If i dazzled you with cultural references will you go home with me?

A convite do mui estimado Pedro Correia, segue a minha resposta ao desafio:

1. Existe um livro que relerias várias vezes?
Vários. Por exemplo, já não é a primeira vez que estou a limpar o pó à estante e, pegando num livro, decido relê-lo. O arrebatamento é sempre diferente, há sempre algo novo ou uma outra perspectiva. Ou eu, diferente.
Releria qualquer um dos meus preferidos.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Sim, mas ainda não desisti. Será uma questão de pré-disposição e tempo: Manual de Pintura e Caligrafia e a Bíblia, que me recorde.

3. Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?
Esta é simples, Livro do Desassossego.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Demasiados. Um de cada vez. Os que ainda estão aqui em casa em lista de espera, acima de tudo. Mas muito em breve coloco no blogue uma wishlist de aniversário, podem pensar nesses.

5. Que livro leste cuja “cena final” jamais conseguiste esquecer?
Hmmm, pergunta difícil. Mas ainda há dias me lembrava do triste e inesperado fim do Elefante, n'A Viagem do Elefante.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Sim, o tipo normal. O primeiro livro acho que terá sido da Disney, mas também lia os habituais livros de aventuras, Os Sete, Uma Aventura, etc. Mas aquele a partir do qual me reconheci leitora foi A Lua de Joana, sem dúvida. E já não era propriamente criança mas vincaram-me os gostos também Jostein Gaarder, com O Mundo de Sofia e A Vida é Breve.


7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Tratado das Paixões da Alma. Sim, eu sei. Parece que gosto mais do Lobo Antunes cronista do que romancista.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Está tudo aqui, algures pelo blogue. Sou mais uma leitora de autores do que de livros: Fernando Pessoa (Livro do Desassossego e o heterónimo Alberto Caeiro), Vergílio Ferreira (muito particularmente Aparição, Para Sempre, Em nome da Terra), José Saramago (O Evangelho Segundo Jesus Cristo, A Viagem do Elefante, Ensaio sobre a Cegueira), Pedro Paixão (qualquer um, mas muito particularmente Rosa Vermelha em Quarto Escuro), Rodrigo Guedes de Carvalho, A Máquina de Fazer Espanhóis e Contabilidade, de valter hugo mãe, Fazes-me Falta, de Inês Pedrosa, Água Viva, de Clarice Lispector, Urbano Tavares Rodrigues, Mónica Marques, Miguel Esteves Cardoso, Alma e Terceira Rosa, de Manuel Alegre, Milan Kundera (muito especialmente A Insustentável Leveza do Ser e A Ignorância) e Philip Roth (muito especialmente Todo-O-Mundo e O Animal Moribundo).

9. Que livro estás a ler?
Nas Suas Palavras,  José Saramago; Escuta, Zé Ninguém, de Wilhelm Reich.

10. Indica dez amigos para responderem a este inquérito:

2 comentários:

Beatrix Kiddo disse...

:) done. Thank you very nice

Marisa disse...

:) Grata.