Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo.

Não és melhor do que eu por comeres orgânico, vegetariano, ou sem glúten. Ires ao ginásio todos os dias, dares sangue, ires à missa aos Domingos, não te faz melhor do que eu. Não és melhor do que eu por fazeres voluntariado, nem por meditares, nem por acreditares. Não é por seres herói que és melhor do que eu. Ou vítima, ou nascido numa família problemática, de infância complicada. Teres cancro não te faz ser melhor do que eu. Estares a morrer não te faz ser melhor do que eu. Teres sobrevivido ou seres um lutador não te faz melhor do que eu. Não és melhor do que eu por estares a estudar medicina ou engenharia aeroespacial, por teres média de 20, ou por seres o presidente da junta. Não és melhor do que eu porque tens filhos, porque casaste pela igreja, nem porque tens carro e casa própria. Não és melhor do que eu por morares em Lisboa, no estrangeiro ou no cu de Judas. Ires à Tailândia em Maio e a Cuba em Novembro não te faz ser melhor do que eu. Não és melhor do que eu por seres doutor nem por te chamarem doutor. Teres a colecção completa da enciclopédia Larousse ou seres tu-cá-tu-lá com o xpto não faz de ti melhor do que eu. Não és melhor do que eu por teres um MBA. Teres cinco apelidos e uma Bimby não te faz melhor do que eu. Não é por fazeres greves, por ires a comícios, ou por votares que és melhor do que eu. Falares seis línguas não te faz melhor do que eu. Não és melhor do que eu por não beberes, não fumares, não jogares ou não foderes.

Não são os teus feitos, quem és, ou o que tens. É a forma como tratas os outros.

Sem comentários: