Eu não tenho vistas largas nem grande sabedoria, mas dão-me as horas amargas lições de Filosofia.

Quando chegares à minha idade vais entender. Quando fores mãe vais entender. É preciso estar dentro da situação para a entender. Não poderias entender. A ideia de que não é possível um entendimento pleno sem ser pela experiência é exclusiva senão mesmo danosa; a ideia de que experiência equivale, automaticamente, a sabedoria é perigosa e arrogante. Continuamos assim a venerar falsos deuses e a consentir pressupostos tidos por inquestionáveis porque o escrutínio mais crítico é já uma afronta. É possível ser-se muito experiente a cometer erros. É possível que a empatia também caiba em sapatos de número menor. A presunção de entendimento acontece entre iguais, aproxima, mas o entendimento presunçoso olha de cima e, por isso, só afasta.

1 comentário:

Anita disse...

Isso é conversa de gente que se arma em, das duas uma: ou vítima ou ser superior. E raramente tenho paciência para uns e para outros.
Bom texto e grande verdade!