Quem me leva os meus fantasmas?

“De que serve a terra à vista
Se o barco está parado,
De que serve ter a chave
Se a porta está aberta,
De que servem as palavras
Se a casa está deserta?”
Começou agora a passar nas rádios e na televisão o novo single de Pedro Abrunhosa - "Quem me leva os meus fantasmas?".
Como é dito na página do cantor:
O primeiro single do novo álbum de originais de Pedro Abrunhosa, “Quem Me Leva Os Meus Fantasmas”, representa uma viragem na carreira do cantautor. É um novo olhar sobre o mundo, com a lucidez e a crueza da maturidade.

Quem Me Leva Os Meus Fantasmas? É a pergunta que todos fazem. Para onde vamos? Quem nos cura? Quem nos salva da vida que nós próprios construímos?

É o grito íntimo de um homem, o grito de uma cidade, do país, é o grito do mundo. Quem Me Leva Os Meus Fantasmas? A canção nasce de uma viagem nocturna pelas ruas do Porto e atravessa todas as fronteiras.
É a história de um sem-abrigo, de um operário que vai ser despedido, de uma criança assassinada na Faixa de Gaza.
É a história da miséria interior, de cada pessoa e de todos.
É as notícias dos jornais, que estão cheios de canções. É o grito do mundo.
É a pergunta que todos fazem.

“Quem Me Leva Os Meus Fantasmas” é o regresso à verdade da canção. Rompe com a superficialidade da pop contemporânea, liga-se à tradição de Brel, Brassens, Tom Waits, ou Bob Dylan. Porque a canção não pode continuar a ser apenas entretenimento. Tem de questionar. Já não há lugar para romantismos. Para ilusões.
(...)
Já não há lugar para música ligeira. É preciso fazer a pergunta. “Quem Me Leva Os Meus Fantasmas?”"
Posto isto, só quero dizer, como sempre: Bravo, Abrunhosa!

7 comentários:

JAM disse...

Eu não quero ser mauzinho, o abrunhosa é sem dúvida um excelente musico, excelente compositor.....mas devia deixar-se de merdas....porque a voz dele não dá com nada , a não ser o inicio com os bandemónio em que a voz dele( mais novo) era ajustada ao espírito da coisa....
Agora a voz dele já não se adapta a nada....mas bem...a malta vai continuando a ouvir o cd "Talvez FO##r" e divertindo-se. Já que não compro um álbum dele desde que os bandemónio acabaram

JAM disse...

ah,é verdade...esqueci-me de uma coisa.....
quem é que escreveu o texto? sei que não foste tu...mas quem tenha sido fez um erro enorme.....meteu ai "...liga-se à tradição de Brel, Brassens, Tom Waits, ou Bob Dylan."
O que só pode vir de alguém que não conhece música....
O single (e toda a música) de Abrunhosa nada tem a ver com a música de Tom Waits.....
dizer o contrário é uma afirmação ridícula e não substanciada.

Marisa disse...

Bom...já sabes que música não é o meu forte :) mas, numa coisa concordamos, Abrunhosa é um excelente músico e excelente compositor.
Quanto ao restante, como pura leiga no assunto, não posso comentar com fundamento. Mas..gosto de o ouvir à mesma! :) Quase parece poesia. Aliás, a letra do novo single está..magnífica. Precisa-se de mais música de intervenção social...
O texto do blog foi retirado do site oficial, penso, do próprio Abrunhosa, disponível em http://www.abrunhosa.oninet.pt/destaque.asp?d=24.
Bj*

JAM disse...

música de intervenção social oiço eu muita...e na minha opinião o abrunhosa está a ir na maré de gente que se está a cagar(pardon my english) para o social....mas que pronto como isso o mete na ribalta um bocado...ele nada também....
Música de intervenção social( a nível mundial) quem a fazia eram os ratm, os system of a down, nine inch nails e afins....abrunhosa não faz musica por isso, fá-lo pela moda, sempre fez...e não o critico...cada um na sua.
mas fazer só por estar "in", pá, não ,obrigada! :P

Marisa disse...

Kurotenshi, provavelmente até tens razão e tratou-se mm de ir na maré, mas...sinceramente, n me importa. :) Importa-me sim q, independentemente dos motivos (claro q, se sinceros, melhor!), este tipo de música se faça de facto.
Como sabes, música n é o meu forte mas, numa coisa concordamos: SOAD é realmente bom! :)

WWW.tecidoepitelia.com disse...

Bom

Anónimo disse...

Maravilhosa essa música do Pedro Brunhosa, uma poesia com muito sentido, um sentido atemporal, porque atravessa os tempos sempre com uma pergunta, Quem me leva os meus fantasmas?
Levar a vida e carregar nossas escolhas, até que a luz apague, sem morrer sem enlouquecer. Simplesmente maravilhosa, ela me lembra os depressivos que parecem corpos com almas trocadas, com alma invasora, possessa do corpo alheio. Por isso, quem nos livra dessas almas possessão, da bipolaridade.
Apenas um desabafo da minha parte.