marcou a nossa história, essencialmente pela negativa, mas marcou. Corro o risco de parecer conservadora, contraditória, quase anti-patriótica, e até mm estúpida :) , mas...são opiniões.
O que me intriga mesmo mt é como é que mais gente votou nele e em Cunhal...Terá Portugal um problema existencial profundo? Sadomasoquismo?...

Anónimo disse...

Cunhal, apesar de ser um grande homem....tive o prazer de o conhecer pessoalmente e era um conhecido do meu avô, não merecia ganhar.....nem politico nenhum....se alguém influenciou a história de Portugal no verdadeiro sentido da palavra foi o seu rei fundador.......pela lógica , se não fosse ele....não haveria sequer Portugal.
Numa outra visão haveria o Povo como o maior Homem....Lol, porque quem faz Portugal serão os Portugueses....e sem portugueses também não haveria Portugal

MC disse...

Se não és defensora de Salazar e não dizes que "antes é que era bom", continuo sem perceber por que votaste nele... Aliás, tu própria dizes que ele não era o "melhor português", e o facto de marcar a nossa história pela negativa não me parece que seja justificação para a votação. Achas que se deva votar em Charles Manson como um grande americano?

O que me intriga mesmo mt é como é que mais gente votou nele e em Cunhal...Terá Portugal um problema existencial profundo? Sadomasoquismo?...

Não compreendo por que perguntas isso, marisa... se tu própria votaste nele, por que te intriga que outros tenham votado?

Marisa disse...

MC, sou de resto uma pessoa contraditória...fácil de constatar, não é? :P

Sinceramente, não acredito que todos tenham votado pelas mms razões que eu. Acho que a mensagem a retirar do resultado é de que as coisas não estão bem, senão não haveria tamanha percentagem de votos. Interessa-me mt mais o que está por detrás dessa escolha, a um nível mais profundo, do q propriamente quem foi o vencedor. E reitero que não me intriga apenas a posição de Salazar mas tb a de Cunhal. É no mínimo curioso que estes dois estadistas tenham ficado, por exemplo, à frente de D. Afonso Henriques...

Na impossibilidade de me conseguir exprimir no meu melhor, tirando tds os dias, mas sobretudo hj :),deixo-te acima um texto bastante elucidativo dos meus motivos. Não se trata de procurar argumentos alheios qd não tenho os meus ou de ausência/pouca independência de opinião mas...estou com preguiça mental e, hj, com falta de tempo. :s

Ainda bem que há opiniões divergentes , não é? Até pq sou contra qualquer regime ditatorial. E, já que falo nisto, acrescento que, embora implícito e impossível de desligar da personagem de Salazar, o que está em causa não é o regime que ele preisidia mas o homem em sim...
Posto isto..BJ*

Alice disse...

Sim, andava o D. Afonso Henriques lá misturado com o Cristiano Ronaldo e o Hélio Pestana ou que é, que uma vez era dos Morangos com Açúcar e agora já ninguém se deve lembrar dele... Enfim... lol