Se isto é um homem II

"Não temos regresso. Ninguém deve sair daqui, pois poderia levar para o mundo, juntamente com a marca gravada na carne, a terrível notícia do que, em Auschwitz, o homem teve coragem de fazer ao homem."

Primo Levi


Tudo o que se disser agora será inútil e distante. Mesmo que queira não consigo sequer dizer nada. Só pensar a citação acima e um peso doloroso na garganta, os dentes apertados em desalento, a dor de cabeça que se forma imediata, um choro compulsivo de vergonha. Tanta. E, todavia, sei que nada senão um momento que se diluí no meu tempo e que, por isso, me enraivece comigo mesma. Tentar dormir agora, depois desta torrente de morte, mas tranquila, na minha casa aquecida, comida quente e rostos amigos, livre e estupidamente ingrata da minha inconsciente sorte. Como ofensa de que agora dás conta mais intensamente. E essa certeza que dói no peito como mandamento: não podemos esquecer. Nunca mais.

Sem comentários: