You said that you had said all that you had to say

Plus One

No final da noite nada disso me interessa. Troco quem sou, hoje e também amanhã, pelo conforto do teu corpo quente. No final da noite eu só quero quem me pergunte pelo dia, quem elogie o meu pijama novo e as minhas sensuais camisas de noite compradas na Primark por cinco euros, quem me cheire a pele de Johnsons Baby Dreamy Skin, me saiba mulher e na sua boca me traga, ou me trague, a vida em doces mortes.

PhD: ponte aérea ou o Chief Make-It-Happen Officer

Quando uma pessoa altamente persuasiva conversa com uma pessoa altamente influenciável, o argumento é já uma decisão a acontecer. Mas, aparentemente já todos sabiam menos eu, a visada.

O desafio, tal como a delegação, disse, não pode ser aquele do qual estamos à altura mas sim mais na frente, mais no alto. É preciso o salto para nos impulsionar a crescer. Excede-te. Supera-te. Não queiras para ti a mediocridade.

Follow the leader: Núcleo Duro

Estrelas. Selecção. Motores. Núcleo. Escolhidos. Fiabilidade.
Faz-se a separação entre o trigo e o joio e a selecção natural das espécies reside somente no conceito de natural.

Depende de ti. Win-win.


(não sei o que vêem em mim)

Liking Is for Cowards. Go for What Hurts.


Jonathan Franzen, no NY Times

Espinho














Elizabeth: What happened?
Jeremy: Life happened. Things happened. Time happened. It’s pretty much always the case more or less.

Everybody Tells: follow the leader



Um segredo partilhado é um segredo menos pesado.

Assumption Analysis

A Análise de Pressupostos é uma ferramenta do processo de Identificação de Riscos, não esqueças. Assim, antes de assumires que é um risco valida por isso se o pressuposto que estás a fazer é verdadeiro.

Não esqueças porém que um risco que já aconteceu torna-se um facto e exige daí acções correctivas.

A percepção menos as expectativas. O coração indisciplinado. A teimosia de quem acredita no melhor de ti. Mistura tudo e diz-me o que há num simples nome.

Nunca falha

Momento de fragilidade, ela a chorar, e eu, obviamente, sem jeito para lidar com a situação. E, todavia.

Eu - Queres ir caminhar um pouco?
Ela - Não.
Eu - Queres ir tomar banho comigo, só nós as duas?

E ela ri. Ri a sério e com vontade. E eu recordo uma vez mais porque gosto tanto dela, uma espécie de amor.

Constelações Sistémicas

Ri quando lhe falo da mística da marca Starbucks mas ensina-me a analisar a minha constelação, sentir-lhe a forma, a cor, o peso. Tenta não racionalizar, adverte.

Trop Tard



Montechio e Capuleto, brincaste, cheia de graça.
Ele fê-la esperar 1 hora e ela fê-lo esperar uma vida.

(demorei os últimos 10 minutos prometidos, corri, e já não estavas. O último instante, por ser último, é o que marca mais.)

O Fim é o Princípio

O Fim é o princípio. Uma página que se vira.
Somos a tinta fresca em folha áspera.
A capa dura. Aquilo que procura. Somos a História.
Desde sempre. O terramoto de 55 e a revolução de 74.
Somos todos os nomes. As pessoas do Pessoa.
Alexandre Herculano e Ramalho Ortigão.
O Mundo na mão.
Ponto de encontro. De quem pensa. De quem faz pensar.
Temos pele enrugada de acontecimentos. As páginas são nossas.
E o pó que descansa na capa também. Sabemos falar
de guerra e paz, explicar a origem das espécies e dizer qual
a causa das coisas. Somos o que temos. A tradição e a vocação.
A atenção. A opinião. A história de dor e amor.
Somos o nome do escritor. A mão do leitor.
SOMOS LIVROS



Se eu fosse um livro
começava por ter páginas grossas.
Com duas ou três palavras e muitas cores.
Se eu fosse um livro era um livro de aventuras. De piratas. De bons e maus.
De pernas de pau. Anos depois seria um livro revolucionário.
Proibido. Chamuscado. Passado de mão em mão. Um livro de amor.
Com paixão, tesão a até traição. Um livro resistente.
Que suportasse o sal das minhas lágrimas. Se eu fosse um livro era um clássico.
Para ler na cama. No silêncio da vida a dois. Depois seria um guia.
Que se lê no meio do banho, da tosse e do ranho.
Um livro que se trata com todo o carinho. Com o passar do tempo uma autobiografia.
Um livro de memórias. com revelações e confidências. Com rugas na capa.
Cheio de páginas. Cheio de vida. Se eu fosse um livro era o ABC do rejuvenescimento.
Uma tentação para quando só nos resta a imaginação.
Se eu fosse um livro tinha muitos capítulos.
Só não queria ter fim.

Publicidade da Bertrand

Goofy

Sometimes

The Cockamouse ou A Paixão Segundo M.S.

Todas as noites o mesmo rastejar, caminhar, correr, que me persegue em agitação. Vem na minha direcção, pronto a morder-me, agarrar-se às pernas, trincar-me a carne, saltar-me à cara, esconder-se no meu cabelo. Cauda, ventosas, pêlos, língua, patas. Cega na escuridão do quarto, umas vezes escondo-me debaixo dos lençóis, noutras avanço em busca do abismo que me há-de devorar em calmas de cerimónia. Está perto, parou do meu lado. Abafo o grito e quedo-me em horror, medo ou nojo, faço-me de morta e deixo de respirar, não me apanhas. Isto não é um sonho.

Demasiadas noites o mesmo sonho: antes a igreja no meio do mar e um buraco de adamastor, grande como a lua, a tentar puxar-me; depois o deserto e um buraco imenso que nasce de repente na areia, a engolir um mar que se nasce e se consome. Um buraco de mar, o mais longe vs o mais fundo. Isto é um sonho.

Está uma osga imensa de um verde tropical no tecto do hall de entrada. O cockamouse existe. Isso, ou estarei simplesmente a entrar naquele apetecível estádio de loucura em que já não sei de mim mas sei de cockamouses.

Ignite @ Lx Factory

Felicidade = f (percepção - expectativas).

O Camafeu

Diz que eu tenho um sentido apurado para mulheres complicadas: coloquem-me uma venda e eu descobrirei sem dificuldade a mais complicada.

Mas ela, cabelo ao alto, a mola de todas as ocasiões, pose majestosa e altiva, coloca o camafeu e eu prosto-me a seus pés, serva servindo rainha.

How close am I to losing you?

Como alguém que existia

«Pense em mim por vezes como alguém a quem a lição da vida foi contada muito asperamente, mas que a escutou com coragem; como alguém que de facto o amava, mas que se odiava a si mesma tão profundamente que o seu amor lhe era odioso; como alguém que o mandou embora apesar de querer ficar consigo para sempre; que não tinha melhor esperança do que esquecê-lo, nem medo maior do que ser esquecida.»

in "Olalla"

Robert Louis Stevenson, "O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde e outros contos", Assírio & Alvim, 2007
via A Trama

Own your time

Quando perdeu a sua rotina perfeita,  aquela de acordar e ver sempre o mesmo rosto, ficou perdida e passou a congratular-se no inesperado da reconquista, cada passo uma vitória em entusiasmo de partilha. Recuperou agora a rotina e absorve-a somente para si, ciente de que a sequência dos dias é afinal um acordar sempre diferente e sempre aquele que ela quis. A rotina é muito subvalorizada.

Impossible just takes a little longer















Exibicionismo.

Ao dispor para qualquer esclarecimento

Narrator: [Amélie has found Nino's photo album and his "lost" posters] Any normal girl would call the number, meet him, return the album and see if her dream is viable. It's called a reality check.

Às vezes até gosto muito deste blogue. It made my day.

Passar a Régua

Quando usaste essa expressão saberias já que eu a iria usar. As frases sonantes que só a mim parecem fazer tanto sentido, nomes de código, a palavra na música, a frase no filme, aquele graffiti de "só o silêncio para calar o amor", os detalhes que trazem cor, portanto, tu já saberias. Gosto que me conheças tão bem, esse sinal de que houve um momento. Sei hoje que nunca poderia viver contigo. E, todavia, não suporto a ideia de nunca mais poder tocar o teu rosto ou cheirar o teu cabelo de jasmim e mirtilho, ouvir-te a cantar quando sais do banho e beijar o teu sorriso torto de desejo. Condições tramadas que tentam os desprevenidos como eu, e não te perdoo porque sabias o que fazias. É que quero os meus amores perto, os de ontem e os de hoje. Tenho-os como se tem um corpo, uma dor ou uma alegria, uma música e uma história. Tenho-os, a não poder sê-los, resgatá-los ou vivê-los, nada mais poder fazer deles senão tê-los como quem guarda tesouros escondidos, preciosos. Dou-te o meu coração, dá-me a tua recordação. Terei, realmente, esse problema de posse mas só porque te quero muito e bem, muito bem. E passar finalmente a régua nesse amor nervoso que um dia carregou o teu nome.

TecWeb: wear sunscreen

Mais uma oportunidade para comprovar que tenho de melhorar a minha comunicação. Ainda assim, aproveitei o momento e dei aquele conselho, o mais importante, o de toda uma vida: usem protector solar.

All you need to say to me

Eat me, drink me, love me ou Behold, the florist

Melhor do que ir jantar ao Amo-te Chiado com uma amiga e seu namorado é o facto de perguntarem se já tínhamos ido a algum Amo-te e eu e ela nos olharmos em cumplicidade. Uma espécie de amor.

Salmo 91

A vida pode ser essa coisa impiedosa que te arranca do mundo, sacode no ar e te deixa cair desamparada e com estrondo no chão. Não é para todos, a vida. Estragos, despojos, restos, pedaços, buracos e essa escuridão de bréu anterior a qualquer ser, maior que qualquer outra noite e chamando o teu nome em labirintos. Não te percas, não te percas. deus testando Job em egocentrismo, pré-Murphy a quem tudo foi tirado. Dó. E as palavras, que já eram poucas, vão-se esgotando no tempo. Que mais há ainda que possa ser dito?  Não sei nada do salmo 91 mas ela receita-o como se aí estivesse a resposta. Talvez, quem sabe, o que te aplacar o corte. Sei, porém, das noites cheias e longas. Apareceu hoje uma nova estrela, repara.

Uma casa cada vez mais casa



Ah, o Verão I

Às vezes acredito ser a única pessoa no mundo que, cheia de maravilhamento, pensa para si própria "Ah, o Verão!", quando vê uma mulher bonita a passar, vestido justo, cabelo ondulando ao vento.

Ah, o Verão.



Vai contar o quê para o neto?

Her laugh, her laugh

Rever-te toda numa música.

(que até poderia parecer que estou apaixonada.)

My turn now

Digo que é bom saber mas nem sempre é e minto-te-me à descarada só para me proteger do que nem sequer existe. Minto-me-te dizendo que agora é a minha vez, cansada de cuidar dos outros e o tempo a correr. Aquela beautiful lie, da música de baixo. How long can you keep it. Ainda não percebi se foi por seres tu ou se foi por ser a tua situação, mas dou por mim de repente mais feminista do que me imaginava antes, e tu lamentas que eu não consiga ver todos os lados, embora eu saiba que eles estão lá. A brecha está no sentimento, assim.

Real, ridiculous, inconvenient, consuming

Bearable

Só doem as dores que conseguimos sentir, por isso, ainda que possa sentir alguma empatia na tua condição, não sinto a tua dor, logo, não me dói a mim.

How long can you keep it?

Monte Agudo

Desfazer-me de 6 livros que não faziam o meu estilo (policiais, na maioria) e voltar com estes:

- A Baía dos Tigres, Pedro Rosa Mendes;
- O Amor nos Tempos de Cólera, Gabriel García Márquez;
- Dicionário do Diabo, Ambrose Bierce.

Parece-me que foi uma boa troca.

Fragmento (meu)

"Há vinte anos, ofereceram-me um «fragmento do muro de Berlim», e há dias, em Berlim, deram-me outro igual. Há «fragmentos» a mais em circulação, que excedem de certeza a extensão total do muro. Mas com os símbolos é mesmo assim: eu também tenho recordações tuas que nunca mais acabam, recordações a mais para tão pouco tempo, recordações às vezes quase inventadas mas nem por isso menos verdadeiras."

Fragmentos, de Pedro Mexia,
no Lei Seca

Do not forget

PhD: ten decisions shape your life

A possibilidade carrega o peso da escolha. Decide agora ou cala-te para sempre.

I got places to go, people to see, things to do


Um casal muito cómico (and you can tell everybody)

Nunca lhe tinha dito que aquela música era dela, era ela. E hoje disse-me que aquela mesma música a lembra de mim. Talvez seja certo que a sermos um casal, seríamos, de facto, um casal muito cómico, mas nunca apenas isso.

Rikiki



Conhecer(-te) as manhas e as manhãs.

(Mais) Cheia de graça

A devoção será sempre a inveja que não confesso. Nuns dias encanto, noutros loucura, mas sempre o mistério.

(passa das 13 horas, a igreja vazia, a luz nos vitrais, o coro distante das velhas rezando o terço na sala ao lado, ela  está ajoelhada em oração nos bancos do meio, no meio do nada, vejo-a mal entro, a sua  mola branca no seu cabelo negro. é possível acreditar em deus.)

Maneater

Todas as maneaters têm uma tatuagem.

I just fell

Sabia que: a criatura

"Ainda estava longe quando o pai o viu, e enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço cobrindo-o de beijos. O filho disse-lhe: Pai pequei contra o Céu e contra ti, já não mereço ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a mais bela túnica e vesti-lha; ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o; comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e encontrou-se. E a festa principiou" (Ev. S. Lucas)

 
Como sempre a parábola do Filho Pródigo. Voltou e, por isso, mata-se em festa o vitelo gordo.  Por amor o regresso legitima qualquer humilhação e atenua todo o passado. A necessidade está satisfeita e agora vais estranhar. Cada um por si, obviamente. Sim, algo mudou, disseste cheia de certeza. O telefone tocará e já não serás tu.

A Rosa

Brindámos "à rosa", sem que eu precisasse de entender o porquê, bastava-me estar ali. Mas depois passou o vendedor de rosas e eu apressei-me a dizer não, não tenho dinheiro. Só segundos (cinco?) depois me lembro do brinde e entendo que as oportunidades se podem perder demasiado depressa para quem não está atento. Distraíste-me. Mas logo respondeste que, se não me lembrei, então não estava destinado a que a rosa fosse tua. Mas não sabes tu que não poderia ser de mais ninguém senão tua?

Miracles do happen

No dia 13 de Maio fui à missa.

A Dedicatória

"Mila:

"Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira"!....
Parece que a vida se destina a um encontro, parece que a solidão não faz parte do dia a dia, contudo sentia-a na impossibilidade de comunicação e de integração com a vida onde as pessoas saltam de porto em porto, num alvoroço de encontrar a viagem inteira do Ser e da conquista do Amor."

 26/02/83

dedicatória no meu "A Genealogia da Moral"

As minhas Quintas-feiras são melhores que as Vossas

"A Genealogia da Moral", Nietzsche
"A Expressão dos Afectos", António Mega Ferreira
"Cartas a Anaïs Nin", Henry Miller

Cada um, 5 Euros.

Indie: The Voice of God

Tal como a curta-metragem: esforço-me para conseguir também eu ouvir a voz de deus e até acho a sua voz bonita, mas não a consigo decifrar por muito que tente pois é uma língua estranha e sem legendas.

Do Merecimento I

É quando te sentes mais injustiçada pelos outros que mais és injusta para com os outros.

Fight Back

A dependência é uma besta, escreves tantas vezes, dizes tantas vezes e apesar disso insistes. Queres correr o risco, agora aguenta. E assim começa ou termina, tudo perspectiva, até isto, sobretudo isto. Queixas-te demais e não sabes que amanhã fará ainda mais calor.

Vais em busca de mais um papel, o papel, a cereja no topo do bolo para poderes provar que tu és a melhor, aqui tem, pode ver. E não precisam de saber que há dias, como hoje, em que és seminarista em crise de fé e que nada daquilo te faz sentido, mesmo que não saibas do que te faz sentido. Previsibilidade, visibilidade, reporting, e outros nomes pomposos que ficam sempre melhor em inglês para dar mais credibilidade à coisa, e o que tu vês é a inutilidade, trabalho para dar trabalho, as formigas atarefadas, como ela dizia, para manter a sustentabilidade da vida e a normal ordem do mundo porque o mundo se quer normal. Busyness. Engana-te com a liberdade, diz-me a quem serves. O sol lá fora e a cambada de pinguins arfando, todos diferentes todos iguais e tu tão igual a eles, com a tua sobriedade, seriedade, formalidade e obscuridade de vazio, porque o povo também quer ferraris e porsches e tu queres aston martins e jaguares, uns mais diferentes que outros. O percurso brilhante que há-de ofuscar os olhos dos invejosos, a marca de sucesso em quanto toques qual Midas, a maior da tua aldeia, não quem conheces mas quem te conhece, o teu nome, ter um nome, todos esses artifícios que te darão legitimidade suficiente para poderes tristemente concluir no final que não valem nada, e que basta o amor e a cabana. E vais pensando tudo isto com muita atenção como se nada pudesse haver de mais importante, chegas a casa e não vais fazer o ponto de situação, agendar steerings ou pensar planos de migração, não agora, porque tens esta verdade para revelar ao mundo e escreve-la cheia de certeza, acreditando que nunca ninguém aqui ou noutra parte do mundo, hoje ou ontem, o tenha escrito, sequer pensado. You're so very special, e se o teu inglês fosse bom até faria sentido que pensasses tanto em inglês mas assim é só mais uma mania como outra qualquer. Again, you're so very special. O amor e a cabana. Alguém há-de ler isto e fará para si todo o sentido, o único, e não mais precisará procurar, e não mais precisarás procurar, aqui tem, pode ver. Ainda acreditas mesmo nisso.

Talvez de facto hoje tenhas tido uma intuitiva razão em não quereres jantar ou tomar café comigo.

Everything will change



half the time the world is ending, truth is i am done pretending
too much time to love defending, you and i are done pretending

Godri

São inúteis quaisquer tentativas minhas, noto em desalento de quem tudo quer e nada pode.  As minhas palavras não combatem o choro, o meu silêncio não combate o choro. Depende de ti, o futuro nas tuas mãos e o mundo a assistir, eu a esperar. Godri tinha razão: não há motivação, apenas auto-motivação.

LX-PX-LX

Acredito que qualquer pessoa sensata não faria aquele percurso adicional. O problema é que eu nunca fui uma pessoa sensata.

(contento-me em poder ver um Big Fish, consciente que é uma questão de tempo para que nade em direcção ao oceano)

Amadores: cara ou coroa

Viver é incompatível com escrever, temo.

Feira do Livro: P%C

- As Mais Belas Coisas do Mundo, valter hugo mãe
- O Apocalipse dos Trabalhadores, valter hugo mãe
- Poemas e Canções, Leonard Cohen
- Inquérito às Quatro Confidências, Maria Gabriela Llansol
- Última Paragem, Massamá, Pedro Vieira


Lip Service

O espaço em nós

"(...) Creio que, no amor, é mais ou menos isto que acontece. Só funciona se reconhecermos, se houver um espaço em nós onde aquela pessoa encaixe, um espaço preparado para receber certas formas, certa densidade e certo peso. Se for tão novo que seja preciso limar, cortar, ajustar - nunca vai caber, nunca vai encaixar tão bem que não se note, que não se sinta ali uma certa estranheza, que não nasça o lugar da dúvida. De qualquer modo, as pessoas são formas pouco trabalháveis, não lhes vejo grandes semelhanças com o mármore."

Catarina, 
a da Trama

Wasn't looking



wasn't searching for an answer
In the moonlight
When I saw your face.

I rest my case

Mais vale uma má decisão do que uma boa indecisão.

Amor Amor

Não negas o gozo que te dá saber-lhes da dúvida, notar-lhes a curiosidade. A vaidade no teu feito, mesmo que não saibas como chegaste ali. You want something, go get it. Mas há os perigos doces da dependência dita intensidade, como o perfume. Só vais saber depois, só se sabe sempre no depois.

You can't handle the truth

Quem precisa de ser convencido a estar contigo não é digno de ti. Quem aceita alguém que precisa de ser convencido não é digno de si.

Do Merecimento

O engano está no merecimento. Se achas que mereces terás já falsificado todas as tuas intenções, mas essas deverão ser vazias de futuro e limpas de esperança. Que a tua mão esquerda não saiba da direita ou vice-versa. Merecer é a expectativa ansiosa da retribuição que tu cobras em intransigência e com um obscuro sentido de justiça, que sempre atrai aqueles que acreditam. Não faças por merecer para que depois não te desiludas na sua ausência mas faz sim porque é  imperativo em ti fazê-lo. Faz porque não conseguirias não fazer e com isso és apenas por ti e já não será merecimento mas antes conquista. Não queiras merecer porque a obrigatoriedade não é um gesto de vontade e qualquer dependência é aquela besta. Não te enganes, tu não mereces.

Novena

Heart-stopping beauty

A chuva cai e, sentada e perdida, vê a chuva cair.  Serão uma, duas da manhã? A porta da casa aberta e ela sentada em frente à porta e muito longe dali. Nenhuma luz além da luz da rua, o som da chuva a embater na calçada e as músicas lentas que só a afastam mais. O seu contorno na escuridão, a fragilidade tão presente. E nenhum outro sítio onde tu quisesses estar senão aquele, ali. Nenhuma palavra que tu possas escrever para descrever.