Dawkins Religion

5 comentários:

JAM disse...

Acho muito bem. chamem-lhe estúpido, mas a verdade é que todos somos , desde a infância, levados a dizer que somos desta ou da outra religião.
O resultado é que as religiões afirmam a pés juntos ter milhões de seguidores sem terem nem metade.
Veja-se o numero de pessoas baptizadas contra a sua vontade quando bebés ( eu sou um deles) e que nunca sequer olham para a religião que supostamente seguem além de quando querem rir( também meu caso).
Ou o caso das aulas de religião e moral católica que tínhamos de ter( sim, eles diziam que não obrigavam, mas os horários faziam-no.E não me digam que não era de propósito) éramos todos "levados" a cantar músicas parolas lá daquele gajo que era zombie e do pai e da mãe dele.
Eu felizmente abri os olhos muito cedo( e cantava música pesada enquanto as professoras de moral fingiam saber tocar guitarra, lol), mas conheço gente que ficou apanhada e nem sequer se apercebeu que nunca leu a bíblia e que nem sabe os fundamentos da religião que diz seguir.Nesses casos um campo destes dava jeito, o mundo seria bem melhor sem dúvida alguma.
E Marisa, Dawkins religion? Ainda não o vi criar locais de culto ou a obrigar os seus seguidores a ter regras predefinidas de modo a ir para o céu... e um ateu não julga ninguém pela sua sexualidade, nem lhes reserva um lugar no inferno só por não obedecerem ao conceito de "normal", pois não?? Não é uma religião, nem de perto, trata-se só de tentar abrir os olhos ás crianças para que não aconteça o que expliquei em cima.

Marisa disse...

Toquei em algum ponto sensível? :p
Tanta exaltação. E a que propósito veio o argumento da sexualidade? Queres tentar dizer que derivado disso tenho mais é que dar graças por este tipo de campos em vez de apelidar de "Dawkins Religion"?

Tens muita razão em tudo o que expuseste e estou de acordo contigo na maioria das coisas. De resto, tenho a certeza que estás mais inteirado do tema do que eu.

Porém, o facto de Dawkins criar um campo de férias ateu parece-me simplesmente ridículo e simplesmente igual ao que qualquer outra qualquer religião faz também. Combater o fogo com o fogo - quase soa a irónico.

Neste caso não no método em si (as regras e os locais de culto de que falas), mas no conceito. Não há nada mais correcto do que ser desde logo honesto com as crianças, é certo, mas enviá-las para um campo de férias ateu é a mesma coisa que catequizá-las embora numa doutrina de não-crença.

Enviem-nas para campos de férias sim,se quiserem, mas que não sejam nem religiosos nem ateus.

Trata-se apenas da minha opinião mas obviamente respeito também a tua. :)

JAM disse...

não, não tocaste em nenhum ponto sensível,aliás todo eu sou insensível a essas coisas. Quis apenas provocar-te um pouco, e sabes que apesar do campo de ferias ateu, o ateismo não é uma religião.
Sabes que até o dawkins sabe de certeza que não deveria criar um campo de férias para educar ateus...e , creio eu, não se trata de combater fogo com fogo, trata-se de fazer as pessoas olharem para o que fazem...muita gente religiosa vai olhar para esta situação e começar a refilar porque não deveria existir tal coisa, e depois alguns irão olhar para os próprios campos cristãos de férias...entendes o que quero dizer?
É como as mensagens do Dawkins nos autocarros em Londres, não foram feitas com o propósito de transmitir aquelas mensagens , mas sim com o de fazer o povo reflectir sobre o número absurdo de mensagens de religião que são enfiadas nas nossas cabeças todos os dias.É difícil explicar-me assim.

Tal como tu disseste: "Neste caso não no método em si (as regras e os locais de culto de que falas), mas no conceito. Não há nada mais correcto do que ser desde logo honesto com as crianças, é certo, mas enviá-las para um campo de férias ateu é a mesma coisa que catequizá-las embora numa doutrina de não-crença."

De maneira simplificada é para as pessoas religiosas se queixarem de tal campo de férias existir e a partir disso verem com mais clareza que toda esta técnica é errada mas aplicada pelas religiões desde sempre...

Não me consigo explicar melhor.lol

Marisa disse...

No fundo, achas que existe um propósito duplo, com um sentido crítico. Talvez tenhas razão. Espero que sim. :)

Como seria aqui em Portugal, se circulasse por aqui um desses autocarros? :p

JAM disse...

Sim, é a maneira mais simples de o explicar e se vires tudo o que ele já fez encontras sempre esse propósito duplo. E sabes bem que se um desses autocarros circulasse neste país atrasado, haveriam "mortes".lol
Toda a maneira do gajo(Dawkins) lidar com esse tipo de gente é assim, talvez um pouco como eu, gosta de espicaçar, se vires algumas entrevistas dele entendes....LOL