You have enemies? Good, that means you've stood up for something, sometime in your life.

Estimados,

Cortes não têm de ser necessariamente maus e, para se poder mudar a sério são, muitas vezes, necessários. Que cortem nas bolsas de doutoramento e pós-doutoramentos, não vejo como vem daí mal ao mundo, já devia ter sido antes. Mais, que se deixe de investir em cursos que não se enquadram com as necessidades do mercado, já devia ter sido antes, chama-se lei da procura e da oferta. Não é a primeira e não será a última vez que há quem procure e não encontre o que precisa, estamos desajustados. Querem seguir o vosso sonho?, força nisso, mas estejam preparados para as consequências. Queixam-se que não há emprego?, saiam do vosso cantinho e olhem melhor, não esperem que caia do céu. Queixam-se que trabalham muito?, lembrem-se que, como muita coisa, é uma escolha. Despedimentos na função pública? Acho muito bem, separe-se o trigo do joio, priviegie-se a meritocracia e não a progressão por anos de casa. De resto, já há muito se confirmou que a gestão privada tende a funcionar melhor do que a pública e, que se diga que os gestores ganham muito, é verdade mas, o que querem, a empresa é deles. Era privatizar o que houvesse a privatizar, com os devidos cuidados nas áreas ditas sociais e sob a supervisão de entidades reguladoras credíveis e talvez muita coisa mudasse. Querem as férias em estâncias de esqui no inverno e destinos tropicais no verão?, façam menos greves e trabalhem para isso. Ponham os olhos nos bons para serem como eles, o Champallimaud, o Belmiro, o Zeinal, esses que são todos uns capitalistas e uns ladrões e está bom é para eles e só sabem explorar o coitadinho do povo. Uma desgraça que se calhar eu pertença a uma classe que se poderia dizer média e que o orgulho que tenho no carro que os meus pais conduzem seja o mesmo que tenho nos calos das mãos do meu pai e no bronze que a minha mãe ganha no verão, quando toda a gente pensa que foi de férias. Uma desgraça que eu não tenha sido educada como uma coitadinha. Uma desgraça que a má da troika tenho vindo agora lixar-nos a todos. Somos todos uma cambada de queixinhas, citando o outro. Escutem uma coisa muito simples: o mundo não vos deve nada.

Não consegui ler o artigo todo do Camilo Lourenço mas tendo a concordar com a maioria do que diz. Isto vale tanto como saberem que estou a cozer bróculos, portanto, também adianto que sou contra o referendo da co-adopção mas a favor da mesma. Também sou contra o acordo ortográfico mas isso já devem ter percebido. Pronto, é isto. Felizmente, nem tenho visto televisão.

Sem comentários: