1.1. Rationality is logical coherence – reasonable or not.

Inteligência e racionalidade, sendo parecidas, são coisas diferentes. A mesma coisa para a racionalidade e razoabilidade. A tua coerência lógica haveria por isso de merecer sempre a minha atenção e admiração mais sincera - és, sem dificuldade, a pessoa que mais respeito intelectualmente - mas nem sempre a minha concordância. Nem tudo são estatísticas e já se viu que, estando as filosofias cheias de lógica, de pouco servem ao homem senão para o distrair com problemas novos ou com os outros, eternos. Há, sim, toda a validade no que apontas - nem seria da tua natureza que fosse de outra maneira - mas, mesmo não contando com isso, não consigo furtar-me a uma ideia hipotética de nós como antes, coisas que não são daqui. Que te apelidassem de preconceituosa pela tua posição, seria só o gesto natural de quem não te conheça e que não saiba que és exímia a separar a questão da natureza da natureza da questão, a encontrar as incoerências e o espaço inócuo das falácias e pressupostos. Assim exposto, não te dou argumentos porque um argumento é outra coisa e a minha posição vem-me do meu interesse mais do que do meu conhecimento. A lógica disto, a única e possível, é que nos consigamos entender nas nossas diferenças e apesar delas. Para o resto, haveria coisas para as quais a lógica seria pouca senão insuficiente, a tua presença tão vincada e insistente dentro de mim, por exemplo. Vem agora e refuta-me, como se eu estivesse a pedir.

Sem comentários: