Um sorriso com muita luz lá dentro

Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.

Eugénio de Andrade

Molda-me a partir do céu da tua boca

Amo-te no intenso tráfego
Com toda poluição no sangue.
Exponho-te a vontade
O lugar que só respira na tua boca
Ó verbo que amo como a pronúncia
Da mãe, do amigo, do poema
Em pensamento.
Com todas as ideias da minha cabeça ponho-me no silêncio
Dos teus lábios.
Molda-me a partir do céu da tua boca
Porque pressinto que posso ouvir-te
No firmamento.


Dos Líquidos, Daniel Faria

O que mata mais é não ver o que a noite esconde



(A voz de Mafalda Veiga. A voz de Tiago Bettencourt. A letra. O piano. A chuva. O vinho tinto em taças elegantes. E tu.)

Pedes-me um tempo,
para balanço de vida.
Mas eu sou de letras,
não me sei dividir.
Para mim um balanço
é mesmo balançar,
balançar até dar balanço
e sair...

Pedes-me um sonho,
para fazer de chão.
Mas eu desses não tenho,
só dos de voar.

E agarras a minha mão
com a tua mão
e prendes-me a dizer
que me estás a salvar.
De quê?
De viver o perigo.
De quê?
De rasgar o peito.
Com o quê?
De morrer,
mas de que paixão?
De quê?
Se o que mata mais é não ver
o que a noite esconde
e não ter
nem sentir
o vento ardente
a soprar o coração...

Pedes o mundo
dentro das mãos fechadas
e o que cabe é pouco
mas é tudo o que tens.
Esqueces que às vezes,
quando falha o chão,
o salto é sem rede
e tens de abrir as mãos.

Pedes-me um sonho
para juntar os pedaços
mas nem tudo o que parte
se volta a colar.

E agarras a minha mão
com a tua mão e prendes-me
e dizes-me para te salvar.
De quê?
De viver o perigo.
De quê?
De rasgar o peito.
Com o quê?
De morrer,
mas de que paixão?
De quê?
Se o que mata mais é não ver
o que a noite esconde
e não ter
nem sentir
o vento ardente
a soprar o coração.

70-632

Hoje descobri que as horas mais produtivas para o estudo são aquelas em que não há electricidade.

Mulligan




















Carey Mulligan

Gossip


Surge-me sempre um contentamento juvenil quando procuro mais informação sobre um actor que achei interessante - Peter Sarsgaard - e acabo por descobrir que é casado com uma actriz de quem gosto muito - Maggie Gyllenhaal.

Que se lixe a literatura

Fode-se mal na literatura portuguesa I






Bukowski

Fode-se mal na literatura portuguesa

Falam mal e, como tu próprio disseste, "fode-se mal na literatura portuguesa". Tens uma explicação para a nossa disfunção literária?

Disse isso porque era verdade. Fode-se muito mal, mesmo. Com muitas metáforas, com metáforas de mau gosto, muita falta de jeito. Não há, digamos, uma queca como deve ser... O problema é a falta de jeito para lidar com a crueza das coisas. Não achamos poesia nas coisas do quotidiano... Sabes, eu acho que o melhor era não se escrever sobre sexo. Chegava-se ali e tal, voltava-se a página e deixavam-se os personagens a foder, entretanto. O Português de Portugal é pouco maleável, não tem aquela musicalidade malandra, doce e amarga, picante... A tradição portuguesa de escrever sobre sexo acaba por desembocar no grotesco, no grosseiro, ou no absolutamente irrelevante. Há autores que também querem explicar aos leitores onde fica o clítoris, como é que se faz a coisa. Isso ainda é pior. E a falta de jeito para construir cenários para um episódio desses, então...

Achas que os brasileiros "trepam" melhor?

Sem dúvida. Rubem Fonseca, por exemplo. É muito cru, mas absolutamente delicioso, poético e obsceno ao mesmo tempo. Vê a quantidade de mulheres com quem anda o Mandrake, em "A Grande Arte"... E ele arranja sempre qualquer coisa de sensual para escrever sobre cada uma delas - até, imagina, sobre "a veia subclávia", sobre o tornozelo, sobre Bebel, a mais gordinha de todas (e, portanto, a que fode melhor)... Mas o problema é que o sexo está banalizado, tudo tem de ter sexo. Com essa banalização desapareceu a ideia de pecado, de transgressão, e sexo sem pecado, sem interdito, sem perversidade, não vale, não dá ponta.

entrevista de Francisco José Viegas a João Pereira Coutinho, aqui

This Woman



Ela disse "o meu sorriso distrai-te": mulheres com consciência de si mesmas são mulheres perigosas.
É verdade.

Deus é uma cobiça dentro de nós

"A certa altura, lê-se que 'Deus é uma cobiça dentro de nós'. Há uma vingança sua?

Tenho um fascínio muito magoado pela religião e pelo catolicismo, mas tenho um respeito profundo pela imagem do Cristo. Ainda ontem, numa sessão de leitura de poemas, disse que me considerava mais cristão do que a maior parte dos católicos. Porque a maioria não distingue entre a Bíblia - um arrazoado de textos que disparam para todos os lados - e a palavra de Cristo. Quando na Bíblia, se diz 'e Cristo disse', o que vale a pena é o que vem a seguir. Tudo o que possa ser polêmico - se a Maria era virgem, se apareceu uma pomba, se existiu Maria Madalena, se ela dormiu com Cristo - tudo isso é um faitdivers, é telenovela da Bíblia. Mas em relação ao que o Cristo disse, não há normalmente polêmicas. São valores consensuais, verdades ou sentimentos tão humanos que não tens que os interpretar de outras maneiras. A religião, sobretudo o catolicismo porque é o que conheço, precisaria de uma honestidade, uma higienização, uma instituição que tomasse conta da defesa dos valores de Cristo, sem reprimir com base na Maria ter sido virgem. Aquilo é mentira: os padres dormem com as empregadas que têm dentro de casa, outros são homossexuais que dormem com quem encontram no café, os papas usam Prada, o Vaticano está cheio de tesouros, são uns vendilhões do templo. A igreja como instituição assusta-me e revolta-me, a figura histórica do Cristo merecia muito mais. Ainda que tenha morrido em vão, o facto de ter acreditado que morria por nós é suficiente para ser respeitado. A minha espiritualidade tem a ver com isso: o respeito por mim e pelos outros. Nesse aspecto, estou na mais profunda sintonia com Cristo. Aborrece-me que a igreja funcione invariavelmente como uma rolha que vai fechando, e o melhor que sabe fazer é pedir desculpa por algo que fizeram há cem anos atrás. Frustra-me que o lado mais atempado da igreja seja o pedido de desculpas. "Pedimos desculpa por termos excomungado o Oscar Wilde." Agora? Oh senhor, o Oscar Wilde a esta altura já conhece os mistérios divinos todos!

O que sobra na velhice é a crença divina, a corrida às santinhas?

Acho que somos quase impelidos a isso, a não nos lamentarmos porque foi Deus que nos escolheu e a acreditar que encontraremos as pessoas que perdemos. É uma forma de amenizar essa dor. Tem de ser obrigatoriamente mais fácil morrer se se acredita na transcendência. Há muita gente idosa que entra naquele frenesim das missas diárias, para que Deus veja, nos pratos da balança, que a virtude ganhou. Somos educados para comprar o céu."

entrevista a Valter Hugo Mãe, aqui

Atenta às possibilidades

Deixar-se seduzir por um livro à custa do nome dos seus capítulos.

Os olhos pequenos demais para verem uma coisa tão grande*

Existe sempre um pudor infantil para falar claramente de ti, como quando a Joana foi lá a casa e eu corri antes dela porque não quis que visse as minhas botas de borracha lamacentas. À conta da brevidade com que encerro a nossa história, dos curtos dias que cruamente se poderiam contar pelos dedos e muito por causa dos meios ditos modernos que nos serviram, sei que te verão sempre como um capricho a que não resisti, loucura maior de quem quer ser diferente, leviandade minha, precipitação minha, história passageira que teimo em fazer maior, devaneio meu. Sei que não dizem mas está lá, palpável e a embater sonoramente na minha ideia demasiado perfeita de ti. Por isso, sabendo que não entendem, não protesto, não corrijo - conto-te de ti para comigo.

Às vezes estamos perante algo tão grande e tão perto estamos que, mesmo olhando para o alto, não conseguimos com a vista alcançar-lhe o topo, a concentração em detalhes particulares desfoca a atenção para o todo. Houve um momento em que não te vi, absorta no tamanho da tua realidade. Estava-te tão próxima e perdida em cada detalhe, que não consegui tomar para mim a certeza de existires toda. Hoje, sem a venda obscura do encantamento (como tinhas razão, quando usaste esta palavra!) e à distância de um mundo, sei que te vejo. Inteira na tua imensidão de ser, agora te reconheço e sei e redescubro o momento que te fez presença na minha vida, a tua alegre insconsciência e o sorriso de menina perversa. Vives.

Uma história que se poderia repetir e de que recordo nitidamente as dúvidas, não erres desta vez, que tenhas aprendido. Oiço-te e volto para dentro dessa história e sei-lhe as dores e os medos, não estou lá e já estou, contas de agora e revejo o antes, contas dos gestos e sei que por causa das palavras, contas a distância e a cedência e eu sei tudo isso tão bem, estou de fora e sinto-me dentro, é estranho mas não nos importamos, tu precisas e eu exploro, psicóloga que manipuladoramente questiona para descobrir respostas às suas perguntas, não as tuas mas as minhas.

Saio com a paz segura de quem nunca se enganou e com uma ignorante certeza de ter conhecido o (teu) amor. As perguntas importantes são aquelas que não se fazem.

*nome de um dos capítulos d'A Máquina de Fazer Espanhóis

Arte

Parabéns pelo website e pelo excelente portfolio a que vais habituando!

Valentine's Day: fairytale

Ela é tão convicente naquilo em que acredita, que uma pessoa ouve fairytales e já não se lembra que existiam antes dela. Fairytales é ela.



Valentine's Day: fez-se luz

Ele perguntou se ela ao menos tinha sequer colocado seriamente a hipótese de casar com ele.
Ela respondeu que claro que sim, mas que ele não podia querer casar com alguém que se limitasse a ter de colocar a hipótese.

Causas (contra-(a)-manif)

Pois café

Sabemos que somos pessoas diferentes quando, por um lanche para duas pessoas, surge uma conta final de 32,60 Euros, e a nossa única reacção é olhar para o papel e rir que nem loucas. Não é preciso ganhar o Euromilhões para cometer pequenas, saborosas e merecidas excentricidades.

Proibido Proibir






A exposição no MUDE (Museu de Moda e Design) vale muito a pena. E agora quero ter as paredes da minha futura casa forradas a veludo colorido.

Casa Fernando Pessoa: very good indeed

As notas escolares de Fernando Pessoa dividiam-se entre o Good, Very Good, Very Good Indeed e Excellent.

Casa Fernando Pessoa: privilégios

A Dona Ana Paula tirou a Egoísta dedicada a Fernando Pessoa do armário e, encantada, leu só para nós A Carta da Corcunda ao Serralheiro e a carta-resposta, de Inês Pedrosa. Encantada, pediu ao segurança para abrir a porta da Biblioteca para nos mostrar o quadro de Almada Negreiros. Encantada, contou-nos pormenores que até então eu não sabia, dos 72 heterónimos, do suicídio pouco ortodoxo do amigo Sá Carneiro, da coincidência de datas na morte de Almada. Segura, disse que o Poeta era louco. Amante, disse que ainda se iria descobrir a influência pesada de Shakespeare na sua obra. Louca também ela, disse que daqui a 10 ainda nos íriamos lembrar dela, a louca da Casa. Adoro pessoas que amam o que fazem e que me impelem a recomeçar.

(Kiss Kiss) Bang Bang

Snifar vitaminas em pó com cheiro a Perna de Pau

A minha mente funciona de formas improváveis, com uma elevada dose de imaginação, da boa, e com uma propensão para me auto-responder através de citações cinematográficas ou literárias. Ainda vou conquistar o mundo. O teu.

Princesa beija-me outra vez

Are you gonna bark all day, little doggy, or are you gonna bite?

Reservoir Dogs

Sol e sol sustenido: declarações

"Foste a minha primeira paixão bloguística".

E tu és a minha blogger mais querida, dear P.

BCE: Constâncio

Nunca fiquei tão feliz de ver um Português nomeado para um cargo de tamanha relevância europeia. Já lá devia estar (qualquer sítio desde que fora do Banco de Portugal) há muito tempo.

Última Crónica

O que se está a passar neste País é muito grave. Demasiado grave para que o Governo se mantenha em funções.

Chamem o que quiserem mas não entendo como é que anos antes um Governo é dissolvido por Sua Excelência Presidente da República por dá lá aquela palha e este faz porcaria atrás de porcaria, suspeita atrás de suspeita e Sua Excelência olha impávida e serena.

But what a lovely way to burn

Ser ridículo

"O que é o ridículo? Renunciar voluntariamente à nossa liberdade: esta é a definição do ridículo. (...) Aquele que é livre pode ser louco, estúpido, repelente e sofrer precisamente porque é livre, mas não é ridículo. Tem dimensão como um ser."

Roth, Animal Moribundo

Consuela: mulheres invisíveis










"Não havia nada que ela pudesse não compreender: tinha apenas de estar ali, à vista, e a compreensão da sua importância brotava de mim. Não era exigido dela, do mesmo modo que não é exigido de um concerto de violino ou da Lua, que tivesse alguma espécie de concepção própria. Era para isso que eu servia: eu representava para Consuela a consciência de si mesma.
"


"Por muito que saibamos, por muito que pensemos, por muito que maquinemos, compactuemos e planeemos, não somos superiores ao sexo. É um jogo muito arriscado. Um homem não teria dois terços dos problemas que tem se não se aventurasse a ser fodido. É o sexo que traz a desordem às nossas vidas normalmente ordenadas."


"Sabemos que não fazemos a mínima ideia do que ela é, quanto é inteligente ou estúpida, quanto é superficial ou profunda, quanto é inocente ou astuciosa, quanto é sabida, sagaz ou, até quanto é perversa. Com uma mulher reservada e possuidora de tamanho poder sexual, não fazemos, nem nunca faremos, ideia alguma. A sua beleza obscurece o emaranhado do seu carácter."

Roth, Animal Moribundo

Há algum poder maior?

"Ser casto, viver sem sexo...bem, como encararão as derrotas, os compromissos, as frustrações? Ganhando mais dinheiro, ganhando todo o dinheiro que puderem? Fazendo todos os filhos que puderem? É uma ajuda, mas não é a mesma coisa. Porque a outra coisa se baseia no seu ser físico, na carne que nasce e na carne que morre. Porque só quando fodemos é que tudo aquilo de que não gostamos na vida e tudo aquilo que nela nos derrota é puramente, ainda que momentaneamente, vingado. Só então estamos mais limpamente vivos e somos mais limpamente nós mesmos. A corrupção não é o sexo, a corrupção é o resto. O sexo não é apenas fricção e divertimento superficial. O sexo é também vingança contra a morte. Não esqueçam a morte. Não a esqueçam nunca. Sim, o sexo também é limitado no seu poder. Eu sei muito bem a que ponto é limitado. Mas, digam-me, há algum poder maior?"

Roth, Animal Moribundo

My first star at night


Um sorriso

Lembro-me de quando a descobri, por acaso. Ela foi uma das pessoas especiais que a blogosfera me trouxe, daquelas que trazem valor acrescentado a qualquer vivência - basta sorrir. Lembro-me do estado de encantamento, da necessidade de querer saber cada vez mais fundo sobre si e lembro-me de me ter apaixonado, primeiro pelas palavras e depois pela doçura infinita do seu sorriso. Apaixono-me muitas vezes e de muitos modos, é verdade, e tenho a sorte de estar rodeada de gente bonita e inteligente - as coisas belas da vida que nos permitem continuar.

Foi por isso com um enorme contentamento e a renovada paz no coração, que ela sempre me traz, que a reencontrei. Parecia cansada no seu navegar, vareta ao vento, pensativa mas segura, cada vez mais forte na saga que empreendeu. E senti-me com ela. Encantada de novo pela sabedoria que, mesmo em escassos minutos de conversa, partilha despretensiosamente comigo. Inspirada de novo em ser mais e fazer mais. Falámos então de como tudo parece caber cada vez mais em palavras unas e únicas, de como não se pode ler dois livros ao mesmo tempo, da estabilidade como inimiga da criação, da urgência da catarse, no fundo. E senti-me cheia e plena, numa felicidade de quem vai notando que o tempo e o espaço não se esgotam para as divagações fundamentais da vida, de quem entende que falta muito no seu caminho, mas que vai caminhando bem acompanhada. O tempo, mesmo que com prolongados intervalos de distância, continua a ser nosso. Ela voa, ela vive.

(Diz que tem saudades de me ler, pede que um dia se estiver livre e me apetecer escrever só porque sim lhe reencaminhe em seguida - e não consigo entender mas acedo sem hesitar. Porque também eu tenho saudades de te escrever, minha J.)

Solta-me o cabelo



Amanhã.

Cativar

Sou fácil de cativar: basta que me ofereçam um livro, num momento inesperado e simples. É sempre assim que começa, noto.

The Jackal

Ontem vi o Richard Gere com uma arma na mão: o Richard Gere; com uma arma. Mas também já era 1h da manhã e eu poderia estar inebriada pela sensação de regresso a casa.

Do you want to dance? Or do you want to dance?



Todas as palavras são ambíguas, passíveis portanto de interpretações várias. Aceito.

8 horas diárias

Estás tão habituada a sair para jantar após o trabalho, quase nunca antes das 22 horas, que é com enorme espanto que encontras o restaurante fechado. Só depois te dás conta de que está fechado porque era ainda cedo para abrir - 19h. Não está fácil.

L'appartement

Ocean/ Lagartixa/ Princesinha

Levanta o lábio superior num dos cantos e sorri de lado, como gosto de ver. Páro aquele momento e levo-o comigo para casa.

You wish


Percebes que te tens de controlar mais quando sempre te achaste uma Charlotte e te dizem que afinal és uma Samantha.


World Domination

Aqui. Demasiado importante para não ser lido.

Aforismo

Toda a vida cabe numa frase. Constrói a tua.

Sunk Cost

O custo mais pesado é o custo de oportunidade.

Ficar com

Foi preciso que tudo estivesse finalizado para que nos pudessemos ver, como somos. Afinal já te conhecia.

Para memória futura: esperar

Não esperes que todos sejam iguais a ti. Mas se é real então não procures a lógica, não faças contas, não meças o que dás. Sobretudo não esperes. Aprende a dar sem esperar.

You'll thank me later: reciprocidade
















Don Corleone: Bonasera, Bonasera, what have I ever done to make you treat me so disrespectfully? If you'd come to me in friendship, this scum who ruined your daughter would be suffering this very day. And if by some chance an honest man like yourself made enemies they would become my enemies. And then, they would fear you.

Bonasera: Be my friend... Godfather.
[the Don at first shrugs, but upon hearing the title he lifts his hand, and a humbled Bonasera kisses the ring on it]

Don Corleone: Good.
[He places his hand around Bonasera in a paternal gesture]

Don Corleone: Some day, and that day may never come, I will call upon you to do a service for me. But until that day, consider this justice a gift on my daughter's wedding day.
[a gratified Bonasera offers his thanks and leaves]

Hold my hand

Friend-zone

Jogos

Vejo os jogos de sedução de ontem à noite, alguns óbvios e descarados, outros subtis e elaborados, e apercebo-me que tenho cada vez menos paciência. E, invariavelmente, lembro-me sempre de Roth e de John Nash.













Nash: I find you attractive. Your aggressive moves toward me... indicate that you feel the same way. But still, ritual requires that we continue with a number of platonic activities... before we have sex. I am proceeding with these activities, but in point of actual fact, all I really want to do is have intercourse with you as soon as possible.
[pause]
Nash: Are you gonna slap me now?

Ansiolíticos e Álcool

Há coisas que não se devem misturar.

A bit of

Make no mistake, moving is living



How much does your life weigh? Imagine for a second that you're carrying a backpack. I want you to pack it with all the stuff that you have in your life... you start with the little things. The shelves, the drawers, the knickknacks, then you start adding larger stuff. Clothes, tabletop appliances, lamps, your TV... the backpack should be getting pretty heavy now. You go bigger. Your couch, your car, your home... I want you to stuff it all into that backpack. Now I want you to fill it with people. Start with casual acquaintances, friends of friends, folks around the office... and then you move into the people you trust with your most intimate secrets. Your brothers, your sisters, your children, your parents and finally your husband, your wife, your boyfriend, your girlfriend. You get them into that backpack, feel the weight of that bag. Make no mistake your relationships are the heaviest components in your life. All those negotiations and arguments and secrets, the compromises. The slower we move the faster we die. Make no mistake, moving is living. Some animals were meant to carry each other to live symbiotically over a lifetime. Star crossed lovers, monogamous swans. We are not swans. We are sharks.

Sintoma

Tens razão, é o melhor sintoma: sabes que é amor quando dão as mãos e o teu coração palpita forte. Bastará isso.

Vou contar-te um segredo

Deste tanto dramatismo ao momento que mais parecia que lhe ias contar que tinhas morto alguém. Deste tão pouca argumentação à sua ideia de experiência e só experiência que mais parecia que concordavas. Deste tão pouca paixão à história - e pronto, enfim - que mais parecia que não tiveste tudo. Idiota. A liberdade começa em ti. A partilha é só o começo.

Preciosismos

Melhor que "inaudito" e "explanar" só mesmo "inferir".

Acontecimentos Inauditos

Acordei hoje às 15h30.

Women Rules

Desconhecidos, estavam a apostar que eu não conseguiria estacionar naquele espaço tão apertado, mas quando terminei, à primeira, comentaram que gostavam de ter uma namorada que conseguisse estacionar assim e deram-me os parabéns. E eu, inchada, tenho de vir a correr contar para o blogue. Sou mesmo boa.

Túlipas

Depois de demasiado tempo à procura de uma bomba de gasolina, depois de muitas paragens frente a hotéis sem ter entrado no bar de nenhum, acabo sempre por perceber que os meus momentos mais felizes acontecem muitas vezes simplesmente dentro do carro, a conversar. Umas garrafinhas pequenas de Martinis e sentir-me-ia em casa.

Prioridades

Tive de me ir deitar porque não aguentava mais estar a estudar/ simular perguntas de exame e os olhos começavam a fechar com frequência. Quando me deitei - tenho o desgraçado hábito de só adormecer com a tv ligada - obriguei-me a ficar acordada só mais uns minutos para assistir ao episódio seguinte de uma série que me era desconhecida e então perceber se o abandonado jovem Teejay, perdido entre os rebeldes no templo de Jaipur e que levou com um valente choque eléctrico, vai sobreviver e reencontrar a família, do Grupo Galta, com uma Raínha Rani e um companheiro Tarak que não está a corresponder às expectativas.

Eram 2h30 da manhã e tratava-se de uma série sobre macacos. Não consegui ficar a estudar mais, mas consegui ver 1 episódio e meio sobre macacos. E um peregrino encontrou o Teejay mais morto que vivo e levou-o para uma espécie de hospital: foi o conforto necessário que me deixou dormir.

These boots are made for walking

Cem ideias, dentro de mim, te procuram

Não sei como dizer-te que a minha voz te procura
e a atenção começa a florir, quando sucede a noite
esplêndida e casta.
Não sei o que quer dizer, quando longamente teus pulsos
se enchem de um brilho precioso
e estremeces como um pensamento chegado. quando,
iniciado o campo, o centeio imaturo ondula tocado
pelo pressentir de um tempo distante,
e na terra crescida os homens entoam a vindima
- eu não sei como dizer-te que cem ideias,
dentro de mim, te procuram.

Quando as folhas de melancolia arrefecem com astros
ao lado do espaço
e o coração é uma semente inventada
em seu ascético escuro e em turbilhão de um dia,
tu arrebatas os caminhos da minha solidão
como se toda a minha cara ardesse pousada na noite.
- E então não sei o que dizer
junto à taça de pedra do teu tão jovem silêncio.
Quando as crianças acordam nas luas espantadas
que às vezes se despenham no meio do tempo
- não sei como dizer-te que a pureza,
dentro de mim, te procura.

Durante a primavera inteira aprendo
os trevos, a água sobrenatural, o leve e abstracto
correr do espaço
e penso que vou dizer algo cheio de razão,
mas quando a sombra cai da curva sôfrega
dos meus lábios, sinto que me falta
um girassol, uma pedra, uma ave qualquer
coisa extraordinária.
Porque não sei como dizer-te sem milagres
que dentro de mim é o sol, o fruto,
a criança, a água, o leite, a mãe,
o amor,

que te procuram.

Herberto Helder

E sentindo-se nua correu a cobrir-se

Eles, eles, eles, sempre eles. E tu que não te vês neles e que só queres ser tão igual quanto todos. E calas e ouves, ouves e calas. Eles, lá longe. E nada dizes, temes apenas que não se tenha apercebido da preciosidade das palavras - és tão especial, não és? -, da quase raridade de uma entrega desmedida, como uma private joke que é explicada e assim perde a piada, diário violado na inocência da descoberta. Mas sabes que dás e esperas em troca e isso não é dar sem medida mas tão-somente troca comercial. Eles. E tu que não sabes se ela entende o nós.

Screwed

Does you inspire you (com dedicatória no verso de um postal da Amália)



I tried to do handstands for you
But everytime I fell for you
I'm permanently black and blue,
permanently blue for you.

Lobato Faria

"(...) Estou deitado sobre o lado esquerdo, de olhos fechados, imóvel, mas não estou adormecido nem sequer sonolento. É a minha posição de invocar-te, de poder esvaziar o espírito para receber a tua presença imaginária. Nesta imobilidade tomo muita consciência do meu corpo. O joelho direito pesa-me sobre o esquerdo. Osso com osso faz doer. Questão de dois centímetros, procuro uma almofada de músculo e fico bem. As mãos estão unidas, dedos juntos, palma contra palma, como um suplicante do século catorze. Unidas e entaladas entre a face esquerda e o colchão. Mas os dedos mindinho e anelar da mão direita começam a ficar ligeiramente dormentes. Não quero mexer-me mas tem de ser. Levanto a mão no ar, abro e fecho abro e fecho abro e fecho, pensar-se-ia que te digo adeus. Mas não. Nunca te direi adeus meu amor, e a mão volta para o seu lugar."

A Trança de Inês, Rosa Lobato Faria,
a sempre nossa, hoje mais notada

C'est ça

Máxima I: seja um idiota



















*catrapiscado na Pipoca

Resumo (a minha janela é melhor que a tua)

De um lado, continua infantil.
Do outro, um comportamento cada vez mais adulto.
Fiz a escolha certa.

Show must go on

A falar com 2 ex ao mesmo tempo no msn e penso que talvez possa mesmo concordar: talvez no fundo tenha mesmo um bom coração. Ou apenas um que aguenta muitos estragos e que continua a pulsar, sobrevivente, e que não desiste. Não desistas também. Aprende de nós.

You still have time (she is waiting)




(Não és má pessoa. Não és má pessoa. Não és má pessoa. Diz até à exaustão. Diz até acreditares. E só então poderás falar-lhe sem te sentires uma farsa. O resto não é (tão) importante.)