Acumulavam-se

(...) Ficaram depois ambos sem dormir um tempo, intensificados, alterados pelo amor. (...) Eram, tanto quanto possível, os felizes. Porque a felicidade não se substituía ao resto, a felicidade acumulava-se. Era do acumulado do que se fez que se podia alcançá-la. O Crisóstomo a chegar tão perto, a Isaura ainda tão longe. Mas, um e outro, melhores por se juntarem. Acumulavam-se.

Valter Hugo Mãe,
O Filho de Mil Homens

Baseline

Quando chegar aos 35 anos quero ter uma livraria e um cão.

O teu nome

Programação Cultural




















Hoje, no D. Maria II.

Magnólia: Assis

À mesa do café, aprumadas como quem vai à missa, quase como se fossem para uma festa de beneficência, as velhinhas tomavam o seu chá e conversavam em alta voz, desde os valores da sociedade, à falta da catequese ou da educação sexual, até ao encontro inter-religioso promovido pelo Papa em Assis. Uma delas exclamava, cheia de surpresa e admiração, que achava delicioso que Sua Santidade estivesse reunido não apenas com outras religiões mas igualmente com agnósticos e ateus, imagine-se.

E eu pergunto-me onde deverá residir a surpresa. Não é suposto que uma religião seja humilde o suficiente para a todos aceitar? Mas eu nunca consegui ler a Bíblia toda, é um facto, não sei do que falo.

Quiz: países



Pergunta do quiz: e agora, digam o nome do primeiro e do último País.
(gosto muito do quiz)

Quiz: mudança de paradigma

A casa-de-banho das mulheres estava livre. Pelo contrário, estava fila para a casa-de-banho dos homens.

Busyness: Norte

Acordar no Porto, almoçar em Braga e dormir em Lisboa. Quase me sinto internacional.

Talking to the moon



A palavra é saudade.

Das mãos

Ah, a poesia... A poesia que se foda. Se não souber ser imperfeita, se pretender ser divina e etérea e redonda. O poema que se cumpre por inteiro não serve. O poema que se constrói como resposta não responde. O poema ou é cá dentro, ou não é. Ou é excedido pelo que nos excede, ou não é. Só o poema tentado e falhado importa. Aquele em que não me cabes, aquele em que me escapas. Não se confundam as mãos com o que as mãos seguram.

Pedro Jordão,

Até parece Outubro

Mijar

Terei um ouvido sensível, embora não me poupe quando acho necessário. Não gosto de mulheres que falam como homens, abusando de palavrões e termos menos delicados. A igualdade deve nivelar-se pelo melhor e nunca pelo pior.

Autoridade

Tenho para mim que os polícias rurais são mais perigosos no seu sentido de autoridade do que os citadinos, como aquela história do posto que teve de ser reconstruído pois era inadmissível que, tratando-se de uma autoridade, a casa ficasse com o telhado ao mesmo nível da do pastor da aldeia. Têm de ser os maiores da aldeia.

(ontem a GNR decidiu informar-me que seguiria multa para casa por eu estar parada a comer um gelado num sítio de trânsito proibido. Está tudo certo, só faltou o boa noite, o saudar, a identificação, a humildade. Ainda não se pode multar gente estúpida.)

Indignados

Nos dias que correm todos sentimos indignação, mas, a mim, aborrece-me que a minha indignação possa ser confundida com a indignação da amiga da minha irmã e de todos aqueles que, como ela, criticam o sistema, mas o que mais desejam é viver amparados por ele. Chateia-me que a minha indignação e a de muitos outros, por dispensar o folclore próprio da esquerda extremista, dos cartazes mal escritos, dos urros gratuitos ditos por mulheres mal depiladas, pouco valha e que a indignação da geração à rasca, dos indignados, dos acampados, mereça tanto aconchego.

I hope you dance

I hope you never lose your sense of wonder
You get your fill to eat but always keep that hunger
May you never take one single breath for granted
God forbid love ever leave you empty handed
I hope you still feel small when you stand beside the ocean
Whenever one door closes I hope one more opens
Promise me that you'll give faith a fighting chance
And when you get the choice to sit it out or dance

I hope you dance

I hope you never fear those mountains in the distance
Never settle for the path of least resistance
Livin' might mean takin' chances, but they're worth takin'
Lovin' might be a mistake, but it's worth makin'
Don't let some Hellbent heart leave you bitter
When you come close to sellin' out, reconsider
Give the heavens above more than just a passing glance
And when you get the choice to sit it out or dance

I hope you dance

Lee Ann Womack

Hapiness

Escova de Dentes

A escova de dentes, curiosamente, é um dos objectos mais determinantes numa relação. Deixar a escova de dentes é marcar uma posição. Comentar a escova de dentes é decidir.

Dia de folga I

"A tua casa é a nossa despensa". Poderia ser uma afirmação de dimensão espacial, mas é mesmo de dimensão temporal. Entendo agora porque não te mudaste, tinhas razão, é uma coisa distinta.

As a couple I

A maioria dos casais tem uma canção. Nós temos um lema.

E depois: 3

Poderás achar que o meu egoísmo é uma distracção ou que a minha distracção resulta de um certo egoísmo. Não escondo, terás razão, podes chamar-lhe egoísmo, mas não estou porém distraída. A mim pareceu-me egoísmo muito tempo e só depois entendi que seria a ordem natural das coisas, umas mais rápidas do que outras. Faz-te à vida, disseram, e eu fiz-me. Ela disse boa noite e eu convidei-a para jantar. Agora é a minha vez. Podia ser tão simples assim, uma linha recta cheia de sentido. E foi.

A serenidade do tempo atesta as certezas, sem desprover contudo da surpresa que é em cada noite sentir a meu lado o calor daquele corpo, extensão do meu. Apaixono-me no seu vermelho de menina e no negro de mulher, o mais perto que estarei de Stendhal, e acredito que, antes dela, não poderia nunca saber como a vida pode ser assim. Como regressou só para me beijar, lembrando o dia. Os seus beijos catapultados -  só tu para inventares um nome assim, "beijos catapultados". O amor é esse eterno recomeço, daqui e agora, suficientes para o ali e sempre. E encontrei.

Ninguém entenderá aquele "e depois", quase uma história que sempre vens contando. Ela e depois apaixonou-se. Tu entenderás e há o fantástico disso, só tu conseguires entender.

Poetry over prose

Campanhã

“Procurei-te no azul claro dos dias. Esperei-te no azul escuro dos fins de tarde, quase noite. Encontrei-te no azul brilhante de uma manhã em que apanhavas o comboio, como todos os dias. Olhei-te no azul dos teus olhos e cravei os meus no azul do céu, sem coragem para os fixar. Deixei cair o meu lenço azul pureza que apanhaste com a firmeza de quem, egoisticamente, queria ficar com ele. Devolveste-mo, devolvendo-me o olhar azul que se intrometeu na minha insegurança. O som ofegante do comboio ofereceu-me um momento sem palavras. Azulou definitivamente a nossa manhã. Sugeriste-me uma pequena paragem antes de seguirmos viagem. Tomamos um café.”

Histórias à beira da linha, Blue Café, Campanhã

No comboio, em modo sensível: o dobro do que sou

"(...) nunca limites o amor, filho, nunca por preconceito algum limites o amor. O miúdo perguntou: porque dizes isso, pai. O pescador respondeu: porque é o único modo de também tu, um dia, te sentires o dobro do que és."

O filho de mil homens, Valter Hugo Mãe

Proteger melhor a felicidade

"A felicidade é uma epifania. É como a história do orgasmo, que é maravilhoso mas terrivelmente efémero, e por isso há que repetir. Corremos todos pela oportunidade de repetir a felicidade."

Valter Hugo Mãe, no Ipsílon

O Filho de Mil Homens: o melhor enredo

Crisóstomo, o pescador que adopta o filho de uma mulher anã e depois se apaixona pela mulher de um homem maricas (e vivem todos, homem maricas incluído, felizes para sempre).

no Ipsílon

Crumbling down

Não testes, não peças provas. Mesmo que não aceites - claro que não aceitas -, imaginaste a oferta, que não veio. Farias o mesmo, confessa. Então não testes.

This could really be a good life

Andante: Fanny

Obsessão termina da mesma forma que humilhação.

Andante: Casa dos Segredos

Ao jantar, um grupo de mulheres ao meu lado assistia em cavaqueira aos últimos desenlaces da Casa dos Segredos. Passavam na tv imagens dos rapazes entroncados, abdominais trabalhados, vontades evidentes. Porém, os comentários que logo surgiram não foram o hipnotismo físico que esperava. Falavam da inteligência dos rapazes, que aquele era tão burro, que o outro sabia tanto, era tão culto. E eu fiquei muito aparvalhada a ouvir aquilo, fingindo desinteresse na tv e na conversa, que a Casa dos Segredos é para quem não tem SIC Notícias em casa, obviamente. Nunca se sabe o que pode vir de uma mulher só, não se pode sequer imaginar de um grupo de mulheres.

Andante: Avezedo

O Paulo de Azevedo, herdeiro Sonae, passou mesmo ao meu lado, passo apressado, nó da gravata ainda por fazer. Pode dizer-se que passou-me ao lado uma grande carreira.

Andante: Pedras Rubras

O Metro anda sobre a terra, um comboio turístico com muitas paragens, atravessa aldeamentos dispersos, cães rafeiros e pulguentos, pastores com rebanhos, tanques de lavar roupa, e tudo aquilo me parece um episódio de um livro, um mundo que alguém sonhou. Imagino a minha avó na aldeia, ainda a fechar o portão do curral, saindo em correria para não perder o metro que a levará à vila, à loja da Ilda, carregada de barras Kinder para os netos. Gostei muito de ir ao Porto.

Andante: simplório

As pessoas do Norte são mais simples, de uma simplicidade rústica e real, sem contudo atingirem a condição de simplórias. São o que podem ser, o que sabem ser, sem pretensões de maior ou para inglês ver. Não é fácil ser o que se pode ser, não nos contentamos. Não é imediato ser-se quem se é, podemos não saber o que somos. Mas passava por elas, massa uniforme de gente, e senti-me mais uma. Gostei muito de ir ao Porto.

Nothing will go wrong


E eu a pensar que era The National.

Jantar de blogues: massajar egos com os polegares

Disseram que gostavam do meu blogue.

Jantar de blogues: repolhinhos

O amor sempre igual, sempre diferente e a partilha que o faz sempre maior, uma elevação de si.

Jantar de blogues: quarto de alívio

A disponibilidade não é apenas uma questão de prioridade mas também de atenção. A escuta é o princípio do disponível.

Jantar de blogues: por uma unha negra

Que estranhassem a demora do meu olhar. Olho-te impressionada e, se não o fosse já, ficaria então nesse momento. Ali está toda a minha afeição, com a resistência e a habilidade que ainda não sabia. És tão fixe, repito, como uma criança embevecida, e os teus sucessos sabem-me como meus. És tão fixe. E depois o abraço transpirado, inesperado, tão desejado e tão importante. Naquele abraço o campo era nosso.

Jantar de blogues: ténis

Poderá ser uma questão de idade talvez mas a verdade é que preferi ténis a futebol.

To settle down

Disse que Londres era uma cidade impessoal, onde as pessoas não querem to settle down.

As a couple

Entre si, as vizinhas comentavam que triste seria a vida sem o amor, e o amor naquele povo não era romântico, era só o ter um homem, deitar com um homem, sentir como um homem vasculha o interior de uma mulher.
O amor, sabiam todas por igual, era calhar em sorte o casamento e ficar a dois para sempre, com beleza ou fealdade, higiene ou sujidade, conversa ou não, o amor era casar e ter uma garantia contra a solidão.

Valter Hugo Mãe, O filho de mil homens

Ainda não tinha bebido o moscatel

Prefiro hardcore a .pdfs.

Girl, you got to be what tomorrow needs

Podia ser a Mastercard

Ter um chefe que nos liga às 23h30 para nos tranquilizar sobre o futuro porque quem é bom, é bom aqui como na China: priceless.



Lei do retorno

Ele disse, metade crítico metade inspirador, como deve ser um líder a segurar uma crise, que era a lei do retorno e dependia portanto de nós, colhermos o que plantarmos.

É porém da falha da lei do retorno que, criacionistas, criámos deus. Se a lei do retorno funcionasse não acontecia o mal a pessoas boas. Se a lei do retorno funcionasse não precisariamos de deus. A lei do retorno é excepção.

Os ratos (hoje)

Não caias no facilitismo de arranjar culpados ou de esperar justiça. Não cedas ao pessimismo e ao queixume. Sê alavanca de sucesso. Não chores sobre o leite, porque o coitadinho que se acha coitadinho e que é tratado como coitadinho nunca deixará de ser coitadinho. Sê fonte de soluções e não de problemas. Se tem solução, por que choras? Se não tem solução, por que choras? Os ratos são os primeiros a abandonar o navio. Tu não és aquela de abandonar. Esforça-te, luta, cumpre, faz. E acredita.

Os ratos (ontem)

Se as necessidades elementares não estão satisfeitas não consegues pensar em necessidades outras. É antiga, mas a pirâmide de Maslow nunca falha.

The Crazy One(s) I

The Crazy One(s)

5 de Outubro

Bem bom é ter juízo
Melhor ainda juizinho
Se soltas do pescoço o guizo
Podes ir por mau caminho.
Olha que sensato é o pato
E que rato não caça gato
Nem mulher usa calças
Ehomemnãopõevestidodealças.
Se fores casto e mui cauto
E esperares sempre a tua vez
Não voarás talvez mui alto
Mas serás um bom português.
Pois pensar em vez de fazer
(jáládiziaopresidentedajunta)
É como jejuar em vez de comer
Dá saúde e faz crescer
(a quem? Boa pergunta.)

Tabuada de Multiplicar,
Rui Zink, na Egoísta

Livro: e o Ilídio encontrou a Adelaide

Stefani Joanne

Valores não são negociáveis

Suportaram tudo. Ele pensou que a podia mudar. Ela pensou que ele ia mudar. Não se acertaram no mais fundamental: os valores não são negociáveis.

It's where you take them to

Por que é que não vieste de barco?

Pedi sopa de peixe ao almoço. Jantei por volta das 20h. Uso diminutivos. Esforço-me por sair a horas do trabalho. Isto não significa nada para os outros porque não pode ter significância o que não se conhece. Tu sabes o que significa.

Se eu disser revolução não será exagero. Se eu disser equilíbrio não será mentira. Escolhe uma palavra. Tu és essa.

Para a minha Irmã

A intimidade está no sono mais do que no sexo. Está no choro mais do que no riso. Quero para mim tudo o que te é exclusivo. A paixão é um roubo consentido.

Sex. Appeal.

Estou a dar formação ao Charlie Runkle. Também podia ser o Harry Goldenblatt do Sexo e a Cidade. Mas ele fala e eu só me lembro do Charlie Runkle.