Better to have been with than live without it.

Não sabendo outras, repito estas, uso as que não são minhas, falho uma e outra vez até ao esgotamento triste de chegar ao nada. Quando o silêncio não serve para comunicar o que perdura mais dentro, as palavras são a minha cobardia envergonhada e vergonhosa de quem não conhece melhor. E parto como quem espera, ciente de que há momentos em que esperar é ainda a única salvação possível para lutar contra a fragilidade dos dias.

Quando o corpo cede à exaustão e adormeces, é sempre diferente. Fazes-me querer ser poeta ou, pior, acreditar em tontices impossíveis. És tão bonita. A paz no rosto onde ficaram as covas do último sorriso, a boca apelativa e só ligeiramente entreaberta por onde te sobem os sonhos, a respiração sossegada de quem é paciente com o destino e tão esperançosa dele. É sempre quando fico a ver-te dormir, numa ideia precisa situada entre a ternura e o desejo, que me ausento de quem sou e te descubro com maior nitidez. Dissipo os medos e as inquietações ao compasso do teu peito e afasto a inevitabilidade do que está para vir, sabendo de antemão que a vida pode ser cruel e que não poupa os incautos, que os apanha desprevenidos a imaginar o sono de outros. O teu futuro não caberá entre as minhas mãos, de tão imenso, eu sei.

Olho-te, como se hoje fosse a primeira vez. Sob a calmaria dos teus olhos poderiam os oceanos afundar-se e nascer a vida de novo. Os teus olhos são assim, desse tipo, olhos de morrer e viver por mais. Enquanto dormes, ignorante deste texto, o tempo ecoa de arrependimento pelos maldades contraídas e pede-nos perdão. Aceitamos tudo, como só se pode fazer com aquilo que é de devolver, o perdão, a felicidade, o amor. Pouso com vagar o meu dedo entre um dos teus caracóis, com a determinação de quem conhece o que lhe basta e a cautela de quem toca no que não lhe pertence. Ficas tao bonita. Não acordes ainda, deixa-me ficar mais um pouco entre o teu calor de ser casa. E tu dormes, ignorante deste texto, nunca sabendo que te olho no sono, enquanto fazes em mim mais uma palavra. Dorme com esta, nova, que não te disse ainda.

Sem comentários: