Até ao Fim (notas)

"A felicidade não se mede pela quantidade do que nos aconteceu de agradável, mas pela quantidade de nós que responde ao que acontece."

"Tenho asco ao porquê. É a fórmula dos desocupados, dos tinhosos, dos raquíticos. Que adianta o porquê? A razão escolhe-se para ser razão. Antes de ela ser escolhida já se foi o que se tinha de ser."

"Ser Homem é ser todo. Tão simples."

"Porque não há grandeza se alguém a não reconhece e foi por isso que Deus teve de criar a humanidade."

"A gente só procura o que sabe mas não sabe que sabe, porque todo o saber é mortal. O saber é um vício que quanto mais, tanto mais."

"A harmonia é levantar a horas e tirar um curso e chatear-me de toda a maneira e morrer depois como um honrado pai de família."

"A vida é só ela a ser, sem argumentação. Há mais verdade numa couve do que em toda a filosofia. Há mais grandeza nela do que em todas as razões da grandeza."

"Explicar-te que para lá de tudo estava a vida e isso é que era tudo. Que é que tinhas que querer outra coisa acima dela? Justificá-la é pôr outra coisa acima e tudo é abaixo."

"Não há morte, não há morte. Não há deuses. Não há humilhação. Nem sonhos de megalomania. Nem correntes a rasto de tudo o que já foi. Sou novo, vou nascer da espuma das ondas. Sou eu."

Vergílio Ferreira, Até ao Fim

Sem comentários: