Ser indiferente é ser diferente?


"The opposite of love is not hate, it's indifference. The opposite of art is not ugliness, it's indifference. The opposite of faith is not heresy, it's indifference. And the opposite of life is not death, it's indifference."
E. Wiesel
Não gosto de usurpar ideias a ninguém, mas a verdade é que depois de ler esta frase tão pertinente neste blog, fiquei tão pensativa acerca do seu conteúdo (gastei uns bons 45 minutos a falar disso com a minha melhor amiga!) que me permiti reproduzi-la aqui. Espero que não se importem...

A questão original resumia-se à primeira frase - a da relação amor/ódio/indiferença (que é diferente de resignação!). Como tive oportunidade de lá referir, concordo plenamente com a citação original. Tanto o amor como o ódio, partem do mesmo princípio: ambos estão prenhes de sentimento, são emoções extremas e poderosas. Nessa lógica, só algo que fosse desprovido de sentimento, como a indiferença, um total alheamento e estado de despreocupação, de ausência, poderá ser visto como um contrário ao amor e, como muito bem foi dito, "de tudo o que nos faz sentir".
Não posso, no entanto, deixar de atribuir alguma razão a quem afirma que indiferença e amor/ódio não são sentimentos comparáveis ou contrários, porque a indiferença, por constituir uma espécie de apatia ou quase-morte, não carrega consigo nenhuma emoção ou sentimento e, consequentemente, seria errado colocá-la lado a lado com algo tão intenso de sentimento, como o amor ou o ódio. Nessa linha de pensamento, seria o ódio a verdadeira antítese do amor.
Não se trata de preferir um meio-termo, mas a verdade é que acho que ambas as correntes têm a sua lógica. No fundo, acho que estão a ver a mesma coisa mas sob prismas diferentes. Como contrário do amor podemos, então, encontrar o contraste emoção/não emoção (amor/indiferença) ou o contraste emoção forte positiva/emoção forte negativa (amor/ódio).
Não negando já que ambas as respostas são aceitáveis, levantam-se assim outras questões: O que é de facto a indiferença? O que é indiferença, em todas as suas dimensões, que extrapolam a do amor? Um costume, uma forma de sobrevivência, um mecanismo de defesa, de resistência, ou consequência do egoísmo e do medo? (E quantas vezes passamos nós "ao largo" de demasiadas coisas, realidades, factos e pessoas, em algumas situações, até de nós mesmos?) O que é pior : ser alvo de indiferença ou alvo de ódio? E de qual dos dois é mais fácil recuperar? Acreditem que estas questões não me são...indiferentes! :)
Não quero aqui duplicar opiniões que já sei à partida, mas...adendas serão sempre bem-vindas! :)

2 comentários:

JAM disse...

Quanto a este texto, só posso ficar....indiferente!
Desculpa, esta tinha de sair 'tavas mesmo a pedi-la...LOL

Agora a sério, não acho que a indiferença seja o oposto do amor ou do ódio.....
é apenas o que não nos permite sentir amor ou ódio...mas, mais uma vez digo, opiniões, cada um com a sua!
O amor e o ódio, são respostas que damos a algo seja porque razão for, a indiferença não é uma resposta....é uma falta de atitude....

By the way: just loved that picture and sentence.....awesome...LOL

Marisa disse...

Concordo qd dizes q a "indiferença não é uma resposta, mas uma falta de atitude".
E sim, imagem tá excelente! :)