This is not simply a methaphore

Cores do Racismo

E o sangue ferve-me sobretudo quando topo com o paternalismo dos activistas anti-racistas, dos jornalistas politicamente correctos, das abordagens facciosas. Tenho nojo - é mesmo esta a palavra - dessa gente que tudo desculpa, que justifica atitudes, que apaga a responsabilidade individual, a liberdade das decisões. Os negros são todos bons selvagens. A miséria das mulheres ciganas aceita-se em obediência a um determinismo cultural. O ataque à jornalista Lara Logan na praça Tahrir é coisa que se esquece. Não existiu. O racismo profundo dos indianos, tão triste e patético, plasmado todos os dias nas propostas de casamento que aparecem nos jornais indianos, onde engenheiros informáticos pedem noivas clarinhas, quase brancas, de castas compatíveis, também se esquece. Não é racismo. É uma herança milenar. Entre um admirador confesso do Le Pen e da sua filha e um activista anti-racista, quase que prefiro o primeiro. O primeiro é racista e assume-o. Posso abertamente contestá-lo. O segundo, sendo racista, tendo entranhado no corpo a forma mais abjecta de racismo, esse paternalismo que faz lembrar a caridadezinha cristã, está convencido de que não o é. Dá muito mais trabalho contestar um activista anti-racista do que um racista.

Ana de Amsterdam,
a desejada
Posted by Marisa

1 comentário:

via disse...

estou convencida, esta gaja escreve mesmo bem

10.4.11

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Das Origens

Das Origens

Termos e Condições

"Não sei fingir que amo pouco quando em mim ama tudo."
(Vergílio Ferreira)

*A maioria dos títulos destes posts não são meus, mas de livros, filmes, canções: "Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta" (Mateus, 7, 7-8)


Am I real? Is this real?

A minha foto
Marisa
"Não me posso resumir porque não se pode somar uma cadeira e duas maçãs. Eu sou uma cadeira e duas maçãs. E não me somo." (C. Lispector)
Ver o meu perfil completo

Tumblr

You are a fortunate accident.

Seguidores

Label Cloud

happybird música tu livros citações pelos blogs filmes mulheres - arte em movimento televisão política amizade poesia pelos jornais L Wor(l)d arte religião londres
Creative Commons License
This work is licenced under a Creative Commons Licence.

StatCounter

Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.