Gosto de filmes biográficos. Sempre gostei. E, quando se trata de personagens complexas, é bem mais interessante do que ler uma biografia, confesso. Igualmente redutor mas, às vezes, somos impacientes de saber.
Tudo isto para dizer que ontem à noite, a RTP1 passou Beyond The Sea, escrito, dirigido e protagonizado por Kevin Spacey (American Beauty, K-Pax...). O filme retrata a vida de Bob Darin (Walden Robert Cassotto), um dos mais populares entertainers dos anos 50, presença habitual no famoso Copacabana de Nova Iorque. Bob era um artista versátil e multifacetado que teve êxitos em vários géneros musicais e que conquistou ainda prémios pela sua carreira de actor, chegando inclusivamente a ser nomeado para um Oscar. Esteve ainda envolvido na política, ao lado de Robert Kennedy e, aquando da morte deste e revoltado com a Guerra do Vietname e o estado caótico do País, a sua vida toma um novo rumo, num processo de descoberta pessoal.
Spacey foi muito criticado por representar o papel principal do filme, já que Bob, que morreu com 37 anos, era bem mais novo do que o actor. Embora não tenha sido o êxito de bilheteira previsto, este é um filme feito por um fã para os fãs e uma história interessante para quem tiver curiosidade em saber mais sobre esta lenda americana, por muitos esquecida.
Dizia que o seu objectivo maior era ser recordado como um ser humano e como um grande artista (performer). Conseguiu.
Algumas das suas músicas mais conhecidas são "Mack The Knife", "Beyond The Sea", "Dream Lover", "If I Were a Carpenter", "As Long As I'm Singing", entre outras...Aí vos fica uma de que gostei muito, com uma pertinente, e infelizmente actual, letra sobre a guerra - "Simple Song of Freedom". Enjoy.
Come and sing a simple song of freedom
Sing it like you've never sung before
Let it fill the air
Tell the people everywhere
We, the people here, don't want a war.
Hey, there, mister black man, can you hear me?
I don't want your diamonds or your game
I just want to be someone known to you as me
And I will bet my life you want the same.
Refrão
Seven hundred million are ya list'nin’?
Most of what you read is made of lies
But, speakin’ one to one ain't it everybody's sun
To wake to in the mornin’ when we rise?
Refrão
Brother Solzhenitsyn, are you busy?
If not, won't you drop this friend a line
Tell me if the man who is plowin' up your land
Has got the war machine upon his mind?
Refrão
Now, no doubt some folks enjoy doin' battle
Like presidents, prime ministers and kings
So, let's all build them shelves
Where they can fight among themselves
Leave the people be who love to sing.
Refrão
I say … let it fill the air …
Tellin’ people everywhere …
We, the people here, don't want a war.
1 comentário:
letra bastante complexa...apesar da simplicidade da mensagem....por acaso era para ter ido ver o filme biográfico....mas não deu, vejo depois.... :P
Enviar um comentário