Desta paz.

Há uma paz que ninguém sabe. Uma paz que não sabe dizer, que não se pode sequer escrever. Vê-la assim a dormir ao nosso lado, a respiração vagarosa e segura, as mãos prostradas ao aconchego e o calor do toque que se sente só de olhá-la, dorme meu anjo, minha bela adormecida. Nenhum problema no mundo, nenhuma inquietação, sobressalto ou incerteza são possíveis neste momento. Olhá-la e acreditar em milagres, desejar com toda a força que seja feliz. Beijar-lhe o rosto com cuidado e sem a despertar, e querer amanhecer e adormecer todos os dias neste sentimento. Dorme e é-me assim conforto, casa, esta paz.

'Cause there's this tune I found that makes me think of you somehow.

A liberdade, tal como a responsabilidade, é pessoal e intransmissível.

Omitir pode ser proteger e mentir pode ser cuidar. Abandonar pode ser também amar, desistir pode ser já vencer. Uso-me das tuas ideias para reconhecer um altruísmo tantas vezes julgado à pressa. Bem-aventurados os que sabem lidar não apenas com a sua liberdade mas também com a responsabilidade, pessoal e intransmissível, das suas acções, porque pertencer-lhes-á a tranquilidade.

What is done out of love always takes place beyond good and evil.

Existem mentiras mais plausíveis que verdades, verdades mais sufocantes que mentiras. Ninguém leva uma vida a preto e branco, se todas são mil variações de cinza e até os gatunos têm códigos de ética. Ainda que nos facilite as contas e a lógica concreta de existirmos, o mundo não é dual e não se divide em pessoas boas e más. Somos todos bons e maus, heróis e vilões em potência, sujeitos às mesmas intempéries de impulsos e deambulações de sermos força e fraqueza, medo e coragem, memória e esquecimento, tudo aquilo de que não nos orgulhamos, tudo aquilo que não podemos lembrar. As fronteiras do bem e do mal não se fazem em leis e costumes, só existem na tua cabeça e existe a História para nos demonstrar, inclemente e a cada dia, que tudo nesta vida é uma questão de perspectiva. Todos os assassinos se julgam boas pessoas e até Hitler, dizem, adorava crianças. Não queiras assim procurar uma explicação sem que te seja dada a possibilidade de andares nos seus sapatos, viveres as suas circunstâncias. A vida precisa de contexto para ser passível de ser entendida. Diz-me por isso que cortinas de ferro te abrigam, que facas te cortam o peito quando fechas os olhos, que prisões te guardam arrependimentos, omissões e honras, que palavras e que olhares te dilaceram a pele, sobre que temores se edificam ainda os teus gestos. Diz-me que segredos se deitam contigo a cada noite. Diz-me que não preciso de ter medo.

So come on love, draw your swords.

Como quem volta a casa.

Regresso devagar ao teu
sorriso como quem volta a casa. Faço de conta que
não é nada comigo. Distraído percorro
o caminho familiar da saudade,
pequeninas coisas me prendem,
uma tarde num café, um livro. Devagar
te amo e às vezes depressa,
meu amor, e às vezes faço coisas que não devo,
regresso devagar a tua casa,
compro um livro, entro no
amor como em casa.


Manuel António Pina

Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter. Ter deve ser a pior maneira de gostar.

A emoção mais real é a do último instante, a vitória mais aflita e a derrota mais dolorosa conhecem-se apenas no extremo do apito final. Não se fale de injustiça sobre o que não pertence à justiça outorgar. É o incerto que nos move os passos e nos aperta o peito. Ninguém avança sobre certezas, nenhuma vida se sustenta de ses. A vida pode decidir-se toda na cadência de um suspiro, uma única pulsação e nenhum arrependimento, entre o tudo e o nada vai um golpe de asa ou um golpe de sorte. Tu, o incerto dos meus limites, gostar de ti até ao último segundo do último minuto. Meu amor, a vida toda é espera, a vida toda é saudade. Adiamos o toque e prometemos o tempo, reservamos a vontade e o melhor que somos e temos. De repente é dia. De repente somos já nós. Porque, dizem, chegamos sempre aonde nos esperam.

A felicidade é um problema de saúde pública.

A felicidade que me levou é a mesma que me traz. Antecipar a felicidade é já uma forma de ser feliz.

Os fortes aspiram a separar-se e os fracos a unir-se.

Elevam-se as fraquezas, glorificam-se as imperfeições, condescendem-se as falhas. Condena-se o orgulho, estranha-se a competência, reprova-se o sucesso. Repara como há mais preconceito sobre os ricos do que sobre os pobres, sobre os bonitos do que sobre os feios. Nota como destes esperas mais e toleras menos. Não queiras ser bonito porque nunca poderás ser nada além de oco e bonito. Não queiras ser rico ou nascer numa família que trabalhou para ser rica porque serás sempre mimado a viver num mundo cor-de-rosa e assim também eu. Não queiras ser o melhor porque gostas é de te exibir e não passarás dum arrogante. Não queiras ser inteligente porque lá estás tu cheio de mania a usar palavras caras. Nivelou-se o melhor do homem pela mediocridade do homem e a humildade irmanou-se à humilhação. Foi hoje que Nietzsche chorou.

A política é uma coisa demasiado séria para ser entregue a amadores.

Revolucionários em estágio, houve quem erguesse um altar de coragem e rebeldia à atitude da Grécia e queriam até que Portugal lhe seguisse o exemplo. Onde estão agora esses que nos queriam ver Gregos?

* título vindo do Delito de Opinião